sexta-feira, 28 de abril de 2017

Terça na AL-CE

O Conselho Regional de Contabilidade (CRC-Ceará) será homenageado na próxima terça-feira (2) , às 18h30, em Sessão Solene, na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE). A proposta é de autoria do deputado estadual Odilon Aguiar (PMB), vice-líder do bloco PMDB-PDS-PMB. O CRC-CE congrega 27 mil profissionais no Ceará
Durante a sessão serão homenageadas personalidades que contribuem para o bom exercício da função de contabilista no Estado. São elas:
- Domingos Filho: presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
- Jeanne Marguerite Molina Moreira: coordenadora do curso de Ciências Contábeis da UFC.
- João Batista Barros da Silva Filho: superintendente da Receita Federal na 3ª Região Fiscal.
- Jocélio de Lima Barreto: colaborador e coordenador da TI do CRC/CE.
- Maria Clara Cavalcante Bugarim: presidente da Abracicon.
- Neila Fontenele: jornalista do Grupo O Povo de Comunicação.

Eunício sai da UTI


Greve geral no Ceará

Hoje, trabalhadores e trabalhadoras pararam contra a “reforma” trabalhista e da previdência em todo o Ceará. Só em Fortaleza foram mais de 100 mil pessoas, segundo os organizadores da greve geral, que lotaram a Praça da Bandeira e saíram em caminhada até a Praça do Ferreira. No interior do estado, ocorreram mobilizações e atos de rua em mais de 130 municípios que somados totalizaram 400 mil pessoas nas ruas, conforme cálculos dos organizadores.
Um dia histórico, que contou ainda com trabalhadores servidores públicos, trabalhadores urbanos e rurais que organizaram uma intensa agenda de lutas em mais de 130 municípios do Ceará, segundo a Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (Fetraece) e Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce).
Com adesão dos sindicatos de diversas ramos econômicos, as paralisações dos locais de trabalho mudaram a fisionomia de diversas cidades do nosso estado. Os Portos do Pecém e Mucuripe interromperam suas atividades logo cedo nesta sexta, assim como o Aeroporto Internacional Pinto Martins. Segundo o Sindicato Apeoc, a adesão dos trabalhadores/as em educação do Estado foi superior a 90%. O sindicato informou que a greve foi massiva tanto na Capital, como no interior do Estado. O Sindiute informou que 526 escolas na capital fecharam hoje e que a greve contou com uma adesão de 11 mil professores.
Os comerciários/as pararam de forma integral, sendo 30 mil deles os que atuam apenas no Centro de Fortaleza. Ao todo, 150 mil trabalhadores e trabalhadoras interromperam suas atividades durante a Greve Geral. No transporte público de Fortaleza foram feitas paralisações nas garagens das empresas, além da adesão dos trabalhadores em diversos pontos da nossa cidade com fechamento de alguns dos principais cruzamentos da Capital.
Cerca de dois mil bancários do Ceará aderiram à Greve Geral, dos cerca de 10 mil do Estado. Houve paralisação de pelo menos 110 unidades bancárias, das 562 unidades em todo o Ceará. Já os metalúrgicos mobilizaram 6 mil trabalhadores na greve.
Pararam ainda o Transporte Alternativo, Construção Civil, Servidores Municipais de Fortaleza, Sinderúrgica, Bancários, Taxistas, Mototaxistas, Jornalistas, Tribunal do Trabalho, SINDUECE, SINPRECE, SINDSAÚDE, SINTSSÉTIMO, MSTS, MST, MTST, MLB, Eletricitários COELCE (ENEL), CHESF, dentre outras categorias, nas regiões: Metropolitana, Cariri, Jaguaribe, Sertão Central, Itapipoca, Iguatu, Sobral e Crateús.
O movimento ocorre 100 anos depois da primeira greve geral do País, ocorrida em julho de 1917 e capitaneada por organizações operárias de inspiração anarquista. Em 1996, uma greve geral contra as privatizações propostas pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso mobilizou cerca de 12 milhões de pessoas em todo o país.
Também integraram as mobilizações, atos públicos e protestos populares que agitaram todas as regiões do estado, as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo que articulam dezenas de movimentos sociais e populares do campo e da cidade.

Greve geral em Fortaleza-III

Estudantes do Levante Popular em passeata pela Domingos Olímpio, em Fortaleza (foto Carmen Pompeu-O Estadão)

Greve geral em Fortaleza-II

Passeata pelas ruas centrais de Fortaleza na greve geral hoje

Greve geral em Fortaleza

Dia da Caatinga

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Taça do Capitão

O Aquiraz Riviera realiza, no próximo sábado (29), a edição anual da Taça do Capitão, a partir das oito da manhã. O torneio é tradicional nos clubes de golfe em todo o mundo e serve de homenagem ao Capitão que cada um tem. O Capitão do Golfe do Clube do Aquiraz Riviera é o engenheiro Henrique Belém. O campeonato deve contar com a participação de 30 jogadores, divididos em três categorias: M1, que reúne competidores com handicap até 29.9; M2, com golfistas que tenham handicap acima de 30; e feminina. Haverá ainda premiação para "Longest Drive" masculino e feminino (tacada mais longa e certeira) e "Near Pin" (tacada mais próxima do buraco) para todos os participantes.
Em um clube de golfe, o Capitão precisa ser um exímio conhecedor das regras do esporte. Ele zela para que as regras e normas do golfe sejam cumpridas dentro do campo. O Capitão necessariamente é uma pessoa que tem bom relacionamento com os golfistas e demais pessoas do campo. Por meio da ação dele, se gerencia, diplomaticamente, qualquer tipo de divergência ou desentendimento entre os jogadores, por exemplo.
Sobre o Aquiraz Riviera
Maior complexo turístico-imobiliário do Ceará, o Aquiraz Riviera ocupa uma área total de 285 hectares, com 58 hectares de área de Proteção Ambiental e faixa de 1.850 metros de frente para o mar. O empreendimento é desenvolvido pelo Consórcio Luso-Brasileiro Aquiraz Investimentos SA, composto pelo DIBRA – Dias Branco Administração e Participações Ltda e pelos portugueses Grupo Hoteleiro Dom Pedro e Solverde (divisão de turismo do grupo Industrial Violas com a concessão dos Cassinos do Algarve).
O Aquiraz Riviera é composto pelo Dunes & Ocean Golf Course (campo de golfe de 18 buracos de padrão internacional) ), Golf Club House (onde funciona o Clube de Golfe Aquiraz Riviera), o Hotel Dom Pedro Laguna - Beach Villas & Golf Resort,e os condomínios Riviera Beach Place Golf Residence e Manhattan Beach Riviera.

Arboviroses

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) realizou a terceira reunião do comitê de políticas públicas para prevenção e ações de combate de arboviroses da Capital, na manhã de hoje, no Paço Municipal. Presente no evento, representantes da 10ª Região Militar, Sindicatos da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE), Habitação (Secovi-CE) e Associação dos Administradores de Imóveis do Estado do Ceará (AADIC), se comprometeram em contribuir com ações contra o Aedes aegypti.
“Estamos com um grupo de trabalho se encontrando semanalmente com todos os órgãos da Prefeitura e convidados, como neste com representantes de empresas mobiliárias, construção civil e o próprio Exército Brasileiro, discutindo ações para reduzir o impacto que as chuvas normalmente trazem, com o aumento na incidência da dengue e chikungunya. Estamos tendo uma preparação maior no combate ao mosquito, acompanhando semana a semana o que está sendo feito, multiplicando ações e verificando indicadores e dados”, afirmou o prefeito.
Dentre as ações de combate implementadas pela Prefeitura de Fortaleza e seus órgãos, estão uma série de atividades como de fiscalizações em pontos concentradores de focos do vetor, estabelecimentos e residências; treinamento e preparação de profissionais de saúde e unidades para acolher possíveis doentes; ações de limpeza urbana; criação de Ecopontos e Ecopolos; ações educativas em escolas e instituições; formação de agentes multiplicadores, além das atividades de praxe realizadas pela Célula de Vigilância Ambiental e Riscos Biológicos da Secretaria Municipal da Saúde.
A novidade desta reunião foi a participação de entidades privadas que, por conta das práticas de trabalho relacionados à habitação e construção civil, acabam tendo elevados índices de focos de Aedes aegypti. Entre os presentes, Sinduscon-CE, Secovi-CE e AADIC se comprometeram em ampliar atividades de sensibilização e controle, além de, em conjunto com a Prefeitura, aumentar as ações de fiscalização. O Exercício Brasileiro, por meio do representante da 10ª Região Militar, coronel Menezes, se comprometeu, também, na luta contra as arboviroses.
“Nós, em nome das construtoras e do sindicato, nos disponibilizamos em contribuir no combate a essas doenças, lembrando que inclusive já temos algumas ações que realizamos no nosso dia a dia. Estamos aqui para unir forças e intensificar nossos trabalhos no que for melhor para a população”, disse Larissa Rolim, representante do Sinduscon.
Para além das atividades municipais e de entidades privadas, a secretária adjunta da Saúde do Município, Itamárcia Araújo, lembrou a importância do engajamento de fortalezenses em prol da saúde de todos. “A população é nossa maior ferramenta, sendo fundamental para que possamos combater e erradicar o mosquito. Ela tem que intensificar os cuidados em casa, não deixando água parada, seja em baldes, pneus, limpando os quintais, casas, condomínios e verificando se há focos”, declarou.
Entre janeiro e abril deste ano, já foram notificados 2.492 casos de dengue, 1.800 de febre chikungunya e 95 casos de zika.

Na AL-CE

Solenidade celebra 209 anos de criação da Polícia Civil no Ceará

No Imprensa Food Square

Hoje, o Complexo Gastronômico Imprensa Food Square será embalado por vários ritmos de dança, incluindo zumba e dança de salão. O evento, que ocorre agora à noite é em comemoração ao Dia Internacional da Dança (29 de abril) e ao aniversário de um ano do grupo Ritmos Fire. A entrada é de um quilo de alimento não perecível ou produtos de higiene pessoal. 
A dança tem o poder de captar e transmitir traços particulares de diferentes culturas através dos tempos. Existem diversos estilos de dança diferentes. Durante o evento, além de aprender zumba e dança de salão, os alunos também vão assistir apresentações artísticas de tango e flamenco.
Os materiais arrecadados serão doados para a Clínica Vila dos Pinheiros, que atende pessoas com problemas psicológicos e estão a meses passando por dificuldades.
Professores 
A aula de ritmos será realizada por cinco professores, das mais diversas áreas. de dança: Patrícia Lima, bailarina e professora de ritmos; Flávio Diogo, professor de Ritmos Fire; Saulo Dias, professor de Zouk e dança de Salão; Alberis Filho, professor de zumba; Bruno Gadelha, animador e professor de festas e eventos.
Serviço
Aula de ritmos
Data: 27 de abril
Horário: 18 horas
Local: Avenida Desembargador Moreira, 2355 - Dionísio Torres
Entrada: Um quilo de alimento não perecível ou produtos de higiene pessoal

Vanguardia Residencial

Na próxima quinta (4/5), será entregue aos moradores o empreendimento Vanguardia Residencial, mais um imóvel de alto padrão da BSPAR Incorporações na região do Meireles. O Vanguardia foi projetado para atender aos clientes mais exigentes, que buscam por conforto e qualidade de vida, atrelado à excelente localização, a uma quadra da Avenida Beira Mara e próximo de tudo, num dos bairros mais nobres de Fortaleza. “Estamos muito felizes em realizar a nossa primeira entrega de 2017, sempre dentro do prazo previsto em contrato e ratificando a forma BSPAR de trabalhar e respeitar os clientes”, ressalta a superintendente comercial Renata Santos.
O Vanguardia Residencial tem área total do terreno de 1.385 metros quadrados e apartamentos com 125,48 metros quadrados. São 34 unidades em uma torre única, dividida em dois apartamentos por andar, cada um com três suítes e três vagas na garagem. A área comum é completa e dispõe de brinquedoteca, salão de festas com espaço gourmet, salão de jogos, fitness, sauna com repouso e hidromassagem, área de estar, piscina adulto, piscina infantil, deck seco, deck molhado e playground. 
Entrega Vanguardia Residencial – BSPAR Incorporações
Quando: 4 de maio
Horário: 19 horas
Local: Rua Osvaldo Cruz, 175 - Meireles
Evento para convidados

'Educar para Transformar'

A votação popular dos projetos selecionados no “Educar para Transformar”, segunda Chamada Pública do Instituto MRV, organização sem fins lucrativos fundada pela MRV Engenharia, começa na próxima segunda-feira, 1° de maio. A escolha das melhores propostas pode ser feita por todo o público por meio do site da instituição: www.institutomrv.com.br.
Ao todo, mais de 800 propostas foram registradas e passaram por uma Comissão Avaliadora que levou em consideração critérios como alinhamento do projeto com a realidade da comunidade e áreas de atuação do programa, viabilidade técnica e financeira, compatibilidade de cronograma, motivação e potencial inovador da iniciativa.
Os projetos selecionados ficarão disponíveis para votação entre os dias 1 e 7 de maio. No dia 9 de maio, o Instituto MRV divulgará os quatro projetos mais votados pelo público que receberão cada um a quantia de R$ 70 mil. Além do aporte financeiro, os responsáveis pelos projetos selecionados passarão por um treinamento na sede da MRV Engenharia, em Belo Horizonte, que irá capacitá-los em diversas áreas.
Para a MRV Engenharia, investir em responsabilidade social é tão importante quanto garantir o sonho da casa própria para milhares de brasileiros. Neste ano, na Chamada Pública puderam se inscrever instituições sem fins lucrativos e pessoas físicas maiores de 18 anos das mais de 140 cidades onde a companhia atua.
Sobre o Instituto MRV
Fundado em 2014 pela MRV Engenharia, o Instituto MRV é uma organização sem fins lucrativos, voltada para promoção da transformação social do país por meio da educação. Somente em 2016, foram investidos mais de R$ 3 milhões em projetos como a Chamada Pública de Projetos, Criança Esperança, Programa Miguilim, Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo, Instituto Minas Pela Paz, Endeavor, Junior Achievement e muitos outros. Além disso, o Instituto também é responsável pelo incentivo ao voluntariado junto aos mais de 25 mil colaboradores da construtora. Saiba mais em www.institutomrv.com.br.

Ginga Capoeira no Parangaba

Amanhã (28), o Shopping Parangaba sedia a abertura do I Abril pra Ginga Capoeira. O evento pretende reunir aproximadamente 100 jovens capoeiristas.
A programação conta com palestra motivacional do lutador Alan Nuguette. Além disso, acontecerá roda de capoeira com os jovens do grupo União Capoeira.
O evento acontece a partir das 18h30, na loja do Parangaba é Show, piso L2, em frente à Ban Ban Calçados

Greve geral amanhã no Ceará

Amanhã, Ceará irá parar com a Greve Geral, contra as reformas trabalhista e da previdência. Sindicatos e movimentos sociais irão preencher ao longo de todo dia, atos, panfletagem e audiências públicas. Em Fortaleza, o ato da Greve Geral tem concentração na Praça da Bandeira, às 9 horas.
Estão programados para fazer paralisação no dia de Greve Geral os seguintes sindicatos: Transporte Alternativo, Construção Civil, Comerciários Fortaleza, Educação (APEOC, SINDIUTE e SINDUECE), Servidores Municipais de Fortaleza, Sinderúrgica, Bancários, SINPRECE, Taxistas, SINDSAÚDE, SINTSSÉTIMO, Tribunal do Trabalho, MSTS, MLB, Eletricitários COELCE (ENEL), MOTU-MTD Centro, CEF e outras categorias, nas regiões: Metropolitana, do Cariri, Jaguaribe, Sertão Central, Itapipoca, Iguatu, Sobral e Crateús.
Além destes 120 sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (STTR) em todo o Estado, mais 70 cidades com atos regionais ou municipais liderados pelos sindicatos de servidores e professores e 39 prefeituras do Estado com decreto de ponto facultativo no dia da greve.

Guardiões da Galáxia 2

“Guardiões da Galáxia Vol. 2” estreia hoje, na UCI e os fãs da Marvel terão uma experiência cinematográfica incrível com as exibições em IMAX 3D e XPLUS 3D. A tela gigante de ambas as salas, o projetor com resolução 4K e os potentes áudios vão proporcionar aos espectadores as melhores qualidades tecnológicas e o conforto característico da rede.
Em imagens do filme é possível observar, por exemplo, a diferença de proporção que o formato exclusivo para IMAX oferece. Os ingressos podem ser adquiridos na internet, em aplicativos de celular e nas máquinas de autoatendimento disponíveis no hall dos cinemas.
E os clientes que fazem parte do UNIQUE poderão comprar as entradas com preços especiais, já que este é o filme de destaque na semana de sua estreia (R$ 11 filmes 2D; R$ 13 filmes 3D; R$ 15 XPLUS 3D; R$ 20 IMAX 3D). Lançado em 2016, o UNIQUE é o programa de relacionamento da rede UCI que oferece uma série de benefícios. Algumas das vantagens do cartão são descontos em ingressos todos os dias, meia-entrada para qualquer sessão de conteúdo alternativo (óperas, balés, futebol, shows) e entradas mais baratas às terças em todas as salas, incluindo IMAX e XPLUS. Além disso, toda semana um filme é escolhido para oferecer descontos especiais aos associados.
Nessa nova aventura, os Guardiões têm que lutar para manter sua recém-descoberta família unida, enquanto desvendam o mistério da real ascendência de Peter Quill.
E nas bombonières de cada complexo, tem uma superpromoção. Quem garantir combos de pipoca grande salgada mais um ou dois refrigerantes de um litro, por apenas mais R$ 2,00, poderá levar para casa baldes exclusivos do filme. Combos de pipoca doce possuem preços diferenciados, que devem ser consultados em cada local. A promoção é válida enquanto durarem os estoques.

