Pular para o conteúdo principal

CCBNB no Dia das Crianças

Dia das Crianças no Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil (CCBNB):
CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE-FORTALEZA
Rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - Fortaleza - Ceará
Fone (85) 3464.3108
DIA 12 DE OUTUBRO DE 2009 (SEGUNDA-FEIRA)
DE 09H ÀS 18H
ENTRADA GRATUITA
Abertura e Performance
09:00 às 17:00
A magia do grupo Garajal estará presente para animar a chegada das crianças ao Centro Cultural Banco do Nordeste nesse dia especial.
Grupo: Instituto Garajal de Arte e Cultura Popular
Esquete Teatral
Lendas Brasileiras
9:00 às 9:30
O grupo Garajal faz uma homenagem às lendas folclóricas brasileiras, e as crianças poderão aprender mais sobre o imaginário tradicional de nossa cultura popular.
Instituto Garajal de Arte e Cultura Popular.
Direção: Maninho e Diego Mesquita
Local: Térreo
Trenzinho da História
As crianças e acompanhantes passearão por ruas e avenidas do centro histórico da cidade em um trenzinho, conhecendo igrejas, praças, palacetes e monumentos, contando com a participação do bode Iôiô, o mascote da cidade, que relembrará histórias aprontadas por ele no centro de Fortaleza.
Facilitador: Gerson Linhares
Número de vagas com ingresso: 60
Local: Área externa
09:15 às 10:15 - (1º passeio)
10:15 às 11:15 - (2º passeio)
11:15 às 12:15 - (3º passeio
Batukerê & Ginástica Rítmica
9:00 às 9:30
Com crianças e jovens entre 07 e 17 anos, os grupos pertencentes ao Projeto Social Vila Olímpica de Messejana, mostram modalidades contemporâneas da cultura brasilera, através da ginástica rítmica e da música composta por percussão, violão e flauta.
Projeto Social Vila Olímpica de Messejana
Direção: Alex Vasconcelos e Juliana Oliveira
Local: Térreo
Bibliotequinha Virtual
Curso de internet para crianças, que inclui atividades educativas e jogos selecionados, com o objetivo de despertar o interesse pelo mundo virtual.
Facilitadora: Ângela Sousa
Número de vagas com ingresso: 24
Local: Biblioteca virtual - 3º andar
10:00 às 11:00 - (1ª turma)
11:00 às 12:00 - (2ª turma)
Teatro Infantil
As Fadas
Uma estrada, dois viajantes e um encontro. Em meio a um suspense, a história criada a partir do texto homônimo de Charles Perrault vai percorrendo livremente o imaginário do público, que tem participação essencial para o jogo de cena das personagens.
Direção e atuação: Paula Yemanjá e Edivaldo Batista
Número de vagas com ingresso: 120
Local: Teatro - 2º andar
10:15 às 11:15 (1ª Sessão)
13:00 às 14:00 (2ª Sessão)
15:00 às 16:00 (3ª Sessão)
Contação de Histórias
O Saci e Outras Histórias
10:30 às 11:30
Um passeio pelo repertório da contadora, que traz uma história de saci, um causo de cegos, e os contos da Rua Brocá. Composto pela literatura oral e autoral, e pelas lendas do Nordeste, os causos e os contos serão acompanhados de música.
Apresentação: Júlia Barros
Local: Salão da biblioteca - 3º andar
Paraíso dos Brinquedos
10:30 às 12:30
As crianças poderão se divertir livremente com brinquedos em tamanho gigante, como quebra-cabeça, lego, pedaços de madeira coloridas para montar, brinquedos educativos, entre outros.
Grupo: Vivação
Local: Térreo
Maquiagem - Pintura de Rosto
15:00 às 17:00
As crianças serão pintadas no rosto com tinta especial, que as transformará em lindos bichinhos de sua preferência.
Grupo Vivação
Local: Térreo
Gincanas
15:00 às 17:00
Realização de várias atividades em grupo, entre elas, corrida de sacos, cabo de guerra em círculo, carrinho de mão, corrida dos ovos com colheres gigantes e muito mais...
Grupo Vivação
Local: Térreo
Apresentação Musical
Céu de Brincadeiras, Cortejos e Canções
11:30 às 12:30
Cortejo brincante com contação de histórias e música passeando por ritmos nordestinos, brincando com os personagens da cultura popular. Formado por crianças de 07 a 12 anos, o Projeto Bom Jardim com Arte - BOMJART - desenvolve atividades culturais para crianças e adolescentes desde 2004.
Associação Comunitária Projeto Paz
Número de vagas com ingresso: 120
Local: Teatro - 2º andar
Sessão Curumim
Pernalonga e Seus Amigos - O Que É Que Há, Velhinho?
11:30 às 12:30
Episódio clássico da série animada feita para a televisão (1959). Nesta aventura, ele vai ao Velho Oeste e resolve ajudar um pobre pioneiro que deseja ficar rico com a mineração de ouro. Sempre confiante, utiliza o seu célebre bordão - "What's up, Doc?", que na dublagem brasileira significa "O que é que há, velhinho?". Animação. Cor. Dublado. 60min. Livre.
