Pesquisar no blog

sábado, 15 de abril de 2017

Zé do Judas

Os personagens da lista do ministro Edson Fachin envolvidos na delação dos executivos da Odebrecht são os "Judas" mais vendidos em Fortaleza para malhação no Sábado de Aleluia.
Jean Carlos da Silva, de 41 anos, o Zé do Judas, tem vendido em média 15 "Judas" por dia na exposição que ele promove na rotatória das avenidas Raul Barbosa e Murilo Borges, no bairro Lagamar, em Fortaleza.
"Os que tem mais saído são os relacionados na lista do Fachin da Operação Lava Jato. Por encomenda tenho vendido a trezentos reais os bonecos dos senadores Eunício Oliveira e Aécio Neves, do ex-presidente Lula, da ex-presidente Dilma, do presidente Temer, do ex-deputado Eduardo Cunha, do juiz Sérgio Moro e ainda do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró", informa Zé do Judas.
Os Judas são confeccionados em madeira, arame, retalhos e a cabeça com papel machê. "Todos os Judas que faço são de fácil combustão para agilizar a queima no sábado. Estou de plantão até hoje para comercializar os bonecos que são um sucesso há anos em Fortaleza", lembra Zé do Judas.
Os bonecos não relacionados a lista do Fachin são vendidos a R$ 250,00. "Esses saindo também. É o caso do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump", destaca Zé do Judas.

Ciro na Europa

O presidenciável Ciro Gomes (PDT) está na Europa para uma série de palestras. Começou ontem (14), por Paris, onde falou para estudantes da Universidade Sorbonne IV, no Maison de la Recherche.Na próxima quarta-feira (19), Ciro Gomes proferirá palestra sobre a Conjuntura Brasileira para alunos da IESE Business School - South Campus, de Barcelona (Espanha). Na sexta-feira (21), ele estará na Universidade de Lisboa - Faculdade de Direito, em Lisboa (Portugal). O ciclo de palestras pela Europa se encerra no sábado (22), em Portugal, para estudantes da Universidade de Coimbra - Departamento de Ciências da Vida.
"Estou atendendo convites de uma rede de estudantes brasileiros radicados na Europa interessados em compreender o momento grave e delicado que vivemos. Estou mostrando nossa atual realidade e principalmente apontando solução para o Brasil a partir das eleições de 2018 com ideias base para um projeto nacional de desenvolvimento. Sempre estou a serviço do Brasil", disse Ciro Gomes.



Nos shoppings

North Shopping Fortaleza
Até 30 de abril – Expo Acqua – Gratuito
A Expo Aqua leva peixes ornamentais e é realizada pela Digital Comunicação e a Maré Aquarismo, com o objetivo de apresentar aos visitantes a arte de aquarismo e seus benefícios. Visitação de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, de 15h às 21h. Local: Piso 3, próximo à Livraria Saraiva.

Até 30 de abril – Expo Bus – Gratuito
O North Shopping Fortaleza abre espaço para a Expo Bus, mostra de miniaturas de ônibus que conta a história do transporte coletivo de Fortaleza e da Região Metropolitana. O acervo, de Márcio Miranda, tem exemplares das décadas de 70, 80 e 90 de diversas empresas de coletivos. Visitação de segunda a sábado, de 10h às 22h, e aos domingos e feriados, de 14h30 às 20h30. Local: Praça de Alimentação (Piso 3).

Quinta (13) – Oficinas de Páscoa – 17h – Gratuito
Durante o mês de abril o North Shopping Fortaleza oferta oficinas de Páscoa voltadas para o público infantil. Nesta quinta, tem oficina de tiara de coelho. Local: Piso 2.

Quinta (13) a sábado (15) – Toca do Coelho – 17h – Gratuito
O Coelhinho da Páscoa recebe a criançada na Toca do Coelho para tirar fotos e interagir com muita alegria. Local: Piso 2.

Quintas – Aula de Ritmos – 18h – Gratuito
Todas as quintas-feiras, o North Shopping Fortaleza leva ao público aula de ritmos para incentivar a prática de atividade física para todas as idades. Quem conduz é o professor Soberano. Local: Praça de Alimentação (Piso 3).

Sexta (14) – Oficinas de Páscoa – 17h – Gratuito
Durante o mês de abril o North Shopping Fortaleza oferta oficinas de Páscoa voltadas para diversos públicos. Nesta sexta, a oficina é de fantoche de saco de coelho. Local: Piso 2 (Toca do Coelho).

Sexta (14) – Programação de Humor– 19h – Gratuito
O comediante Marmita anima o público essa semana dentro da programação de humor do North Shopping Fortaleza. Local: Praça de Alimentação (Piso 3).

Sábado (15) – Oficinas de Páscoa – 16h – Gratuito
Durante o mês de abril o North Shopping Fortaleza oferta oficinas de Páscoa voltadas para o público infantil. Neste sábado, às 16h, tem pirulitos divertidos com Marcia Acácio e em seguida, às 17h, oficina de pintura de coelho em gesso. Local: Piso 2 (Toca do Coelho).

Sábados – Elas por Elas - 18h – Gratuito
Os finais de tarde dos sábados são embalados com um repertório único, de samba e chorinho, apresentado pela cantora Lia Maia. Local: Praça de Alimentação (Piso 3).

Domingo (16) – Oficinas de Páscoa – 16h – Gratuito
O North Shopping Fortaleza oferta o último dia de oficinas de Páscoa, voltadas para diversos públicos. Neste domingo, às 16h, tem chocolates divertidos com Viviane Acácio, e às 17h, oficina de testeira e orelhinha de coelho. Local: Piso 2 (Toca do Coelho).

Domingo (16) – Toca do Coelho – 17h – Gratuito
O Coelhinho da Páscoa recebe a criançada na Toca do Coelho para tirar fotos e interagir com muita alegria. Neste domingo, tem presença especial dos personagens Masha e o Urso. Local: Piso 2.

Informações: (85) 3404.3000 e www.northshoppingfortaleza.com.br

North Shopping Jóquei
Segunda a quinta – Saúde Jóquei – Gratuito
Semanalmente, o shopping promove o Saúde Jóquei, um estímulo ao público para a prática de atividade física. Às segundas e quartas tem aula de Ritmos às 19h30 com a profª Rayara Costa, no Estacionamento Acesso A. Nas terças e quintas é a vez da Assessoria Esportiva, às 19h, com vagas limitadas, próximo ao Estacionamento Acesso B. Às segundas e terças, tem Muai Thay com a Equipe Evolution e o mestre Rafael Morais, às 19h, no Piso 2, em frente à loja Marisa. Já nas quintas a modalidade da vez é o Jiu-jitsu, também com a Equipe Evolution e o mestre Rafael Morais, às 19h, também no Piso 2.

