sexta-feira, 10 de março de 2017

Na ALCE

A Assembleia Legislativa do Ceará realiza, na próxima segunda-feira (13), 14 horas, no Plenário 13 de Maio, sessão solene que marcará a abertura da semana em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor, celebrado em 15 de março. A iniciativa foi proposta pelo deputado Fernando Hugo (PP), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da ALCE.
Na solenidade, serão homenageados, com a entrega de placas alusivas à data, o Dr. Luiz Sávio Aguiar, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/CE); Ticiano Gomes Feitosa, coordenador do setor de atendimento do Decon, e Francisco das Chagas Nóbrega Filho (in memoriam), ex-coordenador de extensão do Procon Assembleia, representado pela família.
O Código de Defesa do Consumidor foi instituído em 11 de setembro de 1990, com a Lei nº 8.078, mas entrou em vigor apenas em 11 de março de 1991. A necessidade do CDC nasceu da luta do movimento de defesa do consumidor no País, que começou com a vigência da Lei Delegada nº 4, de 1962, e se fortaleceu em 1976, com a criação do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo, servindo de incentivo e modelo para a criação dos demais Procons do País.
Semana do consumidor
Durante toda a semana, serão realizadas várias atividades envolvendo a Procuradoria Geral de Justiça, Defensoria Pública e Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-CE, dentre outros.
No Dia Internacional do Consumidor (15/03), a programação começa com um café da manhã, às 8h, na sede do Decon, seguido pela divulgação, a partir das 9h, do Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas, 2016, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça. Das 9h às 16h, acontecerá a festa do Dia Mundial do Consumidor, com apresentações, palestras, orientações jurídicas, registro de reclamações e distribuição de materiais informativos, na Praça do Ferreira. 
Haverá ainda orientação jurídica e registro de reclamações, das 9 às 16h, no Decon/CE, Procon Assembleia, OAB/CE, ACFOR, Anatel, ANS, Arce, Sincegás, além de negociação de dívidas (parcelamento e descontos nas faturas vencidas, emissão de 2a via, consulta SPC/Serasa, entre outros serviços) da Cagece, Enel, OI, TIM, VIVO e CLARO.

Terremotos em Santana do Acaraú

 A atividade sísmica continua em Santana do Acaraú e há relatos de sismos sentidos na segunda e terça feira. Registros dos maiores eventos podem ser observados na estação de Cascavel. O evento de maior magnitude após o domingo ocorreu às 01:00 UTC (dia 08; 23:00 do dia 07, hora local) e teve magnitude preliminar estimada em 2.6.
    O técnico Eduardo Menezes teve acesso ao registro dos eventos de domingo na estação de Morrinhos (NBMO) e, através dele, foi possível ter uma melhor localização do epicentro do evento de domingo. Eduardo teve acesso também aos dados da estação de Sobral (SBBR). No momento, embora tenhamos 5 estações estações operando no Ceará só estamos com acesso à estação de Cascavel (NBCL) mas esperamos que essa situação seja corrigida em breve. 
    Na Figura1, temos um mapa mostrando o epicentro e as estações sismográficas mais próximas em operação .

Figura 1. Epicentro e estações. O epicentro está simbolizado pela estrela vermelha. As estações estão simbolizadas pelos triângulos azuis (NBMO e SBBR) e vermelho (NBCL).
    Na Figura 2 temos um mapa em detalhe da área epicentral.

Figura 2. Mapa em detalhe da área epicentral. O epicentro está representado pela estrela vermelha. O triângulo azul representa a estação de Morrinhos (NBMO. Em destaque as áreas dos municípios de Santana do Acaraú e Morrinhos.
    Na Figura 3 temos o registro do evento de domingo, de magnitude 2.7, na estação NBMO.

Figura 3. Registro do evento de magnitude 2.7 em NBMO.
    Como dissemos, a atividade continua. Na Figura 4 está mostrado o registro do evento de magnitude 2.6, ocorrido na noite do dia 07 (hora local; dia 08 UTC) na estação de Cascavel (NBCL).

