Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março 27, 2011

René do Morro do Alemão

René, futuro jornalista do Morro do Alemão, no Desencontro (foto de Fátima Holanda)

Rosana Herman

Rosana Herman, do R-7, em entrevista a este repórter, no Desencontro 2011 (Foto Fátima Holanda)

Escola Social do Varejo

A partir da próxima segunda-feira começa uma nova perspectiva para 450 alunos de escolas públicas da Região Metropolitana de Fortaleza e de Juazeiro do Norte. Eles vão participar do programa Escola Social do Varejo, uma iniciativa do Instituto Walmart em parceira com o Instituto Aliança, que tem como objetivo promover a formação profissionalde jovens para atuar no segmento varejista. Para a expansão da iniciativa da rede pública de ensino do Ceará, o programa conta com parceria da Secretaria da Educação do Ceará. Esta já é a segunda turma em Fortaleza. A primeira, com 94 estudantes, recebeu em novembro do ano passado o certificado do curso de liderança no varejo e atualmente mais de 70% já estão no mercado de trabalho. Durante o período de aprendizado, que tem duração de 500 horas, os estudantes participarão de quatro oficinas por semana, fazendo um total de 16 horas por semana. As aulas acontecem nas seguintes escolas públicas de Fortaleza: Escola Estadual Júlia Alves Pessoa, no Siquei…

Autismo

Apesar da estimativa de existência de cerca de 84 mil portadores de autismo no Ceará, o Estado conta apenas com duas entidades voltadas exclusivamente para o atendimento desse público: A Casa da Esperança que atende 350 portadores da síndrome  e o Projeto Fundação Diferente que atende 50 crianças e adolescentes. O resultado: filas de espera para um atendimento que precisa ser precoce para ter efetividade.  Para reverter esse quadro, autistas, familiares e profissionais da área de educação especial e saúde vão comemorar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que transcorre hoje, com uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Ceará sobre autismo, na próxima segunda-feira, às duas da tarde.  O Dia Mundial da Consciência sobre o Autismo foi criado pela ONU em 2008, com intuito de estimular a reflexão sobre a temática e para que autistas, suas famílias, governos e sociedade em geral discutam o autismo e reafirmem o compromisso de promoção da inclusão e defesa dos seus direitos …

Reitor da Uece

Numa ação inédita, o reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Francisco de Assis Moura Araripe, está sendo alvo de uma ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público do Estado do Ceará. O motivo é a recusa do reitor de cumprir sentença favorável a inclusão de um servidor no Plano de Cargos e Carreiras (PCC) da UECE. A multa imposta pela justiça acumulava em dezembro de 2010 valor superior a R$ 1 milhão e 600 mil. Como o reitor se recusou a cumprir a sentença, confirmando o assédio moral e perseguição sofridos pelo servidor e denunciados pelo sindicato por meio de seu boletim e site, o MOVA-SE levou o caso ao Ministério Público. “É a primeira vez que o Ministério Público denuncia uma autoridade do estado por improbidade administrativa”, informa o advogado do MOVA-SE, Carlos Eudenes, que formalizou a denúncia do servidor. A ação proferida pela 3ª Vara Fazendária e confirmada pelo TJ se refere à ação judicial movida pelo servidor Antônio Carlos Lopes Pinho, lotad…

Undade de Referência

"No primeiro ano de funcionamento, a Unidade de AVC do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) já evitou cerca de 300 mortes e deixou 400 pacientes livres de sequelas incapacitantes. Para conhecer de perto o funcionamento da unidade, uma equipe de profissionais do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, vai a Fortaleza nesta sexta-feira, primeiro de abril. A visita está marcada para esta tarde. O chefe da Unidade, João José Carvalho, deve apresentar toda a equipe do setor e mostrar como funciona o atendimento, da porta de entrada pela emergência até a alta do paciente. Segundo ele, os gestores do Albert Einstein querem estruturar uma unidade semelhante naquele hospital. Inaugurada no dia 29 de outubro de 2009, a Unidade de AVC do HGF atendeu 1,4 mil pacientes no primeiro ano de funcionamento. Os pacientes tiveram acesso ao tratamento trombolítico e exames modernos como a tomografia realizada pelo tomógrafo multi-slice, que realiza o exame em apenas 5 segundos. Segundo o chefe da Unidade…

