sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Raios

A Enel Distribuição Ceará informa que registrou, por meio do Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas, em 2017, 9.774 raios no Ceará até hoje (17). Mesmo antes de o mês de fevereiro ter se encerrado, o número já representa mais do que o dobro do primeiro bimestre de 2016, quando houve registros de 4617 raios.
Até aqui, Granja foi o município com a maior incidência de raios no Ceará (808); seguido de Parambu (624) e Santa Quitéria (358). Em fevereiro, já foram registradas 2.206 descargas elétricas. O dia com maior incidência de raios no mês foi o último domingo (12), quando houve 637 raios.
Monitorar as descargas atmosféricas no Ceará é um trabalho feito pela Enel por meio do seu Centro de Controle do Sistema (CCS). A atividade tem o objetivo de acompanhar e orientar as equipes de manutenção do estado sobre ocorrências na rede elétrica provocadas por descargas atmosféricas. O Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas foi desenvolvido com a finalidade de identificar o local de queda do raio na rede elétrica, prever tempestades e, consequentemente, minimizar o tempo de atendimento.
O Sistema de Monitoramento de Raios, com acesso gratuito e ilimitado pela internet (http://www.zeus.iag.usp.br/coelce_estat/index.php), oferece informações sobre o número de descargas atmosféricas e a situação do tempo em todo o Brasil.
Cuidados dentro de casa durante tempestade
· Evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;
· Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
· Evitar consertos de instalações elétricas;
· Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.
Cuidados fora de casa durante tempestade:
· Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
· Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.

Aliança de Ouro

Sempre oferecendo o que há de melhor no mercado nacional em óticas, joalheria e relojoaria, além das melhores condições de pagamento, a Aliança de Ouro preparou um grande promoção para o mês de fevereiro. Pensando na aproximação do Carnaval e em quem está à procura de um óculos estiloso para aproveitar a folia, a Aliança de Ouro preparou uma oportunidade imperdível, promovendo, pela primeira vez em Fortaleza, um verdadeiro festival Ray Ban, com o maior mix de produtos da marca de óculos premium mais vendida em todo o mundo.
Trazendo os modelos mais cobiçados do momento no encarte da promoção, o público pode adquirir qualquer um deles, com valor único e pagamento facilitado, parcelado em até dez vezes sem juros. É a chance perfeita de obter um produto de qualidade, com um preço acessível, a tempo do carnaval.
Os óculos de grau também têm espaço garantido na promoção de fevereiro. Modelos completos com armações Vogue Eyewear e lentes progressivas antirreflexo Kodak ou com armações Ray Ban ou Ana Hickman e lentes Hoya em policarbonato com antirreflexo, podem ser comprados com preços especiais e com parcelamento em até dez vezes sem juros.
Além de tudo isso, os relógios das marcas Technos, Dumont, Euro e Timex participam da promoção “Compre um e leve dois”, na qual o cliente pode levar dois modelos de sua preferência, com igual valor, mediante a disponibilidade da segunda peça na loja, levando dois relógios pelo preço de um. A promoção é válida até o dia 28 de agosto ou até enquanto durarem os estoques.
Aliança de Ouro 
Com mais de 50 anos de história, a Aliança de Ouro, iniciou com os serviços em 1964 na tradicional Rua General Bezerril, no Centro de Fortaleza. Atualmente, como referência de uma das principais óticas e joalherias de Fortaleza, a Aliança de Ouro conta com 11 lojas na Cidade. Com preços acessíveis, competitivos com o mercado europeu e ótimas condições de pagamento, a Aliança de Ouro se tornou referência em moda para os olhos, com ofertas de lançamentos simultâneos aos da Europa, sob criteriosa seleção de modelos, com certificado de autenticidade. O Grupo Aliança de Ouro é ponto de venda oficial de grifes como Cartier, Dior, Bvlgari, Montblanc, Tiffany & Co, Fendi, Jimmy Choo, Balenciaga, Prada, Dolce&Gabanna, Persol, Swarovski, Silhouette, Flair, Ray Ban, Anna Hickman entre outras.
Serviço
Aliança de Ouro:

Carnaval Ferrovia

A folia já iniciou na Ferrovia Eyewear! A marca lançou uma super promoção de Carnaval com óculos a partir de R$ 79,90. Os modelos? São pra lá de modernos! Desde gatinho, redondo, novo clássico, passando pelos espelhados, retrô e até os novos aviadores.
Mas, não para por aí! Além da promoção, a Ferrovia também inova com a Blitz da Folia. Uma ação de marketing de relacionamento, na qual “um grupo de foliões” passará pelas operações da marca, na semana que antecede o Carnaval, animando e presenteando os clientes.
A data da ação em cada loja ainda é surpresa e será divulgada nas redes sociais da Ferrovia, que também promete inovar com transmissão ao vivo da Blitz.
HISTÓRIA
Atualmente, a Ferrovia conta com 48 unidades espalhadas pelo Ceará, Manaus, Belém, Piauí e Maranhão. Com foco também no atacado, a marca atende revendedores e lojistas de todo o Brasil em lojas específicas: Maraponga Mart Moda, Loja da Fábrica na Avenida Bezerra de Menezes, em Fortaleza, e Juazeiro do Norte.

Nos shoppings

North Shopping Fortaleza
Quinta-feira – Aula de Zumba – 18h – Gratuito
Todas as quintas-feiras, o North Shopping Fortaleza leva ao público aula de zumba com foco na preparação para o Carnaval. Local: Praça de Alimentação (Piso 3).

Quinta-feira – Carnaval no North Shopping Fortaleza – 19h – Gratuito
Confete, glitter e purpurina ganham destaque em fevereiro no North Shopping Fortaleza. Todas as quintas de fevereiro, o Bloco Carnavalesco Bons Amigos se apresenta e garante a folia com sua bateria eletrizante. Local: Praça de Alimentação (Piso 3).

Sexta (17) – Show de Humor – 19h – Gratuito
O North Shopping Fortaleza anima as noites de sexta-feira com Show de Humor. Os melhores comediantes da cidade fazem a alegria do público durante todo o mês de fevereiro. Essa semana, o palco é do humorista Manguaça. Local: Praça de Alimentação (Piso 3).

Sábados – Samba, chorinho e feijoada - 12h – Gratuito
No mês do Carnaval, aos sábados, o North Shopping Fortaleza oferece ao público o autêntico ritmo dos boêmios botecos com aquele samba malandro e o chorinho compassado, tudo regado a muita feijoada. Local: Praça de Alimentação (Piso 3).

Sábado (18) – Festival de Bandas - 18h – Gratuito
O Festival de Bandas do North Shopping Fortaleza segue no mês de fevereiro e tem como objetivo apresentar artistas e seus trabalhos autorais e covers por meio de uma seleção de grupos. Neste sábado, a banda Sinática apresenta seu repertório ao público. Local: Praça de Alimentação (Piso 3).

Domingo (19) – Carnaval Infantil – 17h – Gratuito
Os pequenos se esbaldam no Carnaval Infantil do shopping. Na programação, atrações como a Jujubanda, concurso de fantasias, recreação com escultura de balões e pintura de rosto, distribuição de kits de carnaval com confete e serpentina e personagens animando o público. Local: Praça de Alimentação (Piso 3).

Informações: (85) 3404.3000 e www.northshoppingfortaleza.com.br

North Shopping Jóquei
Últimas semanas - Até 24 de fevereiro – Labirinto Selvagem
Imagine como seria caminhar entre animais de diversas espécies em tamanho real, como dinossauros e macacos. Essa é a atração que o North Shopping Jóquei proporciona ao público a partir de sexta-feira, dia 13, com a exposição Labirinto Selvagem. A mostra interativa traz um mundo selvagem com grandes esculturas, réplicas de Velociraptors, Triceraptors, um crânio de Tiranossauro Rex, além de uma cabeça de King Kong com 1,70m de altura. Entrada: R$ 10,00. Local: Piso 1, próximo à loja Ri Happy.

Segunda a quinta – Saúde Jóquei – Gratuito
Semanalmente, o shopping promove o Saúde Jóquei, um estímulo ao público para a prática de atividade física. Às segundas e quartas tem aula de Ritmos às 19h30 com a profª Rayara Costa, na Praça de Alimentação (Piso 3). Nas terças e quintas é a vez da Assessoria Esportiva, às 19h, com vagas limitadas, próximo ao Estacionamento Acesso B. Às terças, tem Muai Thay com o mestre Rafael Morais, às 19h, no Piso 1, em frente à loja Renner. Já nas quintas a modalidade da vez é o Jiu-jitsu, também com o mestre Rafael Morais, às 19h, também no Piso 1.

