Pular para o conteúdo principal

ABAD começa hoje

Com uma previsão de crescimento real de 3,5% em 2013, o segmento atacadista distribuidor do Brasil, que fornece basicamente para o pequeno varejo alimentar, estará reunido em Fortaleza para a 33ª Convenção Anual do Atacadista e Distribuidor e 16ª Sweet Brasil International Expo - ABAD 2013 FORTALEZA, de 5 a 8 de agosto no Centro de Eventos do Ceará (CEC). 
O evento, com mais de 200 expositores, espera receber mais de 30 mil visitações de um público formado por proprietários, diretores e gestores de toda a cadeia de abastecimento e deve gerar cerca de R$ 20 bilhões em negócios. Os agentes de distribuição são responsáveis por abastecer mais de um milhão de pontos de venda nas cinco regiões do Brasil, com participação de 51,9% no mercado mercearil brasileiro. 
SESSÃO SOLENE DE ABERTURA 
A Abertura Oficial da ABAD 2013 FORTALEZA será hoje, às 15 horas, no Auditório Principal do CEC, tendo como anfitriões os presidentes das três instituições realizadoras: 
José do Egito Frota Lopes Filho – Presidente da ABAD - Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores.
Getúlio Ursulino Netto - Presidente da ABICAB - Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados.
Adailton Pinto Melo – Presidente da ACAD - Associação Cearense dos Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados.