Cross Beach

Presente nos principais e maiores eventos esportivos do mundo, a NET, empresa referência em serviços de telecomunicação e uma das melhores distribuidoras de banda larga do Brasil, apoia o campeonato de Cross Beach, que acontece neste fim de semana (28, 29 e 30 de abril), na barraca Santa Praia, na Praia do Futuro, em Fortaleza. 
O evento contará com serviços de Wi-Fi zone para os participantes e público presente. Além disso, será montado um espaço NET para apresentação e venda de pacotes com os melhores serviços de TV por assinatura, internet e telefonia fixa. Para envolver ainda mais o público, a equipe de promotores da NET realizará ação de interação com distribuição de brindes personalizados. 
SOBRE NET HDTV E CLARO HDTV
NET e Claro HDTV fazem parte do Grupo América Móvil, uma das maiores empresas de telecomunicações do mundo, presente em 25 países e conectando mais de 892 milhões de pessoas. No Brasil, lidera o mercado de serviços convergentes com o Combo Multi, que reúne ofertas de TV por assinatura em alta definição via cabo ou via satélite, telefonia fixa e móvel e banda larga fixa e móvel.

Fala Ferruccio

Estamos colocando grades e recuperando a área de passeio do Parque Adail Barreto.

Em Paracuru


No TCE-CE

Qualidade e agilidade. Estes são os dois eixos de atuação para a elaboração do segundo Planejamento Estratégico 2018-2023, da Associação dos Tribunais de Contas do Brasil, de acordo com o 1º vice-presidente da entidade, conselheiro Valter Albano. “Se a gente trilha um planejamento, teremos um caminho mais curto e eficaz, e os resultados dos projetos, sem dúvidas, serão extraordinários”, ressaltou.
Na manhã de hoje, o TCE Ceará recebeu uma comitiva, que está visitando as 34 Cortes de Contas do País, para coletar informações e sugestões para a elaboração do Planejamento Estratégico da Atricon. A equipe foi recebida pelos conselheiros Valdomiro Távora, Soraia Victor, pelo conselheiro substituto Itacir Todero e pelo procurador-geral de Contas, Aécio Vasconcelos. 
O conselheiro Albano citou os resultados do projeto “Marco de Medição da Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas (MMD-QATC)”, como matérias-primas para a melhoria das Cortes de Contas, onde as diretrizes podem embasar o planejamento ou replanejamento do TCs. “Quando você atua, ainda que eficientemente, mas de forma atrasada, perde o valor social e a população exige a resposta em tempo real”, destacou.
Sobre a atuação dos Tribunais de Contas brasileiros perante a sociedade, Valter Albano destaca que as Cortes, quanto mais eficientes forem, mais se colocam perante o pensamento social. “Os desafios aumentaram muito, mas a Atricon, na pessoa do presidente Valdecir Pascoal e de todos os membros, trabalha de forma incessante para colocar as coisas nos devidos lugares. Nossa luta é incansável e permanente no Congresso Nacional, seja para acompanhar a legislação sobre a Administração Pública, sobre o controle, sobre a responsabilidade fiscal, seja pra defender os Tribunais de Contas e nós, os membros.”
No TCE Ceará, a diretoria da Atricon ouviu atentamente os representantes da Corte estadual, com suas sugestões de melhorias, visando contribuir com a qualidade, agilidade e transparência nas ações da entidade. “A Atricon quer a opinião do Tribunal de Contas do Ceará, para saber como devemos atuar nos próximos seis anos, ou seja, três mandatos de dois anos,” disse o Conselheiro Valter Albano.
Até julho de 2017, deverá ser remetido um questionário aos presidentes dos Tribunais. As visitas às 34 Cortes de Contas brasileiras serão encerradas em 31 de agosto. O resultado dessa coleta de informações, para a elaboração do Planejamento Estratégico 2018-2023 da Atricon, deverá estar sistematizado até setembro. A proposta é que uma assembleia-geral aprecie o P.E. antes do Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, até o final deste ano. “O resultado desse planejamento será o ponto de referência para os próximos gestores da Associação dos Tribunais de Contas do Brasil e do Instituto Rui Barbosa, o IRB.
Além dos membros do TCE Ceará e do conselheiro Valter Albano, participaram da reunião os conselheiros Fábio Túlio Nogueira (TCE-PB), o conselheiro substituto Jaylson Campelo (TCE-PI); e a conselheira substituta Jaqueline Jacobsen (TCE-MT), além dos assessores do TCE-MT, Risodalva Castro, Amanda Agustinho e Carlos Romeu.

No Vila Azul do Mar

Uma programação diversificada promete animar a Vila Azul do Mar do Beach Park nesta última semana de abril. Adultos e crianças poderão aproveitar, além do espaço aconchegante e clima agradável, shows musicais e apresentações de circo e mágica no ambiente que é a porta de entradas para o melhor parque aquático da América Latina. Aberta ao público, a Vila Azul do Mar traz, de quinta a terça-feira atrações que agradam todos os públicos.
Nesta quinta-feira (27), quem toma conta do palco da Vila Azul Mar é a banda Samba Mix Brasil. Sexta (28) é dia de Surf Music com a Banda Alaia. No sábado (29), a programação começa com apresentação do Circo Beach Park, a partir das 17 horas. Em seguida, a banda Gipsy Vanity apresenta do melhor da música pop. Para encerrar o mês, no domingo (30), o público poderá curtir o som contagiante da Banda Aquarelinha e um incrível show de ilusionismo com o mágico Éflem.
Serviço
Vila Azul do Mar
Dias: Terça a quinta-feira
Horário: A partir das 17 horas
Endereço: Beach Park - Avenida dos Golfinhos, 2552-2716 - Porto das Dunas
Aberta ao público
Sobre o Beach Park
Com mais de 30 anos de história, o Beach Park é uma empresa genuinamente cearense que atua em diversas áreas de lazer e entretenimento. Localizado na praia do Porto das Dunas, a 17 km de Fortaleza, o complexo turístico Beach Park é uma das opções de lazer mais procuradas pelos turistas do país inteiro. Atualmente, ocupa mais de 160 mil m² e reúne um parque aquático, três resorts, um hotel, além de Restaurante de Praia e a Vila Azul do Mar, espaço de convivência e serviços, ambos abertos ao público. O parque aquático, que conta com 18 grandes atrações, recebeu no último ano a notável marca de um milhão de visitantes, com a inauguração do brinquedo Vaikuntudo, maior toboágua na categoria tornado do mundo. Também foi eleito o 5º melhor parque aquático do mundo e o melhor da América Latina pelos usuários do TripAdvisor, em 2016. O empreendimento oferece mais que um destino de férias e, hoje, se consolida como um grupo de entretenimento por meio de suas diversas atuações como a Rádio, a TV e a Revista Beach Park; o Beach Park Studios - estúdio de animação próprio; e a recente criação do Ceará Show, primeiro espetáculo musical permanente no estado. Com a preservação do meio ambiente sendo uma de suas prioridades, o Beach Park também acaba de ganhar um reconhecimento internacional de gestão ambiental, o selo ISO 14.001 - norma adotada por grandes empresas de todo o mundo que tem o compromisso de reduzir o impacto ambiental e ampliar os negócios.

No FMF 2017

A moda Plus Size ganhou destaque durante a 37ª edição do Festival da Moda de Fortaleza. O Plus Size Fashion Fortaleza promoveu um desfile totalmente dedicado à moda Plus, com 15 marcas especializadas que valorizam o corpo da mulher GG.
O desfile foi totalmente voltado para mulheres que vestem do 44 ao 56, trazendo as tendências da moda plus, mostrando roupas bonitas e confortáveis, sem deixar de enaltecer as curvas da mulher GG.
Jaqueline Queiroz, que detém o Royalty do Plus Size aqui em Fortaleza, afirmou que “os desfiles Plus vem crescendo de forma significativa e que o desfile valorizou ainda mais o seguimento Plus”.
Entre as lojas participantes do desfile estão Madama, Onda, Grammd, Chocô Girl, Focus, Rhawlinda, Vi Coruja, KN Plus Size e K&R Femme.
O Festival da Moda de Fortaleza acontece até amanhã (28).

