Pular para o conteúdo principal

Ciro na AL-CE

A Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) inicia a Semana do Meio Ambiente com o Fórum de Ideias Inovadoras em Políticas Públicas (FIP), que nesta edição terá como tema “Economia verde: uma agenda nas esferas públicas e privadas”. O evento, que ocorrerá amanhã (30) e terça (31), começa às 9 horas, no Plenário 13 de Maio. O FIP – promovido pelo Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) - irá discutir uma maneira possível de construir uma agenda de sustentabilidade a partir de uma racionalidade socioambiental, levando em consideração os custos e os impactos na economia. Destaque para palestra de Ciro Gomes amanhã, às 9h10 sobre Desenvolvimento Sustentável e Políticas Públicas.
O presidente da Casa, Roberto Cláudio (PSB), abrirá o evento. Logo em seguida, o ex-deputado federal Ciro Gomes comandará a palestra “Desenvolvimento sustentável e políticas públicas”. Depois, ainda pela manhã, o consultor da Waycarbon, Henrique Pereira, falará sobre mercado de carbono para entidades públicas e privadas. O presidente do Conselho de Política e Gestão do Meio Ambiente (Conpan), Paulo Henrique Lustosa, encerrará a programação da manhã com a palestra “Um novo desafio para o desenvolvimento”.
À tarde, a partir das 15 horas, no Complexo das Comissões da Assembleia, o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Luciano Mattos, abordará o tema “Pagamento por serviços ambientais”. Depois, será a vez do assessor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Antônio Rocha Magalhães, falar sobre “Mudanças climáticas”.
No segundo dia de FIP (31), a programação também começa às 9 horas, no Complexo de Comissões da Assembleia. O gerente executivo de Desenvolvimento Sustentável no Banco Santander, Sandro Marques - responsável por Gestão do Conhecimento para Sustentabilidade -, ministrará a palestra “Sustentabilidade: um jeito novo de fazer negócio”.
Ainda pela manhã, o coordenador de projetos da Fundação Getúlio Vargas (FGV) – instituição onde coordena projetos de modelos financeiros para florestas plantadas - , Virgílio Gibbon, comandará a palestra “O mercado de crédito de carbono”. O fórum seguirá com a participação do coordenador nacional da Rede Brasileira de Integração dos Povos (Rebrip), Pedro Ivo, que fechará o evento discutindo o tema “A Rio + 20 e a economia verde”.
Inscrições
As inscrições para participar do Fórum de Ideias Inovadoras em Políticas Públicas (FIP) podem ser feitas no site da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará: www.al.ce.gov.br.
FIP
Promovido pelo Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), o Fórum de Ideias Inovadoras em Políticas Públicas discute em profundidade, a cada mês, temas de interesse da sociedade. A primeira edição, em março, teve como tema: “Vida, Mobilidade e Felicidade Urbana”. No mês passado, o tema foi “Ideias para o Crescimento Econômico com Equidade Social”.
Programação
Segunda-feira (30)
8h30min – Credenciamento e entrega de material
Plenário 13 de Maio
9 horas – Abertura
Deputado Roberto Cláudio – presidente da Assembleia
9h10 – Desenvolvimento sustentável e políticas públicas
Ciro Gomes
10 horas – Crédito de carbono
Henrique Pereira – Waycarbon
10h50 – Um novo paradigma para o desenvolvimento
Paulo Henrique Lustosa – presidente do Conpam
Complexo das Comissões
15 horas – Pagamento por serviços ambientais
Luciano Matos - Embrapa
15h50 – Mudanças climáticas
Antônio Rocha Magalhães – Centro de Gestão e Estudos Estratégicos
Terça-feira (31)
Complexo das Comissões
9 horas – Sustentabilidade: um novo jeito de fazer negócio
Sandro Marques – Banco Santander
9h50 – O mercado de crédito de carbono
Virgílio Gibbon – FGV Rio
10h40 – A RIO + 20 e a Economia Verde
Pedro Ivo – Rede Brasileira de Integração dos Povos (Rebrip)
Perfis
Sandro Marques – Banco Santander
Gerente Executivo de Desenvolvimento Sustentável no Banco Santander, responsável por Gestão do Conhecimento para Sustentabilidade. Nesta organização, atuou nas áreas de
Business e Inovação. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de São Paulo, é professor de Marketing Digital e Processos Criativos na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
