Pular para o conteúdo principal

Biografias


"A próxima biografia é sempre a melhor". Em debate sobre este tema o biógrafo Fernando Morais abre na quinta-feira, dia 14, o I Festival Internacional de Biografias - FIB, que até domingo, 17, reunirá em Fortaleza biógrafos e realizadores de cinebiografias com o objetivo de constituir uma esfera de debates em torno da arte biográfica literária e audiovisual. O autor de Olga, Chatô: O Rei do Brasil, Montenegro e O Mago participa da programação às 16 horas, em debate mediado pelo jornalista e historiador Paulo César de Araújo, autor de Roberto Carlos em Detalhes, biografia não autorizada do cantor.

Pensado há cerca de três anos, o I FIB acontece no meio da polêmica em torno da liberação das biografias não autorizadas, cujo desenrolar, coincidentemente, ocorre três dias depois, quando o Supremo Tribunal Federal decidirá sobre o assunto que vem mobilizando a intelectualidade do país. Com debates diários com os mais importantes biógrafosbrasileiros da atualidade, exibição de filmes seguidos de conversa com os realizadores, exposição, shows e feira do livro, o FIB será ambientado no Estoril, na Praia de Iracema, onde haverá uma estrutura de tendas para o evento.

O acesso ao Festival é gratuito, mas os interessados em participar da programação literária devem preencher e enviar oformulário de inscrições que está disponível no site do FIB (www.festivaldebiografias.com.br).

Na Mostra de Cinema, será exibido na quinta-feira, às 18h, Outro Sertão - uma biografia de Guimarães Rosa, dirigido por Adriana Jacobsen e Soraia Vilela, que após a exibição participam de debate ao lado de Diego Hoefel, realizador e professor da Universidade Federal do Ceará. O filme é um documentário sobre o período em que o escritor João Guimarães Rosa viveu na Alemanha nazista, em um resgate da experiência do então vice-cônsul em Hamburgo entre 1938 e 1942. Através de imagens de arquivo da época, documentos, testemunhos de pessoas que o conheceram e uma entrevista inédita com o próprio escritor, o documentário revela novos aspectos de sua biografia. Documentos inéditos (alemães e brasileiros) e testemunhos de judeus que fugiram para o Brasil por Hamburgo, bem como de amigos e críticos, recriam a experiência de Guimarães Rosa na Alemanha nazista. lançado este ano, o filme foi vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival do Cinema Brasileiro de Brasília e do Prêmio do Público de Melhor Documentário Nacional na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Nos quatro dias, a partir das 15h, pode ser visitada a exposição "Por Entre Biografias", uma perspectiva do exercício do olhar sobre o outro. Com a curadoria de Maíra Ortins, a exposição conta com trabalhos de artistas cearenses em homenagem a importantes artistas internacionais por meio de suas intervenções/obras em grandes painéis. Para a homenagem, foram convidados seis artistas cearenses que a partir de seu ponto de vista e perspectiva, desenvolveram uma obra relacionada ao artista por eles escolhido. Tereza Dequinta e Robézio Marqs/ ACIDUM apresentam a obra "Ressignificações fotográficas sobre as obras de Michel Basquiat e Frida Kahlo"; Silas de Paula participa com " Ressignificações fotográficas sobre a obra de Andy Warhol"; Diego de Santos expõe "Ressignificações sobre a obra de Marcel Duchamp"; Claudia Sampaio apresenta " Ressignificações sobre a obra de Marina Abramivic".

A exposição também é interativa, contará com uma “cabine de depoimentos” na qual os visitantes terão a oportunidade de se colocar como biógrafos de pessoas importantes em suas vidas ou mesmo relatar fatos marcantes de sua vida pessoal. Segundo Maíra Ortins, é o momento de reflexão sobre este olhar que se projeta no outro ou nosso olhar sobre nós mesmos.

O FESTIVAL

“Histórias de vida” é a temática orientadora da programação do Festival Internacional de Biografias, resultado de uma série de conversas entre o sociólogo Paulo Linhares e a jornalista Bete Jaguaribe, nos últimos três anos. Nos últimos anos, Paulo Linhares esteve envolvido na tese de doutorado sobre José de Alencar, que gerou o livro biográfico “O profeta e o chocolate”, lançado este mês. O I FIB é apresentado pelo Ministério da Cultura e Banco do Nordeste, numa realização do Instituto de Referência da Imagem e do Som - IRIS e Governo Federal. Produção Executiva: Quitanda das Artes. Promoção: Prefeitura Municipal de Fortaleza. Apoio Cultural: Secretaria Estadual de Cultura, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Agradecimentos: Guanabara e Coelce. 

A curadoria da PROGRAMAÇÃO LITERÁRIA ficou a cargo do jornalista Mário Magalhães, ganhador do Prêmio Jabuti 2014 de Melhor Biografia do ano, com o livro “Marighella – o guerrilheiro que incendiou o mundo”. O curador fez uma seleção de 11 biógrafos e autores de perfis consagrados ou que preparam sua estreia no gênero, que debaterão a produção biográfica em livros.

São eles, em ordem alfabética: Fernando Morais (autor de Olga, Chatô: O Rei do Brasil, Montenegro, O Mago);Guilherme Fiuza (Meu nome não é Johnny, