Pesquisar no blog

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Morre Marcondes Rosa

Grande idealizador da Rádio Universitária FM do Ceará, nos deixou nesta sexta-feira 5 de maio de 2017, o Professor Marcondes Rosa de Sousa - http://migre.me/wzksy Velório acontece na Ethernus - Rua Padre Valdevino, 1688 - Aldeota, a partir das 19 horas, onde acontece uma missa, no sábado 9 da manhã e em seguida, o sepultamento, no Parque da Paz, às 11 horas

Arte na Praça

Fortaleza, Campo Sales, Catunda, Guaiúba e Saboeiro recebem neste sábado (6) o Arte na Praça, que acontece sempre no primeiro sábado do mês, de 17 às 19 horas, nos municípios cearenses. A ação integra o Programa Mais Infância Ceará, voltado para o desenvolvimento infantil e idealizado pela primeira-dama do Estado, Onélia Leite de Santana. A iniciativa é realizada pelo Governo do Ceará e Serviço Social do Comércio Ceará (Sesc/CE), com o apoio das prefeituras municipais.
A Praça do Santo Cruzeiro, em Guaiúba, na Região Metropolitana de Fortaleza, será palco de atrações como o show musical com Descoladinho Mix; oficinas com escultura de balão e pintura facial; além do Espaço Brincando e Pintando, com pintura em tela, e brincadeiras populares. Em Campo Sales, na Região do Cariri, a Praça Central recebe a criançada para curtir a apresentação de um espetáculo infantil; a biblioteca infantil, com oficina de pintura, desenho e leitura; aulão de ginástica coreografada; pintura facial; o Espaço brincando e pintando e brincadeiras populares.
Já a Praça Luíza Távora, em Fortaleza, onde acontece tradicionalmente o evento, terá apresentação artística, brincadeiras populares e Espaço Brincando e Pintando. A programação na Praça Matriz de Catunda, na Região Norte, conta com o show Dias de brincadeiras, com Taffa Teixeira de Sobral; brincadeiras populares; Espaço Brincando e Pintando; oficinas de pintura facial; e escultura de balão. No município de Saboeiro, na Região dos Inhamuns, um coral vai animar a tarde na Praça Matriz da cidade, junto de apresentações artísticas; aulas de judô e flauta; biblioteca infantil; pintura facial e Espaço Brincando e pintando.
Até abril de 2017, 48 municípios cearenses foram agraciados com o evento - Fortaleza contemplada 20 vezes, Crato duas e Pacujá duas. O Arte na Praça também esteve em Acopiara, Antonina do Norte, Assaré, Aurora, Barbalha, Beberibe, Brejo Santo, Catarina, Caucaia, Cariré, Caririaçu, Carnaubal, Croatá, Eusébio, Farias Brito, General Sampaio, Graça, Groaíras, Guaraciaba do Norte, Iguatu, Ipaporanga, Itarema, Itatira, Jardim, Juazeiro do Norte, Jucás, Lavras da Mangabeira, Madalena, Mauriti, Meruoca, Missão Velha, Nova Olinda, Ocara, Pacoti, Piquet Carneiro, Porteiras, Quixeramobim, Reriutaba, Santana do Cariri, São Gonçalo, Sobral, Solonópole, Tarrafas, Tianguá e Varjota.

Dia das Mães na UCI

Que tal inovar no presente em 14 de maio, Dia das Mães? A rede UCI tem uma ótima opção para surpreender as mães que adoram uma boa sessão de cinema: o UCI Gift Certificate. 
São cinco vales de R$ 10, no valor total de R$ 50, que podem ser trocados na bilheteria para a compra de ingressos e qualquer produto da bombonière, como pipoca, refrigerante e doces.
Não há limite máximo de compra por pessoa e, caso haja necessidade, o troco é feito em dinheiro. Para adquiri-lo, basta ir a uma das bilheterias dos cinemas da rede ou acessar o site www.ucicinemas.com.br e clicar no link do produto. Ele é aceito em todas as sessões, exceto nos cinemas UCI de Salvador/BA.
Sobre a UCI Cinemas
Sinônimo de qualidade e tecnologia, a UCI Cinemas (United Cinemas International Ltda.) está no Brasil há mais 20 anos e atualmente está presente em 12 cidades do país (Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Fortaleza, Curitiba, São Luís, Campo Grande, Manaus, Ribeirão Preto, Salvador, Juiz de Fora e Belém). A rede é responsável pelo maior complexo de cinema brasileiro: o New York City Center, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, que conta com 18 salas, incluindo IMAX, XPLUS e duas DELUX, e que tem o maior público no Brasil desde a sua inauguração, em 1999. Hoje, os complexos da rede têm salas IMAX, XPLUS e DELUX, cadeiras SuperSeats e SuperD, e vai inaugurar em 2017 a primeira 4DX do Rio de Janeiro.