Figura 4. Registro do evento do dia 07 em NBCL.
    Em situações como essas não é possível dizer como a atividade sísmica vai evoluir. Pode ser que essa atividade diminua e se extinga ou que continue, inclusive com a ocorrência de tremores de maior magnitude que os até agora observados.
    Para ver a descrição de alguns efeitos consultar:

Fonte: LabSis/UFRN, RSISNE, INCT-ET
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, Guilherme Sampaio  

Dia de Combate ao Sedentarismo

A imagem pode conter: texto

UFC pela Net

Amanhã, o UFC desembarca em Fortaleza, no Centro de Formação Olímpica, para o primeiro evento no País em 2017. A partir das 21h, 12 brasileiros estarão nos cards preliminares e o principal da noite: o Fenômeno Vitor Belfort, Maurício Shogun, Edson Barboza, Francisco Massaranduba, Serginho Moraes, Rony Jason, Alex Comboy, Michel Trator, Bethe Correia,Jussier Formiga e os estreantes Paulo Borrachinha e Dani Ramos.O principal confronto da noite marca o retorno do Fenômeno contra o americano Kelvin Gastelum, campeão do TUF 17, e pode ser conferida no Combate, nos canais 240 e 740 HD da NET.
Antes de Belfort, o ex-campeão Mauricio Shogunencara Gian Villante, que vem de uma sequência de duas vitórias consecutivas diante de Rogério Minotouro e Corey Anderson. Villante é especialista em luta agarrada, mas suas mãos pesadas já nocautearam quatro adversários no octógono.
Outro confronto eletrizante e bem disputado será na categoria peso-leve. Edson Barboza, quinto lugar no ranking da categoria, encara o iraniano BeneilDariush. Barboza quer manter o embalo e conquistar a terceira vitória consecutiva para alçar voos mais altos no UFC.
Durante o evento, o público presente poderá entrar no clima do UFC no espaço da NET e do Combate no Centro de Formação Olímpica, onde poderão medir a força de seus chutes e socos e também tirar fotos divertidas com os totens dos lutadores Vitor Belfort e Bethe Correia.
E ainda no domingo, os assinantes do canal Combate ainda poderão rever a luta gratuitamente no NOW a partir de domingo, 12 de março em NOW Clube > Combate. O NOW pode ser acessado pelo canal 1 ou no Portal da NET HD.
O UFC Belfort x Gastelumjá está disponível para ser adquirido com antecedência nos canais de atendimento da NET:
Canal Combate – R$ 79,90/mês. Valor válido para compra pelo controle remoto (canal 250), site www.net.com.br ou atendimento eletrônico pelo telefone 4004-8844 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-726-0800 (demais regiões).Além de pagar um único valor mensal e ter acesso à programação completa, assinantes do Combate têm acesso gratuito ao CombatePlay com centenas de incríveis duelos e programas exclusivos para assistir quando e quantas vezes quiser.
Para clientes com canais pagos em alta definição e assinantes do canal Combate, o evento em HD poderá ser acessado pelo canal 740
CARD PRINCIPAL (a partir de 0h, horário de Brasília):
Pesomédio: Vitor Belfort x Kelvin Gastelum
Peso meio-pesado: Maurício Shogun x Gian Villante
Peso leve: Edson Barboza x BeneilDariush
Peso-mosca: Jussier Formiga x Ray Borg
Peso-galo: Bethe Correia x Marion Reneau
Peso meio-médio: Alex Cowboy x Tim Means
CARD PRELIMINAR (a partir de 21h, horário de Brasília):
Peso leve: Francisco Massaranduba x Kevin Lee
Pesomeio-médio: Serginho Moraes x Davi Ramos
Peso-galo: Rani Yahya x Joe Soto
Peso-leve: Michel Trator x Josh Burkman
Peso-pena: Rony Jason x Jeremy Kennedy
Peso médio: GarrethMcLellan x Paulo Borrachinha.