PC Siqueira no Desencontro

PC Siqueira contou-me no Desencontro que seu sucesso se deve a falar na Internet o que pensa. "Coisas do dia a dia". Foto de Fátima Holanda
Paulo César Siqueira concedeu esta entrevista para o Blog nos camarins do Desencontro. Blog do Lauriberto - O sucesso do seu video blog se dá pela sua irreverência. Pela tua espontaneidade de falar coisas do dia a dia?PC Siqueira - Acho que seja nem pela espontaneidade. Acho que seja pelas coisas que eu passo. Que falo. Que as pessoas se identificam com elas, porque elas também passam por isso. Então elas têm um certo conforto, quando vêm. Eu acho que seja isso. BL- Dessa repercussão como angariar para tua vida profissional? PC Siqueira - Não sei. Eu vou deixando as coisas acontecerem. Eu vou agregando o que é bom e tentando me afastar do que é ruim. Bom, sempre foi assim, mesmo antes da Internet. Eu trabalho assim. É uma regra que eu continuo mantendo. BL - As midias sociais chegaram e não tem um caminho de volta, por exemplo para eu bater m…

Tessállia

Tessália é entrevistada por este blogueiro. Foto de Fátima Holanda

Dengue no Ceará

Vinte pessoas morreram por dengue este ano no Ceará. São três mortes por dengue hemorrágica e 17 por dengue com complicação. Os casos fatais aconteceram em Fortaleza, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Ocara, Icó, Chorozinho, Itapipoca, Itaitinga, Maracanaú, Granja, Tejucuoca, Quixadá e Acarape. Segundo boletim divulgadoi nesta sexta-feira pela Secretaria de Saúde do Estado já aconteceram mais de 18 mil casos de dengue este ano no Ceará, sendo que 8 mil 308 casos foram confirmados em 152 dos 184 municípios cearenses. A dengue hemorrágica vitimou 179 pessoas, sendo que 44 casos foram confirmados. A dengue com complicação pegou 69 pessoas no Ceara. Além da 20 mortes já confirmadas, outros 27 óbitos suspeitos por dengue estão em invetsigação pela Secretaria de Saúde do Ceará.

Tessalia no Desencontro

Na foto de Fátima Holanda, eu entrevistando Tessalia, no Desencontro
Tessalia, ex-BBB, presente no #desencontro, em Fortaleza, disse que começou com 100 mil seguidores antes de entrar no Big Brother Brasil e saiu de mais de 350 mil. Ela estava torcendo por Maria pela vitória no BBB-12, que acabou ganhando. Para ela cada BBB tem sua história, não existindo o melhor ou o pior. Segundo ela a Globo não a proibiu de usar as mídias sociais "somente temos restrições com a publicidade".

Maquintex no CearaExpo

O secretário do Turismo do Estado, Bismarck Maia, confirmou, o que O Povo já divulgou por meio da Coluna Vertical há semanas: a Maquintex, feira que reunirá empresários e técnicos da indústria têxtil brasileira, será o primeiro evento a se realizar no novo Centro de Feiras e Eventos do Ceará, que ganhará o nome de “ExpoCeará”. A feira ocorrerá no dia 12 de agosto, quando marcará a inauguração do bloco leste do equipamento. Ele também disse que, paralelo a essa feira, haverá também o IV Congresso Nacional de Técnicos Têxteis (CNTT). Bismarck deu a informação quando apresentou o pavilhão leste, que tem 28 mil metros quadrados de área, para lideranças de entidades a área do turismo. A “ExpoCeará” está com cerca de 70% de todas as obras físicas concluídas, até o momento, segundo o secretário. A inauguração oficial ocorrerá no segundo semestre deste ano Depois da Maquintex, virá outro evento importante para a economia cearense: a Frutal, a maior feira do setor do agronegócio no Estado, que t…

