sexta-feira, 23 de junho de 2017

Fala Ciro-III

Ciro Gomes fala do combate ao mosquito aedes e do atual cenário político brasileiro:
video

Fala Mangabeira

O professor Mangabeira Unger falou, no I Fórum Fortaleza de Economia e Políticas Locais, hoje, na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE):
video

Fala Ciro Gomes-II

O presidenciável Ciro Gomes em palestra hoje, na Assembleia Legislativa do Ceará, no Fórum Fortaleza de Economia e Políticas Locais:
video


Ferrovia

Sucesso no mundo teen, a garota propaganda da Ferrovia Eyewear, Larissa Manoela, aterrissa em Fortaleza, neste fim de semana, e os fãs poderão conhecê-la de pertinho. Quem adquirir algum modelo de óculos Ferrovia assinada pela cantora, a partir de hoje até as 22 horas de amanhã, terá a possibilidade de conhece-lá. 
Os clientes deverão postar uma foto usando o novo modelo no Instagram com hashtag: #larissamanoelabyFerrovia. 
As três fotos mais criativas serão presenteadas com uma visita ao camarim da atriz, no domingo (25), durante uma ação no shopping Iguatemi. Lembrando que os escolhidos deverão apresentar o cupom fiscal com a data da compra realizada hoje e amanhã.

Nova tarifa da Cagece

A nova tarifa da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) começa a valer a partir da próxima segunda-feira (26), nos 151 municípios atendidos pela empresa. Com a revisão média de 12,9%, aprovada pelas agências reguladoras no estado, o preço médio cobrado por m³ pelos serviços de água e esgoto da companhia passa a ser de R$ 3,17.
De acordo com o gerente de concessão e regulação da Cagece, João Rodrigues Neto, a medida leva em consideração o aumento nos custos de produção e operação, agravados pela crise hídrica que o Ceará atravessa: “Na prática, a revisão significa que a Cagece vai ter a possibilidade de continuar prestando serviço, garantindo a qualidade da água e o tratamento do esgoto”, destaca o gerente.
A estrutura tarifária da Cagece funciona de forma progressiva. Os valores cobrados são definidos de acordo com a categoria e a demanda de consumo de cada cliente. Isso significa que a tarifa torna-se mais cara à medida em que o consumo aumenta. Esta é uma maneira da companhia garantir uma cobrança justa, evitar o desperdício de água tratada e subsidiar a tarifa paga pelos clientes com menor poder aquisitivo, como é o caso da tarifa social, por exemplo.
A estrutura de cobrança da nova tarifa da Cagece já está no portal da companhia, no endereço: www.cagece.com.br.
Saiba mais
A revisão das tarifas praticadas pela Cagece acontecem anualmente, assim como ocorre com todas as concessionárias no país.

Agenda de Camilo em SP

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

Fala Ciro

"Quem botou o Michel Temer ai foi o senhor Luiz Inácio Lula da Silva e nós que apoiamos Dilma e Temer. Agora temos a missão de tirá-lo". 
A afirmativa do presidenciável 2018, Ciro Gomes (PDT) hoje, em Fortaleza, durante o Fórum Fortaleza de Economia e Políticas Locais é uma convocação dele para a greve geral marcada para a próxima sexta-feira (30).
Ciro Gomes traça o seguinte cenário político brasileiro para os próximos dias: 
"É um cenário de um poder político moribundo em Brasília e uma Presidência da República apropriada pela agenda de escapar, fugir da Policia, enquanto a Economia se degringola e o nosso povo paga a amargura clara pelo desemprego, pelo aviltamento dos salários, pelo enfrentamento dos direitos historicamente conquistados com muito sacrifício pela nossa sociedade".
Para Ciro, a saída é ir para ruas cobrar o 'Fora Temer':
"Diante disso é o povo levantar a cabeça e acreditar na luta; ocupar as ruas; esquentar o protesto; e dia trinta será um oportunidade para todo mundo mostrar que nós não aceitamos mais este caminho de desastre na qual estamos encaminhando a nossa Pátria".
O presidenciável Ciro Gomes destacou ainda que "governos progressistas aceitaram governos corruptos e a marquetagem".
Em sua fala para um público de 500 pessoas, no Fórum realizado na Assembleia Legislativa do Ceará finalizou:
"Quem botou o Michel Temer ai não foi o povo da Direita. Quem botou o Temer ai foi o senhor Luiz Inácio Lula da Silva. Isso precisa ser dito não para que a gente transforme o impeachment em
réu. Não adianta dizer que nós somos perseguidos políticos e não cometemos erros nenhum. Quem botou o Michel Temer na linha de sucessão do Brasil fomos nós. O nosso lado foi que fez isso".

