Pular para o conteúdo principal

Ciro para Eduardo: "melar a água"

Vera Rosa - O Estado de S. Paulo
Sem esboçar reação pública às articulações de ministros do governo Dilma para asfixiar sua candidatura presidencial, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), confidenciou a correligionários que não vai se intimidar com as tentativas do PT de tirá-lo do páreo. "O bom cabrito não berra", afirmou o governador a colegas de partido na quinta-feira, quando esteve em Brasília para reuniões com ministros. 
Presidente do PSB, Campos não se dá por vencido, deixa claro que a ideia de candidatura está mantida e segue angariando apoios nos bastidores. "Tentaram me dobrar e não me dobraram. Eu estou de pé e o PSB ficou mais forte", comentou.
Chamado ao Palácio do Planalto para uma audiência com os ministros Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e José Eduardo Cardozo (Justiça), o governador passou duas horas de quinta-feira debatendo com os auxiliares da presidente Dilma Rousseff as ações de segurança para a Copa das Confederações. Ele não se encontrou com Dilma, que estava no Planalto, e de lá partiu para uma reunião a portas fechadas com parlamentares no gabinete do líder do PSB no Senado, Rodrigo Rollemberg (DF).
"Estão há 12 meses lutando contra mim e continuo vivo. Eu ganhei todos os rounds", afirmou o governador, segundo relatos desses parlamentares. "Há muita emoção pela frente nessa montanha-russa", tem dito Campos. Governadores do PSB são cortejados pelo PT para o palanque de Dilma numa estratégia para neutralizar a candidatura de Campos. Aos correligionários, o presidente do PSB disse que tem seis meses para definir seu futuro político e não vê motivo para abrir o jogo agora. Revelou ainda que mantém "contato" com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por meio de emissários, e disse não ter interesse em brigar com ninguém. "Por que vou fechar as portas?", argumenta.
‘Melar a água’. Há duas semanas, Campos jantou com o ex-ministro Ciro Gomes (PSB), que é irmão do governador do Ceará, Cid Gomes, e não esconde o incômodo com sua candidatura. Barrado pelo pernambucano em 2010, quando quis concorrer ao Planalto e o PSB aderiu à campanha de Dilma, Ciro ficou satisfeito com a tentativa de aproximação do desafeto, mas pôs as cartas na mesa. Disse ter preocupação com a possibilidade de o PSB não ir para o segundo turno na disputa de 2014 e "melar a água que vai beber" no futuro.
Mesmo com as diferenças, os dois concordaram que a aliança do PT com o PMDB é indigesta. Vislumbraram o risco de Eduardo Cunha (RJ), líder do PMDB na Câmara, "engolir" o partido e jogá-lo contra Dilma e previram um cenário futuro de mais dificuldades, com inflação alta e crescimento pífio.
Para Campos, o governo age de forma "pendular" na economia, cada hora de um jeito, e quem vencer a eleição assumirá o País, em 2015, com um quadro pior do que o observado na crise internacional de 1999. Não sem motivo, seu slogan diz: "É preciso fazer mais e bem feito".
MP do Portos. O fato de Dilma não ter vetado a autonomia do Porto de Suape, na Medida Provisória dos Portos, foi visto pelo governador como um gesto importante para reduzir a tensão do ambiente político e manter o diálogo com a presidente.
Apesar do suspense, interlocutores de Campos em vários partidos da base e até no PSDB não têm dúvida de que ele é "candidatíssimo".
Nos encontros políticos recentes, o presidente do PSB disse não acreditar que o assédio de dirigentes do PT e dos ministros Aloizio Mercadante (Educação) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais) aos outros cinco governadores de seu partido surta o efeito desejado, embora dois deles (Cid Gomes e Camilo Capiberibe, do Amapá) já tenham declarado apoio a Dilma.
Ao ser lembrado por correligionários, na quinta-feira, de que seus movimentos são acompanhados com lupa pelo Planalto, Campos abriu um sorriso. "Eles se preocupam mais comigo, que sou aliado, do que com o Aécio", afirmou, numa referência ao senador Aécio Neves (MG), presidente do PSDB, provável candidato em 2014.
Campos tem dito que a estratégia do PT consiste em garantir a recondução de Dilma logo no primeiro turno para tentar ganhar os governos de São Paulo e Minas, reproduzindo o argumento de "fadiga de material" do PSDB, que hoje administra os dois Estados. Para tanto, seria necessário manter a parceria com o PMDB, sacrificando candidaturas petistas, como a do senador Lindbergh Farias, no Rio. Lá, o governador Sérgio Cabral (PMDB) condiciona a adesão ao palanque de Dilma ao apoio do PT a Luiz Fernando Pezão, atual vice.
"Eu disse para o Lindbergh: o jacaré está aqui esperando com a boca aberta", contou Campos a amigos, ao recordar o convite para que o senador seja candidato no Rio pelo PSB. A ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT) foi chamada pelo governador para ingressar no PSB. Luizianne tem planos de concorrer ao Senado, mas enfrenta desgate na seara petista e está em pé de guerra com Cid Gomes.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não