Últimos dias - Até 15 de abril – Drive Bandeirantes - Gratuito
O Drive Bandeirantes simula a via de trânsito com muita diversão e brinquedos. Funcionamento de segunda a sábado, de 10h às 22h. Local: Praça de Eventos (Piso 1).

Até 30 de abril – Pop & Games – Gratuito
O North Shopping Fortaleza realiza pela primeira vez o Pop & Games, evento voltado para cultura pop e geek. O espaço, com 300m² de área, contempla arena de games interativos com mais de 40 videogames, entre eles do tipo arcade, disponíveis para jogar gratuitamente e uma exposição com mais de 200 consoles históricos. Além dos games, a programação inclui desfile de cosplay, concurso de Just Dance, Mega K-pop com presença de digital influencers e outras atividades. Local: Piso 2.

Informações: (85) 3403.7042 e www.northshoppingjoquei.com.br

Via Sul Shopping
Diariamente – Labirinto Selvagem
Imagine como seria caminhar entre animais de diversas espécies em tamanho real, como dinossauros e macacos. Essa é a atração que o Via Sul Shopping proporciona ao público com a exposição Labirinto Selvagem. A mostra interativa traz um mundo selvagem com grandes esculturas, réplicas de Velociraptors, Triceraptors, um crânio de Tiranossauro Rex, além de uma cabeça de King Kong com 1,70m de altura. Entrada: R$ 10,00. Local: Praça de Alimentação (3º Piso).

Últimos dias - Até 16 de abril – Toca do Coelho - Gratuito
A Toca do Coelho é o lugar do Coelhinho da Páscoa no Via Sul Shopping. Lá, ele recebe os pequeninos para fotos e visitação. O local também oferece
oficinas infantis temáticas e gratuitas. Aberto de segunda a sábado, de 12h às 22h, e aos domingos e feriados, de 14h às 21h. O Coelhinho marca presença no local de 06 a 09 de abril, e de 13 a 15 de abril, das 18h às 20h. Local: Lounge Via Sul Shopping, ao lado da loja Polishop (3º Piso).

Diariamente – Exposição Arte em Pneus - Gratuito
Em parceria com o artesão cearense Pedro Paulino, o Via Sul Shopping apresenta exposição de produtos reciclados com pneus. A mostra traz itens como brinquedos, cadeiras rústicas, vasos ornamentais e playgrounds para crianças. Local: Espaço Cultural (1º Piso).

Segundas e quartas – Aulas de Ritmos – 19h – Gratuito
As aulas de Ritmos do Via Sul Shopping convidam o público a movimentar o corpo ao som de uma mistura de diversos ritmos com diferentes intensidades, para ajudar na perda de peso e de calorias de maneira divertida e alegre. Local: Praça de Alimentação (3º Piso).

Terças e quintas – Aulas de Funcional – 19h – Gratuito
O Via Sul Shopping oferta aulas de Funcional para dar uma força a quem deseja praticar atividade física e abraçar a boa forma. As inscrições são feitas durante o horário de aula. Local: 4º Piso, próximo ao cinema.

Quinta (13) – Oficinas de Páscoa – 17h – Gratuito
Em clima de Páscoa, o Via Sul Shopping oferta oficinas temáticas ao público infantil. Nesta quinta, tem pintura de coelho em gesso. Local: Praça de Alimentação (3º Piso).

Sexta (14) – Oficinas de Páscoa – 17h – Gratuito
Em clima de Páscoa, o Via Sul Shopping oferta oficinas temáticas ao público infantil. Nesta sexta, tem fantoche de saco de coelho. Local: Praça de Alimentação (3º Piso).

Sábado (15) – Oficinas de Páscoa – 17h - Gratuito
Em clima de Páscoa, o Via Sul Shopping oferta oficinas temáticas ao público infantil. Neste sábado, as crianças aprendem a fazer um prende-prende. Local: Praça de Alimentação (3º Piso).

Domingo (16) – Programação Infantil – 17h – Gratuito
Os personagens que são sensação entre as crianças comemoram a Páscoa no Via Sul Shopping. É o espetáculo cover “Frozen em Uma Páscoa Saborosa”. Local: Praça de Alimentação (3º Piso).

Informações: (85) 3048.1300 e www.shoppingviasul.com.br

Oi

A Oi lança novas ofertas de telefonia celular nos segmentos pré-pago e controle com uma funcionalidade inédita no mercado. A partir de agora, os clientes dos planos Oi Livre e Oi Mais Controle podem customizar seu pacote, trocando a qualquer momento a franquia de voz por dados e vice-versa, por meio do serviço de autoatendimento Minha Oi, que pode ser acessado pelo aplicativo ou pela web. A nova funcionalidade foi desenvolvida a partir de pesquisas em todas as regiões do país, que indicaram a necessidade dos clientes de terem mais flexibilidade no uso de seus créditos.
“Para trocar minutos de voz por internet e vice-versa, o cliente precisa apenas de um toque no seu celular e deslizar o dedo de um lado para o outro na tela. Isso é algo que ninguém tinha feito até então no mercado de telecom. Trata-se de uma inovação que mostra como a Oi está comprometida em facilitar a vida do cliente”, explica Bernardo Winik, diretor de Varejo da Oi. Segundo ele, outras funcionalidades estão disponíveis a partir de agora na Minha Oi, como visão de saldo, possibilidade de efetuar recarga, migrar de plano, disponibilidade do código de barras para pagamento de faturas e consulta de bônus. “Com isso, o cliente tem mais autonomia, melhor atendimento e não fica mais preso a um pacote”, lembra o diretor.
Lançadas em comemoração ao Dia das Mães, as novas ofertas que garantem mais autonomia e transparência para o cliente são baseadas em três pilares: liberdade, flexibilidade e digitalização. O objetivo é dar mais comodidade aos usuários. Nas ofertas Oi Livre, o cliente pode acumular os benefícios (voz, dados e SMS) que não foram utilizados quando fizer nova recarga em até 24h após o término da validade de seu pacote. Ainda dentro do conceito de flexibilidade, tanto no pré como no controle, o cliente também tem a opção de usar minutos para falar com qualquer operadora ou ter muito mais minutos para falar com celular e fixo da Oi.

Estratégia direcionada pelo cliente

Aplicando as técnicas de design thinking para serviços, a Oi direciona sua estratégia comercial com base em pesquisas qualitativas e etnográficas realizadas para mapear a jornada do cliente e as suas necessidades não atendidas. A companhia identificou entre os clientes de telefonia móvel a demanda por pacotes de dados maiores, mais minutos para ligar para a Oi ou para outras operadoras, mais tempo para usar seus créditos, mais velocidade de internet e preços competitivos. A partir desses resultados, a companhia vem desenvolvendo ofertas de forma a atender os clientes e proporcionar uma melhor experiência com seus produtos e serviços e tem obtido ótimos resultados. Um dos exemplos é o Oi Livre, que tem altas franquias de dados, permite optar por mais minutos para ligar para a Oi ou para outras operadoras, acumular benefícios não utilizados na vigência da oferta, tem a flexibilidade de trocar dados e minutos de acordo com sua conveniência, acesso à tecnologia 4G e ainda a melhor relação custo x benefício do mercado.
“O Oi Livre fechou março de 2017 com 16,4 milhões de clientes em todo o país, o que evidencia o sucesso da estratégia pró-cliente da companhia. Uma pesquisa realizada nos meses de fevereiro e março com 1600 clientes do Oi Livre de todas as regiões do país revela que mais de 70% deles já se consideram satisfeitos ou muito satisfeitos com o seu plano e oferta.”, afirma Winik.
Minha Oi oferece novas iniciativas no processo de transformação digital da companhia
As novidades apresentadas pela Oi são fruto do processo de transformação digital que está em curso na companhia, com o objetivo de aprimorar a experiência do cliente e garantir maior eficiência operacional. As frentes da transformação digital são o e-commerce, o e-care, o e-billing e novas funcionalidades nos serviços de telecomunicações.
A estratégia do e-care é baseada na Minha Oi, plataforma de autoatendimento, disponível para Web (versão desktop e mobile) e no aplicativo (Androide e IOS). Entre as novidades disponibilizadas na Minha Oi, além da nova funcionalidade de troca de dados e voz para os clientes da nova oferta, a companhia lança o acesso simplificado ao código de barras da Conta Oi, em que o cliente apenas precisa digitar seu CPF e identificar o produto da conta desejada, trazendo muito mais praticidade para realizar seus pagamentos (http://www.oi.com.br/minha-oi/codigodebarras/#/segunda-via/consulta). Outra funcionalidade que está sendo lançada na Minha Oi é a possibilidade de usuários verem também o status da fatura, o valor, o vencimento, o status de débito automático, além de poder optar pela conta on-line.
- A cada R$10 de crédito, o cliente recebe 500MB, 300 SMS e pode optar entre 150 minutos para falar com qualquer operadora ou por3000 minutos para falar com celular e fixo da Oi, com validade de 10 dias.
-Se o cliente fizer recarga de R$ 20, por exemplo, ele recebe proporcionalmente 1GB, 600 SMS e pode optar entre 300 minutos para falar com qualquer operadora ou por 6000 minutos para falar com celular e fixo da Oi, com validade de até 20 dias.
- Se o cliente fizer recarga de R$ 30, por exemplo, ele recebe proporcionalmente 1,5GB, 900 SMS e pode optar entre 450 minutos para falar com qualquer operadora ou por 9000 minutos para falar com celular e fixo da Oi, com validade de até 30 dias.
* Há um teto de 30 dias para a concessão desses benefícios (dados, voz e SMS). O cliente que recarregar mais de R$30 ficará com o valor excedente em “créditos livres” para usar como quiser (minutos de voz, internet, SMS e SVA).
- Cliente que tem maior demanda por internet também pode optar pela oferta Oi Livre para Navegar Mais. A cada R$ 30 de crédito, o cliente recebe 2,4 GB, 600 SMS e 300 minutos para falar com qualquer operadora, válidos por até 20 dias. Já com R$ 45, ele recebe proporcionalmente 3,6 GB, 900 SMS e 450 minutos para falar com qualquer operadora, válidos por até 30 dias.
* Há um teto de 30 dias para a concessão desses benefícios (dados, voz e SMS). O cliente que recarregar mais de R$ 45 ficará com o valor excedente em “créditos livres” para usar como quiser (minutos, internet, SMS e SVA).
Caso alguns benefícios não sejam utilizados durante a vigência da oferta, o cliente pode fazer uma recarga no término da validade da mesma e usufrui-los de forma cumulativa durante o período correspondente ao valor dessa nova recarga.
Os minutos excedentes custam R$ 0,30 para qualquer operadora. A oferta é válida para todo o Brasil até 30/04/17. Para contratar ou saber mais detalhes da oferta Oi Livre acesse oi.com.br ou ligue *880.
O Oi Mais Controle oferece flexibilidade através de uma experiência digital que permite que os clientes escolham como usar suas franquias de internet e minutos. A nova oferta do plano garante ainda mais dados com bônus de 1GB/mês, nos três primeiros meses. Além disso, os clientes poderão usufruir também de conteúdo através de aplicativos, como: Oi Toca Aí (música), Oi Cloud (armazenamento) e OiGastronomia (receitas e descontos).
Oi Mais Controle Básico:
- Franquia de 1,5 GB de internet 4G (mais 1 GB de bônus/mês, nos três primeiros meses) para navegar como quiser.
- Ligações ilimitadas para a Oi em todo o Brasil, mais 15 minutos para ligações locais para outras operadoras. Após o consumo da franquia, o cliente paga apenas R$0,30/minuto as ligação para outras operadoras (local e DDD). O plano também oferece SMS ilimitado para a Oi, 500 SMS para outras operadoras e acesso à rede Oi WiFi. (R$ 39,90/mês)
Oi Mais Controle Intermediário:
- Franquia de 2 GB de internet 4G (mais 1 GB de bônus/mês, nos três primeiros meses) para navegar como quiser.
- O cliente ainda pode optar entre 250 minutos de ligação para qualquer operadora do Brasil (local e DDD) ou por ligações ilimitadas para aOi e fixo em todo o Brasil e mais 25 minutos para ligações locais para outras operadoras. O plano também oferece SMS ilimitado para aOi, 500 SMS para outras operadoras e acesso à rede Oi WiFi. (R$49,90/mês)
Oi Mais Controle Avançado:
- Franquia de 2,5 GB de internet 4G (mais 1 GB de bônus/mês, nos três primeiros meses) para navegar como quiser.
- O cliente ainda pode optar entre 500 minutos de ligação para qualquer operadora do Brasil (local e DDD) ou por ligações ilimitadas para aOi e fixo em todo o Brasil e mais 50 minutos para ligações locais para outras operadoras. O plano também oferece SMS ilimitado para aOi, 500 SMS para outras operadoras e acesso à rede Oi WiFi. (R$64,90/mês) 
* Cliente do plano Oi Mais Controle de qualquer oferta tem acesso ao App Oi Toca Aí: serviço que disponibiliza milhões de músicas para ouvir onde quiser sem descontar da franquia de internet. Além disso, clientes das ofertas Básico e Avançado podem usufruir também do Oi Gastronomia: o app oferece receitas e descontos em restaurantes, supermercados, produtos, entre outras funcionalidades. Já os clientes das ofertas Intermediário e Avançado terão ainda acesso ao Oi Cloud: serviço de armazenamento com capacidade de 20GB, compartilhamento e sincronização de arquivos por multi dispositivos.
** Clientes Oi Mais Controle podem participar do programa Oi Indica e aumentar suas franquias de internet e voz: ao indicar o Oi Mais Controle para um amigo/familiar, ambos ganham 1GB + 25 minutos para qualquer operadora (local e DDD) todo mês, durante 3 meses.
Mecânica de troca de benefícios para planos Oi Livre e Oi Controle
Nas ofertas em que o cliente opta por minutos para falar com qualquer operadora nacional, a taxa de conversão é 2 MB x 1 minuto para OiLivre e Oi Mais Controle.
Nas ofertas do Oi Livre em que o cliente opta por muito mais minutos para falar com celular e fixo da Oi, a taxa de conversão é 2MB x 20 minutos. Já no Oi Mais Controle, a taxa de conversão de minutos locais para outras operadoras é de 20MB x 1 minuto.
Essas taxas valem tanto para troca de MB para minuto quanto de minutos para MB. A conversão pode ser executada por cliente Oi Livre eOi Controle no app Minha Oi. O cliente pode realizar quantas trocas desejar, sem limite de operações nem custos adicionais.
A nova oferta do plano Oi Mais garante ainda mais internet com bônus de 1GB/mês, até o dia 31/7/17. Além disso, os clientes terão mais flexibilidade em minutos de voz ao poder optar entre ligações ilimitadas para a Oi e fixo de todo Brasil + minutos para outras operadoras locais ou por alta franquias de minutos para qualquer operadora (local e DDD).
Oi Mais Básico:
- Franquia de 3 GB de internet 4G (mais 1 GB de bônus/mês, até 31/7/17) para navegar como quiser.
- O cliente ainda pode optar entre 500 minutos de ligação para qualquer operadora do Brasil (local e DDD) ou por ligações ilimitadas para aOi e fixo de todo Brasil e mais 50 minutos para ligações locais para outras operadoras. O plano também oferece SMS ilimitado para qualquer operadora e acesso à rede Oi WiFi. (R$79,90/mês)
Oi Mais Intermediário:
- Franquia de 5 GB de internet 4G (mais 2 GB de bônus/mês, até 31/7) para navegar como quiser.
- O cliente ainda pode optar entre 1000 minutos de ligação para qualquer operadora do Brasil (local e DDD) ou por ligações ilimitadas para a Oi e fixo em todo Brasil e mais 100 minutos para ligações locais para outras operadoras. O plano também oferece SMS ilimitado e acesso à rede Oi WiFi. (R$ 99,90 - Oferta promocional por tempo limitado. Preço original da oferta R$ 129,90).
Oi Mais Avançado:
- Franquia de 10 GB de internet 4G (mais 5 GB de bônus/mês, até 31/7) para navegar como quiser.
- O cliente ainda pode optar entre 1000 minutos de ligação para qualquer operadora do Brasil (local e DDD) ou por ligações ilimitadas para a Oi e fixo em todo Brasil e mais 100 minutos para ligações locais para outras operadoras. O plano também oferece SMS para ilimitado e acesso à rede Oi WiFi. (R$179,90/mês)
Oi Mais Top:
- Franquia de 10 GB de internet 4G (mais 10 GB de bônus/mês, até 31/7) para navegar como quiser.
- O cliente tem ainda 3.000 minutos de ligações locais e DDD para qualquer operadora, SMS ilimitado e acesso à rede Oi WiFi. (R$ 229,90/mês) 
* Clientes Oi Mais podem incluir dependentes para o compartilhamento dos minutos de voz por R$ 29,90/mês.
** O cliente que aderir ao Oi Mais, terá até R$800 de desconto em smartphones 4G, a partir do plano Intermediário. 

