Pular para o conteúdo principal

Top Five

Muitos profissionais questionam-se sobre o porquê de seus esforços não refletirem proporcionalmente em resultados de excelência na carreira. Não importa quantas noites em claro e fins de semana no escritório, o sucesso e a satisfação parecem inalcançáveis. Mas o consultor e executivo Sérgio Mena Barreto propõe uma saída criativa para reverter esse cenário no livro Top Five - Cinco atitudes que podem mudar sua vida e alavancar sua carreira, que vai muito além de apresentar soluções mágicas e traz ferramentas para que o leitor busque essa resposta.

Ao estudar os perfis de diversos profissionais com quem conviveu em mais de 25 anos de trajetória como consultor e executivo, o autor partiu da premissa de que 95% deles estão insatisfeitos com aquilo que conquistaram, mesmo tendo ocupação qualificada e remuneração razoável. Os outros 5%, porém, destacaram-se na multidão e continuam a almejar novos desafios, mesmo diante de adversidades como a infância pobre e a formação escolar deficitária.

“Desenvolvi o estranho hábito de registrar, num arquivo pessoal, todas as pessoas que conheci e que me pareciam promissoras. Depois acrescentei ao arquivo registros de entrevistas e conversas informais com grandes executivos, empreendedores e profissionais bem sucedidos ao longo desses anos, em busca de comportamentos ou atitudes que me levassem a um padrão. Classifiquei esse grupo especial como Top Five e identifiquei nele características peculiares que levaram esses executivos a fazerem a diferença no mundo corporativo”, avalia.

De posse dessas informações, Barreto conclui que é possível atingir o status Top Five a partir de cinco atitudes – assumir o controle; gerenciar a energia, conectar-se com maestria, fazer acontecer e reinventar-se sempre. E para seguir esses princípios, propõe 30 ações de alto impacto e uma gama de exercícios voltados à autoavaliação e planejamento da carreira, incluindo um questionário baseado nos preceitos da ayurveda. A filosofia de 7 mil anos trabalha a harmonia entre os doshas, que consistem nas combinações entre os elementos ar, éter, água, terra e fogo presentes em cada indivíduo.

“A ideia é estimular o leitor a entender suas forças e vulnerabilidades, de maneira a encontrar o equilíbrio necessário para avançar profissionalmente. Muitos deixam-selevar pelo curso natural da vida e passam a ocupar uma prisão invisível, alimentando a ilusão de que nada precisa mudar e de que basta cumprir uma única atividade por toda a vida”, observa.

Tabelas e gráficos também integram a obra e um deles propõe a divisão da vida em 15 ciclos, incentivando a manter uma curva crescente a cada sete anos. É quando o livro toma um caráter ainda mais íntimo, mas de forma racional e não impositiva. “Na maioria dos casos, o ápice da vida é definido somente em função do vigor físico. E justamente por isso, perdemos o brilho da fase em que mais podemos contribuir com a sociedade e acrescentar competências e inovação ao nosso currículo”, acredita.

Top Five - Cinco atitudes que podem mudar sua vida e alavancar sua carreira
Autor: Sérgio Mena Barreto
Editora: Alta Books
206 páginas
Onde encontrar: nas principais livrarias do Brasil

Sobre o autor


Sérgio Mena Barreto é formado em Administração com especialização em Marketing. Atuou como consultor em programas de desenvolvimento de executivos em empresas públicas e privadas. Foi diretor de operações e marketing de uma grande rede varejista, com mais de 600 unidades de negócios e atuação em todo o Brasil. É frequentemente convidado para ministrar palestras sobre temas como varejo, marketing e desenvolvimento de pessoas em eventos nacionais e internacionais (Estados Unidos, França, Espanha e Inglaterra). Atualmente é presidente-executivo da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) e diretor da Mena Barreto & Associados - Tecnologia e Desenvolvimento Humano. É autor do livro Zona de Coragem, lançado em setembro de 2008.


Comentários

Mais lidas da semana

Notas econômicas

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) divulga seu balanço financeiro referente ao primeiro semestre de 2019, nesta terça-feira (13), às cinco da tarde, no Passaré.

Na ocasião, o presidente do BNB, Romildo Rolim, concederá entrevista coletiva sobre o detalhamento dos resultados operacionais da empresa.

Meninas com câncer realizam hoje sonho da festa de 15 anos à beira mar

Nesta terça-feira, dia 15 de agosto, às 16h30, a barraca Gran Royal, na Praia do Futuro, em Fortaleza, será palco de uma festa especial. Jovens com câncer atendidas pela Associação Peter Pan comemorarão seus quinze anos com toda a pompa e circunstância que a ocasião requer. A ação voluntária é uma iniciativa da Liven Eventos, empresa especializada na realização de festas temáticas personalizadas, que por meio do Projeto Essência reúne dezenas de profissionais do mercado cearense para realizar o sonho das debutantes atendidas pela Associação Peter Pan.

