sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Mudança de nome e de sexo

"O sexo psicológico é aquele que dirige o comportamento social externo do indivíduo e considerando que o estudante se sente mulher sob o ponto de vista psíquico, procedendo como se do sexo feminino fosse perante a sociedade, não há qualquer motivo para se negar a pretendida alteração registral pleiteada”.
Esta foi a decisão proferida pelo desembargador cearense Francisco Bezerra Cavalcante, autorizando um estudante transexual a mudar de nome e de gênero no seu registro de nascimento.
Francisco Bezerra confirmou sentença da 4ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Ceará. Para o desembargador, “a retificação do registro de nascimento não trará qualquer prejuízo à sociedade e, sobretudo, garante a dignidade da pessoa humana daquele que a pleiteia. A identificação de gênero não está vinculada aos órgãos genitais, mas, sim, à identificação psíquica do ser humano”.
Nos autos do processo, E. R. F. J. ajuizou ação requerendo a retificação do nome civil de nascimento, com pedido de modificação de seu prenome para V. R. F., além da mudança de gênero de masculino para o feminino. O estudante sustentou que desde a infância se reconhece como menina, e que começou tratamento hormonal com endocrinologista e pretende fazer cirurgia de mudança de sexo. Ele alegou que os seus documentos de identificação lhe causam situações embaraçosas, e que por isso não os usa rotineiramente.
Em 15 de setembro do ano passado, a juíza cearense Sônia Meire de Abreu Tranca Calixto, da 1ª Vara de Registros Públicos de Fortaleza, julgou procedente o pedido do estudante e determinou a mudança de seu registro civil de nascimento. A magistrada entendeu que V.R.F tem “a convicção de pertencer ao sexo feminino, com percepções, índole e conduta condizentes com o gênero”.
O Ministério Público do Ceará interpôs recurso, defendendo que a causa carece de amplo debate para consolidar o posicionamento e gerar segurança jurídica. O Ministério Público destacou que só seria
possível deferir a mudança de prenome do estudante sem conferir-lhe a alteração de seu sexo.
Ao julgar o caso, a 4ª Câmara de Direito Privado no Ceará manteve a decisão de 1º Grau e nesta quinta-feira (2) o desembargador Francisco Bezerra divulgou seu despacho autorizando o estudante a mudar de nome e de gênero na certidão de nascimento.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Procon AL-CE

Os procedimentos administrativos encaminhados pelo Procon da Assembleia Legislativa ao Decon-CE somaram R$ 839.625,13 (valor correspondente de janeiro a outubro de 2016). Esse valor corresponde ao montante da soma dos valores das multas aplicadas contra fornecedores e prestadoras de serviços a partir das reclamações dos consumidores junto ao Procon-AL. Os valores ainda não foram pagos por estarem dentro de prazo de recurso.
Com relação às atividades do Procon-AL realizadas no ano passado, elas totalizam 18.395 voltadas à defesa dos direitos do consumidor. Desse total 6.244 são referentes às reclamações abertas e processos administrativos, 5.287 audiências foram realizadas, 2.842 atendimentos pesquisa SPC/Serasa, 483 atendimentos de call Center, 483 cálculos revisionais, além de outras ações .
Na avaliação do presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia, deputado Odilon Aguiar (PMB), o balanço das atividades do Procon da Assembleia comprova que a sociedade está cada vez mais ciente de seus direitos e vê no Procon-AL como uma instância legítima e segura da sua defesa. “É muito gratificante ver esses números e saber que a população pode contar com a Comissão de Defesa do Consumidor. Esse é o reconhecimento de um trabalho sério e comprometido de todos os que fazem o Procon-AL”, destaca Odilon.

Camilo lê mensagem na AL-CE

170202 MENSAGEM ASSEMBLEIA MG 9524 web

O chefe do Executivo traçou balanço de resultados com os principais avanços do Estado - com destaque para as ações voltadas à educação, saúde, segurança e recursos hídricos

R170202 MENSAGEM ASSEMBLEIA MG 96341O governador Camilo Santana apresentou, na manhã desta quinta-feira (2), durante a abertura oficial dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, a leitura da Mensagem Governamental aos deputados estaduais. Durante a solenidade, o chefe do Executivo traçou balanço de resultados com os principais avanços do Estado - com destaque para as ações voltadas à educação, saúde, segurança e recursos hídricos. Para 2017, Camilo Santana projetou a manutenção no nível dos investimentos públicos para a continuidade dos planos de governo.

Em seu discurso, o governador afirmou que continuará priorizando as medidas de combate à escassez hídrica no Ceará, que já ultrapassa os cinco anos consecutivos, além de ter como meta o acúmulo de mais resultados positivos na área educacional, na diminuição dos índices de violência e na estrutura da saúde.

"O desafio para 2017 é manter o equilíbrio. O momento que o país vive, com dois anos de recessão seguidos, tem exigido das administrações estaduais muita austeridade, muito rigor, muitas medidas moralizadoras, para permitir que o Estado se mantenha equilibrado e com o mesmo nível de investimento. O Ceará foi o primeiro Estado, proporcionalmente à sua receita corrente líquida, com o maior volume de investimentos em 2015, e em 2016 se manteve. Isso é importante, porque traz melhorias ao povo cearense, mais estradas, mais escolas, mais unidades de pronto-atendimento, maior presença de segurança pública nas ruas", disse Camilo Santana.

Em 2016, lembrou o governador na sua apresentação à Casa Legislativa, o Ceará atingiu marca representativa nacional de investimentos e ações intensas na educação. Segundo dados do Ministério da Educação, do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), 77 das 100 melhores escolas do Ensino Fundamental do Brasil são 170202 MENSAGEM ASSEMBLEIA MG 9624 webcearenses - o Estado tem as 24 primeiras do ranking. Além disso, o Ceará conta hoje com 26 escolas estaduais funcionando em tempo integral, atendendo 2.800 alunos. 

Na área da segurança pública, Camilo Santana apresentou a taxa de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), que segue em queda pelo segundo ano consecutivo. Comparado a 2015, a queda apresentada no Ceará foi de 15,2% (28,7% na Capital). Em 2016, 612 vidas foram salvas por meio das ações do programa Ceará Pacífico. Foram implantadas no ano passado 12 delegacias 24h, duas bases da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), cinco companhias do BPRaio e três Companhias do Batalhão de Divisas.