Quarta no Benfica

O novo nome do humor brasileiro é o cearense Moisés Loureiro, que conquistou o título ao vencer o “Quem chega lá” do Domingão do Faustão. Após o triunfo, o humorista fará sua primeira apresentação solo na próxima quarta-feira (19), no Shopping Benfica, às 19h30. Evento gratuito.
Antes da disputa nacional, o comediante de 24 anos já se destacava no estado como um dos principais atores de stand up comedy, modalidade de humor na qual o ator não usa figurino ou acessório, usando apenas seu bom humor na interpretação de textos sobre diversas situações do cotidiano.
Para o primeiro show depois do reconhecimento nacional, o artista trará novos textos e claro, suas bem sucedidas observações sobre o cenário musical brasileiro, com comentários inusitados sobre comportamento de cantores e as já famosas análises de letras.
A apresentação também marcará o lançamento da campanha 2017 de mães e namorados do Shopping Benfica.
Serviço
Show de humor com Moisés Loureiro no Shopping Benfica
Quarta-feira (19), às 19h30
Local: Praça de Alimentação do Shopping Benfica (1º piso)
Evento gratuito
Mais informações: 3243-1000.

Páscoa

O L’Entrecôte de Paris, referência no cardápio internacional e um dos mais conceituados espaços gastronômicos de Fortaleza, realiza, hoje e amanhã, uma Oficina de Páscoa para as crianças. O restaurante, que conta com um espaço infantil, oferece toda estrutura e conforto para os pequenos se divertirem enquanto montam e decoram os ovos de chocolate para aproveitarem a Páscoa. Para participar da oficina, basta fazer a reserva pelo telefone (85) 3016.9660.

Serviço
Oficina de Páscoa L’Entrecôte de Paris
Local: L’Entrecôte de Paris (Rua Maria Tomazia, 531 / Fortaleza – CE)            
Horário: 12h30 às 14h30
Reservas: (85) 3016.9660

Diário do Nordeste

capa

O Povo

Edição impressa do Jornal O POVO

Estadão

Estadão

sexta-feira, 14 de abril de 2017

Raio mata em Russas

Um raio matou duas pessoas hoje, no assentamento Bernardo Marin II, em Russas, no Sertão Central do Ceará. Morreram Maria da Conceição dos Santos, de 55 anos e João Victor Manuel da Silva Almeida, de oito anos. As primeiras informações é que eles estavam tomando banho no açude Capecé do assentamento e sofreram a descarga elétrica, vindo a morrer imediatamente. Várias pessoas estavam tomando banho no açude no momento do raio.
O assentamento Bernardo Marin II é resultado da reforma agrária feita em Russas há uma década. O assentamento é tido como modelo de reforma agrária no Ceará.
Os assentados estão todos comovidos com as mortes. O velório dos dois acontece na associação comunitária do assentamento e o sepultamento deve ocorrer amanhã.
Este ano (de primeiro de janeiro a 14 de abril), o Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas da Enel Distribuição do Ceará registrou mais de 36 mil raios no Estado. Em 2016 foram 22.596. A Enel acusou 38 raios nesta sexta-feira em Russas. Um atingiu fatalmente o casal no assentamento Bernardo Marin II. No Ceará, hoje foram 637 raios em 39 cidades.
E Enel orienta os cuidados dentro de casa durante a incidência de raios: evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada; evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica; evitar consertos de instalações elétricas; e se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar. 
Os cuidados fora de casa durante tempestade: evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas; e evitar estar em locais como campos abertos, como açudes, praias, lagos, piscinas, árvores isoladas, postes e locais elevados.

Festa dos Caretas

Realizada há mais de 70 anos no município de Senador Pompeu, a Festa dos Caretas acontece, amanhã, às oito da manhã, na comunidade rural de Engenheiro José Lopes, na Semana Santa. Com o objetivo de difundir as manifestações tradicionais do Ciclo Pascal na região central do Ceará, o Instituto Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente promove oficina de máscaras e Festa dos Caretinhas para as crianças, além do Círculo dos Caretas, da Farra de Judas e de festejos populares. O projeto tem apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio do XIII Edital Ceará da Paixão da Secretaria Estadual da Cultura (Secult).
Tendo à frente o Grupo de Tradição Caretas do Engenheiro José Lopes, a festa integra o Ciclo da Paixão, em que o profano se evidencia, culminando com a malhação do Judas. Os Caretas, que mais parecem demônios mascarados, percorrem comunidades e cidades em busca de prendas que são postas no Círculo de Caretas, no Sábado de Aleluia. Os moradores que participam da brincadeira tentam invadir o círculo para pegar as prendas, que são guardadas pelos caretas. Ao final é proferido o Testamento, e Judas é malhado e queimado. Como em outras festas no sertão, o Judas costuma deixar o seu testamento, em versos populares, passando sua herança para pessoas da comunidade.
Além do tradicional cortejo de caretas, testamento e malhação de Judas, o projeto promove em Senador Pompeu a apresentação de grupos da cultura popular tradicional, como reisados, danças folclóricas e forró pé de serra.
“Na comunidade de Engenheiro José Lopes, Distrito Rural de Senador Pompeu, a Festa dos Caretas é uma das mais importantes nesse período e se constitui como patrimônio imaterial da cultura cearense. Daí a relevância do projeto, que visa à valorização e preservação dessa tradição”, destaca o produtor cultural Adriano Souza.
Programação
Festa do Caretinhas
Data: 15/4/2017
Horário: 8 horas
Local: Ao lado da Estação Ferroviária de Engenheiro José Lopes


Círculo de Caretas e Festejo Popular

Data: 15/04/2017

Horário: Das 20h às 23h

Local: Comunidade de Engenheiro José Lopes

Chocolate na Páscoa

Em plena Páscoa, a busca por chocolates tem aumentado consideravelmente. São diversas as opções, entre barras, ovos, caixas, e outras, além dos sabores ao leite, branco, amargo. No entanto, mesmo que a tentação seja grande, o ideal é consumir com moderação.
De acordo com Tatiana Uchoa, professora do curso de Nutrição do Centro Universitário Estácio do Ceará, é necessário atenção para não cometer exageros na hora do consumo. “O consumo pode sim acontecer, mas a depender da quantidade e das boas escolhas”, diz.
Isso porque o chocolate tem uma composição variada, tendo em sua base os componentes cacau, manteiga de cacau, açúcares, sódio, entre outros. Dessa forma, segundo a professora, a diferença entre os tipos de chocolates está no teor de cacau. “O benefício do chocolate está focado no cacau. Quanto mais doce for, menor a quantidade de cacau que ele tem. Quanto mais amargo, maior a quantidade de cacau e por consequência, maior os benefícios à saúde”.
Embora muito querido, o chocolate branco é o menos recomendado para consumo. Em sua composição não há cacau, apenas a manteiga. Isso faz com ele seja mais rico em gordura e açúcares. Da mesma forma, o ao leite que possui aproximadamente 30% de cacau não é recomendado, pois não gera benefícios.
“O chocolate amargo é o ideal, porque possui aproximadamente 80% de cacau. Esse componente tem substâncias antioxidantes, que ajudam contra a formação dos radicais livres, e o envelhecimento precoce”, esclarece a professora.
Sobre o exagero no consumo, a nutricionista alerta para os riscos da obesidade, o favorecimento do desequilíbrio da glicemia e elevação da glicose.

Radioweb

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Grand na Semana Santa

Por conta do feriado da Semana Santa, o funcionamento do Grand Shopping, em Messejana, será diferenciado.  Na sexta-feira (14), lojas e quiosques estarão fechados, mas praça de alimentação e lazer funcionarão, normalmente, a partir das 11 horas.
No sábado (15), o estabelecimento abrirá normalmente, das 10h às 22h. E no domingo de Páscoa (16), as operações abrem a partir 14h30 e praça de alimentação e lazer a partir das 11h. As salas de cinema da rede Centeplex receberão o público normalmente, de acordo com os horários das sessões.

Serviço
Funcionamento especial do Grand Shopping no feriado da Semana Santa
Local: Grand Shopping (Avenida Frei Cirilo, 3840 - Messejana) 

Horários:
Sexta-feira (14) – Lojas e quiosques fechados – Praça de Alimentação/ Lazer: das 11h às 21h – Cinema de acordo com horários das sessões

Sábado (15) – Funcionamento normal 10h às 22h

Domingo (16) – Lojas e quiosques abrem das 14h30 às 20h30/ Praça de Alimentação/ Lazer: das 11h às 22h – Cinema de acordo com horários das sessões


Sobre Grand Shopping - É o primeiro shopping center em Messejana, localizado na Avenida Frei Cirilo, nº 3840, principal corredor econômico da região. O empreendimento conta com importantes marcas no mix de lojas, como Renner, Lojas Americanas, Banco Itaú, Centerplex, O Boticário, Cacau Show, Zenir, Ban Ban Calçados, Pague Menos e IAP Cosméticos.

Parangaba na Semana Santa

Na sexta-feira (14), feriado da Paixão de Cristo, a Praça de Alimentação e opções de lazer (Game Station, Cinema e Exposição Gigantes da Era do Gelo) do Shopping Parangaba, funcionarão das 11h às 22h. Já as lojas e quiosques estarão fechados. O cinema irá funcionar de acordo com os horários de suas sessões, que podem ser conferidos no site: www.shoppingparangaba.com.br.
No fim de semana o empreendimento funciona normalmente e vai oferecer uma variada programação gratuita, incluindo ações voltadas para a Páscoa. No sábado (15), os professores da Greenlife Academias ministrarão, às 10h30, um aulão de ritmos. A partir das 16h, é a vez de as crianças se divertirem com atividades como: pintura de rosto, danças, brincadeiras e o teatro de bonecos: “A casa de chocolates da Vovó Coelha”. Ainda como parte da atração infantil, será ministrada uma oficina de arte ensinando a confeccionar coelhinhos de balão espaguete. As atrações acontecem na Loja do ‘Parangaba é Show’, piso L2.
No domingo (16), o sucesso do cinema infantil se transformará em espetáculo teatral, em parceria com a Cia Mix da Alegria, será apresentada a peça: “Os smurfs em a Vila Perdida”. Toda essa aventura poderá ser conferida, a partir das 17h, na loja do ‘Parangaba é Show’. 

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Cagece na Semana Santa

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) informa que funcionará em regime de plantão durante o feriado da Semana Santa (13 a 16 de abril) para atendimento de manutenção das redes de água e esgoto em Fortaleza e no Interior do Estado. As lojas de atendimento funcionam normalmente na quinta-feira e fecham na sexta-feira. O atendimento das lojas será retomado na segunda feira (17), a partir das 8 horas.
O plantão nas unidades de negócio tem por objetivo garantir o fornecimento de água e a prestação de serviços de coleta de esgoto com normalidade durante o feriado da Semana Santa.
A Cagece orienta aos clientes que necessitarem de atendimento durante esses dias, que entrem em contato imediato por meio dos canais de atendimento disponíveis, como a Central de Atendimento 0800.275.0195. 
Outras formas de fazer contato direto com a companhia são: por meio do Cagece Mobile (aplicativo gratuito, disponível para iOS e Android), do Atendimento Virtual ou pelo Chat Online, ambos disponíveis no portal da companhia pelo endereço www.cagece.com.br.
SERVIÇO
Central de Atendimento da Cagece: 0800 275 0195
Cagece Mobile: disponível gratuitamente para iOS e para Android
Atendimento Virtual ou Chat Online: www.cagece.com.br

Portfolio Capacitação

Em tempos de mudanças nas organizações devido aos impactos causados pela crise econômica mundial, em que as empresas estão buscando empregados cada vez mais qualificados, investir em capacitação profissional nunca foi tão importante. É importante ainda que o profissional foque em cursos voltados não somente para sua área de atuação, mas também no universo macro em que ele está inserido, a fim de agregar valor e competências ao currículo.
Nesse sentido, a Portfolio Capacitação, empresa do Grupo Portfolio, em parceria com a Faculdade Farias Brito, passa a oferecer mais quatro cursos de MBA com foco nas áreas de gerenciamento de projetos, gerenciamento de projetos, tecnologia e negócios. Com os novos treinamentos, a empresa passar a contar com seis MBAs no seu portfolio de cursos.
Além dos já consolidados MBAs em Gerenciamento de Projetos e Processos e em Gerenciamento de Projetos de Tecnologia da Informação (TI), estão abertas as turmas dos novos MBAs em Gerenciamento de Processos de Negócios BPM, Lean Six Sigma, Engenharia de Software com Ênfase em Processos Ágeis e do MBA Executivo em Gestão de Cooperativas. Os cursos têm carga horária de 410 horas/aula.
As aulas estão sendo realizadas na Faculdade Farias Brito e as matrículas acontecem mensalmente. Os interessados podem fazer uma pré-inscrição no sitewww.grupoportfolio.com.br e, para mais informações, devem ligar para 3267.4307 ou acessar, pelo site, as descrições dos cursos.
Outros cursos
A Portfolio Capacitação oferece ainda outros cursos de extensão nas áreas de gestão, recursos humanos e tecnologia. Além disso, a empresa oferece ainda cursos preparatórios para as certificações PMP® (Project Management Professional), voltado para os profissionais de gerenciamento de projetos, e CBPP® (Certified Business Process Professional) para a área de gerenciamento de processos.
Além dos cursos de extensão e MBAs, a Portfolio Capacitação realizacapacitações in company (treinamentos realizados dentro das empresas para seus colaboradores). No final do ano passado foi promovido, para servidores do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, curso de Gerenciamento de Processos de Negócios (BPM). No Ceará, o Grupo Portfolio já realizou vários outros treinamentos in company em importantes empresas e órgãos públicos, como Unimed Fortaleza, Hapvida, além da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog-PMF) e da Secretaria da Fazenda (Sefaz-CE).

Na AL-CE

Acontece agora na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) audiência pública, que discute a Campanha da Fraternidade 2017, numa proposta da deputada estadual Raquel Marques (PT).

Mister Ceará

Nykassio Alencar (foto Eurivan Silva)
O concurso de Mister continua com o seu encanto. Para muitos jovens é um momento de aparecer, aprender e quem sabe galgar um espaço no mercado das artes: modelos, cantores, apresentadores ou simplesmente incluir-se na sociedade para ter um futuro de oportunidades profissionais.
O Concurso Mister Eco Ceará 2017 aconteceu em grande estilo. A cidade escolhida para sediar o evento foi Quixeramobim, no Sertão Central cearense em oito de abril no auditório da UNIQ. A capacidade de público é estimada em 300 pessoas permitindo, assim, um evento com maior participação e interatividade da população.
O pré-universitário Nykassio Alencar de 21 anos que representou a cidade de Iguatu foi eleito o Mister Eco Ceará 2017. 
Muito mais que um concurso de beleza, o MISTER ECO CEARÁ 2017 é um evento que promove a beleza, a ecologia, a cultura, a arte e o Estado do Ceará.
Dono de formas invejáveis, ele tem pele morena clara, cabelos pretos e olhos castanhos, 80 quilos nos seus 1.78 de altura. Nykassio revelou que cuida muito bem de sua alimentação e faz exercícios físicos.
O Mister Eco Iguatu pensa na carreira como modelo, já que a exerce há 3 anos, mas está de olho numa profissão definida para sua vida. Para ele estudar deve ser uma prioridade sempre, no momento Nykassio se prepara para prestar o Vestibular do curso de Direito.
Para as moças que estão babando ainda mais com a beleza desse belo rapaz, ele revela que está solteiro e voltado para sua preparação para o certame nacional, e também, para seu engajamento no grupo EJC (Encontro de Jovens com Cristo ), além de desfrutar bons momentos ao lado de sua filha recém nascida Isis Alencar de 01 mês.
Em relação ao concurso nacional que já acontecerá no final de abril, em Pernambuco, o garoto é modesto. Ele nos conta que a preparação começou a se intensificar: “ Quero fazer muito bonito e assim poder representar muito bem o meu estado no nacional. No Mister Eco Ceará existem várias provas paralelas, como melhor look, personalidade e popularidade além de claro cuidados estéticos, oratória, expressão corporal, desfile e vou estar me doando ao máximo, junto com meus parceiros, coordenação e patrocinadores para poder me preparar e quem sabe, se Deus quiser, trazer essa tão almejada faixa nacional.” Nykassio venceu a prova Mister Eco Popularidade com mais de 180 mil votos. 
“O Mister Eco Ceará busca um homem bonito, simpático, comunicativo inteligente e com vontade e disponibilidade de abraçar e trabalhar em causas socioambientais, claro que também deve estar bem preparado para poder representar o Estado do CEARÁ no concurso nacional e é isso que estamos fazendo com o vencedor", conta o coordenador estadual do concurso Yuri Borges
Medidas:
Idade | 21 anos
Altura | 1.78
Peso | 80 Kgs
Pele | Morena
Cabelos | Pretos
Olhos | Castanhos
Peitoral | 100
Cintura | 73 
Quadril | 98 
Instagran | @misterecoiguatu
Fanpage | Mister Eco Iguatu

Unificado

"Olá, Lauriberto, 
Você é nosso(a) convidado(a) para acompanhar a construção do Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão do Ceará, que unificará os serviços de Ouvidoria, Acesso à Informação e Transparência, além de outros serviços que facilitarão a interação entre os cidadãos e governo. O desenvolvimento é uma realização da Caiena – Tecnologia e Design, sob gestão da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE) e financiamento do Banco Mundial. Na terça-feira, dia 25 de abril, acontecerá a Demonstração Pública 1 – Lançamento do Byte Fundamental. Nessa ocasião, os cidadãos presentes no Vapt Vupt serão convidados a experimentar o sistema, em fase de desenvolvimento. 
O projeto está em andamento e sendo executado de uma forma colaborativa, com a opinião de cidadãos que usam o serviço público, ouvidores, pesquisadores e jornalistas. A sua participação na próxima fase será extremamente interessante para o povo do Ceará. Jornalistas como você vão contribuir para dar visibilidade a um trabalho que é feito com, pelo e para o cidadão.
Por isso, pedimos que você dê uma pausa na sua agenda para acompanhar a sexta etapa deste projeto que está dividido em 14 ciclos de trabalho e envolve importantes pesquisadores que trabalham com o tema no país, como o especialista em Transparência, Accountability e Combate à Corrupção, Fabiano Angélico, e a advogada com vasta experiência em Ouvidoria, Luciana Zaffalon.
Além de participar das oficinas de trabalho que acontecem uma vez por mês, em Fortaleza, você pode conhecer mais o nosso trabalho, que está sendo registrado no site da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) e pelo Blog do Projeto.
Informações gerais:
Data e horário: 25 de abril de 2017, das 8h às 17h. 
Local: Vapt Vupt - Rua Demétrio Menezes, 3750 - Antônio Bezerra, Fortaleza". 

Hoje

Hoje, os alunos da 4ª Turma do Curso de Realização em Audiovisual da Escola Pública de Audiovisual (EAV) da Vila das Artes apresentam para a cidade a primeira leva de filmes produzidos por eles que iniciaram o curso em agosto de 2016. A sessão de filmes será aberta ao público e começa às 18 horas, no Cinema do Dragão–Fundação Joaquim Nabuco. Após a exibição haverá debate com os alunos, mediado pela artista visual e ex-aluna da EAV, Raísa Christina. .
O Curso de Realização em Audiovisual é constituído de seis ciclos. Cada ciclo é composto por módulos, divididos nos seguintes eixos: histórico, teórico, linguagem, técnico, aproximativo e ateliê. Na quarta-feira, 12/04, o público assiste a oito filmes produzidos no primeiro ciclo, intitulado Imagem e Cidade. “Os filmes produzidos nesse ciclo apresentam aspectos históricos-teóricos da relação entre imagem e cidade. Esse é o primeiro ateliê de realização, onde surgem os primeiros experimentos de possibilidades que guardam estreita relação entre a linguagem experimental de caráter inventivo”, explica Kennya Mendes, coordenadora da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes.
Além da exibição, os alunos elaboraram ainda duas vídeo-instalações que ficarão abertas à visitação pública, na Vila das Artes, de 17 a 21 de abril, das 14h às 18h. Uma delas, intitulada Reservado para pixadores é uma instalação que surge de uma pesquisa sobre a pixação como demarcação de territórios, pertencimento a cidade, violência, intervenção urbana, subversão, códigos, linguagem e identidades. De acordo com os alunos organizadores, da pesquisa resulta um recorte sobre a prática recorrente de algumas pessoas que ao se depararem com pixadores, os reprimem através do ato de pintar com os jets/spray os corpos desses indivíduos. A instalação trata então do corpo violentado, da identidade e anseios do pixador, censurada pelas forças de opressão.
Já a video-instalação Relampejo traz o corpo como ponto de destaque. “Relampejos são forças intensivas que irradiam, intempestivamente, as potências sensíveis dos corpos. Relampejar como um modo de movimentar-se, transformando os gestos e os sentidos que possam resistir às capturas dos espectros policiais da cidade, onde não há mais o toque de recolher, mas o cruel recolhimento do toque”, explicam os alunos. 
*Todas as atividades são gratuitas.
SERVIÇO
[APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS – ATELIÊ IMAGEM E CIDADE]
[SESSÃO DE FILMES]
O que: Exibição dos filmes dos alunos da 4ª Turma do Curso de Realização em Audiovisual
Quando: 12 de abril de 2017
Hora: 18 horas
Onde: Cinema do Dragão – Fundação Joaquim Nabuco
*Entrada gratuita
[VIDEO-INSTALAÇÕES]
>>”RESERVADO PARA PIXADORES”
>>”RELAMPEJO”
Quando: 17 a 21 de abril de 2017
Horário de visitação: 14h às 18h
Onde: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221. Centro)
*Entrada gratuita
Mais informações: 85 3105.1404
[FILMES E SINOPSES]
>> “GUARARAPES” – Direção: Leonardo Câmara e Polly Di
Sinopse: Um ser vaga por ambiente desconhecido e estrangeiro em busca do lugar de onde veio. transitando entre o sonho e a lembrança, talvez o lugar não seja mais o mesmo.
>> “IRACEMA” – Direção: Francisco Carneiro
Sinopse: Em seu apartamento, Iracema vive um solitário cotidiano.
>> “MEMENTO MORI” – Direção: Íron Ccauan
Sinopse: A morte pelo fogo deveria expurgar-lhe toda dor e sofrimento. Num ato final de loucura, Dante busca esse conforto.
>> “MEMÓRIAS DO SUBSOLO / ou o homem que cavou até encontrar uma redoma/” – Direção: Felipe Camilo
Sinopse: Uma travessia subterrânea entre 1984 e 2016.
>> “SOTURNA” – Direção e Roteiro: Léia Ávila
Sinopse: Mortes trágicas dançam na espiral soturna da noite.
>> “TETO” – Direção: Darwin Marinho
Sinopse: Jéssica aproveita cada espaço de sua nova casa, até que, durante o sono, percebe que algo precisa entrar.
>> “LIQUIDA” – Direção: Clara Capelo e Tuan Fernandes
Sinopse: A solidão. Ser mulher e mãe. Homens, repúdio e desejo. Morrer todo dia e olhar pra morte. As marcas no corpo. Os medos, todos eles.
>> “RUA RIO PARDO” – Direção: Luciana Rodrigues
Sinopse: Nos caminhos cotidianos ver as memórias de uma cidade caindo. Uma rua, Rio Pardo, ameaçada de acabar em nome do crescimento de uma cidade que só cresce para alguns. Rosa, Patrícia, Iracema tem suas vidas ali. Antes dos tratores virem, um filme a partir disso.
[EQUIPES VIDEO-INSTALAÇÕES]:
>>”RESERVADO PARA PIXADORES”
Equipe:
Concepção: Dalvanio Ócio, Rodrigo Ferreira, Paolla Fernandes, Clébson Oscar, Renata.
Pesquisa: Dalvanio Ócio, Rodrigo Ferreira, Paolla Fernandes, Clébson Oscar, Renata.
Pesquisa e edição de imagem: Dalvanio Ócio
Performance e montagem: Dalvanio Ócio
>>”RELAMPEJO”
Equipe:
Realização e Argumento: Léo Silva
Produção: Amanda Rodrigues, João Paulo Pinho e Léo Silva
Fotografia: Alex Hermes
Performance: Felipe Araújo
Preparação de Corpo: João Paulo Pinho
Iluminação: Léo Silva e João Paulo Pinho
Som: Eric Barbosa
Montagem: Abdiel Anselmo
Arte e Figurino: Léia Avila
Técnico de Equipamentos: Eudes Freitas

