ProVende

Um ambiente com muita concorrência, clientes propondo baixa remuneração, necessidade de estrutura para atender todas as demandas e a rotina de andar sempre no limite entre a liberdade de expressão e o risco de polêmica em torno dos anúncios. Esses são alguns dos desafios que uma agência de publicidade precisa enfrentar no mercado atual, segundo Antônio Lino, sócio-diretor da Talent uma das maiores empresas nacionais do setor.

O profissional é um dos palestrantes do ProVende, evento realizado pelo Sindicato das Agências de Propaganda do Estado do Ceará (Sinapro-CE) nos dias 24 e 25 de outubro no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza. Abordando o tema "Gestão em agência de propaganda", ele irá destacar questões relativas ao processo de administração da empresa - tema que geralmente não faz parte do cotidiano ou da formação de publicitários, que, via de regra, são mais ligados à criatividade do que a números.

No Provende, Lino irá mostrar que o mercado, hoje, tem exigido cada vez mais profissionalização e as empresas já têm consciência de que não é possível se manter apenas com bons criadores. "As agências estão muito atentas à necessidade de uma boa gestão e cientes de que isso é fundamental para o seu negócio. Vejo isso em minhas palestras, e em cada uma delas me surpreendo pelo número de pessoas participantes e pelo teor das questões discutidas", afirma.

Qualidade e estrutura são fundamentais
Segundo o representante da Talent, quem pensa em abrir sua agência, hoje, vai encontrar um mercado com aproximadamente 10 mil concorrentes, o que, para ele, denota um ponto próximo da saturação. Além disso, o Brasil sofre as conseqüências de uma crise econômica mundial, em que há escassez de recursos e cautela, por parte dos anunciantes, para investimento em publicidade.

Por isso, ele afirma que os gestores da nova empresa precisam dar atenção a alguns componentes importantes. O primeiro deles é a qualidade. Segundo Antônio Lino, as agências que conseguem entregar um bom trabalho, medido por aumento de vendas do anunciante e consolidação do seu produto, tendem a manter esse anunciante em sua carteira por muitos anos. "Também é essencial ter uma boa estrutura e um time de qualidade", lembra ele. Por fim, o palestrante do ProVende aconselha que as agências não se especializem em segmentos, mas atuem de forma ampla. "Em épocas de crise, isso ajuda a superar as dificuldades", explica.

O ProVende é um evento promovido pelo Sinapro-CE em parceria com o Sistema Verdes Mares de Comunicação, Sistema Jangadeiro, Grupo Cidade de Comunicação e Grupo O Povo. Tem apoio da FIEC, CDL, Sebrae, TCM, Fenapro, Abap- capítulo Ceará, Cenp, Aprece e Acert.

Serviço:
ProVende 2013
Data: 24 e 25 de outubro de 2013
Local: CDL - Câmara dos Dirigentes Lojistas
Inscrições: gratuitas e limitadas
Mais informações: www.provende2013.com.br

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