Pular para o conteúdo principal

A Arena Castelão

A Copa do Mundo de 2014 começa a sair do mundo dos projetos. Em 16 de dezembro de 2012, a exatos 543 dias do início da competição, o Arena Castelão será entregue, com a presença da presidente Dilma Rousseff. A maior arena esportiva multiuso do Norte e Nordeste do Brasil está pronta para o Mundial, a Copa das Confederações de 2013, os jogos dos times cearenses e as atividades culturais da população, com segurança e conforto.
Para cumprir o cronograma, o consórcio formado pela Construtora Andrade Mendonça e a Galvão Engenharia envolveu um total de 2.000 colaboradores nas obras de reforma, ampliação e modernização das instalações do estádio Plácido Aderaldo Castelo, o velho Castelão, inaugurado em 1973. A ideia era modernizar e, ao mesmo tempo, manter as características históricas do local.
As obras começaram no dia 13 de dezembro de 2010, quando o governador Cid Gomes assinou a ordem de serviço e o contrato com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Em dois anos, transformaram-se a arena e o entorno, com uma praça de acesso de 55 mil m², estacionamento coberto para cerca de dois mil veículos, infraestrutura de serviços e edifícios para abrigar órgãos estaduais.
Para dar conforto ao público e, ao mesmo tempo, ser atrativo para eventos como shows, convenções e feiras, uma série de intervenções foram realizadas na Arena Castelão, a exemplo da fachada do acesso principal com estrutura em pele de vidro, que acompanha a curvatura do estádio. O uso desse material evita o aquecimento interno por não absorver os raios solares, proporcionando conforto térmico e redução de consumo de energia com uso de ar condicionado.
A cobertura da Arena Castelão tem 36 mil m² e protege todos os 67 mil lugares. Para evitar sombreamento no gramado, prejudiciais à qualidade da transmissão televisiva, ela, apesar de ser constituída de telhas metálicas, tem, na extremidade interna, anel composto por policarbonato ou telhas translúcidas. A medida evita sombreamento em trechos do gramado, causado pela posição solar. A estrutura dos pilares de sustentação foi projetada para suportar as vibrações das arquibancadas. A cobertura também foi preparada para receber placas de energia fotovoltaicas.
Com a reforma, o gramado ficou mais próximo dos torcedores – a distância das cadeiras inferiores diminuiu de 40 para 10 metros. Pessoas com necessidades especiais agora contam com 2,5% dos assentos (1.675 lugares), acima do 1% obrigatório pelas normas do Ministério do Esporte.
Também foram realizadas mudanças nas cabines de imprensa, camarotes, vestiários, túneis de acesso ao campo. Atendendo às exigências da FIFA, a obra da Arena Castelão seguiu o modelo de construção sustentável. Para receber um dos principais selos verdes, a certificação Leed, vários cuidados foram tomados, incluindo a reciclagem de todo o concreto das demolições, que se transformou em material para a pavimentação do estacionamento.
Também foram adotadas tecnologias como sistema de esgoto à vácuo, que permite uma redução de 90% do consumo de água e posteriormente a mesma redução da demanda ao sistema de esgotamento sanitário da cidade e sistemas de ar condicionado de alta eficiencia energética, com uso de Chillers para resfriamento de água e sistemas VRF compõe os sistemas de ar condicionado do Castelão.
Além disso, os projetos de iluminação foram desenvolvidos para minimizar o consumo de energia, com utilzação máximo da luz natural, dividindo circuitos, e utilizando controle automático para minimizar ao máximo o impacto ambiental, sendo ainda adotado o reaproveitamento de águas de chuva e geradores para cargas essenciais utilizando motores movidos à gás natural (energia limpa).
O Castelão está pronto para receber 67 mil espectadores e jogos importantes. Em 19 de junho de 2013, será palco do clássico entre Brasil e México, pela Copa das Confederações. No dia 23, a Espanha, campeã do mundo, enfrenta a seleção vencedora do torneio nacional africano. Depois dos jogos da primeira fase, o Castelão terá ainda uma semifinal da competição. A obra consumiu R$ 518,6 milhões, dos quais R$ 351,5 milhões vieram do BNDES e o restante do Governo do Ceará.

Mais detalhes do projeto
- Cadeiras
Os assentos têm proteção V0 (V zero) e UV, tecnologias que evitam a propagação de chamas são mais resistentes a impactos.
- Gramado
A Arena Castelão é a primeira a receber o tapete verde que cobre o campo já em caráter definitivo.
- Cine Clube Arena Castelão
A sala de cinema tem capacidade para 150 lugares e uma tela de 7m de largura por 4m de altura. A ideia é oferecer programação educativa e cultural relacionada ao esporte. Com entrada gratuita, funciona aos
sábados, com sessão única às 18h para as primeiras 150 pessoas que chegarem ao local.
- Espaço Cultural Deputado Etevaldo Nogueira
O espaço é dividido em quatro temáticas: História do Futebol Cearense, com passagem por seus clubes; Grandes Clássicos, com a história dos seus astros; Personalidades; e um espaço dedicado à Arena Castelão. O Espaço possui dois miniauditórios com capacidade para até 30 pessoas, onde são apresentados depoimentos de personalidades importantes como jogadores, historiadores e árbitros.
- Top Moda Castelão
O centro de compras disponibilizará 58 lojas na parte interna do estádio para empresários do setor de moda nos segmentos de confecções, calçados e acessórios.

Arena Castelão em números

  • Assentos cobertos - 100%
  • Visibilidade dos setores - 100%
  • Área total construída - 215.702,06 m²
  • Capacidade total - 63.903 lugares
  • Estacionamento coberto - 1.997 vagas
  • Estacionamento aberto - 2.200 vagas (depois dos eventos FIFA)
  • Área para restaurante, hospitality, lounge VIP e VVIP - 1.600 m²
  • Área da praça - 55.000 m²
  • Acessos ao podium do estádio - 6
  • Acessos ao estádio - 18 com 112 catracas
  • Área de imprensa dentro do estádio - 4.800 m²
  • Área de imprensa durante a Copa - 6.000 m²
  • Área de tendas temporárias de hospitalidade durante a Copa - 62.464,94 m²
  • Tempo máximo de espera para ingresso no estádio - 0
  • Tempo máximo de evacuação - 8 minutos.

Mais informações com a assessoria de imprensa da Andrade Mendonça
Communicação Assessoria Empresarial
Avenida Paulista, 2006, Cj 1008. Cerqueira César. Cep: 01310-200 — São Paulo-SP
Tel: 11 3285 5410
www.communicacao.com.br

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não