O chefe do Executivo ressaltou o investimento em novos profissionais da segurança, com a formação de 1.245 novos profissionais, com a nomeação imediata de 462 novos policiais militares, 527 novos policiais civis, 113 novos profissionais da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e 33 novos bombeiros militares. 

Dentro do Ceará Pacífico, o governador destacou o programa Tempo de Justiça, ação integrada entre Governo do Ceará, Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública com o objetivo de dar mais celeridade na investigação e julgamento dos processos dos crimes de homicídios dolosos com autoria identificada. Além disso, o Estado teve aumento em 1.418 vagas no Sistema Penitenciário, com inauguração de três novas unidades e melhorias no monitoramento no sistema.

No que se refere ao enfrentamento da questão hídrica, Camilo Santana destacou a construção do Cinturão das Águas e enfatizou as ações para segurança hídrica do Estado como área prioritária da gestão. "O Estado do Ceará tem mantido uma série de investimentos necessários para garantir o abastecimento de água em Fortaleza e na Região Metropolitana, além de minimizar os problemas no Interior. Investimos maciçamente em ações emergenciais, em especial na construção de adutoras, na perfuração de poços profundos, instalações de cisternas e ações estruturantes, como o Cinturão das Águas", lembrou.

A apresentação do governador na Casa Legislativa também abordou números positivos em setores como infraestrutura e mobilidade, indústria, saúde, transparência, controle e participação social, planejamento e gestão, assistência e inclusão social, turismo, meio ambiente, dentre outros.

Além dos números do Estado, o governador citou a contribuição da Assembleia Legislativa em aprovar ICMS diferenciado para municípios com base em indicadores de educação, bem como a criação do comitê para realizar o diagnóstico da juventude em parceira com o Unicef.

"Ofereço esta mensagem à leitura crítica, a fim de possamos aprofundar neste ano ainda mais essa parceria respeitosa. Quero reafirmar o desejo sincero que é abrir cada vez mais o nosso governo algo de serviço permanente para o povo cearense. Somente juntos construiremos um Ceará mais pacífico e mais justo", afirmou.


Reajuste dos servidores

170202 MENSAGEM ASSEMBLEIA MG 9717 webDurante sua passagem pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, o governador também anunciou a revisão dos salários dos servidores públicos estaduais. Para quem ganha a remuneração mínima do Estado, será concedido 6,29% de reajuste, percentual da inflação. Para os demais servidores, o reajuste será de 2%. O aumento será retroativo ao dia 1º de janeiro.

Camilo Santana destacou que o Estado do Ceará tem ido na contramão de outros estados do país ao não medir esforços para manter investimentos e continuar pagando em dia seus servidores, com direito a todos os pagamentos do final de ano. Isso, enfatizou, sem deixar de investir na abertura de novas vagas em setores públicos e mantendo investimentos em melhorias nas mais diversas áreas de atuação do Governo.

"Nenhum estado está fazendo revisão, nenhum estado está dando aumento, nós estamos fazendo o esforço dentro do que é possível. Continuaremos corrigindo isso. Vamos manter essa lógica do Estado de manter o diálogo, honrando todos os seus compromissos, sem risco de comprometer as contas", disse.



André Victor Rodrigues
Repórter / Célula de Reportagem

Fotos: Carlos Gibaja / Governo do Ceará

Maior Ensaio de Quadrilha do Mundo

Um grande ensaio que reunirá mais de 50 quadrilhas juninas de Fortaleza e do interior do Estado do Ceará promete animar o Shopping RioMar Kennedy, no próximo domingo (5). O evento marca a abertura dos ensaios de preparação para as festas juninas e está concorrendo ao recorde de “Maior Ensaio de Quadrilha do Mundo” com a participação de 800 casais. A União Junina Cearense e o grupo Junina Babaçu, atual campeão do Festival de Quadrilhas Juninas da Rede Globo Nordeste, iniciam a concentração a partir das 19 horas no estacionamento externo do shopping, na Avenida Sargento Hermínio.
A contagem do número de brincantes do “Maio Ensaio de Quadrilha do Mundo” será atestada pelo Rank Brasil, instituto responsável por registrar o recorde ao Guinness World Records. O ensaio concorrerá com o recorde existente em Campina Grande (PB), no agreste paraibano. No ano passado a cidade já havia ultrapassado seu próprio recorde anterior quando reuniu 725 casais no Parque da Criança, o evento contou com dançarinos das principais quadrilhas juninas da Paraíba, turmas de alunos de escolas e moradores da cidade.
Ensaios de quadrilhas iniciam na capital - Nos finais de semana de fevereiro até de junho, grupos de quadrilhas juninas das cidade estarão fazendo seus ensaio no Riomar Kennedy, no estacionamento aberto da Lagoa do Papicu, e será aberto ao público.
Serviço
Maior Ensaio de Quadrilha do Mundo.
Quando: Domingo (5/2), a partir das 19 horas.
Onde: Estacionamento externo do Shopping RioMar Kennedy. Avenida Sargento Hermínio, 3100 – Presidente Kennedy.

DFB 2017

Faltando pouco menos de quatro meses para mais uma edição do maior encontro de moda autoral da America Latina, novidades como o tema do evento e o edital do tradicional Concurso dos Novos já começam a movimentar os preparativos e a ansiedade para o Dragão Fashion Brasil (DFB) 2017.
Com o edital lançado desde novembro de 2016, o Concurso dos Novos é exclusivo para alunos de graduação, pós-graduação e ensino técnico. As equipes têm a oportunidade de expor suas coleções autorais e ainda concorrem a um prêmio de R$ 8.000,00 e o Troféu DFB. As coleções serão apresentadas durante o próximo DFB, confirmado para Maio de 2017, no Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza.
No clima da ancestralidade latinoamericana, o DFB 2017 promove um mergulho profundo até a “Alma Latina”, e o país que mais traduz a essência nessa edição é o Peru. Através do universo de interpretações, da rica história, natureza, mitologia e aspectos humanos, o país também é tema inspirador do Concurso dos Novos. A ação mobiliza alunos dos cursos de Estilismo, Moda e Design de todo o País que elaboraram peças sob a supervisão de seus docentes.
Datas
• Recebimento dos Trabalhos: 06/03/2017 a 17/03/2017, até as 18h, impreterivelmente
• Resultado da Seleção: 31/03/2017
OBS: O resultado da seleção do Concurso dos Novos DFB 2017 será divulgado no site www.dfhouse.com.br e nas redes sociais do DFB.
Edital
Link disponível no site www.dfhouse.com.br
Serviço
DFB 2017
Informações: (85) 3261.3656

Cagece no Interior

Água encanada e melhores condições sanitárias para mais comunidades no Ceará. A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) concluiu a implantação de novos sistemas de abastecimento de água e melhorias sanitárias domiciliares em 25 localidades distribuídas em 13 municípios no interior do Estado. Com apoio do Projeto São José e do Banco KFW, as obras contaram com um investimento de aproximadamente R$ 19 milhões. Ao todo, 4.189 novas ligações de água foram realizadas, garantindo o abastecimento para mais de 15.500 pessoas.

