Novo PV

Na tarde de sexta (11), foi realizada a visita de um grupo de blogueiros e tuiteiros ao Estádio Presidente Vargas. Após reunião, em que foram apresentadas fotos e dados sobre a requalificação do equipamento, o Secretario de Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel), Evaldo Lima, respondeu, em tempo real, às perguntas dos tuiteiros que o assistiam on line através do twitcam. Por meio da internet e interação ao vivo, a população de Fortaleza pôde tirar suas dúvidas sobre a reforma, iniciada há 13 meses, com previsão de término em março próximo.
No local, também esteve presente o titular da Secretaria Executiva Regional (SER) IV, Estevão Romcy; e o engenheiro responsável pela obra, Océlio Valente, que tirou as dúvidas dos presentes durante a visita guiada ao estádio. Segundo Océlio, "o antigo PV serviu apenas como fôrma para a construção de um novo estádio", dado o estado de deteriorização em que foi encontrado e a magnitude do projeto de modernização do equipamento.
Nos últimos dias 3 e 9 de fevereiro, o equipamento também abriu suas portas para a imprensa e aos representantes de torcidas organizadas, respectivamente. Além disso, a Comissão Especial de acompanhamento das obras do estádio Presidente Vargas, da Câmara Municipal de Fortaleza, vem realizando várias visitas ao equipamento - a última foi ontem (11) pela manhã. Dessa forma, a administração municipal se antecipa em prestar contas aos fortalezenses sobre a dimensão, complexidade e modernidade da obra de reforma e requalificação do PV.
Saiba mais
O antigo PV que conhecíamos não existirá mais, exceto em sua fachada principal, tombada pelo patrimônio histórico. O novo PV será um estádio moderno e confortável, mas preservando a tradição de uma história de mais de 70 anos. O processo de reforma e modernização segue normas da FIFA, da CBF e do Estatuto do Torcedor, além das normas universais de acessibilidade.
A nova estrutura contará, por exemplo, com 12 rampas de acesso; capacidade de 20.050 torcedores; dois elevadores para imprensa e pessoas com deficiência; quatro entradas, impossibilitando encontro de torcidas; e alambrado de vidro laminado e temperado, à prova de fogo e impactos. O sistema de controle de acesso conta com catracas eletrônicas que identificam o torcedor pelo nome e foto; haverá duas salas de juizados e uma de delegacia; além de 105 câmaras de monitoramento.
Depoimentos de alguns blogueiros e tuiteiros visitantes
"A explanação sobre o PV foi muito esclarecedora; e foi muito bom ver de perto o andamento das obras no estádio. Eu sabia que o PV ficaria moderno, mas ainda assim me surpreendeu, principalmente na parte da acessibilidade, que democratiza o acesso ao estádio. Além disso, o novo alambrado - de vidro - aumenta a visibilidade do campo e dará uma sensação de estarmos mais próximos dos jogadores."
Leandro da Silva, 26 anos, estudante de História na UFC.
"Fico feliz em ver esse equipamento esportivo renascer. O PV está dentro da minha expectativa: charmoso, compacto e moderno. Com certeza, quem vier visitá-lo com a a imagem do velho PV em mente terá uma sensação de impacto, pois o que foi prometido, está sendo cumprido."
Daiany França, 22 anos, professora de Educação Física.
"Vivi minha infância aqui, pois moro vizinho ao PV. Acho fantástica a requalificação do estádio porque isso vai mudar o ritmo do bairro e teremos algo de primeiro mundo. Todo mundo tem um carinho pelo PV; ele é a cara de 'domingo à tarde'. Depois de pronto ele poderá voltar a receber as famílias e moradores do bairro que já não o frequentavam mais. E, muito além da Copa, teremos um bem que vai ficar pra gente."
Fernando Elpídio, 31 anos, promotor de eventos.
Mais informações na assessoria de Comunicação da Secel (3105-1342), falar com Isabelle Azevedo (8868-7186), durante a manhã; ou Luciana de Paula (8776-6181), durante a tarde.

Comentários