Em Sobral

Ciro em Guarulhos amanhã

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

Na Faculdade CDL

Práticas positivas nos aspectos econômicos, sociais e ambientais permeiam o termo sustentabilidade. Nas empresas, o conceito se tornou importante indicador no reposicionamento estratégico, que pode gerar lucro e representar um importante diferencial de imagem em meio à concorrência. Visando esse diferencial, a Faculdade CDL realiza amanhã, das 8 às 13 horas, o curso “Sustentabilidade no Varejo”. No conteúdo uma abordagem sobre o conceito, gestão, engajamento, 16 princípios e cases de sustentabilidade no varejo.
O curso é direcionado a empresários do ramo varejista, com carga horária de 5h/aula, e será ministrado pelo consultor Maiso Dias, profissional com mais de 15 anos de experiência em consultoria de gestão empresarial, membro da Rede de Consultores do Instituto Ethos de Responsabilidade Social (Uniethos) e diretor de Sustentabilidade da Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH-CE.
“Nesse primeiro momento a ideia é sensibilizar o empresário, e mostrar que a aplicação da sustentabilidade como estratégia no varejo é viável e traz muitos benefícios. Fazemos um benchmarking que consiste em uma análise das melhores práticas de mercado de empresas nacionais e locais. Quero mostrar como os participantes podem aplicar essa estratégia em suas empresas e que podem até ser reconhecidos pelas boas práticas de gestão”, explica Maiso Dias.
Esse é o primeiro dos três cursos que serão ofertados pelo programa “Sustentabilidade no Varejo” promovido pela Faculdade CDL junto ao Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social e à Dialogus Consultoria, com o apoio da CDL de Fortaleza. Realizados aos sábados, os próximos cursos serão: no dia 8 de abril sobre “Ferramentas para inserção da sustentabilidade e responsabilidade social nos negócios”; e nos dias 13 e 20 de maio, sobre “Elaboração e desenvolvimento de projetos sociais”.
O interessado deverá efetuar a inscrição pelo endereço eletrônico: http://www.faculdadecdl.edu.br/cursosabertos/sustentabilidade-varejo.html.
SERVIÇO
“Sustentabilidade no Varejo” – Dia 11/3, das 8h às 13h, na sede da Faculdade CDL (Rua 25 de Março, 780 – Centro). Informações: (85) 3433.3048

Oi

A Oi começou 2017 registrando novos avanços em indicadores de qualidade. Em janeiro deste ano, a companhia reduziu em 56% as entradas de processos nos Juizados Especiais Cíveis (JECs) frente ao mesmo mês do ano passado. As reclamações contra a companhia no call center da Anatel caíram mais de 20% na mesma comparação. Já as reclamações nos Procons recuaram 15% em janeiro deste ano, ante janeiro do ano passado.
Independentemente do processo de recuperação judicial, iniciado em junho do ano passado, a Oi vem mostrando melhorias nos resultados operacionais de forma consistente e, com esses novos dados, reforça a tendência que já vinha registrando desde o início de 2016. Na comparação entre o quarto trimestre de 2016 e igual período de 2015, a companhia reduziu em 57% o número de novos processos nos JECs. No call center da Anatel, a queda no volume de reclamações foi de 18%. Nos Procons, as reclamações também caíram 18% na comparação entre estes trimestres.
Três frentes de trabalho contribuíram para esse desempenho da companhia: maior eficiência operacional e qualidade nos serviços a partir da absorção de parte das atividades terceirizadas de manutenção de planta, instalação e reparo, passando a ter uma gestão direta sobre essa força de campo; aprimoramento do atendimento, com revisão de processos priorizando a resolução dos problemas à primeira chamada, usando nova plataforma tecnológica que permite, por exemplo, atendimento segmentado por tipo de cliente e funcionalidade de retornar para o cliente caso a chamada seja interrompida (call back); e investimento na transformação digital do negócio, com foco na melhoria da experiência, através de iniciativas como lançamento de aplicativos móveis e uso de big data para uma abordagem mais individualizada dos seus clientes.
“Cuidar do cliente é um foco estratégico para a Oi. Nosso atendimento está passando por uma grande transformação e os resultados já aparecem: no último ano a satisfação do cliente aumentou 21% e as chamadas repetidas reduziram 26%”, afirma João Pedro Sant’Anna, diretor de Atendimento da Oi.

Trote Solidário

O Centro Universitário Estácio do Ceará realiza, na próxima segunda-feira (13), o “Trote Solidário”. Promovido pelo curso de Ciências Contábeis, a ação tem o objetivo de incentivar a doação de sangue ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce).
O “trote” acontece das 16 às 20 horas, na Unidade Moreira Campos, localizada na Rua Vicente Linhares, 308 – Aldeota.

quinta-feira, 9 de março de 2017

Enem 2017

Cheirin Bão no North Shopping Jóquei

A rede mineira Cheirin Bão apresenta mais de 90 itens típicos da região além do café especial coado na hora. Nova unidade está no North Shopping Jóquei
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), até 2019 o consumo de café especial deve triplicar. Para que isso aconteça a rede de franquias especializada no produto, Cheirin Bão, aposta na ideia de popularizar o consumo do café especial no Brasil, segue o plano de expansão e acaba de inaugurar a primeira unidade em Fortaleza.