"Um dos benefícios trazidos por estas melhorias é a sustentabilidade dos serviços de saneamento rural, pois todas as obras concluídas com recursos do Programa São José e KfW são obrigatoriamente geridas pelo Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) que é um modelo de gestão reconhecido tanto no Brasil quanto no exterior", ressalta a gerente de Saneamento Rural da Cagece, Otaciana Ribeiro.

Apesar da seca que estado atravessa, a implantação de sistemas de abastecimento de água em comunidades rurais é importante para garantir, a longo prazo, melhor qualidade de vida à população destas localidades. Os sistemas, que já foram entregues em funcionamento, com distribuição de água paras as comunidades, são abastecidos por mananciais já existentes nos municípios ou alternativos como poços, por exemplo.

Os sistemas de abastecimento são compostos por estações de tratamento, reservatórios de água bruta, redes de adução e distribuição de água. Já as melhorias sanitárias domiciliares consistem na implantação de abrigos em alvenaria, com sanitário, lavatório, chuveiro, caixa d'água e uma lavandeira para roupas na área externa, além de possuírem fossas sumidouros para realizar o tratamento do esgoto gerado.

Otaciana Ribeiro comenta ainda a importância dos sistemas de abastecimento para as famílias beneficiadas em cada localidade. "Elas voltam a morar em suas comunidades. Antes, por falta de água, muitos deixaram os terrenos para buscar sobrevivência nas sedes municipais ou capitais. Com a implantação de um sistema de abastecimento, muitas famílias retornam as suas origens", finaliza.

Conheça as localidades beneficiadas
Cedro/Trapiá (Sobral); Vila do Bom Jesus (Tauá), Cascavel (Cedro); Morrinhos (Potengi); Gado Bravo e Baixa das Carnaúbas (Marco); Marquinho (Limoeiro do Norte); Boqueirão (Quixeré); São João da Conquista (Choró); São Gonçalo (Morada Nova); São Chico, Cajazeiras, Cacimba Funda, Jirau, Outeiro, Tábua Lascada, Santa Tereza, Córrego dos Fernandes (Aracati), Guajiru (Fortim); Barro Vermelho Miguel Pereira, Ramal das Flores, Miguel Pereira do Maruro, Sítio Pau D'arco (Russas) e Batente e Ariscos dos Marianos (Ocara).

Saiba Mais
Responsável por financiar pequenas obras hídricas em comunidades com até 70 famílias no interior do Estado, o Projeto São José tem por objetivo providenciar infra-estrutura e serviços sociais básicos, além de aumentar o acesso das populações rurais mais pobres às atividades de geração de emprego e renda. O projeto é de iniciativa do Governo do Estado junto com o Banco Mundial e está na sua terceira fase de execução.

Imagem inline 1

No Shopping Parangaba

Fevereiro chegou, e com ele toda a folia do carnaval domina o Shopping Parangaba. Neste mês, as programações serão voltadas para o período carnavalesco, com muita cor e diversão.
No sábado (4), em parceria com a GreenLife Academias, será oferecido aulão de ritmos com músicas de carnaval: marchinhas, axé, frevo, etc. As atividades são gratuitas e acontecem às 10 e 11 horas, na loja do ‘Parangaba é Show’, piso L2, em frente à loja BanBan Calçados.
No período da tarde, a partir das 16 horas, em parceria com a Cia Mix da Alegria, os pequenos poderão se divertir com brincadeiras dos personagens: O Pierrô e a Colombina; Pintura de rosto com maquiagens carnavalescas e o teatro de bonecos: "O carnaval dos três porquinhos”. Ainda como parte da atração infantil, será ministrada uma oficina de arte ensinando a confeccionar máscaras de carnaval.
Já no domingo, a partir das 17 horas, a Banda Pintando o 7 marca presença para a abertura do carnaval com o baile de máscaras.
Confira outras atrações:
Cenário Toddynho 
O cenário temático Toddynho “Estação da Imaginação” é um espaço onde as crianças podem aproveitar gratuitamente todas as opções de aventura do local, um ambiente com diversas atividades. O parque fica localizado na praça central em frente a C&A, piso L1. Crianças de 3 a 12 anos podem aproveitar o cenário acompanhados dos pais ou responsáveis.
Hoverboard
O brinquedo futurístico é uma espécie de skate elétrico. A pista está localizada no piso L1, em frente à Casa Pio, e conta ainda com um circuito plano com alguns obstáculos, além de monitores e instrutores. A atração funciona de segunda a sábado, das 10 às 22 horas; e domingo das 14 às 20 horas. O valor é de R$ 20,00 para vinte minutos, e R$ 30,00 para trinta minutos.
Mar de Bolinhas 
O Mar de Bolinhas é um espaço convidativo para altas aventuras em meio às mais de 200 mil bolas coloridas. O cenário está localizado na Praça Central do shopping, piso L1. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 10h às 22h; já aos domingos a atração funciona das 14h às 20h30, com o valor de R$ 15,00 para quinze minutos de brincadeira. Crianças menores de quatro anos devem estar acompanhadas por um responsável, que terá acesso gratuito ao espaço.
Montanha Russa 3D
Os fãs de aventura poderão passear virtualmente nas melhores montanhas russas do mundo, no brinquedo “Montanha Russa 3D”. A atração está montada no piso L1, ao lado da loja Marisa e custa de segunda a quinta R$ 8,00; Sextas, sábados, domingos e feriados R$ 10,00.
Cabine do terror
Aqueles que preferem algo mais "assustador" poderão se divertir escolhendo um dos cenários da “Cabine doTerror” – cemitério, circo ou hospital. O brinquedo está montado no piso L1, ao lado da loja Marisa. De segunda a quinta no valor de R$ 12,00; Sextas, sábados, domingos e feriados R$ 15,00.