Dia da Mentira Antarctica

O dia 1º de abril, conhecido pelo dia da mentira, será marcado por uma ação real do Guaraná Antarctica. Diz a lenda urbana que se uma pessoa juntasse mil lacres de latas de refrigerante poderia trocá-los por uma cadeira de rodas. Amarca, que atua fortemente nas redes sociais e que em menos de seis meses no Facebook já reúne cerca de 70 mil fãs, irá postar uma animação no canal de Guaraná Antarctica no Youtube relembrando a lenda e informando que cada "gostei" será equivalente a um lacre. Cada mil lacres serão revertidos na compra de uma cadeira de rodas, que será doada para uma instituição beneficente. A ação criada pela Espalhe é valida até o dia 8 de abril. Para conferir a ação, acesse: http://www.youtube.com/user/guaranaantarctica • Informações Imprensa no Ceará - Ambev AD2M Engenharia de Comunicação Diego Benevides – diegobenevides@ad2m.com.br Tel.: (85) 3258.1001; 8878.1405

Economia Nacional

Em tão pouco tempo, já é possível enxergar os avanços do crescimento e o  aumento dos negócios devido o fortalecimento da economia nacional. Sob esse ponto de vista, que a Gomes de Matos Consultores Associados, promove palestra com o tema “Crescimento e Oportunidades. A sua empresa está preparada?”, com o economista e administrador, Eduardo Gomes de Matos, na Livraria Cultura, na próxima segunda-feira (4), às sete da noite. Para ele, o país viu as taxas de juros cair para níveis quase aceitáveis, acumulou reservas e ganhou selo de grau de investimento. “Reduzimos a pobreza, criou-se uma nova classe média e ampliou a oferta de crédito. Com a soma dos fatores positivos é possível criar condições de sustentabilidade financeira, quando recentemente, uma crise mundial assolava os países em crescimento”, afirma. Serviço: Palestra: “Crescimento e Oportunidades. A sua empresa está preparada?”, Facilitador: Eduardo Gomes de Matos Na livraria Cultura, dia 4 de abril, às 19 horas Inf. 85 3224 1005 Vicente Araújo …

Lago Jacarey

O Lago Jacarey, na Cidade dos Funcionários, entrará na programação das feiras de Fortaleza, de 1 a 3 e de 14 a 16 de abril, das 15 às 22 horas. O local reunirá cerca de 150 produtores, que comercializarão diversos produtos, sobretudo artesanato. A programação das feiras da capital também inclui a comercialização de artigos nas praças do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), localizada na Rua Floriano Peixoto – Centro, além da praça Pio IX, no bairro de Fátima, e Mercado São Sebastião. Todos os artesãos são assistidos pela Prefeitura de Fortaleza, através da Célula de Comercialização e Feiras da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).
Na praça do BNB será possível conferir as exposições entre os dias quatro e nove de abril, das 8 às 18 horas. Além disso, em todo dia 13, a feira de artesanato se concentra na Praça Pio IX, no bairro de Fátima, paralela à feira de artigos religiosos. O Mercado São Sebastião é mais um espaço para a comercialização de artesanato no segundo final de seman…

Petrobras adquire Innova

A Petrobras informa que passou a deter 100% do capital social da Innova, empresa petroquímica controlada anteriormente pela Petrobras Energia Internacional, subsidiária argentina controlada pela Petrobras Argentina (Pesa). A Innova está localizada no Polo de Triunfo (RS). O valor da operação, aprovada pelo Conselho de Administração das duas empresas, Petrobras e Pesa, é de US$ 332 milhões.  Com a participação integral neste ativo petroquímico, a Petrobras passa a ter autonomia para realizar novos investimentos na Innova e para alinhar a atuação desta empresa aos seus negócios atuais e futuros no Brasil. Ao mesmo tempo, a operação permitirá à Pesa concentrar suas atividades na Argentina. A Innova produz estireno, poliestireno e etilbenzeno, matérias-primas da borracha sintética, de resinas acrílicas e da resina poliéster, utilizados na fabricação de descartáveis, tintas, isopor, pneus, embalagens, papel, entre outros. Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional Telefone: 55 (21) 3224-13…

Páscoa

O Parque O Mundo da Xuxa e a Cacau Show estão com uma campanha especial para a Páscoa. A partir de hoje dia, nas compras acima de R$ 40,00 nas lojas Cacau Show, a pessoa ganha um passaporte adulto na compra de um passaporte infantil nas bilheterias do Parque. Participam da promoção 150 lojas Cacau Show de São Paulo, 80 lojas da Grande São Paulo e algumas do Interior. Além da parceria, de 1º a 24 de abril, todas as crianças que visitarem o Parque as sextas, sábados, domingos e no feriado prolongado, poderão participar de uma animada gincana: “Caça aos ovos”.

Informações à Imprensa – Way Comunicações Tel.: (11) 3862-0483/3862-1586 com Bete Nicastro ou Renata Castro Bardelli E-mail: bete@waycomunicacoes.com.br ourenatacastro@waycomunicacoes.com.br

Nando Reis

O clima praieiro e a música de Nando Reis já viraram sinônimos. O cantor é uma das figuras nacionais mais queridas e prestigiadas pelo público cearense e seus shows em Fortaleza são garantia de grande público. Seu novo projeto Bailão do Ruivão, que reúne músicas consagradas popularmente, além das músicas próprias, tem o apoio da Skol, bebida oficial do show, que será realizado hoje na Barraca Biruta. “O Bailão é uma colcha, como as colchas de crochê coloridas que minha mãe fazia e enfeitavam minha cama e dos meus irmãos. O Bailão é um apelido que surgiu para uma parte do show que eu já fazia e descobri que abria uma porta para o passado. É o que eu ouvia na infância e adolescência. Não o que tocava na sala da casa dos meus pais, nem nos discos que eu comprava. Lembro que são músicas que eu ouvia no rádio, não o da sala, mas o da cozinha. Eu só lembrava dos refrões”, define Nando Reis. A Skol é conhecida por participar de grandes eventos musicais. Em fevereiro, o Praia Skol Music reuniu …

Luizianne visita Transfor

A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), visitou hoje as obras do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor). O percurso começou no Terminal Rodoviário da Avenida Domingos Olímpio, ponto em que foi solucionado um histórico problema de alagamento, seguindo até o túnel da avenida Humberto Monte, recentemente construído pela Prefeitura de Fortaleza, e com conclusão na avenida Bezerra de Menezes, em frente à praça do Otávio Bonfim. As avenidas Domingos Olímpio e Bezerra de Menezes estão sendo restauradas em toda a sua extensão pelo Transfor, sendo que ambas se encontram em fase final de obras. Nessas vias, foi implantada drenagem para complementar o atual sistema da cidade, erradicando assim antigos pontos de alagamento, como o do terminal rodoviário. Além disso, receberam nova pavimentação e asfalto. No total, 82 quilômetros de drenagem serão implantados pelo programa, para evitar a formação de buracos e aumentar a vida útil da nova pavimentação. Atualmente, estão sendo c…

Piso dos Professores

Está marcada nova data para o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4.167. A ADI impetrada por governadores de cinco estados que contestam o Piso Salarial dos Professores é o primeiro item da pauta do Supremo Tribunal Federal (STF) desta quarta-feira, 06 de abril. Sindicato APEOC e demais entidades filiadas à CNTE em outros estados acompanharão o julgamento em Brasília. A expectativa da CNTE/APEOC é que o Supremo julgue a favor dos educadores e contra os estados que entraram com a Ação. Roberto Leão e Anízio Melo, presidentes das respectivas entidades, esperam que os juízes do STF sejam sensíveis e votem de acordo com o relatório do ministro Joaquim Barbosa, que foi francamente favorável não somente aos professores, mas à educação pública brasileira. Ao entrar com a Ação, os governadores do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Ceará afirmam que os estados não possuem recursos suficientes para pagar o valor do piso. Roberto Leão explica que a…

Esportes radicais

Hoje, às 19 horas, a coordenação de Esporte Radicais, da Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel), estará reunida com skatistas, bikers e patinadores para receber sugestões de reforma na Praça da Gentilândia (Rua João Gentil - Benfica). Durante a plenária, serão definidos que tipo de pistas e as adequações que deverão ser feitas para viabilizar um espaço de prática de esporte radicais na área. A reforma na Praça da Gentilândia é parte do Projeto Abrindo Espaços, do Programa Integrado de Políticas Públicas de Juventude (PIPPJ). O Projeto Abrindo Espaços beneficiará quatro bairros: Conjunto Ceará, Benfica, São Miguel e Parangaba.  Mais informações com o coordenador de Esportes Radicais, Carlos Alves, através do telefone 8806.4649.
--

Teste de fogo para o novo PV

Começa hoje , a partir das 15 horas, os testes estruturais que avaliam a carga dinâmica no estádio Presidente Vargas. Para o teste, será utilizado um vibrador que vai simular a vibração de uma torcida em um dia de jogo. A vibração da máquina será detectada por sete sensores, distribuídos por diferentes regiões da arquibancada. Os testes prosseguem até amanhã. Os testes avaliam se o PV está apto para receber torcedores. A avaliação será realizada pelo professor Dr. da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Pedro Afonso Almeida, engenheiro civil e representante da Laboratório de Sistemas Estruturais (LSE) LTDA. Após os testes, será emitido o laudo Estrutural, que atesta a segurança da estrutura do estádio para os torcedores. A Laboratório de Sistemas Estruturais (LSE) LTDA já realizou os mesmo testes no Morumbi e no Maracanã, na década de 1990, e no Castelão e Machadão, no início deste século. Laudos de segurança - Dos quatro laudos de segurança necessários para a liberação do es…

Convocados

Os atletas Leandro Santana e Francisco Lindenor, do Núcleo de Paradesporto, programa da Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel), foram convocados para integrar a Seleção Nordestina de basquete para cadeirantes. O time disputará o Campeonato Brasileiro de Seleções Regionais, evento que acontece de amanhã a oito de abril, em Recife (PE). Além dos atletas, o treinador do Núcleo, Lídio Andrade, integrará a equipe técnica da seleção. O Programa Esporte Adaptado funciona desde 2010 e vem ajudando a promover espaços de socialização para as pessoas com deficiência, através de atividades físicas recreativas e de lazer. Uma média de duzentos alunos participa de atividades de musculação, futsal para deficientes visuais, basquete para cadeirantes e natação em quatro núcleos da cidade. Informações com o Coordenador de Paradesporto, Henrique Gurgel - 8878.1367. Assessoria de comunicação da Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza (3105-1342). http://www.fortaleza.ce.gov.br/esporte/

Construindo a Nação

As escolas municipais Marieta Guedes e Maria Dolores Petrola, ambas na área da Regional V, conquistaram, respectivamente, primeiro e segundo lugares no prêmio “Construindo a Nação”, promovido pelo Instituto da Cidadania Brasil e Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Serviço Social da Indústria (Sesi), na categoria Ensino Fundamental. As vencedoras concorreram com outras escolas públicas e privadas do Estado. Com o projeto “Sou craque na luta contra as drogas”, cerca de 20 alunos das turmas de 1º e 2º anos da Escola Marieta Guedes focaram o trabalho na importância de alertar a comunidade sobre os riscos do uso das drogas. Os vencedores percorreram as ruas do bairro Parque Santa Rosa fazendo campanha educativa. Já os alunos da Maria Dolores Petrola, do bairro Granja Portugal, desenvolveram o projeto “Paz na Escola”, com a participação de 27 alunos. A iniciativa tinha como objetivo minimizar a violência dentro do ambiente escolar, com dinâmicas, oficinas e jogos educativos que estim…

Táxi acessível

Garantir cada vez mais o direito de ir e vir de pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Com este objetivo, a Prefeitura de Fortaleza disponibilizou, há um ano, o Serviço de Táxi Inclusivo (STI), conhecido como táxi acessível. Lançado oficialmente pela prefeita Luizianne Lins em abril de 2010, o STI é uma ação inclusiva que conta com a maior frota operante em uma capital brasileira. O táxi adaptado não é novidade em outras cidades do País, contudo só transporta exclusivamente pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Isso torna o serviço de Fortaleza único, pois pessoas com ou sem deficiência podem utilizar o serviço. Vale lembrar que todos os permissionários foram submetidos a treinamento prático de operação dos equipamentos. Outra característica dos 40 veículos do STI é que o usuário paga a mesma tarifa cobrada pelo táxi comum.  Mais informações com a assessora de Comunicação da Etufor, Dely Sátiro, nos telefones 3452-9260/ 8814-8293. 

Combate à Dengue

Seis bairros de Fortaleza recebem amanhã,, a partir das 8 horas, ações de mobilização contra a dengue. Entre as atividades estão a Operação Quintal Limpo, de recolhimento de lixo, além de exposições educativas e prestação de serviços de saúde, como vacinação e verificação de pressão. Haverá ainda visitas domiciliares e distribuição de material educativo. Na Regional V, as atividades ocorrem em dois bairros. Na Granja Portugal (Avenida Emílio de Menezes, 2515), a Operação Quintal Limpo leva ações de recolhimento de lixo, inclusive em grandes volumes, por meio do caminhão “tira-trecos”. Ainda na Granja Portugal será feita uma passeata pelas proximidades da pracinha do bairro, com participação do “mascote” da dengue – um profissional fantasiado de Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, que chamará atenção para o perigo da doença. No Conjunto Ceará (Pracinha do UV4), ainda na Regional V, as ações também irão ser focadas no recolhimento de lixo e no trabalho de orientação à popul…

Adversário do Ceará

Na noite ontem, o Grêmio Prudent (SP), na Arena Barueri, ganhou de 2 a 1 do Atlético Mineiro, pela segunda fase da Copa do Brasil. Jogo de volta na próxima quarta-feira (6), em Sete Lagoas (MG).  Prudente joga pelo empate para pegar o Ceará nas oitavas de final do certame. Para o Atlético enfrentar o Ceará terá que ganhar.

Desencntro

Emílio Moreno - "Hoje apaixonados por mídias sociais, internet, cultura geek e conhecer pessoas tem um encontro no ‘Desencontro’. A desconferência começouàs 8h30 com painéis discutirão temas envolvendo a cultura digital no Marina Park Hotel em Fortaleza. Apesar do nome, a intenção dos realizadores é conectar as pessoas para além das relações na web e motivar o mercado local para conhecer um pouco mais desse público e também identificar oportunidades para fazer para negócios e se divertir. Às 11 horas participo do painel que trata sobre a produção de conteúdo local na web. Na discussão “Mídias Sociais: uma perspectiva regional. Entendendo as diferenças regionais”. eu e os demais convidados pretendemos conversar sobre como uma estratégia nacional pode encontrar eco regional, além de mostrar experiências localizadas. O mediador deste bate-papo será o publicitário Gabriel Ramalho (@gabsramalho) e contará com a participação de Ívila Bessa @ivila, Adriano Jocafe @adrianojocafe, Lei Seca F…