“Escolhi a rede porque sempre tive o sonho de ter uma cafeteria e vi na empresa um orçamento viável de investimento, além de um conceito que me chamou atenção: o café artesanal e coado na hora”, explica o novo franqueado e advogado, Francisco Ednaldo Vieira Júnior. De acordo com ele, a intenção é de também mostrar para as pessoas que consumir um café especial, mais puro, pode ser acessível.
É que hoje a rede oferece uma xícara de 70 ml de café por R$ 4,50 a R$ 5,50 e o pacote de 250 gramas é vendido entre R$ 20 e R$ 24 e por estar localizada no Sul do Estado de MG, a empresa adquire cafés de produtores com certificação da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês).
O empreendedor interessado na franquia Cheirin Bão necessita de um espaço a partir de 4m² e investimento de R$ 79 mil caso opte por quiosque. E para loja R$ 90 mil. Além disso, a empresa oferece todo o suporte para gestão do negócio e capacitação sobre o mercado de café e como comercializar os produtos.
Sobre a Cheirin Bão
Criada em 2014, a Cheirin Bão tem como objetivo levar o seu café especial coado na hora e mais de 90 itens mineiros como broas, doces, cachaças e pimentas para grandes centros urbanos através de seu modelo de negócio de franquia que contempla quiosques e lojas.
Mais informações: http://www.cheirinbao.com.br/

Cai 9,4%


170309 SSPDS MG 1521 web
No segundo mês de 2017, os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) caíram 9,4%, os Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs) diminuíram 13,9%, e os furtos acompanharam o decréscimo com 4,9% no Estado. Pela primeira vez, desde a implantação do Programa Em Defesa da Vida, em janeiro de 2014, esses três indicadores apresentaram redução no mesmo mês. Os números foram divulgados na manhã desta quinta-feira (9), pelo governador Camilo Santana, durante a reunião mensal de monitoramento, na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
"Estamos com dois meses seguidos de quedas de crimes contra o patrimônio. Em janeiro tivemos crescimento no índice de homicídios, mas caiu em fevereiro, compensando um pouco, estamos com -0,3% em 2017. O importante é que esse mês conseguimos redução em todas as categorias, ainda mais englobando um período como o Carnaval. Não temos tempo a perder. Estamos monitorando, traçando estratégias, é o que temos feito em todo o nosso governo", disse o governador.
O resultado é fruto das ações desenvolvidas pela Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e por suas vinculadas – Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense. Em fevereiro de 2017, no Estado, os CVLIs caíram 9,4%, os CVPs diminuíram 13,9%, e os furtos acompanharam o decréscimo com 4,9%.

quadros crime no ceara fevereiro 2017-01


O combate a roubos e furtos através de operações articuladas SSPDS apresentou resultados positivos para o Ceará em dois meses seguidos. Após a diminuição em janeiro, fevereiro também registrou redução – 13,9%, caindo de 5.977 registros, no ano passado, para 5.144, neste ano.

O secretário da Segurança, André Costa, falou das ações desenvolvidas para atingir as metas desejadas. "Estamos fazendo esse esforço para reduzir todos os índices. É uma dificuldade, pois aqui na Capital, por exemplo, temos bairros em que acontecem muito assaltos, como bairro de Fátima, mas não são áreas com grandes ocorrências de homicídios, como Genibaú, Barra do Ceará. Um exemplo do nosso esforço é a Operação Marco Zero, em atuação em bairros como Pirambu, Vila Velha e Cristo Redentor. Conseguimos a redução, sempre dentro das ações do Pacto por um Ceará Pacífico, e também sempre buscando novos investimentos. Em breve, o governador vai entregar mais 249 viaturas que vão reforçar o nosso policiamento", disse.

Todos os territórios do Estado apresentaram redução nos CVPs (roubos) – Fortaleza (15,5%), Região Metropolitana (10,7%), Interior Norte (7,7%) e Interior Sul (14,3%). Já os furtos, em fevereiro, caíram 4,9%, no Estado, indo de 4.509 para 4.209 casos. Na Capital, os furtos caíram 9,3%, passando de 2.458, em 2016, para 2.229 ocorrências, neste ano. O foco na redução dos CVPs e rounos oi anunciado no final de 2016, após dois anos seguidos de queda nos CVLIs.


quadros crime no ceara acumulado 2017-01


CVLIs

O indicador que mede os crimes contra vida voltou a apresentar redução no mês passado. No Ceará, a diminuição foi de 9,4% (acima da meta de 6% estabelecida no Programa Em Defesa da Vida), caindo de 297 vítimas em fevereiro de 2016 para 269 no mesmo período deste ano.
Entre os territórios, a Região Metropolitana apresentou o melhor resultado – caiu de 88 registros para 57 – uma redução de 35,2%. Em seguida veio o Interior Sul, com uma diminuição de 19%, passando de 79 para 64 CVLIs. Interior Norte e Fortaleza tiveram aumento, respectivamente, de 28,9% e 5,9%.

