Dirigentes e associados de 800 redes e centrais de negócios que, juntas, congregam mais de 16 mil pequenos negócios de diversos áreas empresariais, estãor reunidos em Fortaleza, no quarto encontro nacional do segmento, hoje e amanhã, no Sebrae. Realizado com o objetivo de popularizar as vantagens da adesão ao associativismo, o evento pretende ajudar, também, na troca de experiência entre os participantes, além de discutir a atual conjuntura econômica mundial e brasileira e os desafios e oportunidades existentes para as Redes e Centrais de Negócios.
Pesquisa feita pelo Sebrae em 2012 sobre “Rede de Negócios” e que ouviu 163 centrais e redes de todo o País, concluiu que esse tipo de associação aumentou em 19% o poder de negociação com os fornecedores, fez 15,3% realizarem compras conjuntas e diminuiu em 14,7% os custos das empresas envolvidas.
Mas, afinal, o que são redes e centrais de negócios e quais as diferenças entre as duas modalidades de parceria associativa? Tanto as Redes como as Centrais de Negócios foram desenvolvidas pelo Sebrae Nacional, com o intuito de estimular a cultura da cooperação, possibilitando o fortalecimento de pequenos empreendimentos de um mesmo segmento de atuação. Basicamente, são empresários que se unem para poderem tornar seus negócios mais competitivos e terem condições de reagir a uma tendência de concentração de mercado.
A única diferença é que a Rede de Negócios tem o seu foco mais restrito às compras conjuntas. Já a Central de Negócios tem atuação mais abrangente, reunindo iniciativas que resultam em resultados positivos como:
-a redução de custos;
-contratação de serviços em conjunto;
-aumento do poder de negociação;
-exportação e compra em conjunto;
-planejamento de ações de venda;
-planejamento de ações de venda;
-capacitação de equipes;
-padronização da marca
e obtenção de melhores condições para linhas de crédito.
Podem participar das centrais/ redes de negócios, empresas e/ou empreendedores que tenham:
- Fornecedores e/ou clientes em comum;
- Estejam atuando no mesmo segmento de mercado ou em segmentos complementares;
- Objetivos comuns;
- Interesse e disponibilidade para participar das atividades em grupo.
PERFIL ECONÔMICO
Podem participar das centrais/ redes de negócios, empresas e/ou empreendedores que tenham:
- Fornecedores e/ou clientes em comum;
- Estejam atuando no mesmo segmento de mercado ou em segmentos complementares;
- Objetivos comuns;
- Interesse e disponibilidade para participar das atividades em grupo.
PERFIL ECONÔMICO
No Brasil, 25,84% da centrais/redes de negócios são do segmento de supermercado; 9%) pertencem ao de farmácias; 7,97% são relativas a multissegmentos; 7,84% do setor de material de construção e 3,08% de imobiliárias. Mas, vão participar do encontro, também, supermercados, material de construção, serviços automotivos, salões de beleza, pet shops, óticas, suprimentos de informática, móveis e eletrodomésticos e empresas de TI, entre outros.
O Ceará é o quarto estado no ranking brasileiro e o primeiro do Norte e Nordeste com um total de 56 redes/centrais implantadas, envolvendo 1.265 empresas associadas e a geração de mais de 18 mil postos de trabalho. Só o segmento do varejo alimentar, que é formado por supermercados e pequenos mercadinhos, apresentam os seguintes números: - 30 redes e centrais em funcionamento; 449 empresas, numa média de 15 empresas associadas por Rede/Central; 2.121 checkouts; 485 lojas em funcionamento na grande Fortaleza; 158 mil m² de área de vendas e 14.779 empregos diretos.
O 4º Encontro de Redes e Centrais de Negócios terá, na sua programação, palestras sobre as perspectivas e desafios de crescimento do mercado e sobre a gestão ética nas Redes e Centrais de Negócios, além de talkshows onde serão apresentadas experiências bem sucedidas nas áreas de gestão e inovação tanto nos produtos como nos serviços por Redes e Centrais convidadas.