Ceará Sem Drogas em Cruz

Zezinho Albuquerque abre Campanha Ceará Sem Drogas em Cruz (foto Edson Júnior Pio)
Cerca de três mil jovens, moradores e lideranças políticas do município de Cruz lotaram o ginásio poliesportivo Josino Bernardino da Silveira, no bairro Vila Olímpica, na manhã de hoje, para acompanhar a 15ª edição da campanha Ceará Sem Drogas. A iniciativa, idealizada pelo presidente da Assembleia, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), busca conscientizar jovens cearenses sobre os malefícios da dependência química.
Zezinho Albuquerque ressaltou o recente levantamento da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), segundo o qual 70% a 80% dos jovens se envolvem com drogas por causa da curiosidade. “Precisamos do envolvimento das famílias e das escolas, porque sem elas não se faz com sucesso esse projeto Ceará sem Drogas”, afirmou.
O parlamentar destacou ainda os resultados do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência – desenvolvido pela Assembleia Legislativa em parceria com o Governo do Estado e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Segundo Zezinho Albuquerque, o relatório do Comitê mapeou o perfil dos jovens que praticam homicídios e também dos que são assassinados, além de identificar o contexto em que esses jovens estavam inseridos.
O prefeito de Cruz, Jonas Muniz, agradeceu ao deputado Zezinho Albuquerque pela oportunidade de discutir a temática no município e ressaltou a importância da prevenção no combate às drogas.
“Nada melhor do que prevenir a droga, porque nós sabemos, e vocês jovens também sabem, que aquele que entra e se envolve dificilmente consegue sair”, alertou. Ele lembrou ainda que as famílias também são atingidas pelo problema, e não apenas o usuário.
O ex-jogador e comentarista esportivo Walter Casagrande, durante a palestra sua experiência com as drogas, lembrou que hoje existem projetos que buscam esclarecer acerca dos riscos do uso dos entorpecentes, algo que, segundo ele, não existia antes.
“Hoje eu consigo ter uma rotina: faço academia todos os dias pela manhã, vou para a terapia à tarde, no final de semana vou ao teatro, cinema, bares… Isso eu consegui após a recuperação, mas, quando você está nas drogas, a droga pega você para ela, você não consegue fazer nada. Você põe em risco a sua posição, você põe em risco até a sua vida”, alertou.
Segundo a professora dos 8º e 9º anos da Escola de Ensino Fundamental Filomena Martins dos Santos, Jane Freitas, o momento é fundamental para conscientizar não apenas os jovens, mas também os adultos. “É muito importante receber uma pessoa que já passou por uma situação difícil e que hoje está recuperada e vem fazer esse depoimento, vem tentar sensibilizar nossos jovens”, disse.
Já para o estudante Edson Elias, de 13 anos, a palestra serviu de alerta sobre os malefícios das drogas. “Foi interessante ouvir o Casagrande falar sobre as drogas e o usuário e também sobre como é importante não usar drogas e cuidar da própria vida”, avaliou.
A Campanha Ceará sem Drogas tem promovido contato direto com a juventude cearense desde 2014. Já foram realizados 14 encontros nos municípios de Limoeiro do Norte, Sobral (duas edições), Crato, Viçosa do Ceará, Campos Sales, Aquiraz, Nova Russas, Fortaleza (duas edições), Acaraú, Crateús, Horizonte e Aracati.
Também participaram do evento o deputado estadual Manoel Duca (PDT); o vice-prefeito de Cruz, Glaydston Muniz; o presidente da Câmara Municipal de Cruz, Erlandson Muniz; e o prefeito de Santana do Acaraú, Marcelo Arcanjo.