Cerâmica Sustentável


Água Innovation

As ações para mitigação dos efeitos da estiagem prolongada na bacia do rio São Francisco foram ressaltadas pela presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Kênia Marcelino, no seminário “Água Innovation – soluções e inovações para a segurança hídrica” na tarde de ontem, em Fortaleza.
No painel “São Francisco – gestão e impactos econômicos e sociais”, Kênia Marcelino também apresentou a vasta experiência da Codevasf na recuperação hidroambiental de bacias hidrográficas, com destaque para as ações e os desafios do Programa de Revitalização das Bacias Hidrográficas, os dados sociais e econômicos dos projetos públicos de irrigação da Companhia e o Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (Pisf).
“A bacia do São Francisco vem enfrentando condições hidrológicas adversas desde 2013, com vazões e precipitações abaixo da média, que interferem nos níveis de armazenamento dos reservatórios. Para atenuar os efeitos da estiagem, a Codevasf identificou e tem executado uma série de ações emergenciais na área de atuação da empresa”, apontou Kênia Marcelino.
Segundo a presidente da Codevasf, entre as ações executadas estão o desassoreamento de canais de chamada e de vários pontos críticos no rio, visando resolver problemas de abastecimento e em travessias, e a perfuração e instalação de poços, em áreas atingidas pela estiagem.
Também são realizadas intervenções para atender às demandas de produtores em projetos públicos de irrigação e em outras localidades, como implantação de flutuantes para captação de água e demais obras de infraestrutura.
Revitalização
Desde 2007, por meio do o Programa de Revitalização das Bacias Hidrográficas, a Companhia tem desenvolvido de forma permanente e integrada ações de revitalização com foco na preservação, conservação e uso sustentável do rio. As ações contribuem para o aumento da quantidade e da qualidade da água nas bacias, além de promover o uso sustentável dos recursos naturais e a melhoria das condições socioambientais.
Entre as ações executadas pelo governo federal destacam-se esgotamento sanitário, gestão de resíduos sólidos, controle de processos erosivos e sistemas de abastecimento de água em comunidades rurais.
“As ações são realizadas diretamente pela Codevasf e em parcerias com governos estaduais e municipais, comitês de bacias, concessionárias e sociedade civil. A preservação e a revitalização de bacias hidrográficas é responsabilidade de todos”, afirmou Kênia Marcelino.
Geração de emprego e renda
Os projetos públicos de irrigação administrados pela Codevasf geraram mais de 270 mil empregos diretos e indiretos em 2016. O valor bruto de produção alcançou cerca de R$ 3,2 bilhões, numa área cultivada de 108 mil hectares.
Com aproximadamente 14 mil agricultores familiares beneficiados, os projetos de irrigação produziram cerca de 3,7 milhões de toneladas de itens agrícolas, sobretudo frutas, como banana, manga e uva.
“Ao longo de sua história a Codevasf é reconhecida, principalmente, por sua capacidade em impulsionar a agricultura irrigada no vale do São Francisco, contribuindo com o desenvolvimento econômico do Nordeste”, disse a presidente da Companhia.
Segurança hídrica
O Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (Pisf) vai garantir a segurança hídrica de 12 milhões de pessoas em 390 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, além de gerar emprego e promover a inclusão social.
O empreendimento do governo federal tem extensão de 477 quilômetros, organizados em dois eixos: Norte e Leste. A obra engloba a construção de nove estações de bombeamento, 27 reservatórios, quatro túneis, 13 aquedutos, nove subestações de 230 quilowatts e 270 quilômetros de linhas de transmissão em alta tensão.
A Codevasf, empresa pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional, será responsável pela operação e manutenção do projeto, após a conclusão das obras. “A Companhia já concluiu e está executando uma série de atividades visando à pré-operação do projeto”, explicou Kênia Marcelino.
O seminário “Água Innovation” foi organizado pelo Sindicato das Construtoras do Estado do Ceará e Instituto Future de Juventude, Promoção, Turismo, Cultura e Desenvolvimento Sustentável, com o debate entre especialistas representantes dos setores público e privado, a fim de conscientizar a sociedade sobre o uso racional da água e a importância desse recurso natural para a vida e para o desenvolvimento sustentável.
O painel “São Francisco – gestão e impactos econômicos e sociais” foi presidido pelo secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Marlon Carvalho Cambraia, e contou ainda com o palestrante Joaquim Gondim, superintendente de Operações e Eventos Críticos da Agência Nacional de Águas (ANA).
Visita
Durante a agenda no Ceará, a presidente da Codevasf visitou a unidade da Reijers no estado, a maior produtora de rosas de estufa do Brasil e a primeira a produzi-las em escala comercial. Fundado em 1972, o Grupo Reijers iniciou sua produção de flores na cidade de Holambra, interior de São Paulo. Kênia Marcelino foi ao campo para conhecer a produção e as instalações da empresa, acompanhada do secretário adjunto da agricultura, pesca e aquicultura do estado, Euvaldo Bringel Olinda; do diretor de agronegócios da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (Adese), Sílvio Carlos Ribeiro Vieira Lima; do presidente da Associação Brasileira de Irrigação (ABID), Helvécio Saturnino; do secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Marlon Carvalho Cambraia e outros assessores. O grupo também visitou a empresa CeaRosa, uma das maiores empresas de produção de flores da região, situada no município de São Benedito, na bacia do rio Parnaíba.
Mais informações: www.codevasf.gov.br

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Agência do Trabalho no RioMar

A Superintendência Regional do Trabalho inaugura amanhã, às 15 horas, a primeira Agência do Trabalho no Brasil a prestar serviços dentro de um shopping, no caso, o Shopping RioMar Fortaleza. O presidente em exercício do Sistema Fecomércio-CE, Maurício Filizola, juntamente com conselheiros da Fecomércio, participam do evento, que deve reunir o Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, o Secretário Executivo do MTb, Antônio Correia, e o Superintendente do Shopping RioMar Fortaleza, Gian Franco, além de diversas autoridades locais e nacionais.
A Agência Regional do Trabalho RioMar prestará os serviços mais procurados pela população cearense, como emissão de CTPS, habilitação e recursos do seguro desemprego. Através de uma parceria entre os setores público e privado, tem como objetivo atender cerca de 500 trabalhadores por dia. A agência funcionará em horário ininterrupto: de segunda a sexta, das 8 às 20 horas. Para maior comodidade do trabalhador, os serviços devem ser agendados pelo site saa.mte.gov.br, que deve disponibilizar a nova opção de atendimento na capital cearense.
Ações educacionais
Dentro do Sistema Fecomércio, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) promove a educação profissional no setor do comércio de bens, serviços e turismo. A instituição participa do coquetel de abertura da Agência RioMar por meio de ação extensiva envolvendo os alunos do segmento de Hospitalidade.
Para a ocasião, os alunos dos cursos técnico em Cozinha e Garçom do Senac Unidade Centro, sob a supervisão de seus instrutores, vão desenvolver o menu e servir o coquetel aos convidados. “Assim, vamos proporcionar aos nossos alunos a oportunidade de vivenciar uma experiência em evento, colocando em prática o que aprenderam em sala de aula”, destaca a diretora regional do Senac Ceará, Ana Cláudia Martins Maia Alencar.
“Esse é apenas o início da parceria da Fecomércio-CE com a Superintendência Regional do Trabalho, pois estamos desenvolvendo em conjunto com outras instituições o projeto Abrigar”, adianta a diretora regional do Senac Ceará. O objetivo é levar qualificação profissional aos jovens acolhidos em abrigos do Estado, gerando a oportunidade de trabalhar e ter novas perspectivas em suas vidas. Inicialmente, 20 alunos vão participar do curso de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos, que começa em agosto.
SERVIÇO
Inauguração da Agência Regional do Trabalho RioMar
Local: Shopping RioMar Fortaleza (Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500. Piso E2)
Horário: 15 horas

André Costa na AJE Fortaleza

Secretário de Segurança Pública do Estado, André Costa tem encontro marcado com jovens empresários, amanhã de manhã. Será mais uma edição do Café em Debate, evento promovido pela AJE Fortaleza, a partir das 8h30, no restaurante Sal e Brasa Gold. Na ocasião, o secretário irá debater políticas públicas voltadas para a segurança. 
"Será uma excelente oportunidade para expor a jovens empresários o nosso plano de segurança pública para o Estado, além de chamar à responsabilidade e conclamar a participação da iniciativa privada, com suas ideias, espírito empreendedor e iniciativas", adianta André Costa.

