Pular para o conteúdo principal

Prêmio Rei da Espanha

1.- A Agência EFE e a Secretaria de Estado de Cooperação Internacional, por meio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), abre inscrições para os seguintes prêmios anuais de jornalismo:
  • Prêmio Ibero-americano de Jornalismo Rei da Espanha ao melhor trabalho que contribua para a comunicação e o mútuo conhecimento entre os povos ibéricos, de 9.000 euros.
  • Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha de Imprensa, de 6.000 euros.
  • Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha de Televisão, de 6.000 euros.
  • Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha de Rádio, de 6.000 euros.
  • Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha de Fotografia, de 6.000 euros.
  • Prêmio Internacional Rei da Espanha de Jornalismo Digital, de 6.000 euros.

2.- Podem concorrer aos prêmios, com candidaturas independentes, jornalistas dos seguintes países: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Estados Unidos, Filipinas, Guatemala, Guiné Equatorial, Honduras, Israel, Marrocos, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
3.- Também poderão se inscrever na disputa, por meio de associações profissionais de jornalistas, qualquer instituição, jornalistas que já tenham sido premiados em edições anteriores, os Escritórios Técnicos de Cooperação da AECID e os delegados da Agência EFE nos países supracitados.
4.-
  • O Prêmio Ibero-americano de Jornalismo Rei da Espanha será concedido ao melhor trabalho que contribua para a comunicação e o mútuo conhecimento entre os povos ibéricos, desde que realizado por jornalistas dos países supracitados e publicado na mídia impressa ou na internet, ou transmitido por rádio ou televisão, em língua espanhola ou portuguesa, nas nações mencionadas.
  • O Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha de Imprensa será concedido ao melhor trabalho noticioso realizado por jornalistas dos países supracitados e publicado em língua espanhola ou portuguesa em jornais ou revistas das nações mencionadas.
  • O Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha de Televisão será concedido ao melhor trabalho noticioso realizado por jornalistas dos países supracitados e transmitido em língua espanhola ou portuguesa pelas emissoras de televisão das nações mencionadas.
  • O Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha de Rádio será concedido ao melhor trabalho noticioso realizado por jornalistas dos países supracitados e transmitido em língua espanhola ou portuguesa por emissoras de rádio das nações mencionadas.
  • O Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha de Fotografia será concedido à melhor fotografia ou reportagem gráfica realizada por jornalistas dos países supracitados e publicada em língua espanhola ou portuguesa em jornais ou revistas das nações mencionadas.
  • O Prêmio Internacional Rei da Espanha de Jornalismo Digital será concedido ao trabalho multimídia que se destaque pela busca de uma estrutura informativa adequada aos novos meios de comunicação tecnológicos e que explore todas as possibilidades - visuais, sonoras, de texto e de hipertexto - oferecidas pela informática, desde que realizado por jornalistas dos países supracitados e publicado em língua espanhola ou portuguesa em sites das nações mencionadas.

5.- O júri poderá determinar se um trabalho que concorreu nas categorias Imprensa, Televisão, Rádio ou Jornalismo Digital pode ganhar o Prêmio Ibero-americano e vice-versa.
6.- Todos os trabalhos inscritos terão que ter sido veiculados entre 1º de setembro do ano anterior ao da entrega do prêmio e 31 de agosto do ano seguinte.
7.- A decisão do júri será tomada no país e na data definidos pela Agência EFE e a Secretaria de Estado de Cooperação Internacional, por meio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento.
8.- Na escolha do vencedor de cada prêmio, a presidência e a vice-presidência do júri se alternarão entre um representante da Secretaria de Estado de Cooperação Internacional e outro da Agência EFE. O júri também será integrado por cinco profissionais renomados dos países citados no item 2, três dos quais serão escolhidos pela Efe, enquanto os dois restantes serão convidados pela Secretaria de Estado de Cooperação Internacional, segundo a vez dentro do rodízio determinado pela ordenação alfabética dos nomes dos países aptos a terem candidatos inscritos.
9.- A escolha dos membros do júri ficará a cargo da Agência EFE e da Secretaria de Estado de Cooperação Internacional, por meio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, com base nos méritos profissionais dos candidatos.
10.- Atuará como secretário do júri, com voz, mas sem voto, uma pessoa nomeada pela Agência EFE e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, por meio da Direção Geral de Cooperação para a América Latina.
11.- As inscrições na disputa podem ser feitas de três maneiras:
  • Por meio dos escritórios da Agência EFE nos países mencionados.
  • Por meio do envio direto do material à matriz da Agência EFE: Rua Espronceda, nº 32 - 28003 - Madri (Espanha).
  • Por meio das Embaixadas da Espanha nos países mencionados.


12.- Cada candidato poderá inscrever um único trabalho jornalístico - coluna, artigo, crônica, entrevista, reportagem, etc - para os prêmios de imprensa, televisão, rádio e jornalismo digital.

Para a categoria Fotografia, poderão ser enviadas até três imagens, caso se trate de uma reportagem gráfica.

Para as séries de reportagens ou trabalhos investigativos em mídia impressa, rádio, televisão ou jornalismo digital, deverá ser apresentado uma só matéria, acompanhada de um resumo do trabalho completo.


13.- No caso dos trabalhos para a mídia impressa, deverão ser enviados o original e oito cópias das páginas completas do jornal ou da revista que os publicaram, nas quais seja possível verificar a data de veiculação. Além disso, é necessário especificar à parte o título, o nome do veículo e a data de publicação do trabalho.

No caso das fotos, deverão ser enviadas duas cópias coloridas ou em preto e branco, com aproximadamente 18 x 24 centímetros. Junto com as imagens, terá que ser apresentado um original das páginas completas do jornal ou revista que publicou a foto, com indicações do título da reportagem, do nome do veículo e da data de publicação.

Para concorrer na categoria Rádio e Televisão, é preciso enviar um CD ou DVD com o trabalho e o nome da emissora que o transmitiu, além de um certificado da data de veiculação.

Os candidatos ao prêmio na categoria Jornalismo Digital terão que apresentar um CD, com indicações do nome do veículo que publicou o material e um certificado da data de sua publicação. Os trabalhos também podem ser enviados por e-mail, para prêmios@agenciaefe.com, desde que o tamanho dos arquivos seja inferior a seis mega.

Junto com os trabalhos, em um envelope à parte, o inscrito indicará seu nome, sobrenome, endereço residencial, telefone, e-mail e registro profissional. Além disso, enviará um breve currículo e uma foto pessoal.

14.- Quando o participante for uma equipe ou um meio de comunicação, terá que especificar o nome daquele que irá receber o prêmio em caso de vitória.
15.- Os trabalhos que forem encaminhados por qualquer dos caminhos especificados no item 11 terão que chegar à matriz da Agência EFE (Rua Espronceda, nº 32 - 28003 - Madri/Espanha), antes de 30 de setembro do ano da concessão dos prêmios.
16.- Caso um dos premiados pelo júri morra antes do anúncio do resultado final, o prêmio será entregue ao herdeiro ou herdeiros legais do agraciado.
17.- Não poderão concorrer aos prêmios profissionais da Agência EFE, da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, premiados em edições anteriores nem trabalhos que venceram outros concursos.
18.- A participação no concurso supõe a aceitação integral de todas as regras. Desde já, todos os participantes, de forma expressa, abrem mão de impugnar as escolhas do júri. Além disso, não serão devolvidos os originais recebidos.
Para mais informações, consulte o site www.efe.com ou entre em contato pelo e-mail prêmios@agenciaefe.com.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.