Pular para o conteúdo principal

Um de Tudo no Antonieta Noronha


Um  de Tudo é espetáculo que celebra o encerramento do primeiro ano do curso de Formação Básica em Dança da Vila das Artes, e acontece nos dias 5 e 6 de dezembro, em dois horários, às 17h e às 19h, no Teatro Antonieta Noronha (Rua Pereira Filgueiras, 4, Centro). A entrada é gratuita. Os ingressos serão distribuídos na hora.
O espetáculo fará um mergulho nas brincadeiras de criança, reunindomúsicas infantis que conjugarão com a trilha. Desenvolvida numa atmosfera lúdica, a coreografia foi sendo desenhada a partir de referências trazidas pelos próprios alunos, através das suas brincadeiras preferidas como amarelinha, corda, elástico e bila. Elementos que estarão presentes na apresentação e promete levar o público adulto de volta ao tempo de quintal. Onde brincadeiras, se não existissem, a vida não teria sentido.
Para além da coreografia, a construção coletiva se fez presente também na criação do cenário, o qual foi todo confeccionado pelas mães dos alunos. Dia após dia, estas mães se encontraram e, dos encontros que também se fez afetivo, transformaram simples tutus em grandes fuxicos para o painel cenográfico. Foi na grandeza do encontro, imensurável, que se fez Um de Tudo. Nesse abraço que é coletivo, compartilhado, incentivado em todas as ações na Vila das Artes. “Esse projeto realiza os sonhos das crianças. A minha filha queria muito fazer ballet e eu não tinha condições e a Vila abriu portas pra que isso acontecesse. E os sonhos delas são os nossos.” Atesta Irenilda Nunes, uma das mães que confeccionou o cenário.
O encontro nasceu no Rio Grande do Sul, de onde veio Matheus Brusa, o coreógrafo de fala cantada. Aos olhos surpresos dos alunos, comandou como maestro cada passo, cada gesto. “Nem parece que a gente tá dançando, parece que estamos mesmo brincando de verdade”, conta a bailarina Ana Gabriela (10). A outra aluna Kailane Araújo (9) explica que “a gente está mostrando pra nossos pais que também brincamos do que eles já brincaram. A gente mostra que a gente tem energia pra brincar, tem energia pra fazer qualquer coisa que a gente quiser.”  
O coreógrafo adianta que o espetáculo será alegre e descontraído. Matheus recebeu recentemente o prêmio Coreógrafo Revelação no Festival de Dança de Joinville (2012) e há 8 anos pesquisa a dança contemporânea com crianças. “O contemporâneo infantil é forma de consciência corporal. Pensam que dança é balé. Dança é propriedade do modo. Faço elas (as crianças) sentirem a dança, porque quando elas sabem o que estão dançando fazem acontecer”, reflete o coreógrafo.

O curso
O curso Formação Básica em Dança é um das ações formativas da Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria de Cultura. Coordenado pela Escola Pública de Dança da Vila das Artes apresenta um processo de formação que compreende conteúdos relativos às bases técnicas, artísticas e teóricas da dança cênica, que se inicia a partir dos oito anos de idade e distribui-se por um período de seis anos, dividido em dois ciclos – básico e intermediário. Nesse período, o aluno poderá desenvolver as competências que permitirão, caso assim deseje, o prosseguimento de seus estudos em dança rumo a uma profissionalização na área.
O curso foi implantado em setembro de 2011. Gratuito, possibilita o acesso democrático a um processo inicial de inserção e qualificação no universo da dança cênica. Tem como professoras Dandara Matos, Silvana Marques e Gizele Patrício.
Realizando sonhos
Acompanhe as reflexões dos alunos e alunas sobre o curso:
 “Eu acho muito legal (o curso) estão nos dando uma oportunidade grande. A gente é bem recebida, as professoras falam o que a gente tem que melhorar, o que tá ruim, bom. Elas são bem legais e sinceras” Rebeca Louise (9)
“Eu acho muito legal e também gosto da atenção das professoras. Isso dá uma oportunidade pra quando a gente crescer ser uma bailarina profissional igual a Ana Botafogo.” Gabriela dos Anjos (9)
 “O que melhorou em mim foi a minha postura porque eu andava muito corcunda, aí eu fiquei mais retinha” Rebeca Louise (9)
UM DE TUDO
Sinopse: Tendo como mote o universo das brincadeiras infantis, sobretudo do Ceará, o trabalho desenvolve-se numa perspectiva lúdica a partir das referências trazidas pelos alunos e utilizando-se de diversas matrizes estéticas da dança. O resultado é um espetáculo que, dialogando com o imaginário dos alunos, remete às brincadeiras do passado e do presente, revelando, por meio de solos, duos, trios e trechos de grupo, a multiplicidade de corporeidades dançantes destes jovens. Um de Tudo se referencia na frase dita antes do jogo de Bila.
Concepção e Coreografia: Matheus Brusa
Assistentes de ensaio: (as professoras do curso) Dandara Matos, Silvana Marques e Gizele Patrício
Figurino e maquiagem: Marina Carleial
Desenho de luz e trilha sonora: Matheus Brusa
Cenário: Matheus Brusa e Ernesto Gadelha (coordenador da Escola Pública de Dança da Vila das Artes)
Confecção do cenário: mães dos alunos
Elenco (alunas e alunos do curso)
Adriellen Vieira Viana
Alexia Ivna Souza de Queiroz
Alice Lopes do Nascimento
Amanda Monteiro Gomes
Amanda Nascimento da Silva
Ana Carolina Albuquerque de Almeida
Ana Gabriela Marques Vasconcelos
Ana Julia Morais de Souza
Ana Kelly Alcantara Oliveira
Ana Rebeca Lima Duarte
Antônia Cibele de Oliveira
Ariel Maciel Gomes
Ayla Nascimento da Silva
Bianca Maria dos Santos Coelho
Brena Maria dos Santos Coelho
Brenda Alves Amorim
Bruna Morais Bomfim de Lima
Cristina Luciana Rodrigues Saraiva
Daniela de Oliveira Silva
Daziher Bezerra Trindade
Gabriela dos Anjos Martins
Gabriela Ferreira Matos
Gerardo César Pinheiro
Iara Lilu Aires Barreira e Castro Leite
Iasmin Oliveira e Sena
Jéssica Moreira da Silva
Julia Ferreira Alves
Julia Karina Silva Lopes
Júlia Morais Bonfim de Lima
Julia Silva Vieira Saldanha
Kailane de Araújo Lima
Karine Kelly Melo Brandão
Ketlly Rodrigues de Sousa
Lais dos Anjos Albuquerque
Letícia Cunha Franco
Lívia de Souza Gomes
Marcos Antônio Pereira
Maria Arabela da Silva
Maria Clara Porto Fernandes Marques
Maria Eliza França Reis
Maria Fernanda Henrique de Sousa
Maria Gabriele Lima Souza
Maria Luana Bezerra da Silva
Mariana Mastroianni Piorski Aires
Nataliane Marrocos de Freitas
Nataly de Sousa Fernandes
Nayane Brenda Gomes Magalhães
Raíssa de Cássia da Silva Nascimento
Ramilly Alves Rodrigues
Rebeca Louise Cordeiro de Souza
Ronald Mileno Rodrigues de Souza
Rosangela de Sousa
Tainara Isa Teles Marinho
Thacila Soares da Costa
Thaiane Mendes Araújo
Veida Lima de Morais

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não