'A Glória e a Graça'

_MG_0830_baixa

'A GLÓRIA E A GRAÇA', DE FLÁVIO TAMBELLINI, PARTICIPA DO MUMBAI INTERNATIONAL QUEER FESTIVAL
O filme "A Glória e a Graça", dirigido por Flavio Tambellini, que traz Carolina Ferraz no papel de uma trans, foi convidado a participar do KASHISH Mumbai International Queer Film Festival. O festival, primeiro indiano do gênero, surgiu em 2010, logo após as relações homoafetivas terem sido discriminalizada no país, em 2009.

O longa, que tem sido uma unanimidade entre os festivais de gênero, além do MIQFF, também foi selecionado para a mostra competitiva Fairy Tales Queer Film Festival, do Canadá e para o Translations: The Seattle Transgender Film Festival, em Seattle, nos Estados Unidos.

Nota de Repúdio do PT-Aracati

"Manifestamos nosso total repúdio à atitude antidemocrática da Direção Nacional do Partido dos Trabalhadores. Por ser um partido orgânico, que pratica democracia interna, o PT envereda por um caminho que não condiz com sua história. Os embates ocorrem nas diversas correntes que compõem o Partido, mas o resultado final sempre foi respeitado.
O recente Processo de Eleições Diretas (PED) foi questionado em diversos municípios brasileiros. E o caso mais emblemático é o de Aracati, onde o resultado foi desvirtuado mais uma vez, através de manobras para beneficiar o grupo majoritário que tem o comando do Partido. Eleitores que entraram no PT - Aracati em 2015 e cumpriram todos os requisitos exigidos, se viram privados do direito de votar por duas vezes, no ano passado, no Encontro de definição da tática eleitoral, quando votaram em urna em separado, não tendo os votos apurados, configurando-se em verdadeiro Golpe. E depois, quando tiveram suas filiações canceladas de maneira arbitrária.
O fato mais gritante é que nem todas as filiações foram desconsideradas, apenas aquelas que não pertenciam ao grupo majoritário. No momento em que o PT realiza ampla campanha de filiação em todo o Brasil, Aracati tem filiações canceladas, em ação completamente antidemocrática do PT.
Condenamos essas práticas, que estão mais de acordo com a tradição do coronelismo e do patrimonialismo – traços culturais de um Brasil que se imaginava ter ficado para trás –, e repudiamos a omissão e conivência da Direção nacional do PT diante dessas irregularidades.
Deputado Federal José Airton - filiado do PT - Aracati -CE
Jonas Dezidoro - Presidente do PT - Aracati - CE
Fred Simões - filiado do PT - Aracati -CE 
Vânia Uchôa - filiada do PT - Aracati -CE
Daniella Dezidoro - filiada do PT - Aracati -CE
Caio Ponciano - filiado do PT - Aracati -CE
Filipe Vidal - filiado do PT - Aracati -CE
Nilberto Ferreira - filiado do PT - Aracati -CE
Jozildes Vieira - filiado do PT - Aracati -CE
Danielle Uchôa - filiada do PT - Aracati -CE".

BB no Ceará

Por meio de requerimento, a deputada federal cearense Luizianne Lins (PT) solicitou informações ao presidente do Banco do Brasil, Paulo Rogério Caffarelli, a respeito da demanda por atendimento nas agências do banco no Estado do Ceará. 
O documento trata ainda sobre a existência de profissionais já aprovados em concurso público e ainda não chamados, bem como solicita informações sobre um possível cronograma de nomeação desse quadro de pessoal.