Fórum Fortaleza amanhã


Em Horizonte

A Coordenadoria de Política sobre Drogas de Horizonte abriu a Semana de Prevenção às Drogas do Município, marcada pela posse do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas e das Comissões Escolares de Prevenção ao Uso de Drogas. Na ocasião, houve uma palestra do advogado Gabriel Magalhães, abordando o tema "Gerenciando conflitos a partir de um segundo olhar sobre a droga e o usuário".
O palestrante levou a mensagem sobre a prevenção quanto ao uso das drogas; a responsabilidade individual de cada um na sociedade; e a qualidade do tempo investido junto aos filhos para prevenir o uso das drogas. “É importante gerenciar a relação entre os envolvidos, principalmente, entre familiares. É muito importante se fazer a distinção entre a pessoa do usuário, que é amada, dos efeitos causados pelo uso das drogas, que são repudiados”, explica Magalhães.
Amanhã, às 9 horas, haverá um seminário para os profissionais, na Secretaria de Educação, sobre prevenção, cuidados e tratamento. No mesmo dia, às 18 horas, está programado um jogo de futsal, no Ginásio Joaquim Domingos Neto, entre os jovens do projeto Garoto Bom de Bola. Na segunda-feira (26), durante todo o dia, será realizada uma formação sobre dependência química para os conselheiros.

No TJA

OFCE se apresenta hoje no TJA (foto Cris Carvalho)
Fortaleza recebe na noite de hoje um evento pra lá de especial. A Orquestra Filamônica do Ceará, comandada pelo diretor e maestro Gladson Carvalho, faz um tributo a Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, a partir das 19h30, no Theatro José de Alencar. A apresentação conta ainda com a participação do músico Freitas Júnior no acordeom. Os ingressos já estão à venda na bilheteria do TJA.
A OFCE surgiu em maio de 1998, em reunião na casa da mãe de seu criador, o maestro Gladson Carvalho. Com intuito de reunir os melhores músicos do Ceará em um trabalho ousado, promovendo formação de plateias, laboratório profissionalizante, geração de trabalho e renda para cerca de 70 profissionais da música.
A Filarmônica do Ceará tem contribuído para conter a constante demanda de talentos musicais que o estado perde e ainda perde para outras terras, devido à falta de incentivos e recursos para manter-se em atividade. A OFCE é um sonho realizado, em concertos de porte nacional e internacional, além de duas óperas, O Cientista e O Jesuíta.
Assim como as filarmônicas do mundo inteiro, a Filarmônica do Ceará é mantida pela iniciativa privada, mediante doações, patrocínios e projetos culturais, e recentemente lançou o Projeto Sócio Contribuinte, nas categorias Estudante, Professor, Empresário e Empresa, que dá direito aos associados a entrada gratuita nos concertos e shows, e a compra de CDs e DVDs, acesso a aulas de flauta, violino, viola, violão e piano com 50% de desconto.
Atualmente com 19 anos, a OFCE tem trilhado um caminho desafiador para continuar existindo. A sensibilização dos empresários é urgente, a fim de que esse projeto continue semeando talentos e colhendo maravilhosos frutos em prol da harmonia entre corpo e espírito.
O evento é apoiado pelo Governo do Estado do Ceará, Teatro José de Alencar, Orquestra Filarmônica do Ceará e D&E Entretenimento.
SOBRE FREITAS FILHO
Freitas Filho, nascido e criado em Fortaleza, desde os 14 anos tem a sanfona como instrumento único e de trabalho, por conta do bom gosto e conhecimento musical de seu pai. Já tocou com artistas de nível nacional como Dominguinhos, Elba Ramalho, João Claudio Moreno, Fagner, Beto Barbosa, Neo Pineo, Flávia Venceslau, Fausto Nilo, Marcos Lessa, Flávio Leandro, entre outros. Faz parte como solista na Orquestra Sanfonas do Ceará. É aluno e faz parte do grupo do consagrado Tarcísio Sardinha. Tem na sua sanfona o sertão e o jazz lado a lado, e hoje aos 20 anos tem um trabalho solo tocando o que há de melhor na música Brasileira.
SERVIÇO
Quando: Quinta-feira, 22
Onde: Theatro José de Alencar
Hora: 19h30
Valor: R$ 15 (meia) | R$ 30 (inteira)
Vendas: Bilheteria do Theatro José de Alencar
Informações: 85 98899.0644.

Maratona Alien

A imagem pode conter: 1 pessoa

Bolsa Universidade em Sobral

A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Educação (SEDUC), realiza seleção para o programa “Bolsa Universidade”, com a oferta de 300 vagas de estágio para estudantes de nível superior. Os interessados deverão realizada a inscrição online, até de junho, no endereço: http://seducsobral.blogspot.com.br
“Estamos honrando um compromisso da gestão, oferecendo apoio para que os estudantes universitários do município de Sobral possam concluir sua faculdade e, ao mesmo tempo, dando oportunidade de aprendizado com a aplicação dos conhecimentos teóricos na prática”, explica o secretário da Educação de Sobra, Herbert Lima.
Os selecionados receberão bolsa de R$ 400 e farão estágio nas áreas de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Economia, Jornalismo, Pedagogia, Letras, História, Matemática, Química, Física, Geografia, Ciências Biológicas, Educação Física, Ciências Sociais e Filosofia.
A seleção será realizada em duas etapas: análise de currículo e entrevista. No dia 4 de julho 2017, será divulgado o resultado da 1ª fase (análise de currículo), bem como dias e horários das entrevistas. O resultado final do processo será divulgado em 18 de julho de 2017.
- Leia o edital https://goo.gl/VMJVxr
- Faça sua inscrição https://goo.gl/gG8Gxb