Sexta (17) – Happy Hour Carnaval no Jóquei – 19h - Gratuito
No mês de fevereiro, a folia é quem manda no Happy Hour do North Shopping Jóquei com especial de Carnaval. Quem balança o público com um repertório super animado é João Nobre e Banda Banderô. Local: Praça de Alimentação (Piso 3).

Sábado (18) – Projeto Verão Jóquei com Fit Dance – 16h - Gratuito
O shopping ajuda você a se preparar para a estação com aulas de Ritmos do Verão. São coreografias preparatórias para o Carnaval ministradas pelo Prof. Soberano. O projeto Fit Dance dá apoio ao evento, apresentando as melhores coreografias dos clips e baladas para o público cair na dança! Local: Praça de Alimentação (Piso 3).

Sábado (18) – Escolinha de Futebol de Mesa – 14h - Gratuito
O North Shopping Jóquei oferta escolinha de Futebol de Mesa. Com organização do Praciano Clube Futmesa, a ação tem 40 vagas disponíveis para quatro turmas, com inscrições nos horários das aulas. As turmas são de Showbol de Mesa, Futsal de Mesa, Society de Mesa, Pastilha, Dadinho e 12 Toques. Local: Piso 2.

Domingo (19) – Bloquinho Infantil Acadêmicos do Jóquei – 16h - Gratuito
É Carnaval no North Shopping Jóquei e a criançada tem programação garantida todos os domingos, com a banda Do-Ré-Mix e um trio elétrico no estacionamento do shopping, animando a comunidade. As crianças podem ir fantasiadas para curtir a folia como a imaginação pedir. Local: Gramado do Acesso B.

Informações: (85) 3403.7042 e www.northshoppingjoquei.com.br

Via Sul Shopping
Segundas e quartas-feiras – Aulas de Ritmos – 19h – Gratuito
Com foco no Carnaval, as aulas de Ritmos do Via Sul Shopping, a partir deste mês de fevereiro, ganham mais um dia e convidam o público a movimentar o corpo ao som de ritmos latinos. Local: Praça de Alimentação (3º Piso).

Terças e quintas-feiras – Treino Funcional – 19h – Gratuito
A partir de fevereiro, o Via Sul Shopping oferta aulas de Treino Funcional, para dar uma força a quem deseja praticar atividade física e abraçar a boa forma. Os treinos são às terças e quintas, com inscrições durante o horário de aula. Local: 4º Piso, próximo ao cinema.

Quinta (16) – Programação de Humor – 19h – Gratuito
Risada garantida no happy hour de quinta-feira no Via Sul Shopping. O show de humor fica por conta da comediante Fransquinha. Local: Praça de Alimentação (3º Piso).

Sexta (17) – Programação de Carnaval – 19h – Gratuito
O Bloco do Via Sul Shopping faz o aquecimento para folia! Todas as sextas, a Bateria Mix ocupa o shopping com muito batuque, ritmo e alegria para deixar o público em clima de Carnaval. Local: Praça de Alimentação (3º Piso).

Sábado (18) – Samba com Feijoada – 12h
A trilha sonora da feijoada de sábado no Via Sul Shopping é da banda Samba de Repente. A ação é uma parceria com o restaurante Divino Fogão. Local: Praça de Alimentação (3º Piso).

Sábado (18) – Programação Infantil – 17h
Os sábados de fevereiro são recheados de oficinas para as crianças, como o tema Carnaval. Muito colorido e animação dão o tom da criação de colares havaianos. Local: 3º Piso.

Domingo (19) – Programação Infantil de Carnaval – 17h – Gratuito
O Carnaval das crianças está garantido na programação de domingo do Via Sul Shopping. Até o Carnaval, a meninada participa de bailinho com a Jujubanda, concurso de fantasia, oficinas com pintura e balões e outras atrações super divertidas. Local: Praça de Alimentação (3º Piso).

Informações: (85) 3048.1300 e www.shoppingviasul.com.br

Lounge Manhattan
Sábado (18) – Baile de Carnaval Infantil – 15h30 – Gratuito
O Lounge Manhattan recebe neste sábado bailinho infantil comandado pela Banda Descoladinhos Mix e desfile de fantasias e premiação para a vencedora. Local: Lounge Manhattan (Piso L2 do Shopping RioMar Fortaleza).

Em São Gonçalo

A Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo do Amarante realizou o I Encontro de Educação Ambiental e Sustentabilidade. De acordo com a SME, foi definida a organização de um projeto para avançar na implantação de políticas educacionais ambientais no Município. O projeto, que será viabilizado juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo e demais secretarias, visa ações articuladas e direcionadas para questões específicas das diferentes regiões urbanas,de praias e no sertão.
O encontro foi realizado sob a orientação da Professora Ambientalista Dúlca Carvalho, com a participação do Comitê de Sustentabilidade formado por Marcos Vinicius, diretor adjunto da Escola Socorro Gouveia; Sueli Batista, coordenadora da Escola Alba Herculano; Romulo Florindo, professor da Escola Alba Herculano; Ana Cássia, diretora da escola Adelino Alcântara Filho; Senhorzinho, diretor adjunto da escola Porfirio de Araújo; e Angélica Maria, diretora de Programas e Projetos da SME.

Na AL-CE

Com a abertura dos trabalhos da sessão plenária de hoje, começou a tramitar na Assembleia Legislativa projeto de lei de autoria do deputado Audic Mota (PMDB).
De 09/17, a proposta altera os dispositivos da lei 16.197, de 17 de janeiro de 2017, que trata do sistema de cotas nas instituições de ensino superior do Ceará.
Audic Mota justifica que o objetivo é aprimorar os critérios de acesso dos estudantes carentes às instituições de ensino superior públicas estaduais, melhorando a aplicabilidade da legislação, estabelecendo também a inclusão de pessoas com deficiência.
Foram lidos ainda dois comunicados. O primeiro informando a constituição do bloco parlamentar formado reunindo o Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido Progressista (PP), Partido Ecológico Nacional (PEN), Partido Humanista da Solidariedade (PHS) e Partido Republicano Brasileiro (PRB) e definindo o deputado Ferreira Aragão (PDT) como líder.
Já o segundo foi encaminhado pelo deputado Tomaz Holanda, anunciando filiação dele ao Partido Popular Socialista (PPS), passando também a exercer a liderança.
Após leitura no plenário, a matéria segue para análise da Procuradoria da AL. Em seguida, para as comissões técnicas da Casa. Se aprovada, será encaminhada para votação em plenário e depois para sanção ou veto do Governo estadual.

Final do IX Benfolia hoje

Os antigos carnavais, animados por marchinhas, estão de volta. Pelo menos na programação do Shopping Benfica, que hoje (17), fará a final do 9º Benfolia, Festival de Músicas Carnavalescas. O evento irá eleger a melhor marchinha de carnaval do ano e também vai premir o destaque como intérprete.
A festa será animada com o bloco Unidos da Cachorra e terá a presença da corte do carnaval de Fortaleza 2017.
Doze músicas passaram pelas duas fases seletivas e continuam na disputa pelo título. O campeão ganhará R$ 1 mil mais troféu. O segundo colocado receberá R$600,00 e o terceiro, R$300,00. O destaque como intérprete ganhará troféu do Festival.
Criado em 2009, o projeto Benfolia é o único festival de música carnavalesca promovido por shopping. Entre seus objetivos, está resgatar a tradição do carnaval e também mostrar o trabalho de talentosos compositores e intérpretes do estado. As 12 músicas finalistas foram gravadas no cd do Festival, que será distribuído em meios de comunicação, para divulgar o trabalho dos músicos, que não pagaram nada para participar e ganharam todo apoio para as apresentações ao vivo, com recursos de show profissional (acompanhamento de banda, ensaios, som, iluminação).
O 9º Benfolia acontecerá no estacionamento do Shopping Benfica, localizado em frente à Casa do Cidadão, às 18 horas. O espaço é fechado e terá food trucks com opções de alimentação e bebidas. A entrada será aberta ao público.
Serviço
Final do 9º Festival de Música Carnavalesca do Shopping Benfica – Benfolia
Participações: Bloco Unidos da Cachorra, corte do carnaval de Fortaleza 2017
Dia 17/2, às 18 horas
Local: estacionamento do Shopping Benfica, em frente à Casa do Cidadão
Entrada gratuita.
Mais informações: 3243-1000.