Coletivo Jovem

Capacitar jovens de 16 a 25 anos que estão cursando ou já concluíram o Ensino Médio e conectá-los a novas oportunidades de desenvolvimento profissional. Estes são os principais objetivos do Coletivo Jovem, que oferta 816 vagas para cursos de desenvolvimento profissional e capacitação nas áreas de Comunicação e Tecnologia, Marketing e Vendas e Produção de Eventos.
Presente em mais de 100 comunidades brasileiras, essa iniciativa nasceu em 2009 e é realizada pelo Instituto Coca-Cola Brasil em parceria com Solar Coca-Cola. No Coletivo Jovem, o aluno é convidado a pensar no seu plano de vida e desenvolver projetos práticos nas comunidades onde vive. A metodologia desenvolvida possui 80% do conteúdo voltado para o desenvolvimento socio emocional dos jovens, garantindo que escolhas profissionais sejam tomadas de maneira planejada e estejam conectadas com um plano de vida maior. Em sala de aula, o método de ensino abrange não só conteúdos sobre temas e orientações comportamentais, mas também aplicações lúdicas e exercícios práticos, nos quais os alunos conseguem executar a teoria aprendida.
Para quem quiser participar, as inscrições devem ser realizadas no período entre o dia 17 de abril até o dia 05 de maio e é necessário que os jovens estejam com os seguintes documentos em mãos: duas fotos 3x4, xerox do RG e CPF, comprovante de escolaridade e residência. Se for menor de idade deve ir acompanhado de um responsável.
Com aulas duas vezes por semana, cada uma com duração de duas horas, a capacitação tem início no dia 08 de maio e acontece até o dia 29 de junho. Ao final desse período, os jovens poderão ser encaminhados para participação em processos seletivos de grandes empresas parceiras do projeto, além das fábricas do Sistema Coca-Cola Brasil.
Mais informações pelo site http://www.cocacolabrasil.com.br/institutococacolabrasil ou no telefone 0800-021-2121.
Confira o Coletivo Jovem mais próximo da sua residência para realizar a matrícula:
Coletivo Autran Nunes
Centro Social Betesda - Espaço Esperança
Endereço: Rua Barão de Cotegipe, 522– Autran Nunes
Contato: (85) 3081-1389

Coletivo Bom Jardim                   
Projeto Bom Jesus
Rua Coronel João Correia, 1913 Conj. Santa Cecilia, Bom Jardim                                                               Contato: (85) 3497-1658 / (85) 9 8803-4743

Coletivo Jangurussu
Conselho Nova Vida - CoNVida
Rua Irmãos Olímpio, 197 - Conj. Santa Filomena, Jangurussu.
Contato: (85) 32756123 (85) 9 8685-1253

Coletivo Pirambu
ONG Bom Samaritano
Rua Marcilio Dias, 1031, Pirambu                   
Contato: (85) 9 8895-5008 ou (85) 9 8812-9971

Coletivo Planalto Ayrton Senna           
Conselho de Integração Social – IntegraSol
Rua Leste Oeste 05, 72- Conj. Novo Renascer, Planalto Ayrton Senna
Contato: (85) 3473-7507/ (85) 9 8525-5356/ (85) 9 8941-3620

Coletivo Maraponga
Lar Fabiano de Cristo - Casa Virginia Smith
Rua Coronel Jaime Rolemberg, 100, Maraponga
Contato: (85) 3467-0342 (85) 9 97152004

Coletivo Maracanaú                 
Associação Comunitária Ebenézer – Colégio Ebenézer
Av. VI com Avenida VIII, s/n, Conj. Jereissati I - Maracanaú
Contato: (85) 3382-1911 / (85) 9 8645-8894
Sobre a Coca-Cola Brasil
O Sistema Coca-Cola Brasil é o maior produtor de bebidas não alcoólicas do país e atua em sete segmentos – água, café, chás, refrigerantes, néctares, sucos e bebidas esportivas – com uma linha de mais de 140 produtos, entre sabores regulares e versões zero ou de baixa caloria. Composto por nove grupos parceiros de fabricantes, o Sistema emprega diretamente 69 mil funcionários, gerando cerca de 600 mil empregos indiretos. Entre 2012 e 2016, terão sido investidos R$ 14,1 bilhões, valor 50% superior ao dos cinco anos anteriores. O Sistema Coca-Cola Brasil está empenhado em incentivar iniciativas que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades em que opera. Para isso, conta com uma plataforma de valor compartilhado, o Coletivo Coca-Cola, que já impactou a vida de mais de 130 mil pessoas por meio de toda a cadeia de valor da empresa.
Sobre o Instituto Coca-Cola Brasil
O Instituto Coca-Cola Brasil, criado em 1999, tem como missão promover a transformação socioambiental do país, em larga escala, potencializada por seus parceiros e pelo Sistema Coca-Cola. Para cumprir com sua missão, desenvolve tecnologia social para programas que gerem empoderamento através de geração de renda e valorização da autoestima. Até hoje os programas do Instituto impactaram mais de 150 mil pessoas em mais de 400 comunidades do país.
Sobre a Solar Coca-Cola: 
A Solar é a segunda maior engarrafadora do Sistema Coca-Cola Brasil, uma das 20 maiores do mundo, uma das dez maiores empresas do Nordeste e uma das maiores empresas de bens de consumo do país, além de ser a maior engarrafadora do Sistema Coca-Cola com capital nacional. Nasceu da integração de três fabricantes (Norsa, Renosa e Guararapes) e opera, desde julho de 2013, em 12 estados do Brasil – toda a Região Nordeste, além de Mato Grosso e partes de Tocantins e de Goiás.  
Com sede em Fortaleza, a Solar conta com 12 mil colaboradores, distribuídos em 12 fábricas e 36 centros de distribuição, produzindo e atendendo a 7 segmentos do setor de bebidas não alcoólicas - águas, chás, refrigerantes, sucos, energéticos, isotônicos, com uma linha de mais de 150 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria.
Além dos sete segmentos de bebidas não alcoólicas, a Solar comercializa e distribui em toda a área de atuação da empresa as cervejas Kaiser, Heineken, Amstel, Xingu, Sol Premium, Bavaria, Bavaria Premium e Bavaria 00% (sem álcool). Estão disponíveis também no portfólio de bebidas alcoólicas as cervejas importadas Desperados, Dos Equis, do México, Birra Moretti, da Itália e Edelweiss, da Áustria.

Eunício segue na UTI

Fala Ciro III

www.gazetaonline.com.br
"O Brasil não cabe numa proposta de esquerda", diz Ciro Gomes
Ex-ministro e atual presidenciável em 2018, pedetista chama o tucano João Doria de "farsante" e faz duras críticas às reformas propostas por Temer
Publicado em 27/4/2017 às 8h19
A Gazeta
ww.gazetaonline.com.br
Vinícius Valfré
vpereira@redegazeta.com.br

Marcelo Prest

Vice-presidente do PDT nacional, o ex-ministro Ciro Gomes pretende ser candidato a presidente em 2018 e já está em plena maratona pelo exterior e pelo país. Ele veio ao Estado nesta quarta-feira para agendas em Cachoeiro de Itapemirim. Em entrevista exclusiva a A GAZETA, criticou os petistas e, ao mesmo tempo, denunciou o "golpe" que transformou Michel Temer em presidente. Referência no movimento progressista do país, diz que, se eleito, isolará o PMDB: "Uma das razões pelas quais o Brasil passa mal como passa é que demos centralidade e poder a essa escória".

Confira a entrevista na íntegra:

Como define a situação da esquerda brasileira hoje?

Um mau momento, porque os partidos que se autorreferem como de esquerda erraram profundamente. Não só nessa coisa que virou uma novela desagradável para o nosso povo, que é a renúncia moral. Isso cometido pela direita é mais ou menos uma lógica. O pecado do pecador a gente desculpa, mas o pecado do pregador é meio indesculpável. Basicamente, falhou na compreensão do problema estratégico do Brasil. E acabou, por falta de projeto, replicando o projeto extremamente conservador que revelou seus limites na crise econômica que tirou o chão da Dilma, permitindo que acontecesse um golpe de Estado.

Qual o caminho o senhor aponta para o movimento mais à esquerda sair dessa encruzilhada?

