Pular para o conteúdo principal

Top Five

Muitos profissionais questionam-se sobre o porquê de seus esforços não refletirem proporcionalmente em resultados de excelência na carreira. Não importa quantas noites em claro e fins de semana no escritório, o sucesso e a satisfação parecem inalcançáveis. Mas o consultor e executivo Sérgio Mena Barreto propõe uma saída criativa para reverter esse cenário no livro Top Five - Cinco atitudes que podem mudar sua vida e alavancar sua carreira, que vai muito além de apresentar soluções mágicas e traz ferramentas para que o leitor busque essa resposta.

Ao estudar os perfis de diversos profissionais com quem conviveu em mais de 25 anos de trajetória como consultor e executivo, o autor partiu da premissa de que 95% deles estão insatisfeitos com aquilo que conquistaram, mesmo tendo ocupação qualificada e remuneração razoável. Os outros 5%, porém, destacaram-se na multidão e continuam a almejar novos desafios, mesmo diante de adversidades como a infância pobre e a formação escolar deficitária.

“Desenvolvi o estranho hábito de registrar, num arquivo pessoal, todas as pessoas que conheci e que me pareciam promissoras. Depois acrescentei ao arquivo registros de entrevistas e conversas informais com grandes executivos, empreendedores e profissionais bem sucedidos ao longo desses anos, em busca de comportamentos ou atitudes que me levassem a um padrão. Classifiquei esse grupo especial como Top Five e identifiquei nele características peculiares que levaram esses executivos a fazerem a diferença no mundo corporativo”, avalia.

De posse dessas informações, Barreto conclui que é possível atingir o status Top Five a partir de cinco atitudes – assumir o controle; gerenciar a energia, conectar-se com maestria, fazer acontecer e reinventar-se sempre. E para seguir esses princípios, propõe 30 ações de alto impacto e uma gama de exercícios voltados à autoavaliação e planejamento da carreira, incluindo um questionário baseado nos preceitos da ayurveda. A filosofia de 7 mil anos trabalha a harmonia entre os doshas, que consistem nas combinações entre os elementos ar, éter, água, terra e fogo presentes em cada indivíduo.

“A ideia é estimular o leitor a entender suas forças e vulnerabilidades, de maneira a encontrar o equilíbrio necessário para avançar profissionalmente. Muitos deixam-selevar pelo curso natural da vida e passam a ocupar uma prisão invisível, alimentando a ilusão de que nada precisa mudar e de que basta cumprir uma única atividade por toda a vida”, observa.

Tabelas e gráficos também integram a obra e um deles propõe a divisão da vida em 15 ciclos, incentivando a manter uma curva crescente a cada sete anos. É quando o livro toma um caráter ainda mais íntimo, mas de forma racional e não impositiva. “Na maioria dos casos, o ápice da vida é definido somente em função do vigor físico. E justamente por isso, perdemos o brilho da fase em que mais podemos contribuir com a sociedade e acrescentar competências e inovação ao nosso currículo”, acredita.

Top Five - Cinco atitudes que podem mudar sua vida e alavancar sua carreira
Autor: Sérgio Mena Barreto
Editora: Alta Books
206 páginas
Onde encontrar: nas principais livrarias do Brasil

Sobre o autor


Sérgio Mena Barreto é formado em Administração com especialização em Marketing. Atuou como consultor em programas de desenvolvimento de executivos em empresas públicas e privadas. Foi diretor de operações e marketing de uma grande rede varejista, com mais de 600 unidades de negócios e atuação em todo o Brasil. É frequentemente convidado para ministrar palestras sobre temas como varejo, marketing e desenvolvimento de pessoas em eventos nacionais e internacionais (Estados Unidos, França, Espanha e Inglaterra). Atualmente é presidente-executivo da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) e diretor da Mena Barreto & Associados - Tecnologia e Desenvolvimento Humano. É autor do livro Zona de Coragem, lançado em setembro de 2008.