Pré-Carnaval 2017

Fortaleza se prepara para receber o último fim de semana de Pré-Carnaval, depois de uma extensa programação em todos os bairros.
Hoje (17), na Praça do Ferreira, o Luxo da Aldeia continua trazendo as canções de compositores cearenses, como Fausto Nilo, Lauro Maia e Ednardo.
Ainda hoje, no Mercado dos Pinhões, a partir das 19 horas, a festa ficará por conta do bloco As Damas Cortejam, que traz em seu repertório músicas de brega, rock, samba, Tropicália e Bossa Nova.
Os desfiles dos blocos de rua na Praia de Iracema iniciam o percurso do Ideal Clube, finalizando no palco do Aterrinho, a partir das 16 horas deste sábado (18), com o Afoxé Obá Sá Werá e, logo em seguida, os blocos Unidos da Cachorra, Baqueta e Camaleões do Vila. Já os blocos Bonde Batuque e O Cheiro saem da João Cordeiro, mas todos se encontram no Aterrinho.
Ainda dentro da programação do percurso da Praia de Iracema, no sábado, a Skol (patrocinadora do Ciclo Carnavalesco 2017) vai levar o cantor Xand Avião, líder da banda Aviões do Forró, para desfilar com o bloco Unidos da Cachorra, cantando grandes sucessos da música brasileira em ritmo de samba.
Também no sábado, a partir das 18 horas, a Praça do Ferreira é tomada pela alegria e descontração do bloco Concentra Mas Não Sai, que animará o público com muito frevo e marchinhas de Carnaval. Na Mocinha, na Praia de Iracema, a folia também acontece a partir das 18 horas, com o Bloco Num Ispaia Sinão Ienche.
No domingo (19), a criançada não ficará de fora da folia. A programação acontece das 9 às 11 horas, no Passeio Público, com o Tio Marcão e a Banda Só Alegria, animando os pequenos. Também no domingo, a partir das 17h, no Mercado da Aerolândia, a folia será com Tarcísio Sardinha e Banda Fortaleza Alegria. No Estoril, também a partir das 17h, os Tambores Carnavalescos fará a festa. Por sua vez, a programação da Sargento Hermínio iniciará às 17h, com a apresentação do bloco Monte Ellery.
Além das atrações dos polos oficiais da Prefeitura, toda a cidade estará ocupada por blocos de rua selecionados pelo Edital do Ciclo Carnavalesco da Prefeitura, em uma extensa programação.
PROGRAMAÇÃO DOS POLOS DO CICLO CARNAVALESCO 2017
SEXTA 
Praça do Ferreira 
Quando: sexta-feira (17), a partir das 19h. 
Bloco Luxo da Aldeia
Mercado dos Pinhões 
Quando: sexta-feira (17), a partir das 19h. 
Bloco As Damas Cortejam
SÁBADO
Desfiles dos Blocos de Rua na Praia de Iracema 
Quando: Sábado (18), a partir das 16 horas. 
Concentração: Ideal Clube - Aterrinho
Mocinha 
Quando: Sábado (18), a partir das 18 horas. 
Bloco Nun Ispaia Sinão Ienche
Praça do Ferreira 
Quando: Sábado (18), a partir das 18 horas. 
Bloco Concentra Mas Não Sai
Estoril 
Quando: Sábado (18), de 17h às 22h 
Bloco Batukaya
DOMINGO
Passeio Público 
Quando: Domingo (19), a partir de 9 horas às 11 horas. 
Bloco Tio Marcão e Banda Só Alegria.
Mercado da Aerolândia 
Quando: Domingo (19), a partir das 17 horas. 
Tarcísio Sardinha e Banda Fortaleza Alegria
Sargento Hermínio 
Quando: Domingo (19), de 17h às 22h 
Bloco Monte Ellery
Estoril 
Quando: Domingo (19), de 17h às 22h 
Tambores Carnavalescos

'Sai na Marra'

Com uma pegada de irreverência, fazendo um protesto com alegria e criatividade contra as maldades do governo golpista, o Bloco Sai na Marra conquistou muitos foliões que lotaram cada desfile realizado pelo bloco desde quatro de fevereiro. Com 17 anos de tradição na zona oeste de Fortaleza, o Sai na Marra realiza o seu último desfile de Pré-Carnaval amanhã (18), a partir das 17 horas.
A concentração será na praça da Associação de Moradores do Bairro Ellery (Rua Almeida Filho). De lá, a banda segue em cortejo pelas ruas do bairro até chegar ao Polo de Lazer da Sargento Hermínio, onde é realizado o baile de Carnaval, até às 22 horas. Na ocasião, serão premiadas as melhores fantasias de carnaval nas categorias Livre e Fora Temer.
Clipe viraliza nas redes sociais
Um clipe caseiro do desfile do Bloco Sai na Marra viralizou nas redes sociais nas duas últimas semanas, com cerca de 200 mil pessoas alcançadas e 77 mil visualizações. Na página do bloco no Facebook, Sai na Marra - https://www.facebook.com/sainamarra/?fref=ts, há comentários de foliões de todo o Brasil. A marchinha, em defesa da previdência social e das aposentadorias, caiu na boca do povo. O jornalista Maurício Lima, o professor Alexandre Sousa e o publicitário e fundador do bloco, Flávio Arruda, são coautores da marchinha e estarão presentes no desfile.
Irmã Naumtema
A personagem do bloco que ganhou a simpatia dos foliões, sendo destaque na mídia local, volta a fazer suas previsões neste sábado para os foliões. É a Irmã Naumetema, que montará sua tenda para consultas na concentração do bloco até às 18h30. Ela já avisa: "Traz tudo de volta, menos a aposentadoria se a deforma da Previdência for aprovada". Folia com irreverência na medida certa. Confira trecho da marchinha de protesto contra o governo Temer e seu pacote de maldades:
“E não tem PEC nem pecado que me cale
Não tem tristeza que abale o meu cantar
O Sai na Marra tá na rua, vem meu povo
Vamos de novo, nosso bloco é popular” 
Confira mais na nossa Fan page no Facebook – Sai na Marra - https://www.facebook.com/sainamarra/?fref=ts
Serviço
Bloco Sai na Marra
Sábado - 18 de fevereiro de 2017
Concentração às 17 horas
Praça principal do bairro Ellery – Rua Almeida Filho
Baile no Pólo de Lazer da Sargento Hermínio até às 22 horas

Camaleões do Vila

O Pré-Carnaval 2017 está chegando ao fim depois de vários dias de muita folia nas ruas da Praia de Iracema. O Bloco Camaleões do Vila, que teve como tema deste ano os talentos da favela, trouxe para a avenida muitos convidados especiais que abrilhantaram ainda mais essa festa. Para celebrar o encerramento do pré-carnaval deste ano, a bateria do Camaleões traz como convidado um velho conhecido dos cearenses, o bloco Luxo da Aldeia.
O Ciclo Carnavalesco de Fortaleza, começou no final de janeiro e vai até o Carnaval. O camaleões faz apresentações durante todo o Pré-Carnaval, com desfiles aos sábados, na Praia de Iracema, e se apresentará também no domingo de Carnaval, no mercado dos Pinhões. Este ano, o bloco, que é comandado pelo mestre Leandro Marechal, trouxe para a avenida o tema “Talentos da Favela”, mostrando que na favela existe sim muita coisa boa e pessoas talentosas, como muitos dos nossos ritmistas, e parte da diretoria do bloco, que vieram do Pirambu, através de uma ONG que ajuda crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Neste fim de semana será a vez de homenageá-los também. Cada sábado de cortejo, a bateria trouxe convidados que fizeram a alegria dos foliões, como os artistas das comunidades cearenses que animaram os dois primeiros desfiles, Mc Rony Flow, da favela do Dendê; o cover de Michael Jackson, Gleidson Jackson, do Conjunto Esperança; o sambista Belinho Paracampos, do Campo do América, entre outros. No terceiro dia de festa, os convidados vieram diretamente das escolas de samba do Rio de Janeiro e fizeram a alegria do público camaleônico. Serrinha Raiz, grande percussionista brasileiro que já passou por escolas como Estácio de Sá e Unidos da Tijuca, e o intérprete oficial da Unidos de Vila Isabel, Igor Sorriso, arrastaram uma multidão pelas areias da praia de Iracema no último sábado, com muita animação e também momentos que emocionaram os ritmistas e o público.
Para encerrar os desfiles do Pré-Carnaval, o bloco não poderia deixar de trazer uma atração que também fosse muito especial. Pensando nas paixões dos fortalezenses, o Camaleões convidou o Bloco Luxo da Aldeia, conhecido por homenagear compositores cearenses em seu reportório e agradar públicos diversos, para participar do último cortejo de deste ano. A parceria entre os grupos começou ano passado e foi grande sucesso entre o público. Foliões da terra, e também turistas, brincaram carnaval ao som de ritmos distintos que se encontraram em harmonia e alegria entre composições cearenses e sambas-enredos cariocas. A parceria deu tão certo que os blocos resolveram se unir novamente em 2017. Neste Pré-Carnaval, o bloco Camaleões do Vila fez uma participação especial na apresentação do Luxo há duas semanas atrás, na praça do Ferreira, e agora chegou a vez do Luxo da Aldeia comparecer ao cortejo do Camaleões, que será no próximo sábado, dia 18 de fevereiro, na praia de Iracema, com concentração em frente ao Ideal Clube, a partir das 14 horas e saída às 16h30.
Serviço
Pré-Carnaval do Bloco Camaleões do Vila
Data e Local : dia 18/02/17, Praia de Iracema.
Concentração: a partir das 14 horas, em frente ao Ideal Clube.
Horário de saída do bloco: 16h30