Caso Dandara
Durante a entrevista coletiva, o governador informou que foram presos os dois últimos suspeitos foragidos pelo crime que vitimou a travesti Dandara dos Santos. "Todos os sete foram presos e serão punidos. Foi um caso que assustou todos nós e essa tem sido a nossa luta, pela vida, não vamos tolerar qualquer ato que atente contra o ser humano. Que possamos rigorosamente dar um exemplo de punição a quem cometeu esse crime que chocou o mundo inteiro. Temos que agir com indignação", disse o chefe do Executivo.
Dandara dos Santos, de 42 anos, foi espancada até a morte em Fortaleza. O crime aconteceu no dia 15 de fevereiro, no Bairro Bom Jardim, e ganhou repercussão nas redes sociais após o compartilhamento do vídeo que mostra a travesti sendo agredida por um grupo de homens no meio da rua.

Criança e Adolescente

O Shopping Parangaba e outros 22 shoppings da Rede Aliansce abraçam uma campanha nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. As divulgações começam amanhã e vão usar uma comunicação informativa e direta, em displays, redes sociais e no sites dos empreendimentos.
Intitulada “Números”, a campanha foi criada pela Cucumber Propaganda e promovida pelo Instituto Liberta, Childhood Brasil, Fundação Abrinq e Secretaria Nacional de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente. O objetivo é apresentar com clareza o tamanho do problema, além de promover a conscientização da população brasileira sobre o assunto, bem como incentivar as denúncias pelo “Disque 100”.
A campanha ainda apresenta diversas estatísticas alarmantes sobre a exploração sexual de crianças e jovens, como o fato de que, a cada 24 horas, cerca de 320 casos de abuso acontecem no País.

Mulheres em Autoajuda

A atriz Rosane Gofman desembarca amanhã, sábado e domingo, em Fortaleza, para estrelar o monólogo “Mulheres em autoajuda” no palco do Theatro Via Sul. Com texto e direção de Paulo Fontenele, a artista apresenta a história de Rosane, com fatos que aconteceram com a própria atriz e com outras mulheres na faixa dos mais de 50 anos de idade.
Um espetáculo baseado em referências pessoais e com situações engraçadas dos percalços da meia idade enfrentadas pelas mulheres. São esses os casos contados em cerca de 70 minutos de espetáculo pela atriz, com mais de 40 anos de carreira, e que será apresentado no próximo fim de semana em um dos palcos mais prestigiados do Ceará.
Sinopse
A peça conta de forma leve e divertida a história da personagem Rosane, que após uma briga com o marido, em que o mesmo aconselha a esposa a procurar um grupo de autoajuda, resolve acatar a sugestão do companheiro e vai buscar respostas para as perguntas que começaram a surgir com as mudanças com a chegada dos 50 anos, uma transformação intensa e irreversível.
A partir da sessão de terapia em grupo, a personagem começa a contar causos de seu cotidiano, fazer questionamentos sobre casamento, filhos, família, sexo e até mesmo dos cachorros. Uma peça para mães, filhos, pais, avós, onde o reconhecimento será inevitável.
Serviço
Mulheres em Autoajuda
Data: 10, 11 e 12 de março
Local: Theatro Via Sul
Horário: Sexta e Sábado às 21h e Domingo às 19h
Ingressos: Plateia inferior - Inteira: R$ 60 e Meia entrada: R$ 30 / Plateia superior – Inteira: R$ 40 e Meia entrada: R$ 20
Pontos de venda: Bilheteria do Teatro Via Sul e no site ingresso rápido (www.ingressorapido.com.br)
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos

Em Baturité

No próximo sábado, a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará fará mais uma mobilização para orientar a população acima dos 60 anos sobre os cuidados com a saúde e prevenção de quedas. Esta será a primeira Ação Saúde da Pessoa Idosa realizada no interior do estado e ocorrerá na Policlínica Regional em Baturité, no horário de 8 às 12 horas.
Pessoas com idade acima de 60 anos terão acesso a serviços como avaliações nutricional, física e fonoaudiológica, aferição de pressão arterial e palestras sobre diferença entre gripe e pneumonia, importância das vacinações, como reconhecer a disfagia (dificuldade de engolir alimentos) e como alimentar o idoso fisicamente vulnerável.
Além do atendimento para avaliação das condições de saúde do idoso e seus hábitos de vida, o público também será orientado sobre identificação das vulnerabilidades, autocuidado e prevenção de quedas, cujo índice de mortalidade ainda é o maior na terceira idade.
Para garantir qualidade de vida na terceira idade, é importante cuidar da saúde desde cedo. A prática de atividades físicas e uma dieta balanceada são condições que favorecem o envelhecimento saudável.
Serviço
Ação Saúde da Pessoa Idosa
Dia: sábado, 11 de março
Horário: 8 às 12 horas
Local: Policlínica Regional em Baturité - Rua São José, s/n, Centro