ABAD 2013 FORTALEZA 
A Convenção Anual do Atacadista Distribuidor, internacionalmente reconhecida, é o mais esperado encontro da cadeia de abastecimento nacional e o maior evento de negócios do segmento na América Latina, que reúne atacadistas de todo o Brasil e do exterior e mais de 200 expositores entre fornecedores de produtos e serviços
É também um espaço privilegiado onde profissionais da cadeia de abastecimento podem fazer novos contatos, estreitar relacionamentos e encontrar produtos, equipamentos e serviços que desenham novas tendências e geram grandes oportunidades de negócios, além de participar de palestras técnicas de altíssima qualidade, ministradas pelos melhores especialistas, abertas a todos os convencionais. A ideia é debater grandes temas que envolvem o setor, como infraestrutura, tributação, logística e modelos de negócios. 
ABAD - Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados, criada em 1981, representa nacionalmente o segmento e reúne mais de 3 mil empresas de todo o Brasil que comercializam produtos alimentícios industrializados, candies, bebidas, produtos de higiene pessoal e de limpeza doméstica, produtos farmacêuticos e de perfumaria, papelaria e material de construção, entre outros, e movimentam cerca de 5% do PIB (Produto Interno Bruto) do país. De acordo com último ranking do setor, divulgado em abril deste ano, o setor atingiu faturamento de R$ 178,5 bilhões em 2012. 
O SEGMENTO 
Como mostram os números das últimas edições do Ranking ABAD/Nielsen, o crescimento do segmento no Nordeste tem sido mais acentuado do que no Sul e no Sudeste. A própria região tem crescido a taxas superiores à do Brasil, respondendo por 13,5% do PIB nacional. E o principal motor da economia é o comércio, impulsionado especialmente pelas classes D+E. 
A partir de 2013, as perspectivas para a região e para o Ceará em particular são ainda melhores devido aos investimentos previstos nas obras necessárias para a realização da Copa do Mundo de 2014, contemplando aspectos como infraestrutura, rede hoteleira e demais serviços ligados ao turismo. Por tudo isso, hoje, fazer negócios no Nordeste é uma grande oportunidade. 
16ª SWEET BRASIL INTERNATIONAL EXPO 
A 16ª Sweet Brasil International Expo é parte integrante da 33ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor. Organizada pela ABICAB - Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim e Balas -, a mostra é realizada desde 2002 e traz para o evento da ABAD algumas das mais importantes indústrias do segmento.   
A Feira estará aberta nops seguintes horários: Dia 5 (15h30 às 22h), Dias 6 e 7 (14:30h às 22h) e dia 8 (15:30h às 21h) 
HOMENAGEM A IVENS DIAS BRANCO 
A solenidade de encerramento da ABAD 2013 FORTALEZA no dia 8 de agosto terá como ponto alto a homenagem especial ao empresário cearense Francisco Ivens de Sá Dias Branco, que receberá o TROFÉU HONRA AO MÉRITO “ALIANÇA EM EXCELÊNCIA”, por sua capacidade realizadora e brilhante contribuição ao crescimento e ao desenvolvimento do Nordeste e do país. 
Ivens Dias Branco dirige o grupo M. Dias Branco, fundado na cidade de Cedro (CE) e que em 2013 completa 60 anos de existência em merecido lugar de destaque entre as grandes empresas alimentícias brasileiras, respondendo por mais de 26% do mercado nacional de biscoitos e de massas alimentícias. 
A cerimônia será realizada no auditório principal do CEC, com a presença dos presidentes da ABAD, da ABICAB, da ACAD e das demais fliadas estaduais da ABAD, bem como autoridades, parceiros e convidados. 
Durante a solenidade também serão concediros prêmios ao Melhor Atacadista Distribuidor Estadual e Nacional, à Maior Caravana Estadual por Região e ao Expositor – Destaque ABAD 2013 (ABAD/POPAI Brasil). 
Na ocasião será apresentado o balanço das atividades realizadas e dos resultados do evento, e será anunciada a cidade que sediará a Convenção Anual da ABAD em 2014. 
INSTITUTO ABAD 
Durante a Convenção Anual ABAD, o Instituto ABAD, braço social do segmento, realiza ações socioambientais que mobilizam agentes de distribuição e seus parceiros, fortalecendo o desenvolvimento local, a conscientização ambiental e a sustentabilidade. O destaque é para a Campanha de Arrecadaçãoe Doação de Produtos Remanescentes. Promovida todos os anos, com o envolvimento das empresas expositoras, essa atividade consiste na doação voluntária dos produtos expostos durante o evento e que permanecem nos estandes no final da convenção. Esses produtos são recolhidos e destinados a organizações sociais locais, cadastradas no programa Mesa Brasil SESC. 
Em 2012, no Rio de Janeiro, a campanha de arrecadação e doação contou com a adesão de 62% dos expositores e apurou seis toneladas de produtos, beneficiando mais de 220 organizações sociais. A ação pode beneficiar um grande número de pessoas carentes no Estado do Ceará. “É uma ação de grande alcance, que também contribui para unir e fortalecer o nosso segmento por meio da responsabilidade social corporativa, unindo a ABAD, o Instituto ABAD, a ACAD e os parceiros da indústria em um mesmo objetivo”, informa o gerente do Instituto ABAD, Edmilson Selarin Júnior
Para o desenvolvimento dessas ações, a entidade conta com a participação e apoio efetivo das mulheres do segmento atacadista distribuidor, suas Representantes Estaduais, coordenadas pela Representante Nacional do Instituto ABAD, Ana Maria Maia Ferreira Lopes
PROGRAMAÇÃO DE ABERTURA - DIA 05 
10:00h – Abertura da Secretaria
14:00h – Palestra Inaugural:
“A Essência dos Vencedores – As pessoas devem estar preparadas antes de a oportunidade chegar, não depois”. Com Luiz Felipe Scolari e Carlos Alberto Parreira. Local: Auditório Principal.
15:00h – Sessão Solene de Abertura. Local: Auditório Principal
15:30h – Abertura da Feira (Mostra de Produtos, Equipamentos e Serviços)
21:30h – Encerramento da Secretaria
22:00h – Encerramento das Atividades 
MAIS PALESTRAS 
Política Comercial da Indústria e os Diversos Modelos de Negócios do Canal Indireto.PALESTRANTE: Nelson Barrizzelli (pesquisador da FIA, consultor em Marketing e Varejo e coordenador do Comitê Canal Indireto da ABAD). Dia 6, das 14:30h às 15:30h na Sala ABAD
Empresas Distribuidoras Proativas: Como Antecipar Mudanças no Mercado. PALESTRANTE:Leonardo Araújo (Professor e Pesquisador Associado à FDC – Fundação Dom Cabral). Dia 6, das 16h às 17h, na Sala ABAD
Infraestrutura, Custo Brasil e Pacto Federativo Brasileiro: Uma nova visão da logística nacional.PALESTRANTES: José Leônidas Cristino (Ministro Chefe da Secretaria dos Portos), Carlos Mauro Benevides Filho (Secretário da Fazenda do Estado do Ceará) e Paulo Resende (Diretor Executivo de Desenvolvimento e Pós-Graduação da Fundação Dom Cabral). Dia 7, das 14h30 às 15h30, na SalaABAD
Por Dentro das Leis do Setor: Lei do Motorista Profissional (mudanças que podem impactar o custo das empresas) e Impactos do ICMS (Substituição Tributária nos micro e pequenos varejistas enquadrados no Simples). PALESTRANTE: Alessandro Dessimoni (Dessimoni & Blanco Advogados – Assessor jurídico da ABAD e coordenador do Comitê Agenda Política da ABAD). Dia 7, das 16h às 17h na Sala ABAD
AGENDA DE ATIVIDADES ABERTAS 
Talk Show com Renata Ceribelli – No dia 7 acontece o talk show cujo tema será "Vida Equilibrada como base para o Sucesso - A importância do equilíbrio físico e emocional para desempenhar vários papeis”, que vai reunir uma empresária, uma executiva, uma delegada e uma trabalhadora. São elas: Cristiane Souza (diretora do Canal Indireto da Unilever), Adísia Sá (jornalista), Maria Vilma Alves da Silva(delegada titular da Delegacia da Mulher de Teresina/PI) e Meire Gonçalves (motorista de ônibus da empresa Viação Urbana). 
Palestra FACIC-CECenário, perspectivas e oportunidades para vendas no varejo supermercadista para 2013 - Dia 6, das 13h às 15h. Sala 3, 2º mezzanino. 
Palestra FACIC-CE: construindo líderes de venda em supermercados. A importância da operação de trade x operação de loja para resultados efetivos no varejo - Dia 7, das 13h às 15h. Sala 3, 2º mezzanino. 
Workshop Estratégico ABGroup - o Futuro da Distribuição!– Dias 7 e 8, das 10h às 16h, sala 6, 1º mezzanino 
Workshop para os Executivos das Filiadas Estaduais ABAD “tributos, Federais e Estaduais” – Dia 8, das 9h às 11h. Sala 2, 1º mezzanino.