Aprovado na AL-CE

A Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) aprovou  a mensagem governamental que garante a prorrogação de contratos de pessoas que atuam nos Projetos Estaduais de Habitação e Desenvolvimento Urbano.
De acordo com o secretário das Cidades, Jesualdo Farias, a aprovação da PEC 8095 foi um esforço importante do governador Camilo Santana para manter a continuidade do Minha Casa Minha Vida no Ceará, fortalecer o trabalho da SCidades e possibilitar os trabalhos com as famílias que são atendidas por habitação popular. Atualmente são mais de 18 mil unidades habitacionais em construção no Ceará.
“A aprovação da PEC foi fundamental para atender as comunidades pobres, sobretudo aquelas que aguardam por habitação de interesse social, e que já há bastante tempo sonham com a casa própria. Essa medida, proporciona a diversas secretarias que deem continuidade aos seus projetos, para chegar no momento mais importante desse processo que é a entrega das unidades habitacionais às famílias cearenses”, destaca Jesualdo Farias.
Com a aprovação, esta mudança vai garantir a continuidade de vários projetos como o Minha Casa Minha Vida e garante a continuidade de importantes trabalhos desenvolvidos pelo Governo do Ceará na execução, na orientação e no acompanhamento de políticas públicas de habitação tendo como destaque aquelas envolvendo a  entrega de milhares de unidades habitacionais populares, bem como de obras de requalificação urbana de interesse do Estado.

Pitadas ao vivo

O mês de maio tem um sabor especial para as famílias que comparecerem ao “Pitadas ao vivo”. O Master Chef Ailton Piovan assina uma deliciosa receita de Filé Suíno ao Molho de Limão Siciliano. A ideia é que as famílias possam produzir este prato em suas cozinhas e dar um tempero especial a esta data comemorativa. A receita será apresentada amanhã (6) em duas lojas de Fortaleza.
Na loja do shopping Aldeota (Avenida Dom Luis, 500), Bia Leitão estará no comando do cooktop levando o passo a passo do prato ao público. Já a chef Didda Carneiro estará na loja Pão de Açúcar São João (Avenida Santos Dumont, 1169). No total serão realizadas cinco aulas em cada loja nos horários (11h30; 13h30; 15h30; 17h30 e 19h30), com duração de 30 minutos cada uma. Após as a aulas, os clientes poderão degustar a receita juntamente com um delicioso vinho que harmoniza perfeitamente com o prato.
Receita do Chef Ailton Piovan:
Filé suíno ao molho de limão-siciliano – 1 porção
Ingredientes
1 filé suíno de 200g;
4 limões-sicilianos;
3 dentes de alho;
200 ml de azeite extravirgem;
Pimenta-do-reino e sal a gosto. 
Modo de Preparo
1. Tempere o filé com sal e pimenta-do-reino e coloque em uma frigideira pré-aquecida com 10 ml de azeite até ficar ao ponto; 
2. Em uma panela, coloque o restante do azeite com a casca do limão-siciliano (sem a parte branca), o alho e o suco do limão-siciliano. Cozinhe até o ponto de fervura. Desligue; 
3. Bata os ingredientes do molho em um liquidificador até atingir o ponto de creme; 
4. Ajuste o sal e coloque na frigideira junto com o filé. Sirva em seguida.

Congresso do PT

O cenário nacional e local, o balanço dos governos e organização partidária são alguns dos temas principais do VI Congresso Estadual do PT, amanhã e domingo. A militância também irá refletir sobre o momento atual, apresentará propostas que serão encaminhadas ao VI Congresso e elegerá a nova direção estadual.
O evento que acontece no complexo coberto de eventos da Universidade Estadual do Ceará-Uece- Itaperi, terá 400 delegados e delegadas eleitos (as). A critério da Comissão Executiva Estadual serão convidados cerca de 40 representantes (10% do número de delegados e delegadas) da sociedade civil e dos movimentos sociais.
O Congresso homenageará a ex-primeira dama do Brasil, Marisa Letícia Lula da Silva e o companheiro de luta no Ceará, Raimundo Nonato da Silva (Sula).
Ao todo, o PT Ceará tem em mandatos um senador, um governador, oito deputados e deputadas federais e estaduais, 15 prefeitos e prefeitas, 18 vice-prefeitos e vice-prefeitas e 134 vereadores e vereadoras.
Serviço
6º Congresso Estadual do PT
Mesa de abertura 9 horas de amanhã (6)
Encerramento às 13 horas de domingo (7)
Local: Complexo coberto de eventos da Universidade Estadual do Ceará- Itaperi.
Avenida Silas Munguba, 1700 - Campus do Itaperi, Fortaleza.

'Educar para Transformar'

O Programa "Educar Para Transformar" irá apoiar quatro projetos sociais de todo país que serão escolhidos em votação pela internet. Está acontecendo a segunda fase do programa, que já analisou mais de 800 projetos desde a etapa inicial. Do Ceará, concorrem as iniciativas Caminho do Sol, que atua na região da Praia do Futuro; e o projeto Esporte e Educação Formando Cidadãos, sediado no Parque São Jorge. Ambos os projetos unem o esporte e a educação para o desenvolvimento de crianças, jovens e adolescentes. A votação vai até o dia 7 de maio, e pode ser realizada no site do Instituto MRV (www.institutomrv.com.br), realizador do programa.
Os projetos sociais cearenses fazem parte dos 25 finalistas, escolhidos pela Comissão Avaliadora, que levou em consideração critérios como: alinhamento do projeto com a realidade da comunidade e áreas de atuação do programa, viabilidade técnica e financeira, compatibilidade de cronograma, motivação e potencial inovador do projeto. 
Saiba mais sobre os projetos:
Criada em 2009, a Associação Instituto Caminho do Sol atua com crianças e adolescentes dos bairros Praia do Futuro I, Praia do Futuro II, Vicente Pinzón e Caça e Pesca. O instituto realiza trabalhos nos contra-turnos dos estudantes da região para o desenvolvimento educacional, por meio do esporte e da conscientização. Atividades como Capoeira, Surf, Jiu-Jitsu, Arte e Karatê, e ações de comunicação, como reuniões e palestras, são algumas das iniciativas do projeto. De acordo com a organização do instituto, a estratégia é a formação de valores reforçados pelas atividades realizadas. Para conhecer mais sobre o instituto Caminho do Sol, acesse: https://www.facebook.com/soldagente
A Associação Beneficente do Menor Carente (Abemce) é a realizadora do projeto "Esporte e Educação, Formando Cidadãos!". O programa visa utilizar o esporte como estratégia para o desenvolvimento educacional. De acordo com a presidente da Abemce, Mariane Silva, o esporte é capaz de difundir valores, como disciplina e companheirismo, além dos benefícios físicos, cognitivos e socioemocional. A Abemce atua em Fortaleza há 30 anos, com crianças, adolescentes e jovens. Além da sede em Fortaleza, conta com mais três unidades no interior. Mais informações sobre a associação no site: http://www.abemce.com.br/
Sobre o Instituto MRV
Fundado em 2014 pela MRV Engenharia, o Instituto MRV é uma organização sem fins lucrativos, voltada para promoção da transformação social do país por meio da educação. Somente em 2016, foram investidos mais de R$ 3 milhões em projetos como a Chamada Pública de Projetos, Criança Esperança, Programa Miguilim, Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo, Instituto Minas Pela Paz, Endeavor, Junior Achievement, Escola Nota 10 e muitos outros. Além disso, o Instituto também é responsável pelo incentivo ao voluntariado junto aos mais de 25 mil colaboradores da construtora. Saiba mais em www.institutomrv.com.br.