Brasil Alemanha

As empresas alemãs estão dispostas a ampliar os investimentos em projetos de infraestrutura no Brasil e no fornecimento de equipamentos de construção pesada. O assunto foi discutido pelo ministro dos Transportes, Construções e Desenvolvimento Urbano da Alemanha, Peter Ramsauer, com o diretor-executivo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), José Augusto Fernandes, ontem, na sede da entidade, em Brasília. “A Alemanha tem larga tradição em obras de infraestrutura e poderia ainda suprir as necessidades de equipamentos para os grandes projetos que estão se materializando no Brasil”, ressaltou Fernandes. Durante o encontro, que teve a participação do embaixador Wilfried Grolig e de uma comitiva de 30 autoridades governamentais e empresários alemães, o diretor-executivo da CNI detalhou as oportunidades oferecidas pelo Brasil a investidores internacionais, com destaque para obras de aeroportos, portos, transportes urbanos e produção de etanol. “O Brasil tem um papel cada vez maior no ce…

Dia da Mentira

Voltamos há 1850. Naquele Éden inesquecível, muito de tudo se lia, entre “estudantes e intelectuais” que convergiam para a saudosa praça do então Boticário Ferreira. Todavia, a nossa inesquecível praça do Ferreira, hoje metamorfoseada e ceifada dos ricos e encantos primitivos. Nessa data, corria a noticia da então extraordinária viagem do senador Thomaz Pompeu de Sousa Brasil, que chegava da África. De lá trouxera umas mudas, ao que se sabem, dez ao todo, daquele que é considerado pela botânica o mais antigo monumento orgânico da natureza e o maior gigante do reino vegetal, o Baobá. Também fez por onde perpetuar seu nome por aqui: o Senador Pompeu, foi fundador do Liceu do Ceará, organizou compêndios, levou o Ceará a tribuna do Senado e em 1864, ecologista antes da menção do termo, já preocupado com a preservação das nossas florestas trouxe as mudas de umas de suas viagens. Das dez mudas trazidas do Egito, duas foram plantadas no Passeio Público, a que ainda está de pé e outra ali, mai…

Municípios

A Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) realiza, às 8 horas, na próxima segunda-feira (4), por meio do Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), a primeira edição da Jornada Municipalista do Ceará, reunindo 19 municípios cearenses, no Plenário 13 de Maio. Com o objetivo de promover a interação entre os poderes executivo e legislativo do Estado e dos municípios, a Jornada coloca-se na perspectiva de estabelecer uma esfera permanente de diálogo entre as diversas instâncias do poder público cearense. Segundo o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cláudio, a Jornada Municipalista “pretende contribuir com o fortalecimento dos laços democráticos que devem marcar as relações institucionais entre os poderes. A Assembleia cumpre assim o seu papel propositivo de reunir as representações dos poderes constituídos, no sentido de construir um debate de qualidade em torno dos interesses do povo cearense”. Durante a primeira edição do even…

Dia do Jornalista

Na próxima quinta-feira (7), às 9h30, no grande expediente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMF) tem tribuna de honra em referência ao Dia do Jornalista. O orador será o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará (Sindjorce), Claylson Martins. No dia seguinte, sexta-feira (8), tem sessão solene no plenário da Câmara em homenagem o Dia do Jornalista. A proposição é do vereador presidente da Câmara, Acrísio Sena (PT).

