Pular para o conteúdo principal

Top Five

Muitos profissionais questionam-se sobre o porquê de seus esforços não refletirem proporcionalmente em resultados de excelência na carreira. Não importa quantas noites em claro e fins de semana no escritório, o sucesso e a satisfação parecem inalcançáveis. Mas o consultor e executivo Sérgio Mena Barreto propõe uma saída criativa para reverter esse cenário no livro Top Five - Cinco atitudes que podem mudar sua vida e alavancar sua carreira, que vai muito além de apresentar soluções mágicas e traz ferramentas para que o leitor busque essa resposta.

Ao estudar os perfis de diversos profissionais com quem conviveu em mais de 25 anos de trajetória como consultor e executivo, o autor partiu da premissa de que 95% deles estão insatisfeitos com aquilo que conquistaram, mesmo tendo ocupação qualificada e remuneração razoável. Os outros 5%, porém, destacaram-se na multidão e continuam a almejar novos desafios, mesmo diante de adversidades como a infância pobre e a formação escolar deficitária.

“Desenvolvi o estranho hábito de registrar, num arquivo pessoal, todas as pessoas que conheci e que me pareciam promissoras. Depois acrescentei ao arquivo registros de entrevistas e conversas informais com grandes executivos, empreendedores e profissionais bem sucedidos ao longo desses anos, em busca de comportamentos ou atitudes que me levassem a um padrão. Classifiquei esse grupo especial como Top Five e identifiquei nele características peculiares que levaram esses executivos a fazerem a diferença no mundo corporativo”, avalia.

De posse dessas informações, Barreto conclui que é possível atingir o status Top Five a partir de cinco atitudes – assumir o controle; gerenciar a energia, conectar-se com maestria, fazer acontecer e reinventar-se sempre. E para seguir esses princípios, propõe 30 ações de alto impacto e uma gama de exercícios voltados à autoavaliação e planejamento da carreira, incluindo um questionário baseado nos preceitos da ayurveda. A filosofia de 7 mil anos trabalha a harmonia entre os doshas, que consistem nas combinações entre os elementos ar, éter, água, terra e fogo presentes em cada indivíduo.

“A ideia é estimular o leitor a entender suas forças e vulnerabilidades, de maneira a encontrar o equilíbrio necessário para avançar profissionalmente. Muitos deixam-selevar pelo curso natural da vida e passam a ocupar uma prisão invisível, alimentando a ilusão de que nada precisa mudar e de que basta cumprir uma única atividade por toda a vida”, observa.

Tabelas e gráficos também integram a obra e um deles propõe a divisão da vida em 15 ciclos, incentivando a manter uma curva crescente a cada sete anos. É quando o livro toma um caráter ainda mais íntimo, mas de forma racional e não impositiva. “Na maioria dos casos, o ápice da vida é definido somente em função do vigor físico. E justamente por isso, perdemos o brilho da fase em que mais podemos contribuir com a sociedade e acrescentar competências e inovação ao nosso currículo”, acredita.

Top Five - Cinco atitudes que podem mudar sua vida e alavancar sua carreira
Autor: Sérgio Mena Barreto
Editora: Alta Books
206 páginas
Onde encontrar: nas principais livrarias do Brasil

Sobre o autor


Sérgio Mena Barreto é formado em Administração com especialização em Marketing. Atuou como consultor em programas de desenvolvimento de executivos em empresas públicas e privadas. Foi diretor de operações e marketing de uma grande rede varejista, com mais de 600 unidades de negócios e atuação em todo o Brasil. É frequentemente convidado para ministrar palestras sobre temas como varejo, marketing e desenvolvimento de pessoas em eventos nacionais e internacionais (Estados Unidos, França, Espanha e Inglaterra). Atualmente é presidente-executivo da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) e diretor da Mena Barreto & Associados - Tecnologia e Desenvolvimento Humano. É autor do livro Zona de Coragem, lançado em setembro de 2008.


Comentários

Mais lidas da semana

Meninas com câncer realizam hoje sonho da festa de 15 anos à beira mar

Nesta terça-feira, dia 15 de agosto, às 16h30, a barraca Gran Royal, na Praia do Futuro, em Fortaleza, será palco de uma festa especial. Jovens com câncer atendidas pela Associação Peter Pan comemorarão seus quinze anos com toda a pompa e circunstância que a ocasião requer. A ação voluntária é uma iniciativa da Liven Eventos, empresa especializada na realização de festas temáticas personalizadas, que por meio do Projeto Essência reúne dezenas de profissionais do mercado cearense para realizar o sonho das debutantes atendidas pela Associação Peter Pan.