Comentários

Mais lidas da semana

Tomada de Contas Especial

Por unanimidade de votos, foi convertido em Tomada de Contas Especial o processo 00521/2010-1, referente à representação proposta pela empresa Fotossensores Tecnologia Eletrônica Ltda, sobre possíveis irregularidades na Cotação de Preços n.º 2010001 que culminou na contratação direta por dispensa de licitação da empresa Fast One Sistemas Tecnológicos S/A, por parte da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
A cotação tinha como objeto a aquisição de sistema de videomonitoramento embarcados destinados às viaturas operacionais do Programa Ronda do Quarteirão com monitores e equipamentos para gravação de áudio e vídeo, com backup programado e visualização de imagens em tempo real. De acordo com o processo, foi realizada pela SSPDS uma contratação direta por valor global maior do que o proposto em licitação, imediatamente anterior, majorada a princípio em R$ 1.190.200,00, para o mesmo objeto, o que vislumbrou indício de injustificado dano ao erário.
Todos os conselheiros…

Meninas com câncer realizam hoje sonho da festa de 15 anos à beira mar

Nesta terça-feira, dia 15 de agosto, às 16h30, a barraca Gran Royal, na Praia do Futuro, em Fortaleza, será palco de uma festa especial. Jovens com câncer atendidas pela Associação Peter Pan comemorarão seus quinze anos com toda a pompa e circunstância que a ocasião requer. A ação voluntária é uma iniciativa da Liven Eventos, empresa especializada na realização de festas temáticas personalizadas, que por meio do Projeto Essência reúne dezenas de profissionais do mercado cearense para realizar o sonho das debutantes atendidas pela Associação Peter Pan.

Miss Ceará 2013

(www.al.ce.gov.br) - Após o primeiro expediente da sessão plenária desta quinta-feira, as 25 candidatas à Miss Ceará 2013 (foto Máximo Moura) oram apresentadas ao parlamentares no Plenário da Assembleia Legislativa. As jovens são representantes dos municípios de Aracati, Caucaia, Fortim, Fortaleza, Graça, Guaraciaba do Norte, Horizonte, Itapajé, Itapipoca, Crato, Maracanaú, Morada Nova, Pacajus, Paraipaba, Poranga, Russas, São Benedito, Sobral, Tamboril, Tianguá e Umirim; além do bairro Meirelles, de Fortaleza, e dos clubes Ceará  e Maguary. As candidatas foram recepcionadas pelo presidente da Casa, deputado José Albuquerque (PSB), que ressaltou a importância de apoiar esse tipo de atividade cultural. “É um concurso de beleza com representantes das nossas cidades, da nossa cultura”, disse. Os deputados Paulo Facó (PTdoB) e Fátima Leite (PRTB) também avaliaram que a realização do concurso “tem grande importância para a cultura do Estado”. A coordenadora do concurso, Jorlene Cordeiro, …

Onodera em Fortaleza

A Onodera - maior rede de franquias de serviços de estética do País - chega a Fortaleza no próximo dia 11 de maio, data de abertura da primeira unidade na Capital Cearense. Com endereço privilegiado entre os bairros Aldeota e Meireles, a Onodera traz para os cearenses os melhores e mais modernos serviços na área de estética corporal e facial. Com mais de 30 anos de experiência no mercado, a Onodera Estética tem um time completo de excelentes profissionais em cada uma de suas unidades, entre fisioterapeutas, nutricionistas, massagistas, consultoras e médicos. Assim, é possível oferecer o melhor para cada cliente, com um tratamento específico para cada caso. Além disso, todas as clientes da Onodera Estética contam com acompanhamento médico e nutricional.
Focada na qualificação de seus profissionais, para continuar levando serviços de ponta aos clientes, a Onodera Estética possui um Núcleo de Pesquisa e Treinamento, que garante a utilização das mais modernas tecnologias do mundo, aplicando…

Devassa em Baturité

O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM-CE) tem em andamento uma inspeção especial em Baturité, que, em princípio,se estenderá até sexta-feira (20).O trabalho começou na segunda-feira (17).O objetivo da Comissão de Inspeção do TCM é traçar um retrato da atual administração municipal, no âmbito administrativo, orçamentário, contábil, financeiro e patrimonial, bem como avaliar a legalidade na aplicação dos recursos públicos municipais. A equipe em operação é multidisciplinar,composta por nove analistas de controle externo do Tribunal que estão encarregados de observar, com maior atenção,os atos praticados pela prefeitura nas áreas administrativa, de licitação, de contabilidade, pessoal e engenharia, dentre outras. Caso sejam constatadas irregularidades no curso da inspeção especial, haverá instauração imediata de processo de provocação para apuração de responsabilidade. As primeiras avaliações da situação, com base no que foi visto até agora, indicam problemas de organizaçã…