Carnaval no Beach Park

Fevereiro é sinônimo de Carnaval e o Beach Park, empreendimento turístico que é referência em diversão e lazer, preparou um mês inteiro com atrações especiais para o público cair na folia. Além de muita música para agitar os finais de semana na Vila Azul do Mar, as crianças também poderão se divertir com pinturas faciais, penteados e desfiles de fantasias.
Amanhã (18), final de semana que antecede o carnaval, quem sobe ao palco é a Bateria Mix, que é pura animação. A banda seleciona músicas que foram hits dos carnavais ao longo das últimas décadas e faz uma mistura com os hits atuais de carnaval, sempre com muito bom gosto e alegria.
Serviço 
Pré-Carnaval Vila Azul do Mar
Dia: 18 de fevereiro
Horário: A partir das 17 horas
Mais informações: 4012.3000
Entrada Gratuita

Carnaval no Parque

No próximo domingo (18), a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará realiza a sexta edição do projeto Viva o Parque. Semelhante ao que aconteceu no último domingo no Parque do Cocó, o tradicional bloco Concentra Mas Não Sai comanda a festa a partir das 9 horas, agora no Parque Estadual Botânico.
O bailinho infantil é o ponto forte da vez. O Parque já está todo enfeitado para receber a comunidade. O “I Carnaval Infantil no Parque” pretende reunir as famílias e ensinar as crianças que é possível brincar com consciência ambiental, incentivando atitudes sustentáveis, como recolher o resíduo e transformá-lo em arte.
Durante o carnaval a programação do Viva o Parque seguirá normalmente, onde as famílias poderão desfrutar de atividades como: zumba, aeróbica, yoga, biodança, tai chi chuan, dança de salão, capoeira, slackline e apresentações culturais. Para as crianças, jogos coletivos como corrida de saco, carimba e bandeirinhas; aulas de circo; pintura facial; contação de histórias; teatro de bonecos; teatro de rua; malabares; além das brincadeiras tradicionais de pipa, bola de gude, elástico e ciranda.
PARQUE DO COCÓ
Um dos maiores parques da América Latina, o Parque do Cocó, localizado na avenida. Engenheiro Santana Júnior esquina com Padre Antônio Tomás, realiza aos domingos o Projeto Viva o Parque, de 7 às 12 horas. 
Reserva também para os frequentadores, o passeio de barco, de terça a domingo (às quartas os passeios são destinados às escolas públicas), com horários que variam de acordo com a tábua de marés. Para maiores informações, ligue: 3234.3574.
PARQUE BOTÂNICO
O Parque Botânico, localizado às margens da CE-090, na confluência com a rodovia Sol Poente – CE-085), em Caucaia, também recebe a visita de centenas de pessoas com a programação completa do Viva o Parque aos domingos, de 7h às 12h. São 6km de trilhas, com uma vasta diversidade de fauna e flora. Devida à sua variedade ecológica, o Parque é bastante utilizado para ações de educação ambiental por escolas, grupos e afins. Para agendar visitas ao Parque ligue 3368.9452.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Maria e Dal Pozzo dispensados

Por terem sido eliminados na primeira fase da Copa do Brasil, os dois maiores times do futebol cearense demitiram hoje seus treinadores.
O Ceará dispensou Gilmar Dal Pozzo, após a derrota de 1 a 0 para o Boa Vista (RJ).
Já o Fortaleza deu bilhete azul para Hemerson Maria, depois de perder de 2 a 1 do São Raimundo (PA).
Em nota de seis linhas a diretoria do Ceará anunciou a saída de Dal Pozzo:
"A Diretoria do Ceará Sporting Club anuncia que Gilmar Dal Pozzo não está mais à frente do comando técnico do time. A atitude foi tomada em comum acordo com o treinador. Luciano Cardozo, auxiliar técnico, também não faz mais parte da comissão do Alvinegro. O Clube agradece pelos serviços prestados e deseja sucesso nos seus planos futuros. O departamento de futebol do Alvinegro já trabalha para anunciar em breve o nome do novo treinador do Ceará".
Já a nota da diretoria do Fortaleza foi mais curta. Em quatro linhas demitiu Hemerson Maria:
"O Fortaleza Esporte Clube comunica o desligamento do treinador Hemerson Maria do comando técnico do clube. Hemerson assumiu o clube em setembro de 2016, estando a frente do clube em treze oportunidades, vencendo 5 partidas, empatando 6 e perdendo 2. A Diretoria irá se pronunciar sobre um novo treinador em breve".

Hoje

O Lounge Manhattan recebe hoje, às 19 horas, mais uma edição do O Povo Experience. Com o tema “Cafés do Ceará”, o evento, gratuito, recebe a barista e proprietária da Amika Coffeehouse, Danielly Soares e o chefe o proprietário do Coffe Break Bike, Silvio Lopes, para um bate-papo sobre as delícias e os sabores dos cafés especiais.
O público poderá conhecer mais sobre a variedade de café, a cultura da bebida e degustar algumas delícias. 
O Lounge Manhattan, está localizado no Piso L2 do shopping RioMar Fortaleza, próximo a L`Occitane. O projeto O POVO Experience, realizado pelo Grupo de Comunicação O Povo, já levou ao público debates sobre vinhos, cervejas e arquitetura, além do encontro "Mulheres Pensantes", com Leda Maria.
SERVIÇO 
O Povo Experience - Cafés do Ceará - "Um bate-papo saboroso sobre cafés especiais"
Data: 16/2
Horário: 19 horas
Local: Lounge Manhattan - Piso L2 Próximo a L`Occitane, no RioMar Fortaleza
Evento averto ao público

Bicicletário Parangaba

A cada dia, mais pessoas descobrem a praticidade que as bikes podem oferecer no deslocamento nas grandes cidades.
Ciente desta tendência, o Shopping Parangaba acaba de inaugurar um novo bicicletário, com 28 vagas para os clientes que adotam este meio de transporte no dia a dia.
Ao lado da Entrada B, o equipamento conta ainda com bomba de ar para encher os pneus das bicicletas, dando mais conforto e comodidade para os clientes.

Eletra

O Senai Ceará, por meio do Centro de Excelência em Inovação e Tecnologia (CETIS), atingiu 85% do índice de atendimento pelos serviços prestados a Eletra Energy Solutions, empresa industrial do ramo de energia localizada no Eusébio na Região Metropolitana de Fortaleza.
O reconhecimento veio por meio de uma avaliação da empresa realizada no último trimestre do ano passado e informada por ela via comunicado oficial. Assim o Senai torna-se potencial fornecedor da Eletra. Esse é mais um caso de sucesso com resultados positivos alcançados pelo Senai-CETIS.
A avaliação considerou quesitos com o prazo pré-estabelecido, condições comerciais, qualidade dos materiais utilizados, cumprimento das normas internas e de segurança do trabalho, atendimento e conduta profissional.
No comunicado, a empresa parabeniza pelo atendimento recebido pelo Senai e reforça que a cada avaliação a parceria vai se tornando positiva. na prática, a empresa renovará o contrato com o Senai para prestação de serviço dentro da Lei de Informática.
Sobre a Eletra - Localizada no Polo Industrial do município do Eusébio, a empresa Eletra inaugurou sua nova unidade fabril em novembro do ano passado, em uma área de 36 mil metros quadrados, com investimento de 52 milhões e meio de reais, em uma estrutura de alto nível, que atende a todos os padrões mundiais e capaz de implementar as melhores ações relacionadas ao meio ambiente.
A Eletra fabrica medidores inteligentes com opcionais de interfaces de comunicação local e remota, indicadores de qualidade de energia, corte e religamento com relé interno, alarmes e eventos. Pronto para atender Tarifa Branca e Micro e Minigeração Distribuída. A empresa é associada ao Sindienergia.