Estadão

Estadão

Leandra Leal no Dragão

Na próxima terça-feira (27), o Cinema do Dragão recebe a atriz e diretora Leandra Leal para uma conversa, aberta ao público, sobre seu mais novo filme: Divinas Divas, documentário que marca a estreia da atriz como diretora em longas-metragens. O bate-papo integra a faixa Conversa de Cinema, programa do Cinema do Dragão, e será realizada após a exibição do filme, às 19h, na Sala 2. Com estreia nesta quinta-feira (22), em todo o Brasil, Divinas Divas terá sessões às 15h e às 19h40, no Cinema do Dragão, neste primeiro dia de exibição. Parte do projeto Sessão Vitrine Petrobras, o filme tem ingressos a preço reduzido, R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia).
Divinas Divas apresenta a trajetória de Rogéria, Jane Di Castro, Divina Valéria, Camille K, Fujika de Halliday, Eloína dos Leopardos, Marquesa e Brigitte de Búzios. A partir de uma íntima relação com a diretora e com o teatro de sua família, acompanhamos as personagens no processo de construção de um espetáculo que celebra seus 50 anos de carreira. O filme propõe a compreensão de suas vidas como obras de arte e como ato político no Brasil de ontem e de hoje. Para a diretora, “esse tema fala sobre o que me constitui, sobre a minha história, sobre a minha família. E, ao mesmo tempo, pela relação que tinha com elas, sempre acreditei que só eu poderia fazer esse filme”.
O longa de Leandra Leal ganhou o Prêmio de Melhor Documentário pelo voto popular e foi eleito Melhor Documentário pelo Prêmio Felix (voltado para produções com temáticas relativas à diversidade de gênero), no Festival do Rio 2016; o Prêmio do Público da Mostra Global do Festival South by Southwest, em Austin, no Texas; e Melhor Filme pelo Júri Popular e Melhor Direção no 11º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, em João Pessoa. O longa também participou do Hot Docs (Festival Internacional de Documentários do Canadá), em Toronto, da Mostra de Cinema de Tiradentes, da 40ª Mostra Internacional de Cinema e do Festival Mix Brasil, em São Paulo. A produção é da Daza Filmes, em coprodução com Biônica Filmes e Canal Brasil. A distribuição será feita pela Vitrine Filmes, através do projeto Sessão Vitrine Petrobras.
Sinopse
As Divinas Divas são ícones da primeira geração de artistas travestis no Brasil dos anos 1960. Um dos primeiros palcos a abrigar homens vestidos de mulher foi o Teatro Rival, dirigido por Américo Leal, avô da diretora. O filme traz para a cena a intimidade, o talento e as histórias de uma geração que revolucionou o comportamento sexual e desafiou a moral de uma época.
Ficha Técnica
Realização e Produção: Daza Filmes
Coprodução: Biônica Filmes e Canal Brasil
Distribuição: Sessão Vitrine Petrobras
Direção: Leandra Leal
Roteiro: Carol Benjamin, Leandra Leal, Lucas Paraizo, Natara Ney
Produção Executiva: Carol Benjamin
Montagem: Natara Ney, edt
Fotografia: David Pacheco Produtoras: Leandra Leal, Carol Benjamin, Natara Ney e Rita Toledo
Produtores Associados: Bianca Villar, Fernando Fraiha e Karen Castanho
Leandra Leal
A carreira de Leandra Leal é o que se poderia chamar de fenômeno aritmético, pela quantidade de números produzidos em tão pouco tempo de vida. Aos 34 anos de idade e… 33 de carreira (ela subiu ao palco pela primeira vez aos dois meses de idade, no colo da mãe, a também atriz Angela Leal, no papel de um bebê), Leandra coleciona 30 prêmios, a maioria deles por trabalhos realizados no cinema, onde permanece uma das atrizes mais disputadas do país. Até o momento, já participou de 25 filmes. Em tevê, soma 30 projetos, entre novelas, seriados e minisséries. Seu currículo contabiliza ainda sete espetáculos teatrais. Mas Leandra é mais do que atriz. Dirigiu peças de teatro e clipes de música e através de sua produtora, a Daza Filmes, produziu e dirigiu o documentário Divinas Divas, filme musical com a primeira geração de travestis brasileiros, marca sua estreia como diretora de cinema.
Sobre a produtora - Daza Filmes
Fundada em 2010 por Carol Benjamin, Leandra Leal e Rita Toledo, a Daza Filmes busca produzir projetos capazes de promover a reflexão sobre o mundo em que vivemos e agir de maneira diferenciada na economia cultural brasileira. Atualmente, a Daza lança dois longas-metragens: o documentário “Divinas Divas” de Leandra Leal, vencedor do Prêmio de Público no Festival SXSW 2017 nos EUA, além de dois prêmios no Festival do Rio (Melhor Documentário pelo Júri Popular e Prêmio Felix) e Festival de Aruanda 2016 (Melhor Filme pelo Júri Popular e Melhor Direção), e o filme híbrido “Capoeira, um passo a dois” de Jorge Itapuã, selecionado para o Festival de Havana e Mostra de São Paulo 2016.
Em produção, a Daza tem atualmente o longa documental “Iramaya” de Carol Benjamin, contemplado pelo programa “Histórias que Ficam” da FCSN e selecionado para importantes laboratórios internacionais; e a ficção “O Homem que falava com Borboletas” de Rita Toledo, contemplado pelo Prodav 05/2015 e selecionado pelo Marché du Film para o Programa Films From Rio. No catálogo destaca-se a “Operação Sonia Silk”, série de três longas-metragens de ficção produzidos de forma cooperativa, com elenco e equipe comuns, estrelados por Leandra Leal e Mariana Ximenes. 
Os filmes "O Rio nos Pertence", de Ricardo Pretti, e "O Uivo da Gaita", de Bruno Safadi, foram premiados pelo Hubert Bals Fund em 2013. Junto com "O Fim de Uma Era”, de Pretti e Safadi, a trilogia estreou no Festival de Roterdã e os filmes foram selecionados para um amplo circuito de festivais antes de entrar em cartaz em cinemas de arte de cinco cidades no Brasil.
Sobre a coprodutora – Biônica Filmes
Liderada por Bianca Villar, a Biônica Filmes nasceu em 2012 com o objetivo de produzir filmes que, independente do gênero, abordassem questões relevantes do nosso tempo e tivessem excelência de produção. Bianca Villar foi sócia da Drama Filmes por 12 anos, produziu diversas obras aclamadas pela crítica, com reconhecimento em festivais internacionais com destaque para "O Invasor", ganhador do prêmio de Melhor Filme Latino-americano no Festival de Sundance em 2002 e é considerada uma das principais produtoras do país.
Ao fundar a Biônica, sua intenção era continuar produzindo obras significativas porém com maior poder de comunicação com o público e ciente do desafio que teria pela frente, convidou Karen Castanho, responsável pela estruturação, captação de recursos e seleção de projetos dos primeiros FUNCINES e Fernando Fraiha, diretor e roteirista com foco no desenvolvimento de projetos e pós produção.
Sobre a coprodutora – Canal Brasil
O Canal Brasil nasceu em 1998 com a missão de renovar o olhar sobre a cultura brasileira. Hoje leva para aproximadamente 16 milhões de assinantes sua programação variada e irreverente que reúne o melhor do cinema, da música e da produção brasileira. Com conteúdo 100% nacional, é o maior investidor e exibidor do cinema brasileiro e conta com um time de apresentadores que tem nomes como Lázaro Ramos (Espelho), Charles Gavin (O Som do Vinil) e Laerte (Transando com Laerte), entre outros.
Além disso, dedica cerca de 70% de sua grade ao cinema em faixas como “É Tudo Verdade” e “Seleção Brasileira”, e está presente com o Prêmio Canal Brasil em importantes festivais de cinema do país ao longo do ano.
No campo das produções e coproduções, são mais de 30 filmes e 20 shows nacionais ao ano, entre eles “Olho Nu”, documentário de Joel Pizzini sobre Ney Matogrosso, “Cine Holliúdy”, de Halder Gomes, “Dossiê Jango”, de Paulo Henrique Fontenelle, e “A História da Eternidade”, de Camilo Cavalcante.
O Canal Brasil também participou da gravação dos novos shows de Odair José, Maria Bethânia, Milton Nascimento, Edu Lobo, Chico Buarque, Margareth Menezes e Erasmo Carlos.
Sobre a Sessão Vitrine Petrobras
Projeto de distribuição coletiva criado pela Vitrine Filmes, a Sessão Vitrine Petrobras, tem o intuito de levar ao público um cinema de qualidade, original, que retrata a cultura do país e que se destaca nos principais festivais brasileiros e internacionais. Em 2017, a SESSÃO VITRINE PETROBRAS fica em cartaz permanentemente, com ingressos reduzidos de até R$ 12, um lançamento a cada duas semanas e horários fixos em cinemas de mais de 20 cidades, com sessões diárias ou semanais, dependendo da demanda de cada praça, tornando-se uma agenda cultural para o espectador, fortalecendo o circuito alternativo e investindo na formação de novas plateias.