Desligamento programado

A Enel Distribuição Ceará informa que haverá um desligamento programado no próximo domingo (12), de 6 as 10 horas, nos municípios de Boa Viagem, Monsenhor Tabosa, Madalena e Itatira. O desligamento será realizado para atender uma obra na rede de alta tensão localizada em Quixeramobim.
O desligamento programado está previsto na Resolução 414 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e é uma ação preventiva, realizada diariamente pela distribuidora, para manutenções e/ou reparos na rede elétrica em todo o Estado do Ceará. O desligamento é a interrupção temporária do fornecimento de energia para manutenção da rede elétrica e para a melhoria da qualidade do serviço.
Para mais informações, os clientes da Enel Distribuição Ceará podem entrar em contato pelo aplicativo Enel Ceará, que pode ser baixado gratuitamente para iOS (http://goo.gl/quLoH9) e Android (http://goo.gl/pjQpNS); pelo site da companhia (www.eneldistribuicao.com.br); pelas redes sociais – Facebook (facebook.com/enelclientesbrasil) e Twitter (@enelclientesbr) ou ainda pela Central de Atendimento (0800 285 0196).

Fala Eunício

O presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) afirmou que as ações do Poder Legislativo serão pautadas pela necessidade que o Brasil tem de voltar a crescer, de forma a incluir no mercado de trabalho os cerva de 13 milhões de brasileiros que encontram-se desempregados. A afirmação foi proferida ontem, durante entrevista concedida ao jornalista Roberto D’Avila e exibida pela emissora de televisão GloboNews.
Questionado sobre quais as prioridades do Senado, dentre tantas pautas importantes a serem tratadas, Eunício ressaltou que a economia tem preponderância. “Estou cumprindo uma missão pelo Brasil, de fazer um debate franco, aberto e harmonioso sobre aquilo que precisa ser modificado para que a economia volte a crescer e a gente possa incluir esses 13 milhões de brasileiros que estão desempregados. Para que essa nova leva de jovens possa ter chance de entrar no mercado de trabalho. E, para isso, é preciso que a gente mude e, sinceramente, eu Acredito muito em Deus e acho que foi para isso que Ele me deu essa missão, que é árdua”, declarou.
Eunício reconheceu não será fácil realizar as reformas necessárias para essa retomada da economia, dentre as quais, a trabalhista, a tributária e a previdenciária. Entretanto, na visão dele, o momento é oportuno porque o presidente Michel Temer não está sendo movido por interesses eleitorais. “Felizmente, o Brasil está sendo dirigido por alguém que não está direcionado pelo desejo ou obsessão por uma reeleição. O presidente Michel está voltado para a história, ou seja, é alguém que pegou o país em profunda recessão, e que agora já mostra os sinais de recuperação”, ponderou.
Segundo Eunício, que participou da mais recente reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o Ministério da Fazenda projeta um Produto Interno Bruto positivo ainda em 2017, a queda da inflação para o patamar de 4,5% e a redução da taxa básica de juros para cerca de 8%. “Esse é o papel do Senado, pautar as matérias econômicas que destravem Brasil. E não só aprovar novas leis, mas revogar as leis que já estão obsoletas”, defendeu.
O presidente do Congresso também comentou sobre fato de que a imagem dos políticos está desgastada perante o cidadão. Para ele, o resgate da credibilidade da classe política é papel dos detentores de mandato. “E isso só será feito com a apresentação de resultados concretos em benefício dessa população, o que fará com que a sociedade se reaproxime do universo político.
A entrevista completa pode ser conferida no link abaixo:

