Amanhã se combate o câncer de próstata

"O dia 17 é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. No Ceará, a doença é o câncer que mais mata homens, seguida do câncer de estômago e brônquios e pulmões. O momento é ideal pra se falar da mudança de comportamento que as mulheres estão impondo aos homens. Fábio Dantas, chefe do setor de Urologia do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), afirma que hoje as mães estão criando uma nova cultura: a de levar os filhos homens adolescentes ao urologista. A atitude é para prevenir e diagnosticar precocemente doenças como varicocele e criar nos homens do futuro o hábito de frequentar sem receios o consultório do urologista. Na vida adulta, as parceiras são as maiores responsáveis pelo aumento na procura dos urologistas. Elas querem se cuidar e cuidar da saúde sexual dos parceiros. Até consultas pré-nupciais já estão se tornando comuns nos consultórios de urologia. Para o médico urologista Fábio Dantas, a mudança de hábito é muito positiva e deve refletir futuramente na queda no número de mortes causadas pelo câncer de próstata, já que a doença é silenciosa, podendo passar vários anos sem apresentar sintomas.

A próstata é uma glândula próxima da bexiga responsável pela produção de esperma. O tumor pode ser detectado através de um exame do nível de antígeno prostático específico no sangue ou por um toque no reto. A cirurgia cura em 100% dos casos em que não há metástase (expansão para outros órgãos).

Homens com parentes de 1º grau que tiveram a doença têm duas ou três vezes mais chances de desenvolver o câncer de próstata. A incidência aumenta proporcionalmente ao avanço da idade. Daí a importância de se agendar consultas periódicas com o especialista, no caso, o urologista.

Em 2008, 542 homens morreram no Ceará vítimas do câncer de próstata. Estima-se que tenham ocorrido 2.010 novos casos da doença no mesmo ano.".



Comentários