Abertas inscrições para edição 2018-2019 do Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo

Profissionais de imprensa de todo o Brasil já podem inscrever-se na nova edição do Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional. O link para submissão de trabalhos e o regulamento completo estão disponíveis em www.bnb.gov.br/web/premio-banco-do-nordeste-de-jornalismo. Na edição de 2019, poderão ser inscritas matérias veiculadas de primeiro de janeiro de 2018 a 29 de março de 2019.


A iniciativa premiará as melhores produções jornalísticas que abordem ações promotoras de desenvolvimento regional, localizadas na região Nordeste ou norte de Minas Gerais e do Espírito Santo (área de atuação do BNB). Ao todo, serão R$ 234 mil em prêmios, distribuídos em 18 categorias.

O Grande Prêmio Nacional reconhecerá material que tenha como temática "Microcrédito urbano como ferramenta de desenvolvimento econômico e social". Concorrem nas demais categorias, trabalhos que abordem o desenvolvimento regional considerado em seu sentido mais amplo, incluindo suas vertentes de or…

Ceará Natal de Luz Fortaleza 2018 vai aos terminais de ônibus

Mais de um milhão de pessoas passam, por dia, pelos terminais de ônibus de Fortaleza. Para atender esse público que não tem tempo de ir à Praça do Ferreira, no Centro, e à Praça Portugal, na Aldeota, onde ocorrem as apresentações do Ceará Natal de Luz, a organização do evento natalino leva uma programação especial, a partir desta segunda-feira (17), aos terminais de ônibus de Antônio Bezerra, Parangaba, Lagoa, Messejana e Papicu.



Regido pelo diretor artístico e cultural do Ceará Natal de Luz Fortaleza, maestro Poty Fontenelle, o Grupo Vocal Porta Voz (foto Divulgação) promete emocionar os passageiros em uma versão adulta do famoso Coral da Luz, que canta diariamente às seis da noite, das sacadas do Hotel Excelsior, no Centro de Fortaleza.
O Grupo Porta Voz é conhecido pelas aberturas de natais nos principais shoppings de Fortaleza e participou de grandes festivais em várias capitais brasileiras, tais como, Porto Alegre, Belo Horizonte, Teresina, São Luís, Recife e Aracaju. Ganhou todas …

Unidade da Casa da Mulher Brasileira no Ceará é inaugurada

“Nós, a sociedade como um todo, recebemos uma Casa dessas como uma vitória, uma vitória numa luta muito grande ainda relacionada ao enfrentamento da violência contra a mulher. Essa Casa dá condições de implantar um modelo mais eficaz para fazer um enfrentamento com maiores chances de sucesso. Nossa grande esperança é poder replicar modelos assim no Ceará todo”. Assim a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, destacou a importância de contar com uma unidade da Casa da Mulher Brasileira, inaugurada ontem (sexta-feira, 14) à noite.
O equipamento, que funciona desde junho deste ano em regime de implementação, foi construído e equipado pelo Governo Federal, a partir de iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos (MDH). A Casa possibilita o acolhimento e o encaminhamento da denúncia de forma ágil e especializada, prestando suporte às mulheres em situação de violência. O Governo do Ceará é o responsável pela administração do local, que conta com Comitê Gestor formado por representantes do G…

Inec distribui 15 mil brinquedos para crianças neste sábado

Mais de 15 mil brinquedos serão distribuídos neste sábado (15), a partir das duas da tarde, no Parque Adahil Barreto, para crianças de comunidades de Fortaleza e Região Metropolitana. 

A ação Inec do Bem é uma realização do Instituto Nordeste Cidadania (Inec) que, além da entrega de brinquedos, promoverá uma tarde de brincadeiras e apresentações culturais gratuitas e abertas ao público.
O objetivo é realizar o encerramento das ações socioambientais do Instituto desenvolvidas no ano de 2018. Na ocasião, também serão homenageados os parceiros solidários que contribuíram com a execução das ações.



Os brinquedos artesanais e sustentáveis foram desenvolvidos por 17 grupos produtivos formados e acompanhados pelo Inec durante o ano todo e fazem parte de uma ação que visa promover a geração de renda em comunidades atendidas pela instituição. Ao todo, crianças de 49 associações parceiras do Inec serão beneficiadas com a entrega de brinquedos.

Além do evento no Parque Adahil Barreto, o Inec realizar…