Antônio Rocha Magalhães – Centro de Gestão e Estudos Estratégicos
Doutor em Economia pela USP, é assessor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e membro do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas. Atuou no BNB e no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); foi secretário de Planejamento do Estado do Ceará e secretário executivo do Ministério do Planejamento. Dirigiu o Projeto Árido - uma estratégia para o desenvolvimento sustentável do Nordeste; foi Oficial Principal do Banco Mundial no Brasil e ensinou Economia na Universidade Federal do Ceará e Políticas Públicas na Universidade do Texas, Estados Unidos.
Henrique Pereira – Waycarbon
Consultor da Waycarbon. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela London School of Economics and Political Science (LSE) e em Engenharia Ambiental pela UFMG. Com experiência no mercado de carbono e desenvolvimento de Projetos MDL, estratégia climática empresarial e quantificação de emissão para entidades públicas e privadas. Consultor do Carbon Finance Unit (CFU) do Banco Mundial, trabalha na estruturação do Mercado de Carbono na África, principalmente em Guiné Bissau e Serra Leoa.
Pedro Ivo – Rede Brasileira de Integração dos Povos (Rebrip)
Coordenador da Rede Brasileira e Internacional de Ecossocialistas; coordenador Nacional da Rede Brasileira de Integração dos Povos (Rebrip); conselheiro da ONG Associação Alternativa Terrazul; membro do Conselho Internacional da Rede Alternatives Internacional e do Comitê Internacional do Fórum Social Mundial. Na gestão pública, atuou como secretário de Meio Ambiente de Fortaleza, assessor especial da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, além de coordenador da Agenda 21 Brasileira e da Conferência Nacional de Meio Ambiente. É membro do Conselho Nacional de Meio Ambiente.
Luciano Mattos – Embrapa
Engenheiro Agrônomo, doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Antropologia Social e Mudanças Climáticas Globais pela Indiana University (IU) e Anthropological Center for Training and Research on Global Environmental Change (ACT) – Bloomington (EUA). Área de concentração: Antropologia Social e Mudanças Climáticas Globais. Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pesquisador associado do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM).
Ciro Gomes 
Político, advogado e especialista em Economia pela Harwad Law School. Consolidou trajetória política no Ceará e no Brasil, sendo deputado estadual por dois mandatos, prefeito de Fortaleza, governador do Estado do Ceará, deputado federal, ministro da Fazenda (governo Itamar Franco) e ministro da Integração Nacional no governo Lula. É autor dos livros “No País dos Conflitos”, “O Próximo Passo – Uma Alternativa Prática ao Neoliberalismo” (1995), em parceria com o professor Mangabeira Unger, e “Um Desafio Chamado Brasil”.
Paulo Henrique Lustosa – Conpam
Deputado federal e atual Presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), é administrador de empresas com especialização em Administração Financeira e mestre em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB). Atua nas áreas de planejamento, elaboração, monitoramento, gestão e avaliação de projetos/programas sociais, desenvolvimento local e comunitário e modernização da gestão pública com ênfase no processo de planejamento e avaliação de políticas públicas e de planos plurianuais.
Vírgilio Gibbon - FGV
PhD em Economia pela Fundação Getulio Vargas, é sócio da Gibbon Consultoria Financeira e Futuros Ltda. É coordenador de projetos da FGV Projetos, da Fundação Getúlio Vargas, onde coordena os projetos de Desenvolvimento de Modelo Financeiro para Florestas Plantadas. Foi superintendente geral da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, superintendente geral da Bolsa Brasileira de Futuros e assessor econômico da Escola Superior de Guerra Naval.
Mais informações
Assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa
Telefone: (85) 3277.2504
Daniel Sampaio: (85) 9627.8187
Andrea Fontenele: (85) 9991.6979
Inesp
Bete Jaguaribe: (85) 3277.3706

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".