Primeiro entender que o Brasil não cabe numa proposta de esquerda. A complexidade da vida social, econômica, cultural, regional brasileira, não cabe numa proposta estreita. Precisa de um projeto que seja sustentado por uma grande aliança entre os setores produtivo e do mundo do trabalho. Esse projeto tem que entender as três grandes razões pelas quais o Brasil está impedido de crescer. A primeira: consequência de quatro décadas de juros imoralíssimos e sem explicação técnica - parte deles praticados pelo governo da Dilma e pelo governo do Lula. Hoje as empresas estão com seus passivos estrangulados, impedidos de qualquer investimento. A segunda é o colapso das finanças públicas. Se você somar o que está orçado na união federal, 0,4% do PIB, o menor volume de investimento desde a Segunda Guerra Mundial, mais 1,2% do PIB da soma do que está orçado, mas provavelmente não se aplicará na prática, dos Estados e municípios, temos 1,6% do PIB que são ridiculamente insuficientes para sustentar qualquer taxa medíocre que seja de desenvolvimento. E, por fim, o desequilíbrio estrutural nas contas do Brasil com o estrangeiro. Nós nos montamos num modelo econômico descuidado. O minério de ferro estava 190 dólares, o barril de petróleo estava sendo vendido a 110 dólares e isso mascarou, permitindo a ilusão do Lula brincar de Deus, botar o Michel Temer e essa quadrilha na linha de sucessão brasileira. Resultado: quando a crise internacional agudizou-se o minério de ferro caiu para 38 dólares a tonelada. O petróleo caiu para 30 dólares e nós quebramos.

No médio prazo o senhor vê possibilidade de a esquerda construir uma narrativa diferente?

Não. Se tomarmos por exemplo a representação formal dos setores progressistas, já alargando a fronteira para colocar um partido como a Rede, nós somos 100 deputados em 513. Se não mobilizarmos o Brasil fora da estreiteza do discurso desmoralizado dessa esquerda brasileira, nós estamos fadados a condenar nosso povo a um retrocesso muito grave.

É um esforço de mobilização que o senhor está disposto a liderar?

É, eu vou dar minha contribuição. Estava trabalhando na CSN quando o golpe começou a acontecer, com a vida ganha. Eu pensava que podia me autorizar a uma vida privada, que eu nunca tive. Mas me consideraria um covarde, um desertor da luta do povo, se eu não fosse pra rua como estou fazendo.

O sistema político brasileiro está falido. As grandes lideranças estão metidas na Lava Jato. Tem como o grande vitorioso de 2018 não ser um outsider?

Depende do conceito do outsider. Certas elites brasileiras consideram outsider tudo que não for cupincha delas. Quando FHC foi candidato, ele não se elegia deputado federal em São Paulo pelo PSDB que eu ajudei a fundar. O PSDB não tinha 18 deputados. Portanto, qualquer pessoa podia considerar o FHC um outsider. Como ele é cupincha da elite mais podre do Brasil, pode ser presidente da República. Depois, o Lula, quando se candidatou a primeira vez, o PT não tinha 12 deputados. Falava abobrinha em grande volume e se elegeu, depois, presidente da República. Replicou a ordem econômica que a elite lhe impôs, docemente. O resultado prático: estamos vendo o país na situação que está aí. Não haverá chance, penso, de um aventureiro, despreparado, sectário, ganhar uma eleição no Brasil.

João Doria é um aventureiro despreparado na sua visão?

Mais do que isso, é um farsante. Ele tem três argumentos que são leituras rasas de pesquisa de opinião pública, como um demagogo faz. Diz a pesquisa que o povo está cansado e com muita raiva, com razão, do estamento político. E ele então se define como o não político. O cara que é prefeito de São Paulo, o cara que foi presidente da Embratur no governo Sarney, que trabalhou com Maluf, que vive de lobby, que fez fortuna com o dinheiro público traficando influência entre empresários nesses piqueniques de barão que ele promoveu. Isso está demonstrado, financiado com dinheiro dos governos do PSDB, especialmente de São Paulo e Minas Gerais. O segundo argumento é que ele é um gestor. Não sei que gestão ele tem. Não sei que projeto ou que proposta ele representa, nem o que ele imagina que seja São Paulo para além desse reality show, sempre engomadinho, com o beiço cheio de botox, com a câmera sempre o acompanhando. O outro é que é um trabalhador. Quem quiser comprar esse farsante que compre.

O senhor já falou que não pretende ser candidato a presidente se o Lula for. E…

(Interrompe) Não é bem assim. Infelizmente, uma fração da nossa imprensa ou não sabe ler direito as coisas ou gosta de manipulá-las. Ou as duas coisas. O que eu digo é que minha candidatura depende só de uma variável, que é meu partido querer que eu seja. Se o PDT decidir que sou, eu sou com todo o entusiasmo. Isto dito, que é o que permitiu toda essa malversação, eu digo que não gostaria de ser candidato com o Lula sendo. Por quê? Porque na hora que o Lula entrar ele passionaliza o ambiente todo, como você está vendo o país rachado, no estigma do ódio, do rancor, da violência política. E na hora que ele entrar passionaliza o quadro inteiro contra ele ou a favor dele. E aí o eleitor vai ter certa dificuldade para me achar, para achar uma candidatura como a minha, que quer propor um projeto, que quer construir uma aliança, um diálogo entre quem produz e trabalha para encerrar essa crônica de desastre social econômico que estamos vivendo.

Mas a chance de o PT querer apoiar o senhor é muito remota.

Acho muito remota. É a natureza do escorpião. Conhece a fábula? O sapo e o escorpião iam ser levados pela enchente. O sapo então, que sabe nadar, lançou-se na água e o escorpião pediu socorro. O sapo disse que não ia carregá-lo porque senão seria morto. O escorpião disse "não, você me vai levar nas costa. Se eu te matar, morro também". E aí o sapo achou que era razoável o argumento e deu montaria para o escorpião. Na hora que estavam atravessando o escorpião meteu o ferrão no sapo. E os dois começaram a morrer. E o escorpião disse: "desculpe, é a minha natureza". A natureza do PT é o hegemonismo, não faz a autocrítica, não compreende o risco em que meteu o país.

Esse discurso que o senhor tem, bastante contundente, sem poupar quem o senhor acha que não tem que ser poupado, não é algo que o prejudica? O senhor pode precisar de eventual apoio do PT numa eleição presidencial.

O que você está me propondo? Que aos 60 anos de idade, que vou fazer, vire um hipócrita?

Em regra, é assim que se faz a política.

Ao contrário. Está errado. Eu sou um velho ganhador de eleição. Não perco uma no meu universo, no meu Estado. Nunca precisei andar mentindo pra ninguém. Trato as pessoas como elas são, inteligentes, capazes de entender a verdade. Doze anos atrás chamei Eduardo Cunha de ladrão. Aí alguém disse "ó o jeito que o cara fala". Doze anos depois, o cara precipita um golpe de Estado, arrebenta com o país, vai bater na cadeia porque é um reles ladrão e a gente teve que esperar 12 anos. O erro não é meu. É de vocês, das mediações. Vocês, que eu digo, não é você. É a imprensa brasileira que, ao lado do Judiciário, são os Poderes que mais têm faltado à República. Ou é verdade ou é mentira que o Doria é um farsante. Vão esperar o quê? Que ele vire um pacote novo, tipo Collor, que também denunciei na época? Quem tinha razão? Eu estou aqui, livre, nunca fui processado para ser condenado nem para ser absolvido. E olha que eu fui ministro da Fazenda, governador de Estado, prefeito de capital. Você acha que um malucão, boquirroto, seria tudo isso, saindo pela porta da frente, aplaudido, reconhecido? É uma versão que fazem de mim, que é satanizar o carteiro para você não ler a carta.

O senhor falou do Judiciário. Já chegou a se referir ao juiz Sérgio Moro como um exibicionista midiático.

Sim.

Não é um reducionismo demais, uma vez que a operação tem resultados?

Eu condeno não é o juiz Sérgio Moro. Ainda sou a favor da Operação Lava Jato. Acho que ela pode ser histórica para o país, porque o grande problema do Brasil não é a corrupção. É a impunidade como prêmio do mal feito dos grandes, dos poderosos. E toda vez que um promotor, um juiz, um delegado de polícia, abandona sua tarefa de vinculação à lei, de sobriedade, de cumprimento daqueles velhos ditados que no Brasil estão jogados no lixo, que é a presunção de inocência, a ampla defesa... Tudo isso é o que garante o devido processo legal. Sou velho, do ramo... Teve uma operação recente, a Satiagraha. Sabe o que aconteceu com ela? O valentão delegado estava foragido do país. O valentão procurador vivia se exibindo na imprensa e está expulso da procuradoria. O juiz está num tribunal encarregado de assuntos laterais e o Daniel Dantas passeando com atestado de inocência porque tudo foi anulado depois que a imprensa parou de prestar atenção. E é o destino da Lava Jato. Sabe? Um promotor não pode chegar e colocar você no meio de um powerpoint, com a imprensa ao vivo. Sou um velho professor de Direito também. Isso está errado. Modernamente, um homem público vive da boa fama. Se você execra em horário nobre na imprensa e amanhã ele é absolvido, o que acontece? Isso é a selva, é a barbárie.