No North Shopping Maracanaú

A Mãe Rainha Urbanismo, com mais de 16 anos no mercado da construção de loteamentos e condomínios fechados, abre estande de vendas na Região Metropolitana de Fortaleza, no North Shopping Maracanaú, Piso L2.
No estande, a equipe de vendas e os corretores da urbanística apresentam aos clientes o loteamento Moradas da Boa Vizinhança Pacatuba, empreendimento que está sendo lançado na região.
A Mãe Rainha chega ao município com o intuito de ampliar o mercado de atuação, incorporando a prática do urbanismo e a filosofia de bem-estar para seus clientes. 
Sobre o Moradas da Boa Vizinhança Pacatuba
Loteamento localizado no município de Pacatuba, possui uma área de 65 hectares, com 1840 lotes residenciais a partir de 165m². Conta com estrutura completa de rede de água e esgoto, energia elétrica, 100% asfaltado e praça com equipamentos de ginástica e lazer. 

Orquestra de Sopro

A Orquestra de Sopro de Pindoretama será a primeira atração do ano do Projeto Clássicos na Lagoa, que reinicia sua programação em quatro de fevereiro, às 16h30, no Porangabuçu. Formado por 50 integrantes, o grupo já realizou mais de 600 concertos e representou o Brasil em quatro turnês internacionais, três na Alemanha (2002, 2006 e 2014) e uma na Noruega (2010). No repertório, transcrições de clássicos da música erudita, música original para orquestra de sopros, estilos brasileiros (samba, maxixe, chorinho, frevo, bossa-nova e baião) e também gêneros internacionais como jazz e mambo).
Criada há 18 anos pela Associação dos Amigos da Arte (AAMART), a Orquestra já formou mais de mil jovens. O projeto foi idealizado pelo maestro Arley França, diretor artístico do grupo, para suprir a ausência de escolas de formação musical em Pindoretama, como também diminuir a ociosidade dos adolescentes da cidade. A metodologia de ensino coletivo, que agrega teoria musical e prática, foi o passo inicial para formar a orquestra, que com três meses já realizava a sua primeira apresentação.
O projeto oferece formação nos principais instrumentos de sopro: Flauta, Oboé, Fagote, Saxofone, Clarinete, Trompete, Trombone, Trompa, Bombardino, Tuba e instrumentos de percussão. Mais de 300 alunos, de 8 a 18 anos, frequentam a escola de música, que conta com a participação de seis educadores. Adriano Martins, ex-aluno da orquestra, é o regente, mas durante a apresentação do Clássicos na Lagoa o grupo será regido pelo maestro Arley França.
Durante a estadia em Hamburgo, na Alemanha, em 2002 e 2006, o grupo participou de festivais como o Summer Jazz Pinneberg Festival, o Kielewoche Festival e a Fan Fest Fifa da Copa do Mundo de Futebol 2006. Na Noruega, em 2010, representou o Brasil na programação cultural do Projeto Villa-Lobos, desenvolvido pela Embaixada Brasileira em Oslo, realizando concertos em Dramen, Oslo e Larvik. Em 2014, ocupou o palco principal do Festival Altonale, realizou apresentações em praças, escolas e promoveu intercâmbio com estudantes e músicos profissionais de Hamburgo.
Clássicos na Lagoa
O Clássicos da Lagoa promove gratuitamente, nas primeiras sextas-feiras de cada mês, concertos de música erudita às margens da Lagoa do Porangabuçu. Na programação de 2017 está prevista também a apresentação da Camerata de Violões do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF), a Banda Chiquita Braga e a orquestra da Tapera das Artes, dentre outras atrações. 
Este é o quarto concerto oferecido pelo projeto, que já apresentou grupos como a Orquestra Jacques Klein, os Irmãos Cruz e as pianistas Karina Toledo e Michelle Lucena. A iniciativa do Instituto de Ciências Médicas Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ICM), em parceria com o IBLF e a Plataforma Sinfonia do Amanhã, tem por objetivo disseminar cultura e promover socialização, ampliando o conceito de saúde para além da oferta de tratamentos médicos.
Serviço
Projeto: Clássicos na Lagoa
Apresentação: Orquestra de Sopro de Pindoretama
Local: Lagoa do Porangabuçu
Data: 4 de fevereiro
Horário: 16h30

Contra a dengue

Durante o verão e com as fortes chuvas do período, uma preocupação assola grande parte da população do país: a presença e a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e do Zika vírus. Com o objetivo de fortalecer as ações de prevenção ao transmissor, a MRV promoverá uma grande mobilização nas cidades do Brasil em que a construtora atua, com cerca de 12 mil colaboradores de todas as obras participando do Dia D Contra Dengue. Em Fortaleza, a ação acontece neste sábado (4), no residencial For Life, Maraponga. A mobilização será realizada em parceria com a comunidade e a Secretaria Municipal de Saúde.
Os colaboradores juntamente com os agentes de saúde promoverão varreduras nas obras em busca de possíveis focos e percorrerão toda vizinhança para conscientizar e verificar a existência de criadouros do mosquito. “Será uma mobilização nacional, em parceria com os municípios, para conscientizar os funcionários e os moradores das regiões próximas aos empreendimentos da MRV. O nosso objetivo é contribuir efetivamente com a diminuição dos casos das doenças. Com cada um cuidando do seu espaço as possibilidades de sucesso na guerra contra o mosquito são maiores”, explicou o gestor executivo de Segurança Saúde e Meio Ambiente (SSMA) da MRV Engenharia, José Luiz Esteves da Fonseca.
Paralelamente à mobilização contra o Aedes aegypti, acontecerá uma ação comunitária com serviços sociais, que incluirá emissão de 2º via de RG e certidão de casamento, aferição de pressão e glicemia, distribuição de cestas básicas e mudas de plantas, entre outras atividades. A ação contará também com palestras. “Será uma força-tarefa que irá unir três frentes de combate ao mosquito: informação, conscientização e vistoria”, esclareceu José Luiz.
Números
O Brasil registrou, até 10 de dezembro de 2016, quase 1,5 milhão de casos de dengue. As regiões Sudeste e Nordeste do país apresentaram as maiores incidências da dengue, somando quase 1,2 milhão. Em seguida estão as regiões Centro-Oeste (197 mil), Sul (73 mil) e Norte (38 mil).
SERVIÇO
Dia D Contra a Dengue
Empreendimento: For Life Maraponga
Endereço: Rua A, 90 (Maraponga - Fortaleza/CE)
Data: 4 de fevereiro
Horário: 7h30