SERVIÇO
Conversa de Cinema com Leandra Leal sobre “Divinas Divas”
Quando: dia 27 de junho de 2017 (terça-feira)
Hora: 19 horas
Onde: Sala 2 do Cinema do Dragão, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Ingressos: R$ 6 (terça-feira todos pagam meia). A venda será iniciada 2h antes da sessão
Classificação etária: 14 anos
EXIBIÇÕES NO CINEMA DO DRAGÃO (de 22 a 28 de junho)
Divinas Divas (Brasil, 2017) – Estreia
Direção: Leandra Leal // 110 minutos // 14 anos // DCP 2K // Som 5.1
Salas 2 & 1
22/06: 15h e 19h40
23/06: 15h e 18h
24/06: 15h e 19h40
25/06: 15h e 18h
27/06: 14h30 e 19h
28/06: 15h e 18h
* Os ingressos são vendidos a preço reduzido, através da bilheteria ou “Cartão Fidelidade SESSÃO VITRINE PETROBRAS”, que poderá ser adquirido no site do projeto. Valor do ingresso: R$ 12 (inteira) / R$ 6 (meia)
Mais informações sobre a SESSÃO VITRINE PETROBRAS:

O Globo


Mulheres


A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres, Coordenadoria de Políticas para a Juventude e Secretaria de Educação (Seduc), realiza amanhã, debate com os alunos da rede pública de ensino de Pacujá e Frecheirinha.
A Caravana de Combate à Violência contra a Mulher é um projeto inédito no estado, e tem o intuito de levar às escolas estaduais o debate sobre a igualdade de gênero, respeito à diversidade e a reflexão sobre as mais variadas formas de violência contra a mulher. A iniciativa percorrerá 16 municípios cearenses, alcançando mais de 15 mil alunos, nas macrorregiões da Grande Fortaleza, Região Norte, Região da Ibiapaba, Região do Cariri e Centro Sul.
A ação, fruto de uma articulação transversal e multisetorial, é de fundamental importância para a interiorização da política de enfrentamento à violência contra a mulher e para a formação do caráter dos jovens e adolescentes.
"O objetivo do projeto é conscientizar jovens estudantes sobre os males do machismo e da violência contra a mulher, formando multiplicadores da equidade de gênero na família e comunidade", afirma a titular da Procuradoria Especial da Mulher, deputada Augusta Brito.
A programação da Caravana inclui a realização de palestras, Grupos de Trabalho, distribuição de material informativo e apresentação dos grupos teatrais "Viv'arte" e "Dito e feito", abrindo espaço para os jovens exporem seus pontos de vista e debater sobre temas relacionados a igualdade de gênero, violência contra a mulher, Lei Maria da Penha, homofobia, racismo e machismo. Como resultado, a iniciativa pretende ampliar o conhecimento em relação a Lei Maria da Penha, fortalecer a Rede de Enfrentamento e conscientizar a comunidade escolar sobre os males do machismo e da violência contra a mulher.
PACUJÁ
Local: Escola Profissionalizante Maria de Jesus Rodrigues Alves 
Data: 23/6/2017 
Horário: 9 horas
FRECHEIRINHA
Local: Clube Caratininga (Vizinho à Escola Antônio Custódio) 
Data: 23/6/2017 
Horário: 14 horas.

Camilo recebe presidente do PT

Agenda do governador do Ceará, Camilo Santana (PT) para hoje:
9h: Prêmio Escola Nota Dez e comemoração dos 10 anos do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Paic)
Local: Centro de Eventos
15h: Recebe a senadora Gleisi Hoffmann
16h: Reuniões internas
19h: Missa celebrada pelo padre Antônio Furtado, da Comunidade Católica Shalom.

'Meu Malvado Favorito 3' no UCI

A estreia de “Meu Malvado Favorito 3” (Universal Pictures) é no dia 29 de junho e a UCI já preparou algumas ações para os fãs das aventuras de Gru e dos amarelados Minions. A partir do dia 22 de junho, na compra de um dos combos promocionais disponíveis nas bombonières dos cinemas, o cliente leva para casa um copo personalizado com imagens do filme.
As entradas para as sessões da primeira semana de exibição (de 29 de junho a cinco de julho) podem adquiridas na internet, em aplicativos de celular e nas máquinas de autoatendimento disponíveis no hall dos cinemas. Para informações de horários das sessões, basta acessar ucicinemas.com.br.
Os clientes que fazem parte do UNIQUE, programa de relacionamento da rede, poderão comprar as entradas com preços especiais, já que este será o filme de destaque na semana de sua estreia (R$ 11 filmes 2D; R$ 13 filmes 3D; R$ 12 XPLUS 2; R$ 15 IMAX 2D).
A rede UCI exibirá a animação nas salas de todo o país, incluindo IMAX e XPLUS. A tela gigante de ambas, o projetor com resolução 4K e os potentes áudios vão proporcionar aos espectadores uma experiência cinematográfica incrível e com todo o conforto característico da rede. Além disso, o público do Rio de Janeiro poderá conferir o filme na nova sala 4DX, que fica no UCI New York City Center, na Barra da Tijuca, e promete ser a nova sensação da criançada. Com cadeiras que se movimentam em diferentes direções e mais de 20 efeitos especiais, uma incomparável tecnologia conecta o espectador ao filme, através dos sentidos. De acordo com o roteiro do longa a que está assistindo, ele é surpreendido por vibrações, vendaval, neblina, bolhas d´água, luzes e aromas como café, chocolate, frutas, pólvora, flores, entre outros.
UCI CINEMAS
Sinônimo de qualidade e tecnologia, a UCI Cinemas (United Cinemas International Ltda.) comemora, em 2017, 20 anos no Brasil e atualmente está presente em 12 cidades do país (Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Fortaleza, Curitiba, São Luís, Campo Grande, Manaus, Ribeirão Preto, Salvador, Juiz de Fora e Belém). Cinco delas possuem salas IMAX (Rio de Janeiro, São Paulo, Ribeirão Preto, Recife e Fortaleza), nove contam com a tecnologia XPLUS (Rio de Janeiro, São Paulo, São Luís, Fortaleza, Curitiba, Manaus e Salvador) e duas possuem salas DE LUX (Rio de Janeiro e Recife). São 23 complexos que somam 194 salas e proporcionam ao público as melhores e mais completas experiências cinematográficas, sempre com o conforto característico da rede. Além das salas IMAX, XPLUS e DE LUX, cadeiras SuperSeat e SuperD, a UCI acaba de inaugurar em junho deste ano a primeira 4DX do Rio de Janeiro, no New York City Center, na Barra da Tijuca.
As salas IMAX e XPLUS têm uma tela gigante e projetor com resolução 4K - quatro vezes maior do que a projeção digital comum - que geram imagem com muito mais brilho, nitidez e profundidade. As salas XPLUS ainda têm a tecnologia Dolby Atmos, com uma nova distribuição de canais de áudio. Graças ao posicionamento das caixas acústicas, a percepção do som é a mais realista possível. Os espaços DE LUX contam com atendimento exclusivo, que vai desde a compra de ingressos em local especial, elevadores e lounge privativos, a poltronas chaise longue de couro reclináveis eletronicamente e um cardápio completamente diferenciado. A sala 4DX proporcionará uma experiência imersiva para o público com cadeiras que se movimentam, na qual é possível se conectar com o filme através dos cinco sentidos, com sensações de água, vento, cheiros, vibrações e outros efeitos. 







Em Sobral

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, texto

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Halleluya 2017

“A Festa que Nunca Acaba”, o Festival Halleluya 2017, já está a todo vapor. O evento acontecerá entre os dias 19 e 23 de julho, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU).  A cada ano a organização inova e ousa para que o público desfrute do maior Festival de Artes Integrada do Brasil. São mais de 1 milhão de pessoas em 80mil m², uma diversidade de povos e culturas, todos reunidos para desfrutar da grande alegria que o Halleluya oferece há 21 anos. Uma alegria “que nunca acaba”.
Este ano, além do evento oferecer muitas novidades, a Comunidade Católica Shalom, organizadora da iniciativa,tem mais um motivo especial para comemorar, os 35 anos de fundação e o encontro exclusivo com o santo padre o Papa Francisco, em Roma, que se dará em setembro.
No palco principal do Festival Halleluya 2017 se apresentarão 22 artistas, entre eles muitos estilos e ritmos misturados, como: Rock com a Banda Rosa de Saron; Pagode com Alto Louvor; Forró Cristão com Naldo José, entre outros artistas que agitam os corações do público por meio da música e dos testemunhos de vida. 
Entre os mais esperados e já confirmados, estão: Pe. Fábio de Melo, Missionário Shalom, Adriana Arydes, Suely Façanha, Ana Gabriela, e muito mais.

Confira os artistas já confirmados e os dias das apresentações:

ATRAÇÕES CONFIRMADAS - HALLELUYA 2017
Quarta
Quinta
Sexta
Sábado
Domingo
Ana Lúcia
Regina Pacis
Kelly Patrícia
André Leite
Diego Fernandes
Emanuel
Dunga
Dominus
Naldo José
Anjos de Resgate
Thiago Brado 
Eliana Ribeiro
Ana Gabriela
Suely Façanha
Rosa de Saron
Adriana Arydes
Adoração e Vida
Pe. Fábio de Melo
Missionário Shalom



Davidson Silva
Alto Louvor




Cosme


O Evento:
O Festival Halleluya completa 21 anos de realização e acontece em mais 3 cidades brasileiras, além de Fortaleza: São Luiz, Rio de Janeiro e Natal.  Com o slogan “A Festa que nunca Acaba”, o festival atrai mais de 1milhão de pessoas durante os 5 dias de evento, sendo que 70% a 80% do público é composto por jovens.
Considerado o maior festival católico do Brasil, o evento possui 5 ambientes diferentes: Arena da Missericórdia; Espaço Vida (Hemoce, Brechó, Promoção Humana); Arena Cultural (Pátio Halleluya, Fazendo Barulho, Espaço Games, Palco Alternativo, Tenda Eletrônica e Adventure); Espaço Kids (reservado às crianças) e Arena principal. Além de cidades brasileiras, o Festival Halleluya também jáaconteceu em cidades fora do País: Roma (Itália), Nazaré (Israel) e Montevideo (Uruguai) e Toulon (França).

Identidade do Festival Halleluya 2017:
Uma identidade cheia de significado, um misto de sentimentos e elementos que traduzem o maior festival católico do Brasil, o Festival Halleluya. Assim foi criada a identidade do evento, que este ano apostou no estilo “Doodle”, uma técnica de ilustração que corresponde ao rabisco, desenhos que representam formas abstratas, que podem ter significado concreto.

Desta forma os designers de criação da Comunidade Católica Shalom, Davi Sena e Antônio Marcos criaram uma identidade marcada pelo entretenimento, serviços sociais, espaços, música, esporte e tudo que o Halleluya oferece ao seu público, além de sentimentos como alegria e entusiasmo. Especialmente, na marca, é possível observar que existem elementos que correspondem às quatro cidades brasileiras que sediam o Halleuya, são elas: Fortaleza, Rio de Janeiro, Natal e São Luiz. Outro ponto especial da marca é a simbologia que remete aos 35 anos de celebração da Comunidade Shalom, organizadora do evento.