Afinal, o que o senhor quis dizer ao falar que receberia os homens do Moro a bala?

Eu nunca disse isso. Vá ver o que eu disse e aí volta com a pergunta. Isso é manipulação da turma do Doria.

O que o senhor disse, então?

Eu disse que se eu não tiver feito nada errado e alguém mandar me prender, é meu direito, como é direito universal do povo, em legítima defesa se defender. Isso é um truísmo, uma bobice que universalmente se reconhece como correta. Pode até escolher outras palavras, mas se eu não fizer nada errado, que foi o que tiraram da entrevista… se eu não fiz nada errado e alguém manda me prender, eu posso me defender. Ou você não acha que você tem esse direito? E sabe porque eu disse isso? Reagindo porque ele pegou um colega teu levou preso para ele entregar a fonte.

O senhor está se referindo ao blogueiro Eduardo Guimarães. Ele foi alvo de condução coercitiva.

Pois é. Na condução coercitiva o cara vai preso e depois é solto. E para entregar a fonte. Na Constituição está escrito lá que o jornalista tem direito a preservar o sigilo da sua fonte. Foi por isso que eu reagi. Não é porque eu estou acusado de nada, não estou em lista de ninguém. Fiz o que eu acho que é obrigação da consciência democrática que adquiri em anos de luta de proteger um jornalista desconhecido. Depois eu perguntei na mesma entrevista o que aconteceria com o mesmo Brasil, se esse país elegante que me censura pelas palavras azedas, se ele tivesse mandado prender William Bonner, para ele entregar a fonte dele. Sabe quem é a fonte dele?

Claro que não faço ideia.

O Moro. Ele que entregou a gravação ilegal que fez com a presidência da República. Esse é o problema.

Esse tipo de de declaração que o senhor dá, embora tenha dito claramente que ela foi tirada do contexto, pela escolha de palavras que faz, é algo que vai ter que explicar a vida inteira, inclusive durante eventual campanha presidencial.

Meus adversários vão ter que explicar a montanha de dinheiro que roubaram. Eu ter que explicar, tudo bem. Cada frase minha é uma frase que assumo como minha. Nunca pedi desculpa por nada que eu falei, a não ser piada de mau gosto que aprendi que não se deve fazer. Mas muitos anos atrás.

Estar ou não em lista da Lava jato vai ser diferencial em 2018?

Creio que não.

Por que estarão todos no "mesmo pacote"?

É o que eles querem, o centro da bandidagem do Brasil. Michel Temer e esses caras todos. Generalizar. Quando saiu a lista com 108 nomes, tinha Serra e Alckmin com milhões de reais depositados no estrangeiro. E botaram Maria do Rosário (PT), que recebeu R$ 125 mil para campanha, com recibo. Botaram Marina Silva (Rede), que recebeu Marcelo Odebrecht num hotel para conversar, no mesmo balaio. O que eles querem é nivelar por baixo, com grande contribuição da nossa grande mídia.

E hoje o senhor acha que estão todos no mesmo pacote, em virtude disso?

Não. É só um começo de conversa. Tem muita coisa por aí ainda.

A previsão de rombo na Previdência brasileira para 2017 é R$ 181 bilhões. Acho que ela tem que ser reformada?

Isso é mentira. É uma deserção da imprensa brasileira não esclarecer. Se um cara da minha responsabilidade diz que o número de R$ 180 bilhões de rombo é mentira, numa democracia a mediação tem que ser feita pela imprensa. Um cara que quer ser presidente da República está dizendo que é mentira. Então vou te explicar porque é mentira: contribuição social pelo lucro líquido, PIS, COFINS, contribuição patronal, contribuição dos trabalhadores e contribuição do governo, este ano, somadas, sobram R$ 28 bilhões. Por que o governo tem o descaramento de mentir desse jeito? Porque acabaram de fazer uma DRU, uma emenda à constituição que se chama Desvinculação de Receitas da União. Aí pegam 30% das receitas que a lei criou para financiar a Previdência e jogam esses 30% no saco sem fundo da dívida.

Então também não vê necessidade de reforma?

Acho que é imperativo que se debata uma reforma da Previdência, por outras razões que não o déficit. É que temos uma demografia que está envelhecendo e insistimos num regime de repartição que não é mais praticável em nenhum lugar do mundo com demografia envelhecida. Precisamos de um grande e fraterno debate para construir um consenso sobre a reforma da Previdência. É uma necessidade, mas isso que está aí é um monstrengo que assalta o direito dos mais pobres e não mexe no conjunto de privilégios. Não sei se o senhor sabe, mas 1,6% dos beneficiários da Previdência levam 40% do dinheiro. E nenhum gesto do senhor Michel Temer, óbvio, mexe com nada disso.

E a reforma trabalhista, da maneira como está?

A questão básica é a seguinte. A reforma trabalhista quer transformar o trabalho numa commodity. E o mundo inteiro, até a China, está evoluindo na direção oposta. O Brasil está fazendo uma reforma que fragiliza o direito do trabalho, transformando o trabalho numa mercadoria. Dia desses, um prefeito de Minas, já nos tempos temerários do golpe, fez um edital convocando professores e a forma de recrutamento era uma licitação pelo menor preço. E você tem 14 milhões de desempregados, 9 milhões na informalidade e você vai fragilizar direito do trabalho... Isso é a selva.

Em 2018, acha que vai ter que lidar com algum capixaba nas eleições presidenciais? Até pouco tempo, ventilavam o nome do Paulo Hartung para alguma vice.

Posso lhe dizer que o PMDB estará em oposição ao meu governo. Será uma característica histórica do meu governo, que o PMDB será empurrado para a oposição.

Seria a primeira vez em muito tempo.

Desde sempre. Vai o PSDB para o governo, o PT fica intransigente e aí o líder do governo FHC era o Romero Jucá. Aí o Lula vai pro governo, o PSDB nega diálogo e o líder do governo Lula é o Romero Jucá. Lula queria que a Dilma, antes do golpe, nomeasse o Meirelles ministro da Fazenda. Há um golpe no país e o golpista bota Meirelles ministro. Há uma coisa profundamente errada aí. Uma das razões pelas quais o Brasil passa mal como passa é que demos centralidade e poder a essa escória, a essa quadrilha. Você quer que eu chame o que, para ser um lorde? Não sou, nem quero ser. A política sem calor é o silêncio que as elites querem. Como chamar um homem como Eduardo Cunha? Eu era governador do Ceará quando ele foi pilhado roubando a Telerj no esquema do PC Farias. Aí Lula pega e dá Furnas para esse cara. O dinheiro que ele roubou de Furnas distribui para os colegas e vira presidente da Câmara.

Hoje na AL-CE

'A Imprensa'

A reinauguração do painel “A Imprensa”, de Yara Tupynambá, acontece hoje, na Casa do Jornalista, no Centro de Belo Horizonte (MG). Esta foi a primeira vez que a peça passou por um processo completo de restauração, no qual parte da pintura foi refeita e os estragos provocados por cupins na madeira foram recuperados.
O painel de 5,5 x 2,7 metros, que ocupa uma parede inteira da Casa do Jornalista, retrata uma sequência de cenas que mostram as atividades jornalísticas, desde a apuração do fato, o tratamento da notícia na redação, o registro fotográfico, a diagramação, impressão e distribuição do jornal até a produção e veiculação da notícia na TV.
Yara ressalta que o painel ganhou ainda mais importância com o passar dos anos. Afinal, mais de 50 anos depois, o próprio processo de produção jornalística mudou e muitos equipamentos, como a máquina de escrever e o linotipo caíram em desuso. “O painel passou a ser maior, passou a ser um documento de memória do jornalismo”, explica.
A recuperação do painel teve início em dezembro de 2016, com o apoio do Mercantil do Brasil, e foi a maior restauração já feita pela artista em uma obra sua. “Estamos satisfeitos em apoiar um projeto desse porte, e de uma artista tão importante para a cultura nacional como a Yara Tupynambá”, enfatiza o diretor executivo Financeiro, de Relacionamento com Investidores e de Marketing, Roberto Assumpção.
Projetos apoiados
O investimento social do Mercantil do Brasil está focado no incentivo ao Esporte, à Cultura e à Cidadania. Em 2017, alguns dos projetos apoiados são: Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Festival de Esportes Mercantil do Brasil, Copa Mercantil do Brasil, Arte Favela, Fundação de Educação Artística e Circo no Querubins.
MB: o impulso que move o Esporte, a Cultura e a Cidadania.
Serviço
Para convidados: Coquetel reinauguração “A Imprensa”, de Yara Tupynambá
Dia: 27 de abril
Horário: 19h30
Local: Casa do Jornalista – Avenida Álvares Cabral, 400, em Belo Horizonte (MG).

