BNB destaque

O rating do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) foi elevado pela Fitch, uma das maiores empresas de classificação de risco do mundo. A nota do Banco subiu de BBB- para BBB, indicando uma perspectiva estável. A empresa também revisou para mais o IDR de longo e de curto prazos do BNB, em moeda estrangeira e local.
Para o superintendente de Operações Financeiras e Mercado de Capitais, Fernando Passos, a elevação consolida o Banco do Nordeste entre as instituições “top” do sistema financeiro nacional. “Ela é uma garantia de menor risco e representa segurança para os investidores. Isso tudo fortalece o Banco do Nordeste e seus programas voltados para o desenvolvimento regional”, explica.
Ainda de acordo com Fernando Passos, a mudança indica o bom momento vivido pelo Banco do Nordeste, cujos últimos resultados operacionais apontaram crescimento das contratações em todos os setores da economia. Em 2010, a Instituição contratou R$ 21,4 bilhões em operações de crédito. O valor global, incluindo operações de mercado de capitais, é cerca de R$ 550 milhões superior ao contratado no exercício anterior.
Segundo comunicado enviado pela Fitch, o controle público e a crescente importância do papel do Banco do Nordeste e de outros bancos públicos brasileiros no sistema financeiro tornam provável o suporte por parte das autoridades locais, se necessário. “A elevação dos IDRs dessas entidades reflete a dos ratings soberanos, que indica sua capacidade de prestar esse suporte”, diz o comunicado.
Veja todas as notas conferidas ao Banco do Nordeste pela Fitch:
--IDR de Longo Prazo em Moeda Estrangeira elevado para 'BBB' de 'BBB-' (BBB menos); Perspectiva Estável;
--IDR de Curto Prazo em Moeda Estrangeira elevado para 'F2' de 'F3';
--IDR de Longo Prazo em Moeda Local elevado para 'BBB' de 'BBB-' (BBB menos), Perspectiva Estável;
--IDR de Curto Prazo em Moeda Local elevado para 'F2' de 'F3';
--Rating de Suporte afirmado em ‘2’;
--Piso de Rating de Suporte elevado para 'BBB' de 'BBB-' (BBB menos);
--Rating Nacional de Longo Prazo elevado para ‘AAA(bra)’ de ‘AA+(bra)’ (AA mais(bra)), Perspectiva Estável;
--Rating Nacional de Curto Prazo afirmado em ‘F1+(bra)’ (F1 mais(bra)).
------------------------------------------------------------
BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S.A.
Ambiente de Comunicação Social
Twitter: @imprensaBNB
Facebook: www.facebook.com/imprensabnb
(85) 3299.3149

Comentários