Produtos Halleluya:
Este ano a Comunidade Católica Shalom veio com uma novidade para os fãs do Festival Halleuya, em abril inaugurou a Loja Halleluya, no 2º piso do Shopping Parangaba, o shopping oficial do evento.
A loja foi totalmente planejada para transmitir ao público toda a alegria que os participantes do Festival Halleluya costumam vivenciar durante o evento. Nela são comercializados produtos do evento, como: camisas, bonés, cadernos e uma diversidade de sovines. 
Além da loja, entre os meses de maio e julho, o Shopping Parangaba e a Comunidade Shalom realizarão cursos com o objetivo de proporcionar à população a oportunidade de uma formação espiritual e humana, como “Mariologia” e “Liberdade interior”. Também é realizado pocket-shows na Praça de Alimentação e noites de autógrafos com artistas, na loja Halleluya.
Programação 35 anos da Comunidade Shalom:
Dia 30 de junho haverá uma Vigília Jovem, na Diaconia, a partir das 19h. E as atividades seguem até o dia 09 de julho, data em que de fato, a Comunidade Shalom celebra seus 35 anos. Neste dia haverá o Encontro Geral da Obra, a partir das 8h, no Ginásio Paulo Sarasate, com a presença de Moysés Azevedo, Emmir Nogueira e Dom José Antônio.
Além destes momentos também haverá: Sessão Solene em Comemoração aos 35 anos da Comunidade Católica Shalom, na Assembleia Legislativa, às 19h, dia 06/07; Homenagem aos 35 anos, na Câmara dos Vereadores de Fortaleza, dia 27/06, às 19h; Shalom Tour (um momento para conhecer projetos e Centros de Evangelização da Comunidade); Missas comemorativas em alguns Centros de Evangelização; Jantar da Obra, no Ilmar Buffet, dia 05/07; Noite de Evangelização nos Centros de Evangelização e Inauguração de uma novo Centro, no Bairro Dias Macêdo.

Serviço:
Festival Halleluya 2017
Quando: 19 a 23 de julho

Onde: Condomínio Espiritual Uirapuru – CEU (Av. Alberto Craveiro, 2222 – Castelão

Corrida do Eusébio

No próximo domingo (25), às 6h30, durante a 3ª Corrida do Eusébio será utilizado pela primeira vez no Nordeste um método inovador de segurança para esse tipo de evento. Trata-se do uso de drones para monitorar todos os pontos da corrida. O equipamento pode cobrir o percurso de até 10 quilômetros com precisão. Em casos de suspeita de possíveis incidentes, a Servis Segurança tem como deslocar uma equipe para fazer o atendimento no local. 
Com um público geral estimado em 12 mil pessoas e 4 mil participantes, a Corrida do Eusébio entra definitivamente no calendário esportivo cearense como o 3º maior evento de corrida do Ceará. O desafio contará, além da caminhada de dois quilômetros, com os percursos de 5 e 10 quilômetros. A largada será ao lado do Eusébio Open Mall.
Segundo o diretor da Servis, Gilberto Dias, a tendência é que a Servis utilize esse tipo de equipamento em outras provas que a empresa fica responsável pela segurança, como Ironman Fortaleza, Circuito de Corridas Pague Menos e Circuito Track&Field Run Series (SP). A Servis é especialista em grandes eventos esportivos como corridas, tendo atuado, inclusive, em jogos da copa do mundo.

Prevenção de Quedas

Quem nunca sofreu ou conhece alguém que passou por algum trauma ortopédico? No Dia Mundial de Prevenção de Quedas, comemorado em 24 de junho, o pronto-atendimento em Ortopedia e Traumatologia do Hospital São Camilo Cura d`Ars faz um balanço e alerta: dos 400 pacientes assistidos por mês, 30% são idosos. 
Criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data foi incorporada ao Calendário da Saúde do Ministério da Saúde (MS) para alertar idosos, cuidadores e familiares sobre os riscos de queda, um grave problema de saúde. Segundo o MS, cerca de 30% das pessoas idosas caem a cada ano. Dentre as complicações mais graves estão fraturas, principalmente de fêmur, e traumatismo craniano.
Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), A queda em pessoas idosas é um importante fator de risco para a perda da autonomia do idoso e, por conseguinte, diminuição da qualidade de vida. Na faixa etária de 60 anos ou mais, a queda é a segunda causa de óbito dentre as causas externas.
No Hospital São Camilo Cura d`Ars, Daniel Romero, médico do pronto-atendimento em ortopedia e traumatologia do Hospital, confirma essas estatísticas: 30% dos atendimentos do setor é de idosos, que passam por traumas de baixa energia, a exemplo das quedas da própria altura.
Para Romero, “os idosos devem ter cuidado com obstáculos, tapetes, degraus, falta de apoio para o banho e deslocamentos, como barras e suportes adequados”, completa. Outros cuidados também podem ser tomados, como manter os ambientes bem iluminados; não deixar fios de luz, roupas, sapatos e outros objetos espalhados nos trajetos por onde anda; usar sempre o corrimão ao descer ou subir escadas; guardar objetos ao alcance do idoso; nunca subir em banquinhos ou cadeiras; evitar encerar o piso e usar sempre calçado fechado, com sola de borracha e salto baixo, mesmo em casa. 
Também é possível tomar alguns cuidados na rua, como: prestar atenção em raízes de árvores, buracos e obstáculos nas calçadas; atravessar sempre na faixa de pedestres e respeitar o sinal; usar sempre óculos, aparelhos de audição e bengalas, se precisar; não sair desacompanhado se não se sentir seguro.
Independente do tipo de acidente, o coordenador explica que alguns cuidados devem ser tomados logo após o trauma: “Na suspeita de fraturas, deve-se evitar mobilizar o paciente, mantê-lo calmo e acordado até a chegada do socorro e transferência ao hospital para os devidos cuidados médicos.” Além dos cuidados no momento do trauma, o tratamento após o acidente deve ser adequado à reabilitação, garantindo uma plena recuperação do paciente e a prevenção de novos eventos.

