Tipo 4

Até o dia 1º de abril, 20 casos de mortes por dengue já havia sido registrados no Ceará. O número é apenas um a menos em relação à estatística de todo o ano de 2010, que registrou 21 mortes. O alerta foi dado pelo vereador Iraguassu Teixeira (PDT), em pronunciamento realizado hoje, na tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza.
De acordo com ele, 27 municípios, dentre eles Fortaleza, já alcançam o status de epidemia da doença. Aliada a esse dado está a constatação da circulação do sorotipo 4 no Estado. Duas pessoas foram diagnosticadas com esse sorotipo: uma em Morada Nova e outra em Fortaleza.
Dia da Saúde - Os dados apresentados pelo vereador integraram pronunciamento que fez alusão à passagem do Dia Mundial da Saúde, 7 de abril. Este ano, o tema da campanha é a resistência antimicrobiana, que compromete a eficácia de muitos medicamentos. No Brasil, lembrou Iraguassú, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária determinou que a venda de antibióticos somente dar-se-á com a apresentação de receita em duas vias. A intenção é evitar a automedicação.
O vereador aproveitou ainda para criticar a Medida Provisória 520, em apreciação no Congresso Nacional, que autoriza o Poder Executivo a criar empresa para administrar unidades hospitalares vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo ele, isso significa, por exemplo, a privatização da gestão de 45 hospitais universitários federais. “A medida acaba com a autonomia nas universidades públicas, desrespeitando todo o arcabouço jurídico que dá sustentação ao SUS.”
Iraguassu também lembrou a passagem do Dia Mundial do Câncer, 8 de abril, citando que as estimativas de novos casos no Ceará, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é de 18.150. Atualmente, segundo ele, o câncer é a segunda maior causa de morte no Brasil. Segundo o vereador, apesar da larga incidência, a doença ainda é pouco conhecida, o que leva a população, conforme ele, a maiores exposições aos fatores de risco e a diagnósticos tardios.
Trabalho - Pronunciando-se pela liderança do PDT, Iraguassu destacou a visita do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, ao Ceará, que inicia amanhã, e a sua atenção para com o Estado ao autorizar a realização de cursos profissionalizantes destinados aos jovens. O vereador anunciou ainda que o PDT terá candidato à Prefeitura em 2012.
-Gerson do Valle - Repórter Cidade no Informativo Político e Cultural

Comentários