Segunda na AL-CE

A Frente Cearense para a Seguridade Social realiza, na próxima segunda (20), às 18 horas, o seminário Reforma da Previdência – Impactos da PEC 287 para os servidores públicos e para os trabalhadores em geral”. O evento terá como palestrantes o vice-presidente do Sindifisco Nacional DS/Ceará, Marcelo Lettieri, e a presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-CE, Regina Jansem. A mesa será presidida pelo deputado estadual Renato Roseno (Psol) e terá como convidado o deputado federal Chico Lopes (PCdoB). O seminário será aberto ao público e ocorrerá na Assembleia Legislativa do Ceará.
O objetivo é ampliar o debate e melhor esclarecer os trabalhadores, sobretudo os servidores públicos lotados no Ceará, acerca do Projeto de Reforma da Previdência, que afetará de modo significativo toda a população.
Serão discutidos diversos aspectos da reforma da previdência como unificação dos regimes de aposentadoria; aumento da idade mínima para 65 anos, para homens e mulheres; regras de transição; mudanças no cálculo; fim dos regimes especiais; fim da aposentadoria integral para servidores públicos; proibição de acumulação de benefícios; trabalhador Rural terá que contribuir por 25 anos; fim da pensão integral por morte; e benefício assistencial para idoso e deficiente carentes com outras exigências mais restritivas e a idade para 70 anos.
Programação
18h – Abertura
18h15 – Palestra: Regina Jansem – Aspectos gerais da Reforma Previdenciária e seus impactos
18h40 – Presidente da mesa - Abertura para registro de perguntas e apresentação da segunda palestra
18h45 – Palestra: Marcelo Lettieri – PEC 287 e seus impactos sobre os Servidores Públicos
19h10 – Presidente da mesa – Respostas e abertura de prazo para perguntas da segunda palestra por mais 10 minutos.
19h30 – Palavra do convidado de honra.
19h45 – Encerramento pelo presidente
Serviço: Seminário Reforma da Previdência – Impactos da PEC 287 para os servidores públicos e para os trabalhadores em geral
Data: 20/2
Hora: 18 horas
Local: Auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Na AL-CE

Com a leitura do expediente na abertura da sessão plenária de hoje, iniciam tramitação na Assembleia Legislativa do Ceará cinco projetos de autoria parlamentar. Destes, três são de lei e dois de indicação.
Dentre os de projeto de lei, dois são de autoria do deputado Carlos Felipe (PCdoB). O de nº 06/17 torna obrigatória, em todos os Centros Comerciais, Supermercados, Hipermercados, Shoppings Centers e estabelecimentos congêneres, a adaptação de 5% dos carrinhos de compras para atender pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida.
Já o de nº 08/17 denomina de João Barbosa da Silva - João Calunga, a Areninha localizada no município de Crateús.
A deputada Rachel Marques (PT) propôs, por meio do projeto nº 07/17, a instituição da Semana de Conscientização e Informação sobre a Dislexia e Transtornos de Aprendizagem no Ceará.
Também foram lidos dois projetos de indicação. O de nº 06/17, do deputado Tomaz Holanda (PMDB), dispõe sobre a criação da linha ferroviária Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), ligando os municípios de Senador Pompeu, Quixadá e Quixeramobim.
Proposto pelo deputado Dr.Santana (PT), o indicativo nº 07/17 dispõe sobre a implantação e instalação de microfones, alto falantes e amplificadores, fixos ou portáteis, em todas as salas das escolas públicas no Estado.
Após leitura no plenário, as matérias seguem para análise da Procuradoria da AL. Em seguida, para as comissões técnicas da Casa. Se aprovadas, serão encaminhadas para votação em plenário e depois para sanção ou veto do Governo estadual. No caso dos projetos de indicação, como se tratam apenas de sugestão, cabe ao Governo, se acatar, enviar a proposta em forma de mensagem para apreciação da Casa.

No ICC

Amanhã, às 7h15, o Instituto do Câncer do Ceará (ICC), por meio de sua Escola Cearense de Oncologia (ECO), promoverá mais uma Sessão Clínica, no 6° andar do Anexo do Instituto. O tema escolhido “Câncer de mama: papel da cirurgia plástica” terá como palestrante Rosely Moraes de Moura, membro do Serviço de Cirurgia Plástica da entidade. Para mais informações no 3288.4653.​

Em Aracati



Aracati será o primeiro a ser contemplado em 2017 com o Saúde e Vida O Bom Vizinho, ação do Pinheiro Supermercado que visa estimular a adoção de hábitos mais saudáveis na população em geral oferecendo uma programação rica em informações sobre saúde e bem estar. Durante quatro dias, de 16 a 19 de fevereiro, serão realizados workshops e oficinas, experiências práticas de vida saudável, como aula de zumba, e ainda, um passeio ciclístico. O evento promoverá ainda sorteio de bicicletas e de diversos brindes. Ao longo do ano, todos os seis municípios onde o Pinheiro Supermercado conta com unidades receberão a iniciativa.
Hoje (16), o evento começou às 14 horas, na loja do Pinheiro Supermercado, no Bom Vizinho Shopping (Rua Coronel Alexandrino, 1748 – Cacimba do Povo), com o Workshop “Trocas inteligentes para uma vida mais saudável”, ministrado pela nutricionista da Roma Distribuidora, Samya Lima.
Já amanhã (17), o Saúde e Vida O Bom Vizinho coloca a população logo cedo para se movimentar. A partir das 6 horas, no Bom Vizinho Shopping, acontecerá um Aulão de Ritmos na Malhação do Bom Vizinho.
No sábado (18), às 10 horas, acontecerá o Chefinho Show, aula de culinária para a criançada, com a gestora de gastronomia do Pinheiro Supermercado, Naara Barros. E, às 14 horas, Naara também conduzirá o Chef Show Pomar da Fruta para adultos. As duas oficinas de culinária acontecerão na unidade do Pinheiro Supermercado no Bom Vizinho Shopping.
O evento encerra no domingo (19), com um grande passeio ciclístico pela cidade. A ideia é estimular cada vez mais a inclusão da atividade física no cotidiano dos “vizinhos”, colocando as pessoas para pedalar em um animado trajeto. A concentração e entrega dos kits acontece às 7 horas, no Bom Vizinho Shopping, e o passeio inicia às 7h30. Os kits contarão com uma camisa e outros itens de patrocinadores. As inscrições para o passeio, que dão direito ao kit, estão sendo realizadas no Pinheiro Supermercado, no Bom Vizinho Shopping, por uma lata de leite em pó ou dois pacotes de 200g, que serão doadas, posteriormente, para uma instituição beneficente. E para participar de qualquer uma das outras atividades, basta inscrever-se, gratuita e antecipadamente, na loja.

Mais Infância

Fortaleza ganhou há um ano um espaço onde crianças de 3 a 12 anos aprendem e se divertem. É o Espaço Mais Infância, projeto realizado pelo Sesc, instituição que integra o Sistema Fecomércio-CE, e o Governo do Estado do Ceará. Para celebrar o marco, o espaço, localizado na Praça Luiza Távora, realiza no dia 18, às 17 horas, o Carnaval na Praça, onde crianças e seus familiares aproveitam o clima de folia e participam de um grande baile.
Desde fevereiro de 2016, a iniciativa oferece gratuitamente atividades que incentivam a leitura, a brincadeira e a alimentação saudável, além de garantir momentos de diversão. Até dezembro, mais de 18 mil pessoas participaram dos projetos desenvolvidos pelo Espaço Mais Infância, que abrangem as dependências do Castelinho e a Praça Luíza Távora.
Sobre o Espaço Mais Infância
O espaço tem ações programáticas realizadas pelo Sesc e é ligado ao Programa para o Desenvolvimento Infantil – Mais Infância no Ceará, vinculado ao Gabinete da primeira-dama do Governo do Estado.
Conta com cinco ambientes que promovem o desenvolvimento da criança de forma integrada:Biblioteca, Espaço Gourmet, Cinema, Brinquedoteca e Sala Multimídia. De terça a domingo, são realizadas programações sistemáticas dentro destas salas, cujo tema varia de acordo com o mês. As iniciativas abrangem ainda estudantes de escolas públicas e privadas e participantes de ONGs.
Integração entre pais e filhos
Na praça, o projeto realiza as ações "O Castelinho vai à Praça" e "Brincando em Família". Através de jogos, danças e contação de histórias, as famílias são conscientizadas sobre a importância de dedicar um tempo para os filhos e de brincar juntos. As ações promovem ainda a valorização das brincadeiras populares.
O Espaço Mais Infância também acredita que a educação das crianças se estende também aos pais. Por isso, é realizado o projeto “Escola de Pais”, que acontece no segundo e quarto sábados de cada mês. Na ação, os familiares participam de rodas de conversa que debatem temas como relação entre família e escola, limites e afetividade, entre outros.
SERVIÇO
Carnaval na Praça – 1º ano de Espaço Mais Infância
Local: Espaço Mais Infância - Praça Luíza Távora (Av. Santos Dumont, 1589 - Aldeota)
Data: 18/2
Horário: 17 horas
Informações: (85) 3268.1528
Gratuito.

