Pesquisar no blog

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Equipe cearense do IFCE vence campeonato nacional

Foto: Divulgação
O projeto Mudas, iniciativa que motiva ações de empoderamento e sustentabilidade na comunidade cearense e que foi desenvolvido pelos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará de Iguatu (IFCE-Iguatu), conquistou o Campeonato Nacional Enactus. Com a vitória, a equipe foi qualificada para representar o Brasil na Enactus World Cup, marcada para o mês de setembro próximo, em Londres, no Reino Unido.

O projeto Mudas recebe recursos anuais da Nufarm, Indústria Química e Farmacêutica atua há mais de 100 anos no mercado agrícola e tem como meta central evitar o desperdício de alimentos. As atividades do programa abrangem desde palestras sobre a produção de frutas e hortaliças, fabricação de bolos, polpas e doces, com ênfase no desperdício de alimentos, até a realização de cursos de informática voltados à formação de jovens. O projeto Mudas contempla ainda a organização de feiras com assistência especializada em áreas como agricultura, estética e saúde, entre outros.


"A parceria Nufarm Enactus completa cinco anos e estamos orgulhosos com os impactos gerados na comunidade cearense através dos trabalhos desenvolvidos pelos 15 times existentes no Estado. Este ano, oito times do Ceará participaram do evento nacional, sendo cinco semifinalistas e dois finalistas, além do IFCE-Iguatu, Campeão Nacional. Parabéns a todos os times e em especial ao time Enactus IFCE Iguatu, que após ter conquistado o Prêmio Nufarm Consciência e Ética no Agronegócio, no ano passado, irá representar o Brasil e o Ceará no Campeonato Mundial. Investir no empoderamento de comunidades carentes do Ceará é o grande compromisso da Nufarm com o Estado", enfatiza o presidente da Nufarm para o Brasil, Luciano Daher.

Integrante da equipe do IFCE Iguatu, o estudante Kevin Brasil ressalta que a vitória do time mostra que o povo cearense é empreendedor e capaz de transformar vidas mesmo em condições difíceis. “Foi muito gratificante vencer um campeonato desse porte com tantos times fortes de todo o País”, diz Brasil.

Participaram do evento do Rio de Janeiro mais de 2.500 universitários empreendedores sociais, além de acadêmicos, executivos e professores de diversos países. Eventos paralelos ao Campeonato Nacional Enactus também debateram temas como políticas públicas, mobilização social e responsabilidade socioambiental.

O projeto Mudas, de acordo com a Enactus Brasil, venceu iniciativas de empreendedorismo social apresentadas por outras 67 equipes. Todos os trabalhos inscritos foram baseados nos pilares social, econômico e ambiental, com o objetivo de solucionar problemas sociais brasileiros.

Além de patrocinadora do Campeonato Nacional da Enactus e da equipe do IFCE Iguatu vencedora do torneio 2017, a Nufarm mantém com a entidade sem fins lucrativos uma parceria estratégica voltada ao Estado do Ceará. Juntas, a empresa e a instituição realizam anualmente o Prêmio Nufarm de Consciência e Ética no Agronegócio, que está inserido no Programa de Responsabilidade Socioambiental da Nufarm. A iniciativa, focada em ações de sustentabilidade e responsabilidade social na agricultura, terá o vencedor deste ano anunciado no mês de dezembro próximo.


Nenhum comentário: