Fórum BNB

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) realiza nos próximas segunda (19) e terça-feira (20), no seu Centro Administrativo, em Fortaleza, (Avenida Pedro Ramalho, 5.700), o XVI Fórum BNB de Desenvolvimento e o XV Encontro Regional de Economia. Promovidos em parceria com Associação Nacional de Centros de Pós Graduação em Economia (Anpec) os eventos marcam as comemorações do 58º aniversário do Banco e visam ampliar o debate sobre assuntos relacionados à economia regional.

“O papel do Nordeste no novo contexto do País” é o tema da edição deste ano, que contará com painéis sobre questões relevantes, a exemplo das oportunidades proporcionadas pelo Pré-Sal ao Nordeste, projetos estratégicos a serem implementados, além da análise de especialistas sobre o panorama econômico e social da Região.

Para o presidente do BNB, Roberto Smith, anfitrião do encontro, a temática é oportuna na medida em que a economia nordestina torna-se mais pujante, exigindo mais crédito para continuar em ascensão. “A demanda por investimentos é elevada, e os recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste já são pequenos perante as atuais necessidades”, afirma. Para tanto, ressalta, o Banco tem se empenhado na captação de novos fundings, bem como se tornado mais ágil e abrangente na concessão de créditos, com investimentos em recursos humanos e logísticos.

Além de Roberto Smith, participam dos debates a secretária executiva da Anpec, Adriana Amado, o coordenador da Bancada Nordestina no Congresso Nacional, Zezéu Ribeiro, a economista e socióloga Tânia Bacelar e o diretor de Gestão de Desenvolvimento, José Sydrião Alencar, entre outras autoridades.

Programação - Os fóruns reúnem estudantes, professores, economistas, representantes da classe política e empresarial, bem como de entidades que atuam em prol do desenvolvimento. A cargo do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (BNB/Etene) haverá sessão especial acerca das principais pesquisas que o órgão desenvolve. Ao todo, serão lançadas 20 publicações inéditas, abordando temas de interesse da sociedade nordestina. Haverá, ainda, a apresentação paralela de 48 artigos acadêmicos, divididos em 16 mesas temáticas.

Palestras sobre microsseguro e o minicurso “Matriz de Insumo Produto do Nordeste” integram a programação, que contempla, como de praxe, a entrega dos prêmios BNB de Economia Regional e o de Talentos Universitários, nos quais são agraciadas as melhores monografias e artigos científicos inscritos na seleção. Além disso, serão anunciados os doutorandos e mestrandos que receberão bolsas de estudo para a elaboração de teses e dissertações.

Banco do Nordeste do Brasil S.A.

Ambiente de Comunicação Social

(85) 32993149

Comentários