MRV inscreve para estágio

A MRV, abre seu Programa de Estágio que deverá seguir com inscrições até domingo (15). Para participar basta cadastrar-se no link: www.mrv.com.br/programadeestagio
São convidados a participar estudantes de engenharia civil nas mais de 155 cidades onde a construtora atua podem se inscrever para participar do programa. O processo de seleção é composto por cinco etapas e os jovens selecionados irão participar de um programa que prevê o fomento ao conhecimento técnico, o protagonismo e a visão sistêmica do negócio, alinhados com os valores e propósito da MRV.

Quilombola da Serra da Rajada recebe formação

A Comissão Intersetorial do Selo Unicef na Prefeitura promoveu nesta quinta-feira (12) mais uma formação do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) na Escola Yara Guerra, comunidade Quilombola da Serra da Rajada.


Mobilizador dos Nucas, Anízio Silva explica que o objetivo de ações deste tipo é que todos os 16 membros do Nuca conheçam os oito desafios do Selo Unicef. “Este momento é para tomar conhecimento dos Desafios e suas respectivas atividades. O oitavo desafio, que é promover práticas de enfrentamento ao racismo, será destaque e a partir dele desenvolvemos as atividades”, explica.

Em 29 de agosto, a Comissão debateu com a população no primeiro encontro na Escola Yara Guerra o projeto de reformulação pedagógica da unidade e executou a primeira etapa da formação dos membros do Nuca.

Para promover uma agenda contínua de participação de adolescentes até 2020, o Unicef propõe oito desafios temáticos. Para cada um, o Unicef estabelece um conjunto de atividades que incluem: ação a ser re…

Agenda Econômica

A partir desta segunda-feira (16), o Grupo BSPAR estará de endereço novo: o BS Design (Avenida Desembargador Moreira, 1300), primeiro edifício comercial do Ceará com conceito A+.


O grupo deixa o Metropolitan Empresarial para se instalar em um espaço mais moderno e integrado, com mais de 700 metros quadrados de área. Na nova sede (foto Gentil Barreira) estarão reunidas as empresas BSPAR Incorporações, BSPAR Finanças.
A BSPAR Incorporações, fundada em 2008, atua no setor da construção civil nas praças de Fortaleza e Natal. Com projetos de design arrojado e alto padrão de qualidade, a incorporadora está entre as principais empresas atuantes no mercado. 
Já a BSPAR Finanças é uma empresa que funciona como Fundo de Investimento em Direitos Creditórios indo além da operação com recebíveis, proporcionando também aos seus clientes Soluções Financeiras com excelência, agilidade e transparência, contribuindo com o desenvolvimento dos mercados em que atua.


.




.

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *


.


Notícias mais acessadas do mês

Notas econômicas

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) divulga seu balanço financeiro referente ao primeiro semestre de 2019, nesta terça-feira (13), às cinco da tarde, no Passaré.

Na ocasião, o presidente do BNB, Romildo Rolim, concederá entrevista coletiva sobre o detalhamento dos resultados operacionais da empresa.

Meninas com câncer realizam hoje sonho da festa de 15 anos à beira mar

Nesta terça-feira, dia 15 de agosto, às 16h30, a barraca Gran Royal, na Praia do Futuro, em Fortaleza, será palco de uma festa especial. Jovens com câncer atendidas pela Associação Peter Pan comemorarão seus quinze anos com toda a pompa e circunstância que a ocasião requer. A ação voluntária é uma iniciativa da Liven Eventos, empresa especializada na realização de festas temáticas personalizadas, que por meio do Projeto Essência reúne dezenas de profissionais do mercado cearense para realizar o sonho das debutantes atendidas pela Associação Peter Pan.

'Greta' vence Cine Ceará 2019

'Greta' (foto) é o grande vencedor do 29º Cine Ceará. Terminou na noite desta sexta-feira (6) o Festival Ibero-americano de Cinema (Cine Ceará 2019). A solenidade no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza foi marcada pelo anúncio dos vencedores e homenagem ao ator Matheus Nachtergaele com o Troféu Eusélio Oliveira entregue pelo ator Luis Fernando Guimarães.


O filme Greta, de Armando Praça, foi o grande vencedor. A produção cearense ganhou o Troféu Mucuripe nas categorias de Melhor Longa-metragem, Melhor Direção e Melhor Ator para Marco Nanini.

O peruano Canção sem Nome, de Melina León, conquistou quatro prêmios: de Melhor Fotografia para Inti Briones, Melhor Trilha Sonora Original para Pauchi Sasaki, Prêmio Olhar Universitário e Prêmio da Crítica.

A coprodução Cuba-Alemanha A Viagem Extraordinária de Celeste García, de Arturo Infante, foi agraciada com três prêmios: Melhor Atriz para Maria Isabel Díaz, Melhor Roteiro para Arturo Infante e Melhor Montagem para Joanna Montero.

O documen…