Pular para o conteúdo principal

Sem Alceu, mas com Tulipa


Em virtude de restrições orçamentárias durante captação de recursos para o IV Festival UFC de Cultura – Caminos de Nuestra América, que acontece de 17 a 21 de outubro, está cancelado o show que o cantor e compositor pernambucano Alceu Valença faria na noite de sexta-feira (21), no Campus do Pici. Assim, a coordenação de produção do evento anuncia a participação da cantora e compositora paulista Tulipa Ruiz e do músico cearense Artur Menezes na programação noturna do Festival para o dia 21 de outubro.

Com início às 19h, no Campus do Pici, a programação de encerramento do Festival, na sexta-feira (21), terá início com show da banda universitária Galáctico Papa. Logo em seguida, sobe ao palco o cearense Artur Menezes, considerado um dos melhores músicos de sua geração. Ele vem despontando no cenário do blues ao mostrar virtuosismo com a guitarra e composições e interpretações que têm colecionado elogios da imprensa especializada. 

Artur dividiu o palco com a lenda Buddy Guy – guitarrista e cantor norte-americano de blues e rock que inspirou Jimi Hendrix – em recente temporada de quase dois meses em Chicago, nos Estados Unidos. Artur tem 26 anos de idade e 10 de carreira. O repertório do show no Pici será semelhante à apresentação que ele fez, em agosto, no Projeto Blues na Faixa, do Centro Cultural São Paulo, na capital paulista: releituras, como “Red House”, de Jimi Hendrix; “Dangerous Mood”, de B.B. King; “Misirlou”, de Dick Dale; “Everybody Needs Somebody”, do Blues Brothers; e canções autorais do recém lançado álbum “Early to Marry”, como “I’m Never Satisfied”, “Please Give Me a Chance”, “Going Back Home” e “Tell Me How”.

As influências de Artur vão de Jimi Hendrix ao rei do baião, Luiz Gonzaga. Passa também por Albert Collins, Albert King, B.B. King, Stevie Ray Vaughan, Buddy Guy e Johnny Winter, além do funk de James Brown. Para se aprimorar, o artista cursou Música na Universidade Estadual do Ceará (Uece). E quando foi morar nos EUA, em 2006 e 2007, participou de jam sessions com John Primer, Charlie Love and The Silky Smooth Band, Linsey Alexander, Phil Guy, Brother John, Jimmi Burns e Big Ray, além de ter sido integrante da banda The Shakes, que prima pela tradição do blues elétrico, gravando com ela dois discos ao vivo. 

No Brasil, entre participações e abertura de shows, dividiu o palco com artistas do porte de Nuno Mindelis, Blues Etílicos, Magic Slim, Big Time Sarah, Scott Henderson, Rick Estrin, Peter Mad Cat e Baseado em Blues. Também já foi convidado por André Christóvam para participar de seu show no Bourbon Street, um dos mais importantes espaços para o blues no Brasil. “Early to Marry”, lançado pela Blues Time Records e distribuído pela Tratore, traz em nove faixas a sintonia do blues com o baião, além do soul, rock e funk. Artur Menezes é ainda um dos idealizadores do projeto ”Casa do Blues”, que prevê a realização de shows semanais com entrada gratuita, no bairro Benfica, em Fortaleza. 

Para encerrar a noite e a programação do Festival, Fortaleza receberá, também pela primeira vez, dois dos artistas mais representativos e premiados da nova geração da música brasileira, o paulistano Marcelo Jeneci e a santista Tulipa Ruiz

Jeneci apresentará o show de seu primeiro álbum, “Feito pra Acabar”, lançado em dezembro de 2010 e que vem colecionando boas críticas. “Felicidade”, desse disco, foi eleita a melhor música do ano pelo júri do Prêmio Multishow, realizado no último dia 6 de setembro. O trabalho de Jeneci é calcado em sua própria vivência musicial. Apesar de ter apenas um álbum com composições próprias, é instrumentista desde cedo. Hoje, aos 28 anos, tem no currículo mais de dez anos como músico acompanhante de variados nomes da música nacional, como Chico César. Entre seus parceiros de composição estão Arnaldo Antunes, Zélia Duncan e Vanessa da Mata.