Futsal para mulheres

Para encerrar as comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel) promove hojel, em parceria com a Coordenadoria de Políticas para as Mulheres, um Mini-Torneio de Futsal Feminino. O evento será realizado a partir das 18 horas, no Ginásio Aécio de Borba, ao lado do novo Estádio Presidente Vargas.
O jogo de abertura será disputado entre as Secretárias Municipais de Fortaleza. Os times contarão ainda com a presença do titular da Secel, Evaldo Lima, e do Secretário da Habitafor, Roberto Gomes, que foram escalados para atuarem como goleiros. Em seguida, três times das comunidades do Caça e Pesca, Jangurussu e da Leste Oeste jogam entre si na disputa pelo troféu do torneio. Todas as equipes participantes receberão uniformes completos e bola de futsal como prêmio de participação, contemplando, desta forma, as equipes que não recebem nenhum tipo de incentivo financeiro, critério utilizado para a seleção das equipes para o torneio. 
Pa…

Comissão da Copa visita Pinto Martins

A Comissão Especial de Acompanhamento da Copa do Mundo de 2014 da Câmara Municipal de Fortaleza irá realizar visita a obra do Aeroporto Pinto Martins logo mais às 15 horas na superintendência da Infraero. Segundo o Ministério do Esporte, o Aeroporto Internacional Pinto Martins de Fortaleza-CE deve passar por reformas para atender à Copa de 2014. O projeto inclui a reforma e ampliação do terminal de passageiros juntamente com a adequação do sistema viário. O superintendente estadual da Infraero, Wellington Santos, irá receber a comissão para a apresentação do projeto e andamento da obra. Ele anuncia que na primeira quinzena de abril, o edital para as obras de ampliação será lançado. O presidente da Comissão da Copa, vereador Leonelzinho Alencar (PTdoB), está preocupado devido ao Ministério Público Federal recomendar agilidade a Infraero nas licitações das obras de adequação dos aeroportos do país para a Copa de 2014. De acordo com o vereador, o evento tem data para começar e precisa da c…

Siciliano Del Paseo

A Livraria Siciliano realiza em abril uma campanha que vai mostrar um dos valores mais importantes do Ceará: a cultura. Com o tema Cearensidade, a nova campanha leva à loja, no shopping Del Paseo, manifestações dessa cultura, com programação destacando autores de nossa literatura, como Rachel de Queiroz e Patativa do Assaré; a nossa música popular, com repentes, cantigas de roda e maracatus ambientando a loja; e os sabores de nossa culinária, que enriquecerão o cardápio do Café da Siciliano, no mezanino da loja. O artesanato também ganha destaque, ilustrado por meio da renda, couro, areia colorida e xilogravura. A campanha Cearensidade foi idealizada pela Two Comunicação & Design. A ideia é promover a cultura do estado, homenagear os artistas locais e contribuir ainda mais com o enriquecimento cultural dos clientes, ressaltando a importância desses valores. Ao longo do mês de abril a Siciliano vai humanizar ainda mais a loja, levando essa cultura tão forte do povo cearense para os…

As Mães de Chico Xavier

Consolidando ainda mais o sucesso dos filmes com temática transcendental, será realizada hoje (31), quinta-feira, às 21 horas, no cine Multiplex UCI Ribeiro do Shopping Iguatemi, a pré-estreia em Fortaleza do filme “As Mães de Chico Xavier”. A exibição fará parte do encerramento da Mostra de Cinema Transcendental, que vem sendo realizada desde a segunda-feira (28), apresentando diversos filmes do gênero. O longa “As Mães de Chico Xavier” entra em cartaz em circuito nacional nesta sexta-feira, dia 1º de abril, em mais de 400 salas de cinema de todo o país. “As Mães de Chico Xavier” encerra as homenagens ao centenário do mais célebre médium brasileiro, que completaria 101 anos em 2011. Com direção de Glauber Filho e Halder Gomes, produção da Estação Luz Filmes (que coproduziu Chico Xavier, de Daniel Filho), distribuição da Paris Filmes e apoio promocional da Globo Filmes e Telecine, o longa promete emocionar e mostrar ao público o grande legado de Chico Xavier, as cartas que psicografou …