Asma-II

A asma, doença inflamatória crônica das vias aéreas, é altamente prevalente no Brasil e atinge um terço das crianças pré-escolares e cerca de 5% das pessoas com mais de 18 anos. Dentre os principais sintomas, o pneumologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, José Gustavo Romaldini, destaca a tosse, chiado, aperto no peito e dificuldade para respirar. Esses sintomas podem aparecer a qualquer hora do dia, mas são mais frequentes ou se acentuam durante a noite e no início da manhã.
Embora não tenha cura, quando diagnosticada é facilmente tratada e na prática não deveria ser fatal. Mas, não é o que revelam dados recentes do Ministério da Saúde, que apontam alarmante índice de 2 mil óbitos e mais de 300 mil internadas com crises agudas.
Para Romaldini essa mortalidade é provocada por diversos fatores, como a falta de atenção do paciente aos sintomas e tratamento e procura tardia a um especialista.
A asma também está diretamente relacionada aos aspectos de exposição, ou seja, grandes centros urbanos como São Paulo apresentam maiores chances do paciente desenvolver a doença. “A poluição é um agravante da asma, além disso, no inverno a baixa umidade diminui a defesa do sistema respiratório, propiciando as infecções respiratórias que são desencadeantes da doença”, esclarece o médico.
Como prevenção, o pneumologista recomenda evitar todo tipo de contato com alergênicos que causem a crise como poeira, pelo de animal, tabaco, produtos de limpeza e ar condicionado. Romaldini salienta ainda que as infecções virais como a gripe, também podem ser um meio de promover a crise. “Por isso, esses pacientes precisam sempre estar atentos à imunização”.
O tratamento varia conforme a frequência e intensidade da doença, mas, em geral, é feito através de medicamentos inalatórios com bombinhas. O pneumologista ressalta que as bombinhas são apenas mecanismos para levar a medicação direto para os pulmões e que pode conter diferentes remédios, sendo os principais o corticoide inalatório - que servem para prevenir e controlar a asma - e os broncodilatadores - que são utilizados para aliviar os sintomas.
“Há dois equívocos que muitas pessoas têm em relação ao uso das bombinhas. É preciso entender que ela não mata e não vicia, o que mata é a crise”. O médico explica que quando o uso da bombinha com medicação de alívio passa a ser necessária em um intervalo curto de tempo, é sinal de que a doença não está tratada adequadamente e por isso, é preciso buscar um profissional o quanto antes.
Para conviver bem com a doença o especialista recomenda ainda a prática de atividade física regular e controle ambiental adequado. Entre as principais modalidades, José Gustavo Romaldini sugere as atividades aeróbicas, mais benéficas para o sistema cardiorrespiratório.
COMPLEXO HOSPITALAR EDMUNDO VASCONCELOS
Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.400 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 - Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, conquistado pelo sexto ano consecutivo em 2016.
Rua Borges Lagoa, 1.450 - Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo. 
Tel. (11) 5080-4000

Asma

O Dia Nacional do Combate à Asma é em 21 de junho, a data busca lembrar dos cuidados para quem convive com a doença, além de alertar sobre os sintomas que podem indicar o diagnóstico. A doença crônica, também conhecida como bronquite asmática, é uma inflamação nas vias aéreas (brônquios) que conduzem o ar para os pulmões. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 300 milhões de pessoas sofrem da doença no Brasil.
A asma pode atingir pessoas de qualquer idade, mas geralmente são identificadas nos anos iniciais das crianças, principalmente quando a causa é genética. Os principais sintomas que pedem uma consulta ao médico, de preferência um pneumologista, são falta de ar, chiado no peito e tosse. O diagnóstico é confirmado após exames como o de sopro espirometria.
Nem sempre a causa da asma é a genética. Atentar-se para o dia a dia pode ajudar a identificar a doença. Alguns fatores desencadeiam a doença, dentre os mais comuns estão contato constante com substâncias alérgicas, ácaros, poeria, mofo, tinta, produtos de limpeza, fumaça, inclusive de cigarro, além da variação climática.
Medidas cotidianas que ajudam no tratamento
Apesar de não ter cura, existem tratamento eficazes que garantem um convívio confortável com a doença. De acordo com o médico pneumologista, dr. Sérgio Pontes, da Aliança Instituto de Oncologia, inicialmente aplicar medidas no comportamento é o primeiro passo para prevenir as crises. "Manter a higiene ambiental, o local sempre livre de fatores desencadeantes, evitar tapetes, cortinas, passar pano úmido, boa alimentação, atividades físicas regulares, consumo de água, dormir bem"
Tratamento farmacológico
Mas e quando essas medidas não são suficientes? "O tratamento farmacológico entra em ação. Bombinhas de ar, que são os broncodilatores, corticoide em lata, são substâncias que abrem os pulmões e propicia que paciente respire melhor", afirma doutor Sérgio. Existem medicações de manutenção em que o paciente usa regularmente para evitar crises, e as medicações de resgate, inalações, nebulizações usadas em situações de emergências ou quando tem um desconforto maior.
Atividades físicas
Antigamente, era comum o paciente com diagnóstico de asma ser dispensado de atividades físicas no colégio, por exemplo. Há alguns anos isso caiu por terra. "As atividades físicas são altamente indicadas e ajudam a melhorar a qualidade de vida de um asmático. Não existe nenhuma restrição ou indicação, a atividade precisa ser prazerosa para que ele não deixe de realizar por qualquer impedimento", ressalta Sérgio Pontes que tem a natação como uma das atividades mais completas por controlar a respiração, mas faz um alerta "só é preciso tomar cuidado com piscinas ricas em cloro, podem desencadear crises de asma em pessoas alérgicas, porém existem as piscinas dessalinizadas que são amplamente seguras para atenderem esses pacientes".
Crises respiratórias no inverno
Com a chegada do inverno é comum as crises aumentarem, isso se deve a vários fatores, as pessoas ficam mais enclausuradas em ambientes fechados, com pouca ventilação que tendem a acumular mais ácaros, as baixas temperaturas ou mudanças bruscas de temperatura. Para isso Sérgio indica "No inverno, além de todos os cuidados com os fatores desencadeantes, é importante manter a o ambiente bem ventilado, com pouco mofo. Tentar manter o ambiente mais arejado e ventilado".

Transposição

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque (PDT), comemorou a decisão da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, que determinou a retomada das obras da transposição das águas do rio São Francisco – Eixo Norte, que beneficia os estados do Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba.
A ministra suspendeu os efeitos da decisão proferida pelo desembargador Souza Prudente, relator do agravo de instrumento do TRT-1ª Região, que havia paralisado as obras desde junho de 2016. Esse trecho da transposição está estimado em cerca de R$ 500 milhões.
"A Assembleia fez sua parte. Convocou parlamentares, fez reuniões, foi ao STJ, o governador Camilo Santana foi ao Ministério da Integração Nacional e teve encontros em Brasília sobre o assunto. Todos fizeram o mesmo apelo para que se resolvesse problema", afirmou Zezinho Albuquerque.
No dia 15 de maio passado, uma comitiva de parlamentares cearenses encabeçada por Zezinho Albuquerque participou de audiência com a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Laurita Vaz. O encontro foi para tratar sobre o impasse jurídico que impedia a retomada das obras de transposição das águas do rio São Francisco, no trecho entre os municípios de Cabrobó, em Pernambuco, e Jati, no Ceará.
A comitiva de parlamentares foi composta por Zezinho Albuquerque, Audic Mota (PMDB), Tin Gomes (PHS), Fernanda Pessoa (PR), Leonardo Araújo (PMDB), Elmano Freitas (PT) e Carlos Matos (PSDB).

Seguidores

Arquivo do blog