Balanço do BB de 2016

O Resultado Estrutural do BB totalizou R$ 42,5 bilhões em 2016, crescimento de 7,3% na comparação a 2015. A Margem Financeira Bruta cresceu 13,0% na mesma comparação anual, totalizando R$ 59,3 bilhões, enquanto as Rendas de Tarifas cresceram 6,8% no mesmo período. 
Lucro Líquido foi de R$ 8,0 bilhões em 2016
O Banco do Brasil registrou Lucro Líquido de R$ 8,0 bilhões em 2016, que corresponde a um lucro por ação de R$ 2,84 no ano. A remuneração aos acionistas atingiu R$ 284,7 milhões no 4º trimestre e R$ 2,4 bilhões no acumulado anual. O Lucro Líquido Ajustado foi de R$ 7,2 bilhões no exercício.
Despesas Administrativas têm o menor crescimento em 10 anos
O BB apresentou crescimento de suas despesas administrativas de apenas 3,5% em 12 meses, abaixo dos indicadores de inflação para o período. O Índice de Eficiência, que expressa a relação entre as despesas administrativas sobre as receitas operacionais, atingiu 39,7%, ante 41,6% no ano de 2015, mostrando rígido controle das despesas.
Carteira de agronegócio encerra dezembro com saldo de R$ 179,8 bilhões
O financiamento ao agronegócio encerrou Dez/16 com saldo de R$ 179,8 bilhões, na carteira ampliada. Se considerado o volume desembolsado antecipadamente nas linhas de pré-custeio no 1S16, as contratações da atual safra somaram R$ 47,1 bilhões. Destaques para o crescimento de 8,6% em Crédito Rural , alcançando R$ 150,5 bilhões e para operações de custeio. O Banco mantém-se, historicamente, como o principal agente financeiro do agronegócio no país. Conforme dados do Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR), o BB detinha, em Dez/16, 59,2% de participação nos financiamentos destinados ao setor.
Crédito às Pessoas mantém inadimplência entre as menores do mercado
A Carteira Orgânica PF encerrou o ano de 2016 com saldo de R$ 172,3 bilhões e crescimento de 3,3% frente a 2015. As linhas de menor risco (Crédito Consignado, CDC Salário, Financiamento de Veículos e Imobiliário) continuam expressivas, alcançando 75,5% do total da carteira. No trimestre, destaque para a concentração de 60,7% das operações em CDC Consignado e Financiamento Imobiliário.
Crédito Imobiliário alcança R$ 53,7 bilhões
O Crédito Imobiliário atingiu saldo de R$ 53,7 bilhões em Dez/16, crescimento de 9,5%, em 12 meses. A carteira de crédito imobiliário PF atingiu saldo de R$ 42,1 bilhões e a carteira PJ atingiu saldo de R$ 11,7 bilhões. Entre os principais motivos para a evolução da carteira PF estão o repasse das unidades financiadas junto às incorporadoras e a atuação no Programa Minha Casa Minha Vida, que ampliaram a demanda por crédito. Este desempenho permitiu ao Banco elevar sua participação de mercado para 9,04%, consolidando a 2ª posição no SFN, de acordo com os últimos dados divulgados pelo Banco Central (posição: Nov/16).
Indicadores de inadimplência do BB permanecem abaixo do SFN
Historicamente, o BB apresenta índice de inadimplência inferior ao SFN. O índice de inadimplência INAD+90d (relação entre as operações vencidas há mais de 90 dias e o saldo da carteira de crédito classificada) foi de 3,29% em 2016, ante 3,70% do SFN.
Volume transacionado com cartões cresceu 5,5% em 2016
O volume financeiro movimentado com cartões de crédito e débito alcançou R$ 271,0 bilhões no ano, crescimento de 5,5% sobre o ano anterior. Destaque para o crescimento das transações tradicionais, formadas por compras em estabelecimentos comerciais do varejo (+ 8,1%), e para as transações de agronegócio com cartão (+ 26,3%) no ano. Reforçando o compromisso com a educação financeira e o crédito responsável, em Dez/16, cerca de 2 milhões de clientes foram estimulados a trocar o crédito rotativo do cartão por uma linha especial de parcelamento.
Renegociação de Dívidas via smartphone
A função "Solução de Dívidas" para renegociação de créditos foi disponibilizada em Set/16 no aplicativo BB para mobile. Clientes pessoas físicas, usuários dos sistemas operacionais Android e IOS, podem ter acesso às mesmas funções já disponíveis no portal da internet. É possível definir o valor da entrada e a quantidade de parcelas que melhor se adapta às condições de pagamento, limitado ao número máximo de 60 meses. É possível também consultar acordos já pactuados; fazer o cancelamento da renegociação, desde que no mesmo dia da contratação, e usar abatimentos negociais, quando necessários. Desde o lançamento da função no mobile, já foram registradas, via aplicativo, 34.123 contratações, com o valor total de R$ 244,8 milhões.
BB Estilo Digital
Foi concluída a transformação do modelo de relacionamento Estilo para o Digital, totalizando 250 agências Estilo convertidas para o modelo Digital. O BB inaugurou o primeiro escritório Estilo Digital e finalizou o ano com 34 escritórios no modelo Exclusivo. Até dezembro, 1,3 milhão de clientes alta renda já eram atendidos pelos modelos digitais. 
A expansão desse modelo de relacionamento, aliado às inovações na oferta de produtos, proporcionou a elevação nos níveis de satisfação dos clientes Estilo, em média, de 16%, de acordo com o resultado do Net Promoter Score. O consumo de produtos e serviços dos clientes inseridos no segmento cresceu entre 20% e 44%. 
Conta Fácil 
O BB lançou a Conta Fácil, produto que integra um conjunto de soluções digitais e inovadoras, disponibilizado pelo aplicativo Banco do Brasil para celular, dentro da estratégia de transformação digital. Tudo de forma simples e fácil, podendo movimentar até, no máximo, R$ 5 mil por mês. Lançada em Nov/16, registrou a abertura de mais de 296 mil contas até Dez/2016. A previsão é que até o primeiro semestre de 2017 sejam abertas 1,8 milhão de contas nesta modalidade.
BB Agro Digital
Entre as soluções digitais do BB, merece destaque o aplicativo GeoMapa Rural, que permite ao produtor captar e enviar ao Banco as coordenadas geodésicas da área a ser plantada. A funcionalidade gera maior comodidade e agilidade no atendimento aos produtores. Também lançado em 2016, o extrato das operações rurais permite o acompanhamento do saldo e a consulta do cronograma do financiamento pelos canais digitais do Banco do Brasil.
BB lança dois novos apps - Gerenciador Financeiro Empresas e Autoatendimento Setor Público 
Em Outubro, o Banco do Brasil disponibilizou aos clientes pessoas jurídicas e setor público, dois novos aplicativos: Gerenciador Financeiro Empresas e Autoatendimento Setor Público para mobile. Com leiaute mais moderno, executam as transações de forma mais rápida e apresentam navegação mais intuitiva, facilitando a utilização pelo usuário. Os canais foram reformulados, visando proporcionar melhor experiência digital aos clientes. 
BB PAG dobra a sua capacidade de processamento em Soluções de Pagamentos para seus clientes empresariais
Desde novembro, os serviços que envolvem Soluções de Pagamentos (BB PAG) tiveram o seu tempo de processamento reduzido pela metade, resultando em ganhos para o cliente com a redução do tempo de resposta. O BB PAG reúne um conjunto de serviços que viabilizam, de forma automatizada, integrada e segura - via troca de arquivos - o pagamento de contas das empresas com fornecedores, salários e prestadores de serviço. O BB PAG permite que a empresa pagadora realize o agendamento de suas obrigações com até 180 dias de antecedência, dentre outras vantagens.
Nova linha de crédito PJ – BB Giro 13º Salário 
O BB lançou, em novembro, solução de capital de giro para apoiar o pagamento do 13º salário das empresas. Os clientes puderam financiar até 100% da folha de pagamento, acrescida dos encargos sociais incidentes. O empréstimo contou com prazo de pagamento de até 24 meses, carência de até três meses, alíquota zero de IOF sobre a parte dos recursos do Pasep que compõe o funding da operação e o Bônus Parcela em Dia, benefício que consiste na devolução mensal ao cliente de 10% dos juros pagos, no caso de pagamento em dia da parcela.
BB DTVM amplia captação e mantém liderança no Ranking Anbima
Mantivemos a liderança da indústria de fundos de investimentos através da BB Gestão de Recursos (BB DTVM), com patrimônio líquido de R$ 730,9 bilhões ao final de 2016, registrando o maior incremento nominal dentre as asset managers (+R$ 56,3 bilhões na comparação trimestral). A captação líquida foi positiva em R$ 40,7 bilhões, com destaques para as lideranças nos segmentos Investidores Institucionais, Poder Público e Varejo, segundo lugar em RPPS e Varejo Alta Renda e terceira colocação no segmento Middle Market e Estrangeiros.
BB é 2º no Ranking Anbima de Emissões Externas
Como lead-manager, o BB participou em 12 das 18 transações de emissores brasileiros em 2016, com volume de US$ 15,1 bilhões de um total de US$ 20,5 bilhões, participação de mercado de 74,6%. Desta forma, o BB encerrou o ano na segunda posição no Ranking Anbima de Emissões Externas.
BB ocupa o 3ª lugar no Ranking Anbima de Originação
No 4T16, o BB-BI atuou em 15 emissões tendo a participação atingido o volume de R$ 9,6 bilhões. No ano, o BB-BI participou de 33 operações de Renda Fixa, entre Debêntures e Notas Promissórias, somando um total de participação de R$ 10,8 bilhões, o que representou um market share de 16,6%. Desta forma, o BB-BI ocupou a 3ª posição no Ranking Anbima de Originação.
BB foi responsável por R$ 1,7 bilhão em reservas de OPA em 2016
O BB foi responsável pela captação de R$ 1,7 bilhão em reservas de Ofertas Públicas de Ativos (OPA), garantindo receita de R$ 33 milhões para o Conglomerado BB no ano. Foram 9 ofertas, entre debêntures, CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio) e CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários). 
BB é reconhecido novamente como um dos bancos mais sustentáveis do mundo
O Banco do Brasil recebeu reconhecimento como uma das empresas mais sustentáveis do mundo pelo “Sustainability Yearbook 2017”. A publicação apresenta uma reflexão sobre as principais tendências, desafios e oportunidades em sustentabilidade. A qualificação para inclusão no “Yearbook 2017” considera a performance das empresas na avaliação do DJSI, em 2016. O BB foi classificado pela segunda vez na categoria Bronze, figurando entre as maiores pontuações no setor “bancos”, pela excelência no desempenho em sustentabilidade. O Banco posicionou-se como referência mundial, com nota máxima nos temas: “Políticas/Medidas de Prevenção ao Crime”, “Estabilidade Financeira/Risco Sistêmico”, “Riscos e Oportunidades Negociais”, “Filantropia e Cidadania Corporativa” e “Inclusão Financeira”.
Universidade Corporativa BB recebe premiações 
O Banco do Brasil conquistou o 2º lugar na categoria “Universidade Corporativa do Ano – Global” no Cubic Awards 2016, premiação mundial que reconhece organizações de aprendizagem e universidades corporativas de excelência em desempenho e resultado. O BB também foi reconhecido como Top of Mind de RH na categoria Empresas com Práticas Reconhecidas da Educação Corporativa. 
Banco do Brasil reconhecido como Empresa Pró-Ética 2016
Pela terceira vez, o Banco do Brasil foi reconhecido como uma Empresa Pró-Ética-2016. O anúncio foi feito na 3ª Conferência Lei Empresa Limpa, em Brasília (DF). O Pró-Ética é uma iniciativa conjunta do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União e do Instituto Ethos.
Reestruturação Banco do Brasil
O Banco do Brasil avançou na implantação do conjunto de medidas anunciadas em Nov/16 para redimensionar sua estrutura organizacional. Até 15 de fevereiro, fechamos 274 das 402 agências previstas no plano de reorganização. A previsão é que as demais 128 agências sejam fechadas até o final de Mar/17.
A adesão ao Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada (PEAI) somou 9.409 funcionários, que possibilitará uma redução de até R$2,3 bilhões em despesas de pessoal no ano de 2017. A reorganização prevê ainda redução de despesas da ordem de R$ 750 milhões ao longo de 2017, em itens como aluguel e segurança de agências, deslocamentos, serviços de terceiros, além de custos com transportes de valores.