Outro ponto de destaque do encontro será a realização da Sessão de Negócios, uma rodada entre Redes, Centrais e expositores que tenham estandes montados no evento, e que representem produtos/serviços nas áreas de automação, sistemas de gestão para redes/centrais, linhas de financiamento, segurança patrimonial, consultoria e treinamento.
As salas temáticas trarão a discussão sobre temas como: “Os fundamentos para fazer boas negociações com os fornecedores ou clientes”, “Os cuidados ao eleger uma nova liderança para a Central de Negócios”, “Como destruir a sua Central de Negócios em 7 lições práticas” e “Quando é necessário montar um Centro de Distribuição (CD) para a Central de Negócios e quais as variáveis devem ser analisadas para não errar na decisão”.
SERVIÇO:
4º Encontro Nacional de Redes e Centrais de Negócios
Período: dias 11 e 12 de setembro
Local: Centro de Negócios do Sebrae Ceará
Endereço: Avenida Monsenhor Tabosa, 777 – Praia de Iracema
PARA ENTREVISTAS:
Ivan Moreira, gestor da Solução Centrais de Negócios do Sebrae Ceará
9162-1531
PROGRAMAÇÃO
1º dia - 11/09/2013
8h30min
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Abertura da Secretaria do Evento
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09h às 10h
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Abertura para a Sessão de Negócios de produtos e serviços para as Centrais de Negócios
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10h às 10h30min
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Abertura Oficial do Evento
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10h30min às 11h
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SEBRAE Nacional: ações e acompanhamentos sobre as Centrais de Negócios
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11h às 12h30min
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12h30min às 14h
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Intervalo para Almoço
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14h às 14h30min
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Apresentação Cultural
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14h30min às 15h
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A expansão das Centrais de Negócios
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15h às 16h
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Talk Show 1: Casos de Sucesso
- Experiências, práticas e desafios de Centrais de Negócios sobre a expansão de suas atividades. Palestrantes: Representantes das Redes e Centrais convidadas | |
16h às 16h30min
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Coffee Break – Espaço Network
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16h30 às 18h
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Sessão de Negócios
- Visitação aos expositores e realização de reuniões entre fornecedores e empresários das redes e centrais de negócios. - Ambiente para troca de informações e negócios entre as Redes de Centrais de Negócios. |
2ª dia 12/09/2013
8h30min
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Abertura da Secretaria do Evento
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08h30min às 09h30min
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Abertura para a Sessão de Negócios de produtos e serviços para as Centrais de Negócios
- Visitação aos expositores e realização de reuniões entre fornecedores e empresários das redes e centrais de negócios. - Ambiente para troca de informações e negócios entre as Redes de Centrais de Negócios. | |
09h30min às 10h30min
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Palestra abertura:
O papel do executivo na gestão profissional da Central de Negócios
Palestrantes: Executivos de Redes e Centrais convidadas | |
10h30min às 11h
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Coffee Break – Espaço Network
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11h às 11h30min
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A cultura da cooperação: a principal característica de uma Central de Negócios
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11h30min às 12h30min
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Talk Show 2: Casos de Sucesso
Quais ações fizeram as Centrais de Negócios para vencer a individualidade em favor dos resultados coletivos? Palestrantes: Representantes das Redes e Centrais convidadas | |
12h30min às 14h
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Intervalo para Almoço
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14h às 14h30min
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Apresentação Cultural
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14h30min às 16h
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Salas Temáticas
Sala 1: Os fundamentos para fazer boas negociações com os fornecedores ou clientes.
Sala 2: Os cuidados ao eleger uma nova liderança para a Central de Negócios.
Sala 3: Como destruir a sua Central de Negócios em 7 lições práticas?
Sala 4: Quando é necessário montar um Centro de Distribuição (CD) para a Central de Negócios e quais as variáveis devem ser analisadas para não errar na decisão?
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16h às 16h30min
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Coffee Break – Espaço Network
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16h30 às 17h30min
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