Caatinga

Um debate sobre o “Uso Sustentável da Caatinga no Contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” vai celebrar o Dia Nacional da Caatinga hoje (27), em Recife, às 14h30, no auditório do Ibama, na Avenida Dezessete de Agosto, no bairro Casa Forte. O evento é organizado por meio de uma parceria da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), do Ibama, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado de Pernambuco (Semas) e do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga de Pernambuco.
A programação será aberta ao público, especialmente para engenheiros florestais e ambientais, biólogos, geógrafos e outros profissionais ligados à Caatinga, sem necessidade de inscrição prévia. Além do debate, estão previstas a apresentação sobre o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Socioambiental do Estado de Pernambuco e a exibição de dois filmes em curta-metragem: “Árvore Sagrada”, que trata da produção de umbus na região do São Francisco Baiano, e “As Fulô da Caatinga”, sobre mulheres empreendedoras e seus econegócios.
O Dia Nacional da Caatinga é celebrado anualmente, desde 2004, em 28 de abril a fim de evidenciar a importância e a necessidade de se preservar o bioma. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a Caatinga ocupa cerca de 844.453 quilômetros quadrados, o equivalente a 11% do território nacional, nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e Minas Gerais. Na área de atuação da Codevasf, o bioma ocupa 21,2% de todo o Vale do Rio São Francisco e 28,4% dos Vales dos Rios Parnaíba, Itapecuru e Mearim.
“Na condição de promotora de ações de revitalização, a Codevasf busca constantemente liderar iniciativas junto a diferentes órgãos das esferas Federal, Estadual e Municipal para implantar e divulgar ações voltadas para o uso sustentável e à proteção da Caatinga. Isso inclui o planejamento e a execução de uma série de intervenções, como conservação de água e solo; fomento à criação e consolidação de Unidades de Conservação; e implantação e apoio aos Centro de Referência em Recuperação de Áreas Degradadas – os Crads”, explica a presidente da Codevasf, Kênia Marcelino.
Relevância social e ambiental
O engenheiro florestal e analista em Desenvolvimento Regional da Codevasf Valdemir Vieira destaca que a Caatinga é uma das seis grandes regiões ecológicas do Brasil e o único bioma inteiramente restrito ao território nacional. “Apesar de ser menor do que a Amazônia, o Cerrado e a Mata Atlântica, a Caatinga tem relevância significativa, tanto na dimensão social quanto na ambiental. O bioma é muito rico em espécies de plantas, muitas das quais não se encontram em nenhum outro local. Estima-se que existam, pelo menos, 5.344 espécies vegetais nativas. Dessas, aproximadamente 744 são exclusivas da região”, afirma.
Segundo Vieira, atualmente, mais de 72 espécies de plantas com potencial econômico foram identificadas como prioritárias para estudos e pesquisas, das quais aproximadamente 20 são restritas à região. “É extremamente importante estudar o uso dessas espécies para que ele seja feito de forma ordenada e sustentável, sem prejudicar esse valioso patrimônio natural nem colocar em risco a fonte de renda de milhares de famílias que dependem da Caatinga para sobreviver”, esclarece o engenheiro florestal.
“O que o povo nordestino já valorizava há tempos, agora está sendo reconhecido mundialmente: a riqueza da Caatinga. Os projetos de revitalização da Codevasf, para promover o desenvolvimento regional, estão em sintonia com o debate sobre o uso sustentável, promovido nesse Dia Nacional da Caatinga. Tratamos a preservação desse bioma como prioridade”, destaca o diretor da Área de Revitalização da Codevasf, Inaldo Guerra.
Atuação regional
O chefe do Escritório de Representação da Codevasf em Recife, Marcelo Teixeira, que participará do debate sobre o uso sustentável da Caatinga, ressalta a atuação regional em áreas como representação institucional, articulação interinstitucional, meio ambiente, licenciamentos ambientais e assessoramento jurídico. “A Codevasf tem papel importante na divulgação e preservação da Caatinga, fomentando ainda a participação intensa da juventude rural engajada no Projeto Amanhã e o incremento de Arranjos Produtivos Locais oriundos da região”, aponta.
Entre os destaques das ações executadas pela Companhia em Pernambuco, Teixeira aponta a implantação de Unidades de Conservação da Caatinga. No município de Floresta, a Estação Ecológica Serra da Canoa, com 8 mil hectares, foi a segunda unidade criada no estado. Já o Parque Estadual Serra do Areal e a Estação Refúgio de Vida Silvestre Riacho Pontal, com cerca de 6 mil hectares de vegetação nativa do bioma, foram criadas na área de reserva legal do Projeto Pontal, mantido pela Companhia em Petrolina.
Por meio do Escritório de Representação de Recife, a empresa também atua como coordenadora do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga – uma entidade pública sem fins lucrativos, de caráter consultivo, propositivo e deliberativo, com atuação em Pernambuco. São 34 instituições participantes (17 públicas e 17 da sociedade civil). Esse comitê é subordinado ao Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga – onde a Codevasf tem assento na Secretaria Executiva.
As principais atividades do comitê estadual são apoiar, coordenar e implantar a reserva da biosfera da Caatinga em Pernambuco, priorizando a conservação da biodiversidade do bioma, o desenvolvimento sustentável, o conhecimento científico e o saber popular. Mais informações sobre o comitê estão disponíveis no blog: www.comitecaatingape.blogspot.com
Ouça depoimentos sobre o Dia Naciona da Caatinga: soundcloud.com/codevasf/sets/codevasf-promove-acoes-e-comemora-dia-da-caatinga
Serviço
Debate: Uso Sustentável da Caatinga no Contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Quando: 27 de abril (quinta-feira), às 14h30
Onde: Auditório do Ibama - Avenida Dezessete de Agosto, 1057, Casa Forte, Recife.
Mais informações: www.codevasf.gov.br
Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf
Fone: (61) 2028 – 4758 /4448

GranWorld Parks and Resorts

Hoje, às 19 horas será apresentado à imprensa o complexo GranWorld Parks and Resorts, no Km 155 da Rodovia Presidente Castelo Branco, a 130 quilômetros de São Paulo.
Após a apresentação haverá coquetel de lançamento a partir das 20 horas, momento em que o projeto será apresentado às autoridades e convidados presentes.
O complexo terá, em seus mais de 700.000 metros quadrados de área construída, parque aquático aquecido, teatro, cinema, hotel padrão 6 estrelas com heliponto, spa, resort de alto padrão com 2500 apartamentos, parque de neve, pistas de ski, arena multiuso, shopping ao ar livre com bares e restaurantes, praias artificiais e teleférico, além de uma atração inédita de nome “Vulcão”, que promete conduzir seus visitantes a uma espécie de “viagem ao centro da Terra”, experiência jamais vivenciada antes em nenhum outro complexo deste porte no Brasil.
O valor do custo total da construção do empreendimento está estimado em R$ 2 bilhões, e as obras devem durar cerca de 8 anos com entregas parciais a partir de 2 anos.
O evento trará em detalhes abordagens que tratam de interesses políticos, econômicos e sociais de grande relevância, como por exemplo, a geração de mais de 5 mil empregos diretos e milhares de indiretos durante todas as fases da construção do empreendimento, e também após a conclusão das obras.
Após o evento, os jornalistas que tiverem interesse em realizar entrevista exclusiva com algum dos líderes do Grupo GranWorld e/ou autoridades presentes, serão orientados por meio de um Press Kit que receberão no local, e que também apresentará diretrizes mais detalhadas acerca de todo o empreendimento e seus diferenciais, neste caso com limite de até 30 profissionais de veículos que entrarem em contato com assessoria de comunicação do empreendimento. Informamos que apenas um único representante de cada veículo poderá estar presente para a coletiva.
_______________
Data do evento: 27/4/2017
Local: Rodovia Castelo Branco, Km 155
Horário da coletiva: 19h
-----------------------------
Telefones: (11) 3522-7544 (horário comercial)
Celulares (71) 99117-7607 Alessandra Nazareth ou (71) 98778-7799 Alex Luz