Radioweb

No TCC

A programação musical do Teatro Carlos Câmara (TCC) recebe amanhã (17), o show Horizonte Aparente de Ayrton Pessoa Bob, às 18h30. A entrada é gratuita e a classificação é livre para todos os públicos. O TCC é um equipamento ligado à Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Ceará e fica localizado na Rua Senador Pompeu, 454, Centro.
O show propõe uma abertura a passeios pela literatura, mitologia, ciência, memória, sonho e experiência urbana, a partir de um repertório construído através de ciclos de fragmentação e reestruturação, estimulando a experiência da escuta em busca de atmosferas que flexibilizem a percepção do tempo. No palco, os músicos lançam mão de estratégias de composição, improviso e inserções eletrônicas, instaurando climas e paisagens entre melodias cantáveis.
Ayrton Pessoa Bob é de Fortaleza, artista sonoro, compositor e instrumentista, vem desenvolvendo trabalhos de música instrumental e trilhas sonoras em colaboração com outros artistas, principalmente com projetos em teatro, cinema e dança. Atua como músico em apresentações e gravações de diversos grupos e intérpretes. Foi integrante da banda Argonautas (1999-2011) e lançou o álbum Manual Prático da Saudade (2012).
O Teatro Carlos Câmara traz programações musicais gratuitas sempre às sextas-feiras, no horário das 18h30, com entrada gratuita. Encerrado o mês de fevereiro, o público vai poder conferir na próxima semana show da banda Fulô de Aurora. A gestão do equipamento cultural está sendo compartilhada entre a Secult e o grupo Teatro Máquina, selecionado via edital para ocupação artística.
SERVIÇO
Show Horizonte Aparente - Ayrton Pessoa Bob
Sexta-Feira (17), 18h30
Gratuito

Balanço do BNB de 2016

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) apresentou crescimento de 139,5% de seu lucro líquido em 2016, atingindo R$ 732,1 milhões. No período, a instituição aplicou R$ 22,2 bilhões na Região, distribuídos em mais de 5 milhões de operações de crédito. Os números estão publicados no balanço financeiro anual e estão disponíveis para consulta no portal da instituição na internet (www.bnb.gov.br).
O resultado positivo reflete a melhoria do Índice de Eficiência Operacional, que subiu 7,8% em comparação ao exercício de 2015. As despesas de aprovisionamento de crédito foram reduzidas em R$ 422 milhões e também regularizadas 127.641operações, totalizando R$ 2,38 bilhões em recuperação de crédito.
Resultados
A maior parte do montante aplicado pela instituição na economia nordestina em 2016 foi destinada a operações de longo prazo (R$ 11,2 bilhões) e beneficiou clientes de pequeno porte (R$ 6,9 bilhões), no âmbito do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), sua principal fonte de recursos, que dispõe de condições atrativas de acesso ao crédito.
O Crediamigo, o maior programa de microcrédito da América Latina, contratou 4,2 milhões de operações, ao emprestar R$ 8 bilhões para mais de 2,2 milhões de clientes.
Medidas
Entre as medidas que contribuíram para melhorar a eficiência operacional do Banco do Nordeste, destacam-se a maior utilização dos canais digitais para transações bancárias e o lançamento de linhas de crédito específicas para energia solar (FNE Sol), gestão sustentável da água (FNE Água) e implantação de startups (FNE Semente).
Outra importante iniciativa foi o lançamento do Hub Inovação Nordeste (Hubine), como espaço de apoio a iniciativas inovadoras, que criem soluções capazes de contribuir com a dinamização da economia regional.

Petrobras

A produção total de petróleo e gás natural da Petrobras, em janeiro, foi de 2,86 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), sendo 2,74 milhões boed produzidos no Brasil e 120 mil boed no exterior.
A produção média de petróleo no país foi de 2,23 milhões de barris por dia (bpd), volume 3% inferior ao de dezembro do ano passado. Esse resultado se deve, principalmente, à parada programada na plataforma P-40, localizada no campo de Marlim Sul, na Bacia de Campos, e à manutenção em um dos poços produtores interligados ao FPSO Cidade de Anchieta, no Parque das Baleias, também naquela Bacia.Em janeiro, a produção de gás natural no Brasil, excluído o volume liquefeito, foi de 81,4 milhões de m³/d, em linha com a produção de dezembro de 2016.
Produção no pré-sal atinge novos recordes diário e mensalEm janeiro, a produção de petróleo operada pela Petrobras (parcela própria e dos parceiros), na camada pré-sal, atingiu dois novos recordes: o mensal, com a produção de 1,28 milhão bpd, e o diário, alcançado no último dia 4 de janeiro, de 1,34 milhão de barris. Além disso, a produção de petróleo e gás natural operada alcançou o novo recorde de 1,59 milhão boed.
Esses resultados se devem, principalmente, ao crescimento da produção de novos poços interligados aos FPSOs Cidade de Caraguatatuba (no campo de Lapa); Cidade de Saquarema, Cidade de Mangaratiba e Cidade de Itaguaí (localizados em Lula); e Cidade de São Paulo (em Sapinhoá); todos na Bacia de Santos. Outro destaque foi o maior desempenho operacional na plataforma P-58, localizada no Parque das Baleias, na Bacia de Campos.Produção de óleo e gás no exterior
Em janeiro, a produção de petróleo nos campos do exterior foi de 69 mil bpd, volume 13% superior ao mês anterior. Esse crescimento decorre, especialmente, do retorno à operação do campo de Agbami, na Nigéria, após parada programada ocorrida em dezembro. A produção de gás natural foi de 8,6 milhões de m³/d, 16% abaixo do volume produzido no mês anterior. Essa redução ocorreu, sobretudo, devido à redução de demanda de gás da Bolívia.