Camilo entrega mensagem a deputados

Agenda do governador Camilo Santana para esta quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017:
10h: Entrega da Mensagem Governamental aos deputados estaduais
Local: Assembleia Legislativa
12h: Almoço com deputados
Local: Palácio da Abolição
17h: Procissão das Candeias
Local: Juazeiro do Norte

No Beach Park

Sempre pensando em entretenimento e comodidade o Beach Park fechou uma parceria com a HEINEKEN Brasil e com a Coca-Cola para trazer ainda mais opções exclusivas para os seus visitantes. Entre as novidades estão o Bar com cerveja Heineken, localizado entre a Vila Azul do Mar e o Restaurante de Praia, à beira mar, que contará com diversos serviços e atividades, como charmosos lounges privativos, três quadras de Beach Tennis Coca-Cola, além de aluguéis de pranchas de surf e bodyboard.
Contentes com os resultados as marcas pronunciaram:
“O Beach Park é um dos principais destinos turísticos familiares do Brasil e faz parte do nosso DNA proporcionar maior conforto e entretenimento para os visitantes e hóspedes do empreendimento, bem como para as pessoas que estão no entorno”, explicou Murilo Pascoal, diretor geral do complexo.
“A HEINEKEN está sempre em busca de parceiros que estejam expandindo seus negócios de forma consistente e, assim como as marcas da companhia, tenham foco em qualidade e em proporcionar ao público uma experiência completa. Por isso, acreditamos muito na parceria com o Beach Park”, comenta Victor Antônio, Diretor de Vendas da HEINEKEN Brasil. 
Heineken Bar
Um charmoso quiosque com balcão alto e banquetas oferecerá chope e long necks Heineken em um ambiente descontraído e despojado. O espaço ainda conta com um cardápio especial com os melhores pratos e petiscos do Coqueiral Bar e Restaurante e do Restaurante de Praia do Beach Park.
Lounges Heineken
Para quem busca exclusividade, três elegantes lounges com sofás e mesas estarão disponíveis, por um preço especial, ao lado do quiosque trazendo um ar elegante e serviços privativos para o local. Os lounges ainda possuem uma vista especial e peculiar da Praia de Porto das Dunas.
Espaço de Esportes Coca-Cola
Para os amantes dos esportes, a nova área contará com três quadras de Beach Tennis, com sistema de revezamento, além de guarda-sóis, cadeiras e mesas de apoio e ainda um espaço com pranchas de surf e bodyboard para alugar. O Beach Tennis é um esporte fácil e prazeroso, ideal para aproveitar o sol da manhã na praia e estar entre amigos e família.
SERVIÇO
HEINEKEN BAR/LOUNGES E ESPAÇO DE ESPORTES COCA-COLA
Endereço: Rua Porto das Dunas, 2734 - Porto das Dunas, Aquiraz – CE
Horário: 9h30 às 17h30
Beach Tennis: R$ 25,00 por pessoa/dia (sistema de revezamento por quadra)
Sobre o Beach Park
Com mais de 30 anos de história, o Beach Park é uma empresa genuinamente cearense que atua em diversas áreas de lazer e entretenimento. Localizado na praia do Porto das Dunas, a 17 km de Fortaleza, o complexo turístico Beach Park é uma das opções de lazer mais procuradas pelos turistas do país inteiro. Atualmente, ocupa mais de 160 mil m² e reúne um parque aquático, três resorts, um hotel, além de Restaurante de Praia e a Vila Azul do Mar, espaço de convivência e serviços, ambos abertos ao público. O parque aquático, que conta com 18 grandes atrações, recebeu no último ano a notável marca de um milhão de visitantes, com a inauguração do brinquedo Vaikuntudo, maior toboágua na categoria tornado do mundo. Também foi eleito o 5º melhor parque aquático do mundo e o melhor da América Latina pelos usuários do TripAdvisor, em 2016. O empreendimento oferece mais que um destino de férias e, hoje, se consolida como um grupo de entretenimento por meio de suas diversas atuações como a Rádio, a TV e a Revista Beach Park; o Beach Park Studios - estúdio de animação próprio; e a recente criação do Ceará Show, primeiro espetáculo musical permanente no estado. Com a preservação do meio ambiente sendo uma de suas prioridades, o Beach Park também acaba de ganhar um reconhecimento internacional de gestão ambiental, o selo ISO 14.001 - norma adotada por grandes empresas de todo o mundo que tem o compromisso de reduzir o impacto ambiental e ampliar os negócios. 
Serviços Beach Park

No Dragão-Joaquim Nabuco

No Cine Dragão-Fundação Joaquim Nabuco estreiam os filmes CLARISSE OU ALGUMA COISA SOBRE NÓS DOIS, longa-metragem cearense dirigido por Petrus Cariry, e A ESPERA (de Piero Messina), estrelado por Juliette Binoche.
Após uma extensa carreira por festivais nacionais e internacionais, ganhando inclusive o prêmio de melhor atriz para Sabrina Greve no Cine Ceará, o longa cearense CLARISSE OU ALGUMA COISA SOBRE NÓS DOIS entra em cartaz no circuito nacional.
Premiado no Festival de Veneza, A ESPERA (de Piero Messina) é um longa italiano estrelado por Juliette Binoche que narra o encontro tenso de uma mulher com sua nora num casarão isolado na região da Sicília enquanto aguarda a chegada do seu filho. 
O HOMEM QUE CAIU NA TERRA (de Nicolas Roeg), A MORTE DE LUÍS XIV (de Albert Serra), EU, DANIEL BLAKE (de Ken Loach) continuam em cartaz.