Direito Financeiro

“Novas fronteiras do Direito Financeiro” é o tema central do IV Congresso Internacional de Direito Financeiro, que acontecerá nos dias 8 e 9 de junho, no Tribunal de Contas do Estado do Ceará, em Fortaleza. Entre os objetivos do evento estão o compartilhamento de experiências no Campo do Direito Financeiro; a aplicação do Direito Financeiro na Administração Pública, o debate de assuntos nas mais distintas áreas do saber, no âmbito nacional e internacional; e a importância do estudo do Direito Financeiro como instrumento para um crescimento econômico justo, equilibrado e eficiente. 
A programação será composta por palestras e espaços para debates, bem como apresentações de trabalhos científicos selecionados para o evento, por meio de edital. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Sistema de Gestão Educacional, na página eletrônica da Escola de Contas do TCE Ceará.
Entre os palestrantes, estão especialistas de renome, como o Prof. Dr. Francisco Pedro Jucá, Titular do Corpo Permanente dos Programas de Mestrado e Doutorado da Faculdade Autônoma de Direito da Universidade de São Paulo (FADISP); o Prof. Dr. Hugo de Brito Machado Segundo, Adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC); o Prof. Dr. José Maurício Conti, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP); o Prof. Dr. Marcus Abraham, Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região e Professor Adjunto da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Régis Fernandes de Oliveira Mestre e Doutor em Direito, Adjunto em Direito e Adjunto em Filosofia do Direito pela Universidade de São Paulo; o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler; ministro-substituto do TCU, Weder de Oliveira e o presidente do TCE Ceará, Edilberto Carlos Pontes Lima. De destaque no âmbito internacional, estarão presentes Juan Fernando Durán Alba, Titular de Valladolid; e José María Lago Montero, Catedrático de Salamanca.
O Congresso é uma realização do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, do Tribunal de Contas do Mato Grosso do Sul, do Instituto Rui Barbosa (IRB) e da Sociedade Paulista de Direito Financeiro. A coordenação está a cargo do presidente do TCE Ceará, conselheiro Edilberto Pontes; do vice-presidente do TCE-MS, conselheiro Ronaldo Chadid; e do Dr. Francisco Pedro Jucá, Juiz do Trabalho do Estado de São Paulo.
O evento é voltado para Conselheiros, Magistrados, Auditores, Procuradores de Contas, Servidores dos Tribunais de Contas, Procuradores do Estado, Secretários de Estado, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Prefeitura do Município de Fortaleza, Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas da União, Professores e Acadêmicos de Direito e servidores da Fazenda Estadual.
Saiba Mais
O Direito Financeiro, um dos ramos do Direito Público, tem por objeto o estudo das normas jurídicas, que se relacionam direta ou indiretamente com todas as receitas e despesas públicas.
Dada a importância dos princípios financeiros, que regulam a atividade legislativa e administrativa, leis orçamentárias e orçamentos públicos, tornam-se necessários o aperfeiçoamento, o aprofundamento e a difusão dos princípios jurídicos que regem a matéria.
Segundo o presidente Edilberto Pontes, além de ser uma honra organizar e sediar um evento de âmbito internacional, “é fundamental aprofundar a discussão sobre o tema e trazer novas experiências, como forma de aprimorar o conhecimento daqueles que fazem a Administração Pública”.

DNA

A Corregedoria-Geral da Justiça do Ceará realiza amanhã, a partir das 8 horas, audiências de conciliação para informar o resultado dos exames de DNA feitos em mutirões do projeto “Pai Presente”, ocorridos entre os meses de maio e setembro de 2016, em Fortaleza. A iniciativa é inédita e tem como objetivo incentivar o reconhecimento espontâneo de paternidade.
As sessões ocorrerão na sede da Corregedoria, bairro Cambeba. A abertura dos trabalhos será conduzida pelo corregedor-geral, desembargador Francisco Darival Beserra Primo. Foram agendadas 17 audiências, que serão coordenadas pelo juiz auxiliar Ernani Pires Paula Pessoa Júnior. As pessoas que devem comparecer foram devidamente comunicadas. 
Para estabelecer a medida o corregedor considerou a necessidade de uniformização, controle e efetivação dos procedimentos de reconhecimento espontâneo de paternidade, no âmbito da Comarca da Capital.
A Corregedoria-Geral é um órgão do TJCE que tem competência para fiscalizar, orientar e aprimorar os serviços judiciais e extrajudiciais prestados à população, bem como zelar pela regular conduta dos juízes e servidores. 