Estadão

Estadão

BR esclarece

"A Petrobras trabalha em estreita parceria com as autoridades que conduzem a Operação Lava-Jato e é reconhecida pelo próprio Ministério Público Federal e pelo Supremo Tribunal como vítima da corrupção investigada. É a maior interessada, portanto, em ver todos os fatos esclarecidos.
Queremos continuar esse esforço e nos colocamos inteiramente à disposição dessas instituições para aprofundar esta colaboração de tal forma que, baseados nas evidências de que disponham, possamos identificar e afastar imediatamente eventuais infratores ainda existentes nos nossos quadros. É do interesse da direção da empresa e da imensa maioria dos trabalhadores da Petrobras, que são dedicados e comprometidos com a empresa e com a ética, que isso aconteça o mais rapidamente possível.
A empresa usa todos os mecanismos que estão ao seu alcance para assegurar o funcionamento de um sistema robusto de conformidade que evite qualquer desvio de natureza legal ou ética. O trabalho da Lava-Jato é essencial no aprofundamento deste processo de investigação. Por dispor de ferramentas exclusivas de autoridades judiciárias, a força tarefa pode realizar investigações que não estão ao alcance da empresa. Com este objetivo, a Petrobras remete rotineiramente às autoridades resultados de suas apurações internas, além de ser assistente de acusação em todas as ações impetradas pelo MPF.
A Petrobras já adotou uma série de providências para aperfeiçoar sua governança e está comprometida em avançar ainda mais nesta direção.
Alguns exemplos destes avanços são citados a seguir:
- criação de Comitê Especial de Investigação liderado pela ex-ministra do Supremo, Ellen Gracie;
- criação de Canal Denúncia independente;
- revogação de instâncias individuais de decisões. Todas as decisões são coletivas;
- criação de comitês com responsabilidades estatutárias para as decisões mais relevantes, trazendo a possibilidade de responsabilização pessoal de seus integrantes;
- realização de verificação da vida pregressa de todos os gestores, para avaliação de sua integridade;
- criação de comitês de assessoramento ao Conselho de Administração que acompanham todas as decisões relevantes adotadas pela companhia;
- treinamento de 66 mil empregados em curso desenvolvido pela ONU para ética e combate à corrupção;
- redução dos limites máximos para aprovação de projetos pela diretoria
- treinamentos específicos para setores envolvidos em ações de contratação, fiscalização, trading e finanças;
- treinamento do Conselho de Administração e Diretoria Executiva sobre temas relativos à ética, leis anti-corrupção e conformidade;
- melhoria de controles internos com reforço da segregação de funções;
- ampliação no estatuto da companhia dos critérios estabelecidos legalmente para ocupar cargos de diretoria, incluindo a necessidade de ilibada reputação".

No Dom Pedro Laguna

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) reúne, hoje e amanhã, todos os secretários de Estado, diretores, superintendentes e presidentes de órgãos e vinculadas durante o "Fórum de Integração e Planejamento de Governo", no Hotel Dom Pedro Laguna, em Aquiraz.
O encontro pretende promover uma ampla interação entre todas as áreas, de forma a fomentar ainda mais o dinamismo da gestão estadual. Temas como o equilíbrio fiscal do Estado, o planejamento para gerenciamento dos recursos hídricos, os resultados da Educação, os índices da Segurança Pública, serão apresentados e discutidos entre os participantes.
Como palestrantes, participam ainda do encontro o economista-chefe do Banco Mundial para o Brasil, Antônio Nucifora; o diretor-presidente do Insper, Marcos Lisboa; o especialista em metodologias colaborativas André Bello, professor do Centro de Referência em Inteligência Empresarial (COPPE UFRJ); entre outros especialistas.
A partir das 10 horas de hoje, Camilo Santana concede entrevista coletiva para as equipes de imprensa, que depois terão acesso ao início da apresentação para o registro de imagens.

Carreata no domingo

Belchior na TV Brasil

Para homenagear o cantor e compositor Belchior, a TV Brasil resgata entrevista e apresentações do músico cearense na edição especial da série Recordar é TV que vai ao ar amanhã (6), às 23h30.
A atração combina imagens de arquivo da emissora feitas em diversos shows do artista com um animado bate-papo que ele teve com o apresentador Luiz Carlos Miéle, em 2003, no programa "A vida é um show", da extinta TVE do Rio.
Durante o especial, Belchior conta para Miéle como conheceu Elis Regina, a primeira a gravar o hit “Como Nossos Pais”, um dos maiores sucessos de sua autoria. Com 26 minutos, o programa da TV Brasil mostra o artista cantando clássicos que o consagraram como um dos grandes compositores do país e um dos ícones da MPB.
O Recordar é TV exibe espetáculos em que Belchior entoa músicas como "Apenas um Rapaz Latino-Americano", "Velha Roupa Colorida" e "Como Nossos Pais", entre outras canções. No decorrer da conversa com Miéle, ele ainda destaca quando decidiu viver da música.

Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, conhecido como Belchior, morreu na madrugada de domingo (30/4), aos 70 anos, no Rio Grande do Sul. Natural de Sobral, ele estava distante da vida pública há mais de uma década. Nos últimos anos, Belchior vivia na cidade gaúcha de Santa Cruz do Sul com sua mulher Edna Prometheu.
Autor de canções que se tornaram verdadeiros hinos, a poesia do rapaz latino-americano sem dinheiro no banco permanece viva por muitas gerações. A homenagem da TV Brasil reverencia o legado deixado por Belchior.
O especial da série Recordar é TV tem apresentação da jornalista Karina Cardoso.
Serviço
Recordar é TV com Belchior – sábado (6), às 23h30, na TV Brasil.