CSP

Com o fim da fase de construção da Companhia Siderúrgica do Pecém-CSP e o início de suas operações, a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante tomou algumas medidas para conter a redução dos empregos, que migraram da fase de construção para a fase de operação. Além da preocupação de manter a arrecadação de tributos no mesmo patamar de antes. 
A partir de um entendimento com a direção da CSP, o prefeito Cláudio Pinho encaminhou à Câmara Municipal um projeto de Lei que prevê a concessão de incentivo a fim de atrair empresas que farão parte da rede de fornecedores da CSP. O incentivo consiste na redução do ISS de 5% para 2% para novas empresas que se instalam no município e que fornecem para a CSP. O projeto já foi aprovado pela Câmara e sancionado. Empresas como White Martins, Phoenix, Magnesita e Vale-Pecém, estão aptas a se beneficiarem com a nova lei.

Semana Santa

Os bares e restaurantes do Ceará se preparam para o feriado prolongado da Semana Santa, quando o estado deve receber 55 mil turistas, de acordo com a Secretaria de Turismo de Fortaleza, com impacto econômico estimado em R$ 128 milhões em todo o Estado.
O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Ceará (Abrasel-CE), Rodolphe Trindade, afirma que é uma característica forte do cearense permanecer em sua cidade, comemorando a Páscoa entre familiares e amigos. Bom para o setor, que recebe mais visitantes durante os três dias de feriado prolongado. “Ao longo dos anos pudemos observar o aumento do fluxo nos restaurantes do estado nos feriados da semana santa. As famílias têm compartilhado desse momento juntos, se confraternizando e saindo para almoçar e jantar fora”, diz.
Como parte da tradição, muitos cearenses preferem consumir pratos à base de pescados. E os restaurantes se preparam para isso, a exemplo do Artesanal, localizado no Porto das Dunas, que irá aumentar a equipe de atendimento durante o feriado prolongado, segundo Cristina Wu Shuh, proprietária do estabelecimento. O cardápio conta um menu farto de opções com vários tipos de peixes e frutos do mar, tendo entre os mais procurados as famosas peixadas, peixe inteiro e piabas como tira-gosto, além de frutos do mar em geral.
Além da preparação com a gastronomia e atendimento, o Artesanal Restaurante prepara como um diferencial, uma programação especial para o período como: Teatro; Atividades lúdicas infantis com animadores (chegada do coelhinho, distribuição de chocolates, pinturas); Queima do Judas; e Missa.

Paixão em São Gonçalo

A partir de hoje (12) diversos distritos de São Gonçalo do Amarante irão celebrar a semana santa com encenações da paixão em suas localidades. O projeto "Paixão de Cristo Itinerante" irá levar grupos artísticos locais para se apresentarem em cinco distritos, contemplando a área urbana, praia e região sertaneja da cidade. O evento, que terá a primeira apresentação na sede, às 20 horas, é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social e a Secretaria de Cultura e Turismo. A programação segue até sábado (15), nos distritos de Croatá, Siupé, Taíba e Várzea Redonda.
O Grupo Artístico Apóstolos de Cristo (GAAC) será o responsável por levar emoções da Paixão de Cristo para quatro dos cinco distritos que receberão o espetáculo. Formado há três anos por jovens da localidade de Violete, o GAAC se dedica à organização de eventos culturais, dentre eles o teatro. De acordo com o Coordenador e ator do Grupo, Reginaldo Silva, as apresentações deste ano terão uma produção maior e pretendem surpreender o público. “Temos uma estrutura maior este ano que inclui três cenários, quando antes só tinhamos um para toda a peça. Também queremos sair um pouco do padrão trazendo surpresas em momentos chave da encenação, com danças, música e outros artifícios artísticos”, explica Reginaldo, que atuará como Jesus, na peça que conta com 50 atores.
Na praia da Taíba, a apresentação será realizada pela Associação Cultural Grupo de Teatro Representantes da Vida (GTRV). A equipe artística existe desde 1995. A encenação é produzida por uma equipe de 70 pessoas e é conhecida por espetáculo sem cortes de cena. A equipe também já realizou apresentações fora do município, como o Festival de Teatro de Guaramiranga.
Para a Secretária Trabalho e Desenvolvimento Social, Maria Vênus, a Paixão de Cristo Itinerante é um formato que deu certo para o município. “Com o intuito de levar esse momento de fé, amor e solidariedade até as comunidades mais distantes, o prefeito Cláudio Pinho, já no primeiro ano de sua gestão, fez questão replicar o evento nos distritos. Isso atrai a participação de jovens, crianças e idosos, que não podem se deslocar até a sede. Além disso, esses eventos, que se tornaram tradicionais, acabam fomentando a geração de renda”, ressalta a gestora.
Além das apresentações, será realizada uma campanha solidária para receber alimentos não perecíveis, que serão destinados para instituições de caridade na cidade.
Confira a programação:
12 de abril - Sede – Praça da Matriz - 20h
Grupo Artístico Apóstolos de Cristo (GAAC)
13 de abril - Croatá - Praça da BR - 19h
Grupo Artístico Apóstolos de Cristo (GAAC)
14 de abril - Siupé - Praça da Matriz – 19h
Grupo Artístico Apóstolos de Cristo (GAAC)
14 de abril – Taíba – 20h
Associação Cultural Grupo de Teatro Representantes da Vida (GTRV)
15 de abril – Várzea Redonda - 20h
Grupo Artístico Apóstolos de Cristo (GAAC)

Camilo vai a Latam

Agenda do governador do Ceará, Camilo Santana (PT) para hoje:
8h30: Cerimônia em comemoração à marca de 300 transplantes de medula óssea realizados no Ceará, no Hemoce.
15 horas: Reunião com a presidente da Latam, Cláudia Sender, em São Paulo.

terça-feira, 11 de abril de 2017

Fala João Gonçalves

O presidente do Instituto dos Advogados do Ceará (IAC), João Gonçalves de Lemos agradeceu a homenagem da Câmara Municipal de Fortaleza aos 85 anos do IAC:
video
video