Virada Esportiva em Sobral

Além de ser importante para a saúde do corpo, participar de atividades esportivas proporciona momentos de diversão e lazer. Nesse sentido, o Sesc, braço social do Sistema Fecomércio-CE, realiza a Virada Esportiva em Sobral. O evento é gratuito e tem 12 horas de duração e começa às 18 horas do dia 11, seguindo até às 6 horas de 12 de março.
A programação é voltada para crianças, adultos e idosos e para participar é necessário se inscrever no local com o monitor responsável pela prática escolhida. Estão entre as atividades natação, hidroginástica, recreação aquática, futebol, futsal, voleibol, capoeira, jogos de salão, esportes de aventura, torneios esportivos, massagem, lutas, futebol americano, ritmos, bad mington, muay tay e atividades circences, além de passeio ciclístico.
SERVIÇO
Virada Esportiva Sesc
Local: Clube Sesc Junco Sobral (Rua Clotário Aguiar Araújo, 86)
Data: 11/3
Horário: das 18 horas do dia 11 às 6 horas do dia 12 d emarço.
Informações: (88) 3611.0954

Mulheres de Alto Impacto

A CEO da Fortbrasil, Juliana Freitas, é um dos destaques da série de reportagens “Mulheres de Alto Impacto”, produzida pela ONG Endeavor em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A empresário, cujo negócio oferece produtos financeiros para as classes C e D, destaque que o o número de mulheres em cargos de liderança não vem crescendo como deveria. As pesquisas da Endeavor confirmam essa percepção. Segundo o relatório de Scale-Ups de 2015, pouco mais de 30% dos líderes das empresas que mais crescem são mulheres. 
A matéria aborda a trajetória de Juliana Freitas e os desafios enfrentados como o ambiente hostil e a falta de empoderamento. Outro mito existente é de que não se pode equilibrar vida pessoal, o que desencoraja muitas mulheres e perseguirem cargos mais altos em uma organização. 
Na série “Mulheres de Alto Impacto”, são abordados ainda temas como “Liderança feminina”, trajetória de outras líderes femininas, redução da desigualdade de gênero e atuação feminina no mundo dos negócios. Para ler as matérias na íntegra, acesse: https://endeavor.org.br/mulheres-de-alto-impacto/
Sobre a Fortbrasil 
Com o início das atividades no segmento financeiro em 1994, a Fortbrasil começou como uma empresa de factoring, passando por atividades de corretagem de seguros dando início ao mercado de microcrédito em 2001, com uma sociedade de crédito ao microempreendedor (SCM). Logo após, em 2005, a empresa passou a focar em cartões de crédito, entrando no Rio Grande do Norte (2009), na Paraíba (2012) e em Pernambuco (2013). Atualmente, são mais de 1.300 pontos de captação e atendimento, 230 parceiros varejistas de diversos segmentos, quase 200 milhões de carteiras, 17 mil estabelecimentos credenciados, 1 milhão de clientes e um total de R$ 500 milhões de venda/ano. 
A Fortbrasil oferece às empresas de provate label diversas ferramentas e serviços, como: acesso a um excelente instrumento de comunicação, por meio da fatura mensal do cliente; financiamento do consumidor por conta da Fortbrasil; segurança e garantia no recebimento de vendas a prazo; facilidades de crédito, descontos e promoções em um único produto; crédito on-line: o cliente já sai comprando; ampla base de clientes das classes C,D e E com crédito para comprar; completo controle sobre as vendas efetuadas no estabelecimento; atendimento qualificado por meio da central de atendimento; diversos serviços via Internet; suporte técnico; produtos financeiros: antecipação de crédito dos valores a receber. 
Já para o cliente final são oferecidos serviços, como: oferta de crédito simples e rápido, conveniência para comprar em milhares de lojas; atendimento 24h além de vários serviços e diversas facilidades. Além dos produtos: Seguro Perda e Roubo, Seguro Desemprego, Seguro Assistencial, Saque Fone, Recarga Celular, Fortbrasil Alerta, Anuidade Bônus, Fatura Online, Plano Odontológico, Assistência Residencial, Assistência Veículos, Assistência Mais. 
SOBRE A ENDEAVOR 
A Endeavor é uma organização global e sem fins lucrativos que existe para multiplicar o número de empreendedores de alto impacto e criar um ambiente de negócios melhor para o Brasil. Para isto, seleciona e apoia empreendedores inovadores, que sonham grande e transformam os setores em que atuam; compartilha suas histórias e aprendizados; e promove estudos para direcionar o ecossistema empreendedor brasileiro. Mais informações: https://endeavor.org.br/

Na AL-CE


  1. Ferreira Aragão diz que Cagece não será privatizada.
  2. Ely Aguiar questiona responsabilidade do Governo Temer na crise nacional.
  3. Heitor Férrer critica inclusão da Cagece em lista de concessões do Governo.

Seguidores

Arquivo do blog