Carnaval Sesc

Para quem quer se movimentar e aprender novos passos e ritmos para o Carnaval, o Sistema Fecomércio-CE, por meio do Sesc*, realiza o Sesc Folia em Juazeiro do Norte. Na programação gratuita, aulas de ritmos são realizadas no mês de fevereiro até a véspera do carnaval, proporcionando momentos de muita diversão. O encerramento das atividades acontece no dia 23 de fevereiro com programação especial.
As aulas de ritmos proporcionam o contato com diversos estilos e intensidades variadas de dança. A atividade lúdica desenvolve a coordenação motora e a consciência corporal por meio da música e é uma ótima oportunidade para aqueles que querem se movimentar de forma dinâmica.
No encerramento do Sesc Folia, os participantes integram caminhada, aulão de marchinha carnavalesca para a terceira idade, concurso de fantasias e aulão com hits de carnaval. Para as crianças é feita uma programação especial de recreação.
SERVIÇO
Sesc Folia – Juazeiro do Norte
Local: Unidade Juazeiro do Sesc (Rua da Matriz, 227)
Período: até 23/2
Informações: (88) 3512.3355
Gratuito.

Avine Vinny

O carnaval está chegando e Avine Vinny já está preparando um CD especial para a data e promete chegar com um repertório recheado de sucessos. A gravação do novo trabalho está marcada para esta quinta-feira (2), a partir das 20 horas, no Barril West. A festa é fechada para convidados, mas os fãs têm a opção de colocar nome na lista.
Uma das grandes promessas do cantor é a faixa com a regravação do hit ‘Fala Pro Papai’’, gravado por ele em 2013. “A música está indo muito bem no Maranhão e no Piauí, então resolvemos colocá-la no repertório”, diz Avine. 
O CD de Carnaval de Avine Vinny, conta ainda com a participação de Xand Avião, Zé Cantor e das irmãs Simone & Simaria.Com uma média de 25 shows mensais, chegando a 30, no mês do carnaval, Avine vai passar pelos palcos dos maiores pólos carnavalescos do país, em 2017. Cidades como Salvador, Recife, Fortaleza e Luis Correia estão na rota do cantor, que faz uma verdadeira maratona de shows por todo Nordeste nesta época do ano.

Bloquinho da Paquero

O "Bloquinho da Paquero" chega em sua 3ª edição contagiando o Pré-Carnaval de Fortaleza, nesta sexta-feira (03) a partir das 22h. Para agitar o público o som autêntico do Forró Real, comandada por Fernandinho, Janaina Alves e Sebasthian e o forró irreverente do Pé de Ouro, que juntos prometem garantir a diversão do público.
SERVIÇO
Quando: 3/2/2017 (sexta-feira) às 22 horas
Local: Paquero Quero (Avenida 13 de Maio, 2835 - Benfica)
Vendas: Bilheteria da Paquero Quero (em dias de festa a partir das 22 horas e de segunda à sábado das 14 às 18 horas)
Ingressos: Salão R$ 30,00 
Informações: (85) 99682.0322

Pré-Carnaval no RioMar Fortaleza

Confira a programação de Pré-Carnaval do RioMar Fortaleza para este final de semana
O shopping está com novas atrações confirmadas para animar o público até o final de semana de carnaval. Além do Bloco Baqueta e Transacionais, a folia será garantida também por Luxo da Aldeia, Alfazemas e Superbanda
Todos os finais de semana deste mês de carnaval, os foliões podem divertir-se no RioMar Fortaleza nos ensaios de pré-carnaval que contam com atrações tradicionais na cidade: Bloco do Baqueta, Transacionais, Banda Os Alfazemas, Superbanda e Luxo da Aldeia. Nesta sexta-feira, dia 03 de fevereiro, às 19h, o Bloco Baqueta anima o público com o ritmo da bateria de samba. Já no domingo, dia 05 de fevereiro, será a vez do Bloco dos TRANSAS com a banda OS TRANSACIONAIS, às 17h, com as tradicionais marchinhas carnavalescas que marcaram época. As apresentações gratuitas são no estacionamento aberto da Lagoa do Papicu, na entrada principal do shopping. O evento conta também com food park com comidas e bebidas e espaço com brinquedos infantis.
Na semana seguinte, a folia continua com o ensaio da bateria do tradicional Baqueta, nos 10, 17 e 24 de fevereiro, às 19h. Os Transacionais, que fazem apresentações a partir das 17h nos domingos contarão com convidados especiais: Luxo da Aldeia (12/02) e Superbanda (19/02). Na sexta de carnaval, dia 24 de fevereiro, haverá uma grande concentração de foliões que será animada pela banda Os Alfazemas, Bloco Baqueta e Transacionais.
Serviço Pré-Carnaval RioMar Fortaleza
Local: Estacionamento Aberto da Lagoa do Papicu do shopping RioMar Fortaleza
Horário: Sexta-feira: às 19h / Domingo: às 17h
Bloco do Baqueta – 10 e 17 de fevereiro
Luxo da Aldeia e Transacionais – 12 de fevereiro
Superbanda e Transacionais – 19 de fevereiro
Bloco do Baqueta, Banda Os Alfazemas e Transacionais – 24 de fevereiro
Entrada gratuita

O Povo Experience

O Povo Experience de hoje, às 19 horas, vai abordar o tema "Vida de Cervejeiro: qualidade, produção e consumo".
Será um bate-papo cheio de dicas com especialistas em cervejas especiais da cidade: Carol Zilles (Beer Sommelier e sócia-proprietária da Bru/Cerveja e Café), João Filho (Beer Sommelier e professor) e Wellington Alves Filho (Cervejeiro-chefe da 5 Elementos Cervejaria Artesanal). A mediação será do jornalista Clóvis Holanda, editor de Gastronomia do O Povo.
O encontro é aberto ao público e ocorrerá no Lounge Manhattan - no RioMar Fortaleza, piso L2, vizinho à perfumaria L`Occitane.

