Pular para o conteúdo principal

Vila das Artes


A Vila das Artes convida para mais uma Roda de Conversa, nesta quarta-feira (15), às 19h, que vai debater a consolidação da Escola Pública de Teatro da Vila das Artes. Uma iniciativa inovadora na Cidade, a criação da Escola de Teatro é mais uma política pública da Secretaria de Cultura de Fortaleza. O encontro é aberto e acontece na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro). Na primeira Roda, foram abordados diversos pontos, como a análise sobre os cursos de formação que já surgiram na cidade e como estes interferiram no fazer local; a valorização do conhecimento dos grupos teatrais da cidade através do estabelecimento de espaços de repasse e trocas na Escola Pública de Teatro; e a relevância do diálogo com fazedores e pensadores teatrais de outros Estados. Desta vez, a idéia é amadurecer as discussões e dar continuidade a este espaço de diálogo sobre formação teatral na cidade em Fortaleza.
Imagem meramente ilustrativa
O espetáculo “O Coração de Anne de Bretagne”, do grupo Poética do Corpo, será apresentado nesta sexta-feira (17), às 19h, na Vila das Artes. A apresentação será seguida de uma conversa com o público. O espetáculo foi construído a partir de uma pesquisa teórica e prática inspirada nas músicas tradicionais da região da Bretanha francesa na Idade Média, utilizando o grupo musical TriYann e seus estudos sonoros. A figura histórica de Anne de Bretanha (1477-1514), duquesa da Bretanha e duas vezes rainha da França, foi a fonte de inspiração temática. O objetivo é proporcionar, para a cidade de Fortaleza e para os amantes da dança, um encontro com a musicalidade da França medieval e artistas brasileiros numa roupagem contemporânea. O grupo Poética do Corpo, formado por alunos da Licenciatura em Teatro do IFCE e fundado em 2003 pelos professores Mônica Braga Marçal Domine e José Mendes Fonteles Filho, estuda as múltiplas linguagens da construção do corpo cênico e sua dramaturgia em cena e utiliza, como base teórica, os estudos recentes em neurociências, além de dialogar com a fenomenologia.
Imagem meramente ilustrativa
A ONG Casa da Árvore, em parceria com a Secretaria de Educação de Fortaleza e a Vivo, está selecionando universitários de Fortaleza para o projeto Telinha da Escola, que contará com uma equipe de arte-educadores para atuar na criação e dinamização de dois núcleos escolares de experimentação multimídia. O Telinha da escola já acontece junto às redes públicas de ensino das cidades de Recife (PE) e Porto Velho (RO). O edital e o formulário de inscrição, que deverá ser preenchido até esta quinta-feira (16), estão disponíveis no sitehttp://casadaarvore.art.br/editais-2/. Estão sendo oferecidas duas vagas para acadêmicos matriculados em cursos nas áreas de comunicação, arte e educação, com disponibilidade de 20h semanais. A bolsa é de R$ 600, inclusos auxílio transporte e seguro anual. Entre as atribuições do monitor, estão: ministrar oficinas, mediar atividades de articulação de conteúdo em ambientes de redes sociais, comunicação institucional e mobilização, entre outras.
Imagem meramente ilustrativa
A Mostra Documentário: Desvio e Descoberta continua, nesta quarta (15), às 17h, com a exibição do longa Teodorico, o Imperador do Sertão (1978), de Eduardo Coutinho. Para debater sobre a obra, estará presente o professor do curso de Cinema e Audiovisual da UFC, Marcel Vieira. O média-metragem documenta a vida do major Teodorico Bezerra, poderoso dirigente político e latifundiário do interior do Rio Grande do Norte. Narrado pelo próprio Teodorico, o filme consiste em um autorretrato da elite nordestina da época. Na figura e nas falas do major, Coutinho encontra uma maneira de criticar as relações desiguais e de opressão no campo, agravadas pela ditadura militar (veja o trailer). A entrada é gratuita. Os interessados em receber comprovante de participação devem realizar pré-inscrição pelo e-mailestagioaudiovisualviladasartes@gmail.com. Mais informações pelo 3252-1444.
 
Programação
Dia 15/06 - Teodorico, o Imperador do Sertão, de Eduardo Coutinho (Brasil | 1978) Dia 22/06 - Videogramas de uma Revolução, de Harun Farocki e Andrei Ujica (Romênia/Alemanha | 1992) 
Dia 29/06 - À Margem da Imagem, de Evaldo Mocarzel (Brasil | 2003)
Imagem meramente ilustrativa
O filme O Despertar dos Mortos (1978) é o filme exibido, nesta quinta-feira (16), às 18h30, na Mostra O Cinema Zumbi de George Romero. No longa, zumbis atacam um grupo de pessoas refugiadas em um shopping center abandonado. Elas aproveitam-se das mercadorias das lojas ao mesmo tempo em que tentam permanecer vivos (confira o trailer). O Despertar dos Mortos é sequência de A Noite dos Mortos Vivos (1968) e teve ajuda e consultoria do diretor italiano Dario Argento. O grupo de estudos 24 Quadros reúne-se todas as terças-feiras, às 18h30, na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro), para refletir sobre questões do audiovisual. As exibições dos filmes, seguidas de debate, acontecem às quintas. O grupo está aberto aos interessados em comparecer aos encontros. Informações pelo 3252-1444.
 
Exibição de Filmes
Quintas | 18h30
Dia 16 - O Despertar dos Mortos (1978) 
Dia 23 - Terra dos Mortos (2005)
Dia 30 - Diários dos Mortos (2007)
Imagem meramente ilustrativa
A exposição Imagem e Espaço chega à última semana, podendo ser visitada até a próxima quinta-feira (16), das 10h às 20h, no Centro Cultural Banco do Nordeste (Rua Floriano Peixoto, 941, Centro). A entrada é gratuita. Em cartaz desde o dia 17 de maio, a exposição é formada por videoinstalações dos alunos do curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes realizadas durante o ateliê Imagem e EspaçoAs criações (MachinenbadO que me olha quando me vejoEntre quem me merece e quem me faz feliz e inTerVir) refletem sobre as transformações sociais no espaço público e na natureza por meio da aceleração tecnológica e dos fluxos de informação e produção audiovisual. É um convite para experimentar diferentes sensações relacionadas ao tempo, à imagem e ao espaço, a partir de espaços interativos, onde o personagem sujeito pode se expressar e registrar suas sensações através de espelhos e desejos.
Imagem meramente ilustrativa
Equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria de Cultura, a Vila das Artes é espaço voltado para a formação em artes, incentivo a pesquisa, apoio a produção e difusão cultural. Situado no centro de Fortaleza, reúne em seu espaço as Escolas Públicas de Dança e Audiovisual, o Núcleo de Produção Digital, Biblioteca e Videoteca. Tem como parceiros a Universidade Federal do Ceará, a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) e a Rede Olhar Brasil. Apoio da Quanta e Prodança e patrocínio do Banco do Nordeste, Fundo Nacional de Cultura e Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal. Todas as atividades são gratuitas.
 
Rua 24 de Maio, 1221, Centro. Fortaleza. Ceará. Brasil
Telefone (55+85) 3252-1444
Escola Pública de Dança - 3105-1402 | escoladedancadefortaleza@gmail.com
Escola Pública de Audiovisual - 3105-1404 | escoladeaudiovisualdefortaleza@gmail.com
Núcleo de Produção Digital - 3105-1410 |npdfortaleza@gmail.com

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.