Na AL-CE

Durante o primeiro expediente da sessão plenária de ontem, na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), o deputado estadual Leonardo Araújo (PMDB) denunciou a suposta influência de Otacílio Borges, subsecretário de infraestrutura do Governo do Estado na gestão Cid Gomes, na paralisação das obras de transposição do rio São Francisco no Ceará.
“Não pudemos deixar de esclarecer a população do nossa estado: as obras estão paradas. Não estão paradas por querer do ministério da integração ou do Presidente da República, Michel Temer, estão paradas por uma ação judicial de uma empresa que foi inabilitada na licitação por fraudar documentos públicos na licitação anterior. E, pasmem, essa empresa traz no quadro dos seus sócios o filho e a esposa do senhor Otacílio Borges”, afirmou.
De acordo com o peemedebista, as obras estão paradas por conta de uma ação judicial apresentada pela empresa PB Construções, que tem como sócios a esposa e o filho de Otacílio Borges, que ficou descontente por ter sido inabilitada no processo de licitação.
Leonardo Araújo afirmou ainda que a empresa está “ligada a alguém muito próximo dos Ferreira Gomes, que tentam tirar proveito político da situação e responsabilizar o Ministério da Integração Nacional e o Governo Temer pelo atraso das obras”,.
Escute o pronunciamento completo de Leonardo Araújo: https://goo.gl/owSNzW

Folha

Em Aracati

Deputado estadual Zezinho Albuquerque comandou mesa de trabalhos da Campanha Ceará Sem Drogas, em Aracati (foto Bia Medeiros)
A população de Aracati recebeu, na tarde de ontem, a campanha Ceará sem Drogas, projeto de iniciativa da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), idealizado pelo presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT). Cerca de 1.500 pessoas, entre jovens, professores, lideranças comunitárias e políticas estiveram, no Ginásio São Marcelino Champagnat, do Colégio Marista, e assistiram à palestra com o comentarista esportivo e ex-jogador da Seleção Brasileira, Walter Casagrande, mediada pelo jornalista Fábio Pizzato.
O presidente Zezinho Albuquerque, ao abrir o evento, fez uma avaliação positiva da Campanha, que já percorreu 14 municípios desde 2014. De acordo com ele, uma pesquisa recente realizada pela equipe da campanha mostra que 70% a 80% dos jovens se envolvem com drogas por curiosidade. “Trazer uma figura de credibilidade como o Casagrande é importante para mostrar a esses jovens que esse caminho (das drogas) não vale a pena”, frisou.
Alunos de ensino fundamental e médio ouviram sobre a experiência de Casagrande, do início da carreira ao envolvimento com as drogas, também contada no livro “Casagrande e Seus Demônios”. O uso de entorpecentes levou o comentarista a uma pausa na carreira e a internação durante um ano. “Aos poucos, você vai perdendo a família, os amigos e a identidade. Há uma inversão de valores. E um dos pontos importantes na reabilitação de um dependente químico é ele ter um projeto de vida”, comentou, sobre o que o levou a superar o vício.
Casagrande também falou de episódios marcantes, como o dia em que sofreu overdose e foi socorrido pelo filho de 14 anos, com quem estava sozinho em casa. Sobre o tratamento, o ex-jogador contou que precisou passar seis meses isolado, sem qualquer contato com a família.
O prefeito de Aracati, Birmarck Maia (PTB), também compôs a mesa do evento, ao lado do deputado estadual Bruno Pedrosa (PP), e exaltou a contribuição de Casagrande com a palestra. “É um exemplo de vida pelo que passou e também exemplo de prevenção, para que jovens não entrem nesse caminho”, ressaltou. Para o prefeito, cidades turísticas como Aracati estão mais suscetíveis à incidência do uso de drogas. “Temos muitas pessoas oriundas de outras localidades que podem trazer o mau exemplo do uso indevido da droga, além também do desemprego, que está assolando o Brasil inteiro e torna a entrada nas drogas ainda mais atrativa”, explicou.
A titular da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), Aline Bezerra, informou que o Estado possui mais de 300 vagas de acolhimento em comunidades terapêuticas, como o Centro de Referência da Secretaria, que fica no bairro Jacarecanga. “Lá o dependente é atendido por um profissional capacitado, psicólogo, assistente social, e pode ser encaminhado para rede pública, para acolhimento”, comentou.
A Secretaria tem parceria com a AL na campanha e programas de prevenção. Para tirar dúvidas sobre os procedimentos de acolhimento, a população pode ligar para o telefone 0800275 1475. Para o interior, está disponível ainda o aplicativo PossoAjudar (plataformas Android e IOS), que filtra informações por município e disponibiliza a rede de atenção de cada localidade.
Estudantes de localidades vizinhas da sede do município também participaram do evento. O professor de Educação Física, Marciano Santos, de 36 anos, trouxe um grupo de Canoa Quebrada, alunos de projetos sociais envolvendo esportes como surf e futsal. “Hoje em dia a droga está em todo lugar e nem sempre as pessoas têm orientação necessária. Ainda mais esses jovens, que estão na época de experimentar, da curiosidade”, enfatizou.
O educador descreveu o evento como uma “oportunidade única” e falou da importância do esporte. “Casagrande é um ídolo e isso serve de exemplo pras crianças verem que a droga não é boa escolha. É preciso falar sobre isso na escola e pra mim o esporte serve como ferramenta de resgate”.
O estudante do 2º ano, Lucas Nepomuceno, de 16 anos, assistiu a palestra com a família e afirmou que ter mais informações sobre o assunto é importante. “Falar sobre isso na escola é uma forma de prevenir”, apontou.