Nos shoppings

North Shopping Fortaleza
Até 31 de maio – Expo Acqua – Gratuito
A Expo Aqua leva peixes ornamentais e é realizada pela Digital Comunicação e a Maré Aquarismo, com o objetivo de apresentar aos visitantes a arte de aquarismo e seus benefícios. Visitação de segunda a sábado, das 10 às 22 horas, e aos domingos e feriados, de 15 às 21 horas. Local: Piso 3, próximo à Livraria Saraiva.
Quintas – Aula de Ritmos – 18h – Gratuito
Todas as quintas-feiras, o North Shopping Fortaleza leva ao público aula de ritmos para incentivar a prática de atividade física para todas as idades. Quem conduz é o professor Soberano. Local: Praça de Alimentação (Piso 3).
Sexta (28) – Programação de Humor– 19h – Gratuito
O humorista Mixirico encerra o mês de abril com piadas para todos os tipos de público no North Shopping Fortaleza. Local: Praça de Alimentação (Piso 3).
Sábados – Samba e Chorinho - 18h – Gratuito
Os finais de tarde dos sábados são embalados com um repertório único, de samba e chorinho, apresentado pela cantora Lia Maia. Local: Praça de Alimentação (Piso 3).
Domingo (30) – Programação Infantil – 17h – Gratuito
Aventuras no Oceano Pacifico são o cenário do espetáculo cover “Moana, O Sonho Continua”, encerrando a programação infantil do North Shopping Fortaleza de abril. Local: Praça de Alimentação (Piso 3).
Informações: (85) 3404.3000 e www.northshoppingfortaleza.com.br

North Shopping Jóquei
Segunda a quinta – Saúde Jóquei – Gratuito
Semanalmente, o shopping promove o Saúde Jóquei, um estímulo ao público para a prática de atividade física. Às segundas e quartas tem aula de Ritmos às 19h30 com a profª Rayara Costa, no Estacionamento Acesso A. Nas terças e quintas é a vez da Assessoria Esportiva, às 19h, com vagas limitadas, próximo ao Estacionamento Acesso B. Às segundas e terças, tem Muai Thay com a Equipe Evolution e o mestre Rafael Morais, às 19h, no Piso 2, em frente à loja Marisa. Já nas quintas a modalidade da vez é o Jiu-jitsu, também com a Equipe Evolution e o mestre Rafael Morais, às 19h, também no Piso 2.
Diariamente – Infinity 9D Simulador Dinâmico
Equipamento de realidade virtual, o Infinity 9D traz mais de 90 cenários diversos, ideais para uma aventura cheias de emoção. Aberto para crianças a partir de cinco anos, com autorização dos pais ou responsáveis, até crianças de oito anos, além de adolescentes e adultos. Valor: R$ 15 por pessoa. Funcionamento diário de 10h às 22h. Local: Piso L1, em frente à loja Aliança de Ouro.
Últimos dias - Até 30 de abril – Pop & Games – Gratuito
O North Shopping Jóquei realiza pela primeira vez o Pop & Games, evento voltado para cultura pop e geek. O espaço, com 300m² de área, contempla arena de games interativos com mais de 40 videogames, entre eles do tipo arcade, disponíveis para jogar gratuitamente e uma exposição com mais de 200 consoles históricos. Além dos games, a programação inclui desfile de cosplay, concurso de Just Dance, Mega K-pop com presença de digital influencers e outras atividades. Local: Piso 2.
Quinta (27) – Jogos de tabuleiro – 10h às 22h – Gratuito
Mesas preparadas para jogos analógicos são um convite para grupos e amantes dos games mais tradicionais, dentro da programação do Pop & Games. À disposição do público estão Carcassone, Citadels, DinoRace, Yomi, Smash Up e outros jogos. Local: Piso 2.
Sexta (28) – Programação Pop & Games – 10h às 22h – Gratuito
A programação do Pop & Games organiza, juntamente com a ASCENDE Jogos e o Bojogá, uma competição para quem gosta de games. É o concurso de desenvolvedores de jogos, com demonstrações, para o público, de games criados por profissionais locais. Os visitantes ficam à vontade para experimentar os jogos e viver experiências no mundo virtual. Local: Piso 2.
Sexta (28) – Sextaneja – 12h - Gratuito
A hora do almoço fica mais animada com música ao vivo. A Sextaneja do North Shopping Jóquei traz um repertório para os amantes do sertanejo com apresentação de Betinho Ferraz e Banda. Local: Praça de Alimentação (Piso 3).
Sábado (29) – Samba com Feijão – 12h - Gratuito
Um bom motivo para almoçar aos sábados no North Shopping Jóquei é o Samba com Feijão. Quem comanda o som durante o mês é o Clima do Pagode. Local: Praça de Alimentação (Piso 3).
Sábado (29) – Concurso Just Dance – 16h - Gratuito
Por todo o mês de abril, dentro da programação do Pop & Games, o North Shopping Jóquei organizou uma arena de Just Dance entre o público. A grande final se realiza neste sábado, quando os 10 melhores pontuadores duelam em um concurso cheio de energia. Local: Piso 2.
Domingo (30) – Online Party – 14h – Gratuito
Para encerrar a programação do Pop & Games, o North Shopping Jóquei apresenta a Online Party, um grande encontro entre youtubers, influenciadores digitais de YouTube e Facebook e web celebridades. O evento conta com a presença de Roma Gaga, Edney Cunha, Ramon Oliveira, Lucas Amaral, Saulo Freitas, Jonathan Tavares e GDZ. Local: Praça de Alimentação (Piso 3).
Domingo (30) – Domingo no Jóquei – 16h – Gratuito
Uma tarde divertida ao ar livre espera você e sua família. Muitas atividades para os pequenos, como brincadeiras e gincanas, tendo como cenário o pôr do sol e um clima agradável de final de tarde. Local: Gramado do Acesso B.
Domingo (30) – Programação Infantil – 18h - Gratuito
O universo Frozen traz para o público uma nova aventura. A peça cover “O Aniversário da Anna” convida a criançada para uma festa cheia de alegria. Local: Praça de Alimentação (Piso 3).
Informações: (85) 3403.7042 e www.northshoppingjoquei.com.br

Via Sul Shopping
Até 8 de maio – Feira Book Lovers - Gratuito
O Via Sul Shopping recebe nova edição da Feira Book Lovers Kids. A intenção da feira é incentivar nas crianças o hábito de ler e ser uma alternativa para o desenvolvimento intelectual de meninos e meninas. São mais de três mil títulos de obras infantis e infanto-juvenil, com títulos de atividades, clássicos infantis e personagens contemporâneos, entre outros temas. Visitação gratuita de segunda a sábado, de 10h às 22h, e aos domingos e feriados, de 14h às 21h. Local: Praça de Eventos (Térreo).
Diariamente – Labirinto Selvagem
Imagine como seria caminhar entre animais de diversas espécies em tamanho real, como dinossauros e macacos. Essa é a atração que o Via Sul Shopping proporciona ao público com a exposição Labirinto Selvagem. A mostra interativa traz um mundo selvagem com grandes esculturas, réplicas de Velociraptors, Triceraptors, um crânio de Tiranossauro Rex, além de uma cabeça de King Kong com 1,70m de altura. Entrada: R$ 10,00. Local: Praça de Alimentação (3º Piso).
Diariamente – Exposição Arte em Pneus - Gratuito
Em parceria com o artesão cearense Pedro Paulino, o Via Sul Shopping apresenta exposição de produtos reciclados com pneus. A mostra traz itens como brinquedos, cadeiras rústicas, vasos ornamentais e playgrounds para crianças. Local: Espaço Cultural (1º Piso).
Terças e quintas – Aulas de Funcional – 19h – Gratuito
O Via Sul Shopping oferta aulas de Funcional para dar uma força a quem deseja praticar atividade física e abraçar a boa forma. As inscrições são feitas durante o horário de aula. Local: 4º Piso, próximo ao cinema.
Domingo (30) – 2º Desfile de Pets – 16h - Gratuito
Animais de estimação têm evento especial neste domingo no Via Sul Shopping, que realiza o II Desfile de Pets. Para participar, basta doar 2kg de ração no ato da inscrição, dia do desfile. Local: 4º Piso.
Domingo (30) – Programação Infantil – 17h – Gratuito
Uma pacata vila encantada é cenário para muitas aventuras, comédia e fantasia. Neste domingo, o público do Via Sul Shopping é convidado a acompanhar a peça cover “Smurfs e a Floresta dos Sonhos”. Local: Praça de Alimentação (3º Piso).
Informações: (85) 3048.1300 e www.shoppingviasul.com.br

Seguidores

Arquivo do blog