Oscar no UCI

Enquanto o Oscar não chega, a rede UCI Cinemas preparou a promoção #OscarUCI2017 para aquecer o público para a premiação. A rede criou uma brincadeira de mímicas online para incentivar os fãs de cinema a soltarem a imaginação e descobrir se eles também conseguem acertar os desafios.
Para participar é preciso ter um perfil válido no Instagram e ter curtido o @UCICinemas. A dinâmica é simples. O usuário precisa postar, em seu perfil no Instagram, um vídeo fazendo uma mímica de algum dos filmes concorrentes ao Oscar 2017, de acordo com a lista disponível no site WWW.ucicinemas.com.br/OSCARUCI2017. De hoje até o dia 19 de fevereiro, uma comissão julgadora definida pela UCI irá escolher os melhores vídeos e repostar em seu perfil do Instagram. Os participantes que tiverem produzido os vídeos escolhidos pela UCI ganham um par de ingressos para os complexos da rede. Além disso, os donos das dez publicações mais curtidas postadas no perfil da rede levarão para casa brindes relacionados aos filmes indicados ao Oscar 2017, e ainda podem ter seu material exibido nas TVs dos lobbies dos cinemas UCI.
A promoção #OscarUCI2017 não para por aí. O púbico ainda pode participar tentando adivinhar os vídeos dos outros perfis. Quem for o primeiro a acertar o filme da mímica publicado leva um par de cortesias. O usuário pode tentar adivinhar quantas vezes quiser, mas só será premiado uma vez. Para mais informações ou para ler o regulamento completo, basta acessar WWW.ucicinemas.com.br/OSCARUCI2017.
SOBRE A UCI
Sinônimo de qualidade e tecnologia, a UCI (United Cinemas International Ltda.) está há 18 anos no Brasil e tem 23 complexos, no Rio de Janeiro, São Paulo, Ribeirão Preto, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza, Juiz de Fora, São Luís, Manaus, Belém e Campo Grande, totalizando 196 salas. A rede é responsável pelo maior complexo de cinemas do país, o UCI New York City Center, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Com 18 salas, sendo uma IMAX e duas De Lux, o UCI NYCC é responsável pelo maior público do Brasil desde sua inauguração.

Banco de Leite

Solidariedade. Essa é a melhor palavra que define a atitude de muitas mães que se disponibilizam a doar leite materno. Seja nas férias escolares, quando os outros filhos passam a maior parte do dia em casa, durante as festas de fim de ano ou feriados prolongados, seja inclusive no Carnaval, elas estão sempre a postos para ajudar na alimentação e na recuperação dos bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. É contando com essa atenção especial, que o banco de leite humano do Hospital Geral César Cals, da rede pública do Governo do Estado, convida as mães que estão amamentando para fazer a doação. O banco já está no momento de reforçar o estoque para o período carnavalesco e conta com o apoio das mães doadoras.
O processo é simples e não é demorado. Por meio de uma só ligação para o número gratuito 0800 286 5678, a mãe que pretende doar leite ou aquela que já doa pode tirar as dúvidas sobre aleitamento materno, maneira certa de amamentar; processo de ordenha em casa e maneira correta de guardar o leite, entre outras, além de obter informações sobre a doação e agendar o dia para que a coleta do leite em casa. A doadora nem precisa se preocupar com a entrega. Em qualquer dia da semana, feriados e finais de semana, e a qualquer hora o atendimento pode ser feito por telefone ou no próprio banco de leite, que fica na Avenida Imperador, 545, Centro de Fortaleza.
Quem explica bem o processo de doação é a enfermeira Gilvania Ribeiro. “Toda mãe que amamenta é capaz de doar. Ela tira o excesso do leite e guarda no congelador, num vidro limpo e esterilizado, com tampa plástica, identificado com o nome completo da mãe e com a data da primeira coleta. O leite guardado pode ficar no congelador entre sete e 10 dias”. Depois disso é só ligar que o hospital vai buscar. O Hospital César Cals também fornece os vidros esterilizados para dar continuidade à doação. Gilvânia explica que com o leite materno, o tempo de internação pode ser diminuído pela metade e ainda aumenta a imunidade, o que favorece uma ida mais cedo para casa.
É dessa maneira que a contadora, Francisca das Chagas Bezerra, moradora do bairro Passaré, em Fortaleza, faz para doar. Ela chega a acordar no meio da noite para fazer a ordenha, por causa do excesso de leite. Desde quando foi mãe pela primeira vez, há oito anos, ela passou a doar. “Quando eu tive a minha primeira filha, eu doei leite e agora passei a doar de novo”, fala. A filha dela, Sarah, que nasceu em uma maternidade particular da capital vai completar um mês no próximo dia 27 de janeiro e nesse período Francisca doa constantemente. Para ela, a doação é de extrema importância, porque muitas mães não conseguem ter leite suficiente para alimentar os filhos. “É com maior amor que a gente está ajudando outras vidas”, destaca a doadora.
O Hospital César Cals possui um Centro de Neonatologia com 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIN) e 36 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais (UCINCo), antigo médio risco. Diariamente, o hospital busca atender toda a demanda de leite que os pediatras prescrevem para os recém-nascidos internados. Por isso, qualquer quantidade de leite faz a diferença. Como diz a doadora Francisca das Chagas, “doar leite é doar vida”.

Unidos da Cachorra

A Skol vai tirar o cantor Xand Avião, líder da banda Aviões do Forró, do quadrado. A cerveja inovará e levará o cantor para desfilar com o bloco Unidos da Cachorra em Fortaleza! A apresentação faz parte da programação do Ciclo Carnavalesco de Fortaleza e será durante o desfile do bloco neste sábado (18), último fim de semana de Pré-Carnaval de 2017. “Esse ano a Skol quer proporcionar o melhor Circuito Carnavalesco que Fortaleza já viu! Queremos um carnaval de rua que incentive as pessoas a abrir a cabeça para o novo, derrubando todas as barreiras com um mesmo objetivo: alegria e diversão. Por isso reunimos dois grandes nomes do cenário cearense em um show democrático, que valoriza o carnaval de rua e acessível para todos”, comenta o gerente regional de marketing da Ambev, Thiago Espíndola.
Xand explica que a parceria veio em um ótimo momento da sua carreira: “Estou muito feliz em poder sair do lugar-comum e fazer diferente. Eu nunca fiz nada parecido com isso, mas não sou de recusar desafios e estou adorando poder desfilar no chão, no meio do pré-carnaval, junto com o Unidos da Cachorra”, comemora o cantor. A apresentação está prevista para 17 horas, durante o desfilo no Aterro da Praia de Iracema. Xand Avião promete agitar a galera com grandes sucessos da música nacional, acompanhado pela bateria do bloco. “Como é uma apresentação totalmente fora do meu quadrado, as músicas também serão! Não posso adiantar muita coisa, mas garanto que eu e a bateria do Unidos da Cachorra vamos empolgar todo mundo com músicas totalmente inusitadas em ritmo carnavalesco”.
Fernando Bustamante, diretor do Unidos da Cachorra, ressalta que o bloco adora experimentar novas possibilidades em seus desfiles: “Nós somos um bloco que cresceu muito por fazermos diferente, sempre estamos quebrando barreiras e inovando nos nossos desfiles. Esse presente de Skol vem somar com nossa festa. O Xand é um dos maiores nomes do forró e vamos fazer Fortaleza sair do quadrado dançando forró em pleno carnaval!”
Xand Avião desfila com Unidos da Cachorra
Quando: 18/2
Horário: a partir das 17 horas
Local: Aterro da Praia de Iracema

Seguidores

Arquivo do blog