ATIVIDADES ESTRATÉGICAS 
Comitê Canal Indireto – Os objetivos deste novo comitê são estudar os principais modelos de atuação das empresas do segmento, analisar e discutir vantagens e desvantagens de cada um deles, bem como suas relações com a indústria. O comitê fará sua terceira reunião de trabalho no dia 6, das 10h às 12h, na Sala 4, 1° mezzanino. Evento aberto. 
Comitê Agenda Política - O Comitê Agenda Política inclui membros do atacado distribuidor e representantes da indústria e de entidades parceiras. Entre suas funções estão o acompanhamento, no Congresso Nacional, de discussões sobre projetos de lei relevantes para o segmento e o relacionamento com políticos e formadores de opinião, com o intuito de dar visibilidade e ampliar o debate sobre temas defendidos pela entidade. Haverá uma reunião de trabalho do comitê Agenda Política no dia 7, das 11h às 12h, Sala 1, 2°mezzanino. Evento aberto. 
Comitês Varejo Competitivo e Profssionais de Vendas - O Comitê Varejo Competitivo visa aperfeiçoar o desempenho do varejo independente e melhorar sua relação com o segmento atacadista distribuidor, principalmente por meio do Programa Varejo Competitivo, uma parceria da ABAD com o SEBRAE Nacional. Haverá uma reunião conjunta de trabalho dos comitês Varejo Competitivo e Profssionais de Vendas, no dia 7, das 10h às 11h, na Sala 1, 2° mezzanino. Evento aberto. 
Fórum Estratégico ABAD MATCON 2013 - Neste ano, a ABAD traz uma novidade voltada à categoria de produtos de Materiais de Construção, o FÓRUM ESTRATÉGICO ABAD MATCON 2013. O objetivo desta atividade é aprimorar a eficiência de distribuição desses produtos e melhorar o relacionamento da ABADcom os Agentes de Distribuição e as Indústrias, o que certamente irá promover o desenvolvimento da categoria. O Fórum Estratégico ABAD MAtcon 2013 será realizado no dia 8, das 9h às 15h, na  Sala 7, 1° mezzanino. Evento aberto. 
SERVIÇO
ABAD 2013 FORTALEZA – De 5 a 8 de agosto no Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999, Edson Queiroz, Fortaleza, CE). Inscrições e informações para o público estão no sitewww.abad2013fortaleza.com.br

Assessoria de Comunicação da ABAD

Ana Paula Alencar                                                              Thais Campanaro
imprensa@abad.com.br                                                       comunicacao@abad.com.br
(11) 4787-1322 / (11) 7806-7169                                          (11) 3056-7500 – ramal 236

Eugenia Nogueira                                                               Sonia Lage
degage@degage.com.br                                                      degage@degage.com.br
(85) 3252-5401 / (85) 9989-3913                                          (85) 9989-5876 / (85) 8699-1783

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".