Eleita melhor cantora no Prêmio Multishow de Música Brasileira 2011, em setembro último, a também compositora Tulipa Ruiz fará participação especial no show de Marcelo Jeneci. Ela diz ter aprendido a cantar ouvindo cantoras e compositoras do naipe de Joni Mitchell, Gal Costa, Ná Ozzetti, Zezé Motta, Baby “Consuelo” do Brasil e Joyce. Mas a música sempre participou de sua vida, pois o pai, Luiz Chagas, é jornalista e músico do grupo Isca de Polícia, que acompanhava Itamar Assumpção em seus shows.

Desenhista e ilustradora de livros infantis, agendas, capas de disco e cartazes de shows, Tulipa deixou, em dezembro de 2008, a agência de comunicação em que trabalhava para ficar três meses compondo com o irmão. Foi, então, convidada para o Festival da Trama, no Teatro Oficina, em São Paulo. Não parou mais, fazendo seu primeiro show solo em 2009, também no Teatro Oficina, e, depois, no Projeto Prata da Casa, no SESC Pompeia. Colecionou tantos elogios da crítica, inclusive do conceituado produtor musical Nelson Motta, que decidiu apostar na carreira e gravar seu primeiro disco: “Efêmera”. Lançado no final de maio de 2010, o disco conquistou rapidamente a crítica e o público, com canções sutis e poéticas, construídas sob arranjos simples e melodias doces, embaladas pela voz única de Tulipa. 

É amiga pessoal de Marcelo Jeneci, com quem já cantou em diversas outras oportunidades, e também já fez dobradinha com grandes cantoras do País, como Zélia Duncan. Em “Efêmera”, há participações de Tiê, Anelis Assumpção, Donatinho, Kassin, Thalma de Freitas, Juliana Kehl e Mariana Aydar. No último Rock in Rio, seu show ao lado da banda pernambucana Nação Zumbi também gerou grandes elogios.

O FESTIVAL – Inspirado na Nuestra América de José Martí, poeta e pensador cubano, o tema do IV Festival UFC de Cultura põe em foco a identidade latino-americana: a heterogeneidade de países com heranças culturais próprias que se unem na construção de uma só América, a Latina. Devido aos muitos aspectos que permeiam a miscigenação cultural de seu território, a busca pela integração latino-americana não é tarefa fácil. Com essa proposta, a programação do Festival trará expressões culturais, artísticas e estéticas dos vários países que compõem nosso continente, tendo ao centro os sentidos que fazem pulsar a vida do povo latino-americano e suscitando reflexões.

CARIRI – Depois de três edições em Fortaleza, o Festival UFC de Cultura se expande e acontece pela primeira vez no Campus do Cariri. De 25 a 27 de outubro de 2011, oficinas, shows, debates e apresentações culturais ocuparão os diversos espaços da UFC em Juazeiro do Norte. O evento contará na abertura com a apresentação de Orquestra de Rabecas do Cariri e se encerrará com o show do grupo Cabruêra, da Paraíba. Nos debates, os rumos da universidade pública e das grandes cidades entrarão em pauta. Oficinas de grafite prometem deixar seus vestígios pela estrutura do Campus, além de apresentações de grupos locais.

A programação completa do IV Festival UFC de Cultura está no site www.festivalufcdecultura.ufc.br. Novidades podem ser acompanhadas também pelo twitter @festivalUFC ou pela fanpage do evento no facebook (www.facebook.com/pages/Festival-UFC-de-Cultura/204167589645767).

O IV Festival UFC de Cultura é uma realização da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da Universidade Federal do Ceará, em parceria com a Sociedade Cearense de Jornalismo Científico e Cultural (SCJCC). Conta com patrocínio do Banco do Nordeste e do Banco do Brasil. Tem apoio cultural do Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Fortaleza, Câmara Municipal de Fortaleza, Assembleia Legislativa do Ceará, Serviço Social do Comércio (Sesc-CE), Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede), Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) e Coelce.

Fonte: Coordenação de Produção do IV Festival UFC de Cultura – (fone: 85 3366 7319) / Assessoria de Imprensa – (fone: 85 3366 7331 / 3366 7332) / Produção do IV Festival UFC de Cultura – Via de Comunicação e Cultura – (fone: 85 3223 4300 / e-mail: festivalufc@gmail.com)

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".