Pular para o conteúdo principal

Pago

Murdoch briga por conteúdo pago

Cobrança por acesso a notícias na internet vira guerra ideológica contra dono do 'Guardian'

Eric Pfanner

Tamanho do texto? A A A A

THE NEW YORK TIMES
Bem-vindo à mais animada luta em Fleet Street. No canto azul do ringue, Rupert Murdoch, diretor executivo da News Corp. No vermelho, Alan Rusbridger, editor do The Guardian. Cada um querendo nocautear a visão do outro sobre o futuro do jornalismo. No jornal impresso, não existe concorrência. Murdoch é o peso pesado campeão do mundo da mídia; um lutador antigo cujos prêmios incluem jornais como The Sun, The Times, de Londres, The Wall Street Journal e o The New York Post. Rusbridger é relativamente um peso pena, uma espécie de Harry Potter que dirige uma única publicação modesta.

Mas jornal impresso é coisa do passado. Essa disputa é pelo ciberespaço. E quando Murdoch ou os seus jornais estão envolvidos, Rusbridger não está recuando. Ele causou o primeiro sangue derramado no presente assalto, que se centraliza na questão se os websites de um jornal devem cobrar dos seus leitores: Murdoch diz sim, Rusbridger diz não.

Tendo "reduzido brutalmente o preço dos seus jornais, que são vendidos abaixo do custo, para conquistar mais público ou rechaçar a concorrência", Rusbridger, num recente discurso, disse que "esse mesmo Rupert Murdoch está sendo enfático demais, quando afirma que o leitor tem de pagar um valor adequado pelo conteúdo ? impresso ou digital".

Segundo o editor inglês, o chamado "pay wall" (barreira que só pode ser passada mediante pagamento) seria uma péssima ideia para o jornalismo do The Guardian, que tem se beneficiado do livre intercâmbio de ideias na internet, e também para a sua empresa, que espera converter o crescimento da sua tiragem em receitas de publicidade maiores. Os jornais que desafiarem essas tendências, disse, correm o risco de "cair no esquecimento".

Até recentemente, com a taxa de crescimento da propaganda online alcançando os dois dígitos e as receitas do jornal impresso em declínio, a posição de Rusbridger reflete a opinião predominante no setor jornalístico. Mas esse crescimento da publicidade na internet estancou durante a recessão, levando muitas editoras de jornais e revistas a repensar seus modelos de negócios. Murdoch pretende começar a cobrar pelo acesso aos sites dos jornais da News Corp ainda este ano. Um deles, aliás, o The Wall Street Journal já cobra.

A News Corp não está sozinha. O The New York Times, proprietário do International Herald Tribune, já disse que começará a cobrar dos leitores em 2011, usando um sistema que oferecerá um número limitado de artigos gratuitos. Editoras como a Axel Springer, na Alemanha, também planejam oferecer conteúdo digital pago.

Mas Murdoch tem sido o mais direto proponente da cobrança, e respondeu aos jabs do seu competidor com um direto no queixo. Durante uma teleconferência na semana passada sobre os lucros da News Corp, ao ser indagado sobre o que pensava da posição de Rusbridger, ele respondeu com um palavrão.

Se Murdoch e Rusbridger são os lados opostos de uma divisão ideológica, isso ocorre em parte por causa das profundas diferenças nas empresas que ambos dirigem. O The Guardian é de propriedade de uma sociedade não lucrativa, e Rusbridger admitiu que tem tido prejuízo. A News Corp está atenta aos seus acionistas, mesmo se algumas das suas publicações, como o The Times, não sejam lucrativas.

Essa divisão vai além. Murdoch claramente não dá a mínima para a marca de liberalismo representada por Rusbridger e o Guardian. Numa biografia recente, o jornalista americano Michael Wolff disse que Murdoch qualificou Rusbridger de "doido" numa entrevista. O jornal de Rusbridger, entretanto, não perde a oportunidade para lançar um ataque contra Murdoch. No verão passado (no hemisfério norte) o jornal publicou uma série de reportagens de capa em que se afirmava que um tabloide da News Corp, The News of the World, tinha grampeado telefones de celebridades e autoridades britânicas.

Segundo a News Corp, o The Guardian tinha desenterrado uma antiga matéria e que o tabloide já admitira ter acessado ilegalmente alguns telefones celulares. No entanto, Rusbridger e Murdoch podem não estar tão afastados quando debatem sobre o que deve ser pago ou gratuito. O The Guardian já cobra por uma aplicação do iPhone. Por outro lado, parece improvável que Murdoch vá erigir um paredão blindado protegendo os websites dos seus jornais. O mais certo é que parte do conteúdo continuará grátis, com os serviços pagos abrangendo ofertas de outros parceiros ou websites da News Corp. Mas a luta entre os dois vai continuar nos entretendo.

Tradução de Terezinha Martino

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".