Local: Auditório - 3º andar
Oficina de Arte
Modela Argilinha
11:30 às 12:30
As crianças poderão experimentar suas habilidades manuais elaborando suas representações de objetos, formas geométricas e humanas através de uma vivência lúdica com argila.
Facilitador: Thiago Ponte
Número de vagas com ingresso: 20 (a partir de 5 anos)
Local: Sala de oficina da biblioteca - 3º andar
Construindo Histórias
Construindo Histórias de Saci
12:00 às 13:00
O duende brasileiro surgirá em muitas histórias de meninos e meninas. Serão histórias do Saci na mata, na escola e calçadas, tudo com muito bom humor para todos darem risadas.
Facilitador: Almir Mota
Local: Salão da biblioteca - 3º andar
Oficina de Arte
Assobios para Atrair Sacis
12:30 às 14:00
As crianças vão se divertir aprendendo assobios e construindo brinquedos que fazem sons para atrair um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro: O Saci-Pererê.
Grupo: Cia. Catirina
Local: Auditório - 3º andar
Oficina de Arte
Fantástico Ateliê dos Biladutos
12:30 às 14:00
Muitas variações de canos e mangueiras coloridas encaixados, abertas e fechadas. No alto, peças tipo funil recebem as bilas, que passam por diferentes peças no meio para chegar em outros recipientes embaixo. Um labirinto onde as crianças podem interferir, criar e recriar o caminho das bilas.
Grupo: Vivação
Local: Térreo
Construindo Histórias Ilustradas
13:00 às 14:00
O objetivo dessa atividade é incentivar a construção de histórias a partir de imagens, associando o desenho feito na hora pelas mãos do ilustrador à história narrada.
Facilitador: Kelsen Bravos
Local: Salão da biblioteca - 3º andar
Mesa de Desenho - HQ!
13:00 às 15:00
Se você fosse um personagem de histórias em quadrinhos como você seria? Neste dia das crianças, faça o seu desenho no estilo de um personagem de história em quadrinhos com os desenhistas do Núcleo ARTZ.
Facilitadores: Weaver Lima e Franklin de Oliveira
Local: Bibliotequinha infantil - 3º andar
Oficina de Mágica
13:00 às 15:30
Nesta oficina as crianças poderão descobrir o mundo encantador da mágica e irão usar a criatividade aprendendo a fazer truques para animar a família em casa.
Facilitador: Desirée Silveira
Local: Sala de oficina da biblioteca - 3º andar
Oficina de Formas Geométricas com Ervilhas
14:00 às 15:00
Utilizando a criatividade, as crianças desenvolveram suas habilidades lógico-matemáticas na composição de formas geométricas encaixando palitos em ervilhas para criar formas inusitadas.
Grupo: Vivação
Local: Térreo
Contação de Histórias
Fábulas em Uma História
Dois contadores de histórias, Zé Fábula e Zé História, viajam a uma cidade para apresentar um show de contações. Lá conhecem o músico Don Baralon, que os ajudará neste grande espetáculo que mistura fábulas, magia, danças, máscaras e circo. As fábulas contadas são: A lebre e tartaruga, A reunião dos bichos e O pai, o filho e o burro.
Cláudio Ivo
Local: Salão da biblioteca - 3º andar
Apresentação Musical
Cantando e Encantando
14:30 às 15:30
Espetáculo musical com canções especialmente pensadas para o público infantil em vários estilos e temas, como as cantigas de roda do nosso folclore infantil, histórias contadas, e músicas que suscitem a curiosidade, o interesse e a interatividade da criançada.
Direção: Marcos Melo
Local: Auditório - 3º andar
Literatinho - "Até As Princesas Soltam Pum"
15:30 às 17:00
Com 25 livros infantis publicados e muitas histórias para contar, o escritor Ilan Brenman trará ao Centro Cultural Banco do Nordeste seu mais famoso livro. A história nos conta que o pai de Laura pegou o livro secreto das princesas e contou para a filha algo que ninguém sabia... Descubram esse segredo e não contem pra ninguém.
Facilitador: Ilan Brenman
Local: Salão da biblioteca - 3º andar
Teatro Infantil
Piriri Pererê
17:00 às 18:00
O pequeno saci não dá sossego aos seus pais Matinta Pereira e Curupira da Silva: procura o tempo inteiro chamar a atenção deles para que não esqueçam do seu aniversário no dia 31 de outubro. Mas há um segredo sobre sua origem que só ele poderá descobrir.
Texto, direção e apresentação: Cia. Catirina
Local: Térreo

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".