HapVida

Quem vive na era digital já percebeu como smartphones são capazes de facilitar a vida e resolver problemas com um simples toque na tela e com os aparelhos sempre à mão. Pensando nisso, o sistema Hapvida Saúde dispõe de aplicativo Hapvida para tornar o cotidiano dos clientes e pacientes ainda mais prático, oferecendo acesso aos serviços onde estejam. O app está disponível para download no Google Play e na Apple Store.
Através do aplicativo, é possível marcar consultas e exames médicos, verificar resultados de exames e realizar marcações de consultas odontológicas. O app também oferece informações sobre a rede credenciada em constante modernização e acesso ao guia médico on-line.
Sobre o Hapvida – Com 3,3 milhões de beneficiários, o Hapvida hoje se posiciona como a maior operadora de saúde do Norte e Nordeste. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente, são mais de 15 mil colaboradores diretos envolvidos na operação de 21 hospitais, 71 clínicas médicas, 18 unidades de prontos atendimentos, 66 unidades de diagnóstico por imagem e 58 postos de coleta laboratorial distribuídos em 11 estados onde a operadora atua com rede própria.

Paris Saint-Germain

A primeira seletiva já aconteceu no dia 3 de dezembro, com a participação de mais de 1.500 jovens, na Arena Castelão

Representantes do Paris Saint-Germain (PSG), tradicional clube do futebol francês, assinaram na tarde desta quarta-feira (1º), no Palácio da Abolição, um convênio para a utilização do Centro de Formação Olímpica do Nordeste, que vai abrigar a escolinha do time para crianças e adolescentes. A primeira seletiva já aconteceu no dia 3 de dezembro, com a participação de mais de 1.500 jovens, na Arena Castelão.

"A previsão é que eles possam capacitar cerca de 400 jovens. Desses, por volta de 40 serão pessoas escolhidas de comunidades próximas ao CFO, levando em conta o aspecto social. Também é uma maneira de divulgar o nosso Centro de Formação Olímpica no mundo inteiro. Ao mesmo tempo, o próprio PSG vai pagar uma mensalidade para manter o CFO. O governador Camilo Santana está trabalhando para conseguir parcerias, esteve reunido esta semana com o presidente da Caixa, Gilberto Occhi, e está buscando várias outras oportunidades", disse o secretário da Casa Civil, Nelson Martins.

O secretário do Esporte em exercício, Márcio Brito, destacou que a tradição do Estado no esporte contribuiu para o interesse do clube francês. "O Ceará estava concorrendo com estados cujos clubes são da Série A. Sabemos que temos dois clubes grandes, de massa, Ceará e Fortaleza, e não tenho dúvida de que isso contou. Temos a Arena Castelão e agora temos o Centro de Formação Olímpica. Com a vinda do Paris Saint-Germain, um clube internacionalmente conhecido, um dos maiores do mundo, mostra a grandeza do CFO. Ter essa marca valoriza o equipamento e cria grandes perspectivas para o esporte como um todo", afirmou.

Ricardo Martins, CEO do Paris Saint-Germain Academy, destacou que o potencial turístico e geográfico do Ceará também foi fundamental para a escolha do clube. "Era um projeto inicialmente para ir para o Rio Grande do Sul. Eu estive em Porto Alegre, visitei vários locais. O clube queria que fosse no sul ou sudeste do país, onde tivesse clubes da Série A. Como sou cearense, filho da terra, procurei trazer o projeto para Fortaleza. Por ser uma cidade estratégica, turística, próxima à Europa e aos Estados Unidos, o clube achou bem interessante e nos apoiou", disse.

Paris Saint-Germain Academy

Criada em 2005, a Paris Saint-Germain Academy consiste na formação de jovens jogadores. Destinada a meninas e meninos com idades entre 5 e 16 anos, a PSG Academy acolhe todos os anos, em suas diversas escolas de futebol, jovens da França e de vários países do mundo.

OAB no Interior

A OAB Ceará iniciou na manhã de ontem (1), o Projeto OAB Itinerante. A iniciativa consiste em visitar 15 municípios do Interior do Estado onde há subseccionais da Ordem, a fim de ouvir a advocacia, fortalecer os laços de interiorização, promover maior interação e pensar iniciativas com foco nas populações das regiões. 
A primeira subsecção a ser visita foi a de Inhamuns, mais precisamente Tauá, na manhã de hoje. Ainda esta tarde, a advocacia se reúne em Crateús e segue até o dia 9 pelas demais subseccionais já agendadas, quando serão definidas as demais regiões a serem visitadas. 
Na pauta dos encontros, a OAB Itinerante trata temas pertinentes à classe como estrutura, necessidades de cada subsecção etc, mas também irá analisar como as comissões estão atuando em prol da advocacia e, sobretudo, da sociedade. “A intenção é nos aproximar cada vez mais das subseccionais. Vamos ouvir de perto todas as sugestões e críticas. Nosso objetivo é dialogar ainda mais com a advocacia do Interior do Estado”, destaca o presidente Marcelo Mota.
De acordo com Marcelo Mota, a OAB Itinerante resultará em um planejamento estratégico das ações deste ano com todas as subseccionais. Ressalte-se que, recentemente, foi realizado, pela primeira vez na história da OAB Ceará, o orçamento participativo, ocasião em que a classe foi convidada a debater o orçamento de 2017.
PROGRAMAÇÃO INICIAL:
1: Inhamuns às 10h e Crateús às 17h
2: Serra da Ibiapaba às 10h e Sobral às 15h
3: Itapipoca às 10h
7: Limoeiro do Norte às 9h e Quixadá às 16h
8: Iguatu às 9h e Brejo Santo às 17h
9: Crato às 9h e Juazeiro do Norte às 18h
Para outras informações: 3216 16 21
Subsecções

Ceará em Destaque

Informativo diário do Governo do Estado do Ceará
Edição Nº 310
 Fortaleza, 01 de fevereiro de 2017
CFO
Clube Paris Saint-Germain terá escolinha no Ceará

Representantes do Paris Saint-Germain (PSG), tradicional clube do futebol francês, assinaram na tarde desta quarta-feira (1º), no Palácio da Abolição, um convênio para a utilização do Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO), que vai abrigar a escolinha do time para crianças e adolescentes. "A previsão é que eles possam capacitar cerca de 400 jovens. Desses, por volta de 40 serão pessoas escolhidas de comunidades próximas ao Centro, levando em conta o aspecto social. Também é uma maneira de divulgar o nosso CFO no mundo inteiro", disse o secretário da Casa Civil, Nelson Martins.

Leia mais>                                                                           Foto: Ascom / Governo do Ceará

Alunos que cursarão a 1ª série do Ensino Médio, em 2017, nas escolas da rede pública estadual, interessados em adquirir novos conhecimentos em Informática e em Empreendedorismo Social podem se inscrever até o próximo dia 6 de fevereiro, no módulo fundamental do projeto e-Jovem. O curso faz parte das ações do #ChegueiEnsinoMedio.

