Pular para o conteúdo principal

Bienal da Dança começa hoje

Com homenagem a Roberto Pereira e Silvia Moura, a VII Bienal Internacional de Dança do Ceará será aberta oficialmente hoje, às 20h30, no Theatro José de Alencar. Um dos nomes mais respeitados no meio da dança no país, Roberto Pereira, falecido este ano, era mestre em Filosofia pela Universidade de Viena (Áustria) e doutor em semiótica pela PUC (São Paulo). Era pesquisador, crítico de dança, diretor da Companhia de Dança da Cidade, professor e coordenador do curso de licenciatura em dança da Escola de Artes Cênicas da UniverCidade, no Rio de Janeiro. Contribuiu fortemente para aformação acadêmica, sendo autor de uma dezena de publicações relacionadas àdança. Por meio de uma articulação de Roberto Pereira, um convênio levou aosbancos do curso de licenciatura em dança da UniverCidade cerca de 20 bailarinos consagrados do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, como Ana Botafogo.
Silvia Moura é uma das precursoras da dança contemporânea no Ceará e uma dasmais atuantes coreógrafas e articuladoras dessa arte no estado. É responsávelpela formação de diversos bailarinos de dança contemporânea atuantes hoje noestado. Dirige o CEM - Centro de Experimentações em Movimentos. A homenagem a Roberto Pereira e Silvia Moura se enquadra dentro das poéticas da sétimabienal, que homenageia o “feminino”, não como gênero, mas como forma de tratara política na dança de uma forma mais suave.
Além das homenagens, a noite de abertura será marcada pelas apresentações da cearense Paracuru Cia de Dança, com o espetáculo Dois Pontos, o Ballet de Lorraine com os solos Étude revolucionaire e La mère, de Isadora Duncan(1877-1927), Lamentation, de Martha Graham (1894-1991), Une danse blanche avecEliane, de Dominique Bagouet, e Two, coreografia de Russel Maliphant. Para encerrar a programação artística da primeira noite, a São Paulo Companhia de Dança apresenta Entreato, coreografado por Paulo Caldas, um dos nomes maisconceituados do Brasil atualmente. Amanhã, o coreógrafo leva sua própriacompanhia, a Staccato Paulo Caldas, ao palco do TJA com o espetáculoQuinteto, e no domingo segue para o Cuca Che Guevara, na Barra do Ceará.
A bienal acontece até o dia 26 com programação artística e atividades formativas em Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral e residência artística também em Paracuru. Apresentada pela Petrobras, através da Lei de Incentivo àCultura do Governo Federal, e com patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Fundação Nacional de Artes – Funarte, a bienal tem toda a programação gratuita.

Comentários

Mais lidas da semana

Ceará não sai da zona de rebaixamento e empata pela sétima vez no Brasileirão

O Ceará empatou em zero a zero com o Atlético Paranaense, na tarde deste sábado (11), no estádio Presidente Vargas, em seu 18º jogo no Brasileirão 2018 Série A.




Foi o sétimo empate do alvinegro e sexto do time paranaense. O Ceará soma 16 pontos, está na 18ª colocação com nove gols negativos. O Atlético (PR) com 15 pontos encontra-se na 19ª posição com dois gols de saldo negativo.

Ceará: Everson; Samuel Xavier, Luiz Otávio, Tiago Alves e João Lucas; Edinho, Ricardinho (Jown Cardona), Richardson e Juninho Quixadá (Calyson); Leandro Carvalho (Felipe Azevedo) e Arthur - Treinador: Lisca. Cartão amarelo: Tiago Alves, Richardson e Leandro Carvalho.

Atlético (PR): Santos; Jonathan, Wanderson, Leo Pereira e Renan Lodi; Wellington, Bruno Guimarães (Lucho Gonzales), Marcelo Cirino (Kicão) e Rafael Veiga (Bruno Nazário); Marcinho e Bergson - Treinador: Tiago Retzlaff. Cartão amarelo: Renan Lodi, Rafael Veiga e Wanderson.

Renda de R$ 105.166,00 para 14.772 pessoas, sendo 13.772 pagantes e 1.000 não p…

Tribalistas fazem show em Fortaleza

Com direito a dois bis, o show dos Tribalistas aconteceu em grande estilo, na noite deste sábado (11), para um ginásio do Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFONE) lotado.

Os bis de Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte foram para Tribalismo e Velha Infância.

Brown no entusiasmo chamou o show de 'Fortaleza'.




Ibope pesquisa intenção de voto no Ceará

O Ibope Inteligência, Pesquisa e Consultoria Ltda está nas ruas do Ceará desde sexta-feira (10) até quinta (16) para sua primeira pesquisa para as eleições 2018 no Estado.




O Ibope contratado pelo TV Verdes Mares por R$ 97.223,00 ouve 1.204 eleitores maiores de 16 anos para as intenções de votos para presidente, senador, governador e faz uma avaliação do Governo Camilo Santana (PT).

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) sob o número 04197/2018.

Ela tem data de divulgação na quinta-feira (16).

Leia também:

Camilo venceria no primeiro turno, aponta pesquisa IFT


Ao meu pai...

Sou pai de quatro maravilhosos filhos.

Dois casais. 

Neste Dia dos Pais 2018 recebo o abraço de Cecília Braga, Lauriberto Brasil, Clara Carneiro e Pedro Carneiro.



Mas tenho nesta data o sentimento de gratidão pelo meu pai, Hildeberto Carneiro de Castro. 

Ele não está mais aqui terrenamente.

Há 13 anos fez sua passagem.

Muitos ensinamentos para mim e meus irmãos (Luziberto e Pedro) e irmãs (Luzirene, Laurilene, Lucia e Luciene).

Visito seu túmulo para orar.

Orar por um mundo melhor, que ele tanto defendeu em vida.

Orar pelo Ceará, que ele tanto gostava.

Orar por nós....

Lauriberto Carneiro Braga.

Confira a agenda dos candidatos a governador do Ceará para este final de semana

Ailton Lopes (Psol) - O candidato do Psol tem a seguinte agenda para este sábado (11):  9 horas – Encontro de resistências: plenária do deputado Renato Roseno (Fortaleza – Sede do PSOL); 11h30 – Feira Agroecológica do MST (Fortaleza – Centro de Formação Capacitação e Pesquisa Frei Humberto); 14 horas – Plenária de campanha do candidato a deputado federal Alexandre Costa (Fortaleza – Sede do PSOL); e 
15 horas – Aula Pública da candidatura do candidato a deputado federal Rodrigo Santaella: História e Atualidade das Lutas do Centro da Cidade (Fortaleza – Passeio Público). Para o domingo (12), Dia dos Pais, a agenda é pessoal.
Camilo Santana (PT) - Para este sábado (11) e domingo (12) o governador do Ceará, Camilo Santana se dedica a agenda pessoal.
Francisco Gonzaga (PSTU) - Gravação para horário eleitoral gratuito de Rádio e Televisão.
General Theophilo (PSDB) - Agenda com coordenação de campanha.
Helio Gois (PSL) - Reunião com coordenação de campanha.
Mikaelton Carantino (PCO) - Reunião com…