Na AL-CE

O deputado estadual Odilon Aguiar líder do bloco PMDB-PSD-PMB sugeriu ontem durante sessão da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) a revogação Ada lei nº 167 de 27 de dezembro de 2017. Ela foi aprovada no fim do ano passado pelos deputados e aumentou de 11% para 14% a alíquota previdenciária dos servidores públicos do Estado.
"Na semana passada, os governos estaduais ficaram desobrigados de aumentar a contribuição previdenciária do seu funcionalismo como contrapartida para receber ajuda federal. Ou seja, o governador Camilo Santana foi além da Reforma Previdenciária em tramitação no Congresso Nacional e se precipitou, por isso o mais coerente é revogar essa lei", defendeu Odilon Aguiar.

No Ceará

Informativo diário do Governo do Estado do Ceará
Edição Nº 368
 Fortaleza, 04 de maio de 2017
EDUCAÇÃO
Governo do Ceará lança programa de bolsa universitária para alunos da rede estadual 
 
O governador Camilo Santana assinou nesta quinta-feira (4), em cerimônia realizada no Centro de Eventos do Ceará, a lei que cria o "Avance - Programa Bolsa Universitário". A ação tem o objetivo de melhorar, por meio de auxílio financeiro, as condições de acesso à universidade para alunos de baixa renda da rede pública estadual.

Leia mais>                                                                     Foto: Marcos Studart / Governo do Ceará

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio da Comissão Executiva do Vestibular (CEV), prorrogou as inscrições do Vestibular 2017.2, para o período de 28 abril a 08 de maio próximo, exclusivamente pela internet. Estão sendo oferecidas 1.642 vagas, das quais 1.239 são para os cursos de Fortaleza e 403 vagas para as Unidades da Uece no Interior do Estado.

O Governo do Ceará vai conceder benefícios para servidores da Educação e da Saúde. As conquistas são demandas das categorias: uma prevê pagamento de gratificação por desempenho para setores da Educação e a outra garante auxílio-alimentação a profissionais de saúde que vierem a ultrapassar a carga horária regular. A medida foi aprovada nesta quinta-feira (4), pelos deputados.
+ Notícias do dia 
Compartilhe nas redes sociais ou envie por email.
Share
Tweet
Forward

Fala Dilma

  1. Não podemos compactuar com o machismo, nem tampouco com qualquer tipo de violência. Tolerância zero à violência contra a mulher.
  2. Num País onde uma mulher é estuprada a cada 11 minutos, é fundamental que tenhamos coragem e não nos calemos.
  3. Minha solidariedade à ex-ministra Eleonora Menicucci, condenada judicialmente por denunciar a cultura do estupro.