As precipitações no início de 2017 já colaboram para uma queda significativa em alimentos na Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa). A maior redução, se comparados  os preços praticados  em dezembro de 2016 e janeiro deste ano, foi no preço do tomate. O alimento passou de R$ 2,96 o quilo para R$ 1,44, o que equivale a uma queda de 51%.
+ Notícias do dia

Presidente do Senado

                       Eunício é o novo presidente do Senado Federal
O senador cearense defendeu o equilíbrio harmônico entre os Poderes, diálogo com a sociedade, modernização e atualização do regimento interno do Senado e a reformulação do pacto federativo

O plenário do Senado elegeu nesta quarta-feira (01), com 61 votos, o senador cearense Eunício Oliveira (PMDB) para presidir a Casa durante o próximo biênio. Ele concorreu ao cargo após ter a indicação aclamada pela bancada do PMDB, a maior da Casa. Depois de 24 anos, o Senado volta a ser presidido por um parlamentar cearense.

Ao ser escolhido por ampla maioria, Eunício pediu a união entre os senadores para que o parlamento consiga resgatar a confiança e consiga se reaproximar da sociedade. “Quero ser o presidente de um Senado unido. De uma Casa focada na difícil missão de acalmar as águas desse mar revolto da política brasileira”, defendeu.

Ainda em tom pacificador, Eunício deixou claro que irá trabalhar pelo equilíbrio harmônico entre os Poderes e Instituições da República. “O Senado Federal tem a obrigação de trabalhar, em colaboração com os demais poderes e instituições da República, para implementar ações que recoloquem o Brasil nos trilhos do crescimento, dos investimentos que geram emprego e mais justiça social”, acrescentou.

Ao mesmo tempo, o peemedebista argumentou que é preciso assegurar o funcionamento pleno do estado de direito e de cada uma das instituições da República sem interferências. “Mas é essencial ser firme, ser duro e ser líder quando um poder parece se levantar contra o outro”, afirmou.

O novo presidente do Senado também conclamou os pares a debater soluções para os graves problemas que afligem o país, que representam grandes desafios não apenas para o Governo Federal, mas também o para os estados, municípios e o distrito federal, destacando a necessidade de se rediscutir o pacto federativo. Ele citou como exemplos a queda da arrecadação, o desemprego, a instabilidade do sistema penitenciário e o desgaste da previdência social.

Eunício defendeu ainda, após ouvir as bancadas partidárias, a atualização e modernização do Regimento Interno e do Regulamento do Senado, de modo a “arejá-los e adequá-los aos novos tempos. O parlamentar acredita que deve ser reduzida ao mínimo a criação de Comissões Especiais, por entender que estas restringem o debate nas comissões permanentes.

Em 2017, o Senado Federal deve ser um dos protagonistas no esforço de recompor as estruturas econômicas, fiscais e político-partidárias com medidas que levem o Brasil a retomar, com força, o caminho do desenvolvimento e da coesão nacional”, declarou Eunício, ao fazer uma sudação também aos servidores do Senado Federal.

Ao agradecer a confiança depositada pelos pares e pela sociedade, Eunício assegurou que dedicará a alma e a experiência adquirida ao longo de sua trajetória para presidir o Congresso Nacional. “Sou um homem experimentado e um sertanejo forjado no enfrentamento de desafios. Quero oferecer ao Senado Federal toda a minha capacidade gerencial e política em prol da sociedade brasileira e do Brasil”.

Eunício ainda apontou o diálogo com governos, partidos, sociedade civil organizada, entidades sindicais e empresariais como caminho para a retomada da confiança da sociedade no Parlamento, no Estado e nas instituições, “Cabe a esta Casa a missão de, nesse momento, colaborar no esforço de unir o país em torno de um projeto comum de desenvolvimento”, ponderou.


Trajetória


Eunício Oliveira está em seu primeiro mandato como senador pelo estado do Ceará. Filho de Lavras da Mangabeira, foi ainda jovem para Fortaleza, onde iniciou a militância política no movimento estudantil. Filiado ao Movimento Democrático Brasileiro, que viria a se tornar o PMDB, engrossou as fileiras da luta pela redemocratização do Brasil.

Casado com Mônica Paes de Andrade Lopes de Oliveira, empreendeu uma exitosa carreira empresarial, o que lhe conferiu independência para ingressar na vida pública de forma integral. Assumiu a presidência do PMDB no estado do Ceará e integrou a participou da comissão executiva nacional do partido.

Foi eleito deputado federal por três mandatos consecutivos, em 1998, 2002 e 2006. Assumiu posições importantes na Câmara dos Deputados, como a liderança do PMDB e membros das Comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias; Desenvolvimento Urbano e Interior; Relações Exteriores e de Defesa Nacional; Viação e Transportes; Turismo e Desporto.

Foi Ministro das Comunicações nos anos de 2004 e 2005, ocasião em que implementou o maior programa de inclusão digital da América Latina, ampliando as oportunidades para os jovens e promovendo um maior equilíbrio regional no Brasil. Deu início ainda à implantação do sistema de TV Digital no país.

Em 2010, foi o político mais votado da história do Ceará, elegendo-se para o Senado Federal com 2.688.833 votos. Integrou as principais Comissões da Casa, como as Comissões de Constituição e Justiça, Comissão de Assuntos Econômicos, Comissão de Ciência e Tecnologia e Comissão Mista de Orçamento.

A relevância da atuação de Eunício em defesa do Ceará também se destaca pela constante intercessão junto aos órgãos competentes do Governo Federal. Tem assumido posição de relevo na proteção aos agricultores e pecuaristas, na defesa da internet de banda larga fixa sem limite para dados para os consumidores, na garantia da segurança hídrica para o semiárido e na reforma política que contemple os desafios da democracia brasileira.

Com uma trajetória ilibada, forjada no diálogo e na capacidade de liderança, Eunício assume a presidência do Senado com a missão de zelar por uma concreta relação de independência e harmonia entre os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, reconstruir o pacto entre os entes federativos e estabelecer pautas que mantenham o Brasil na rota do desenvolvimento econômico com justiça social.

Seguidores

Arquivo do blog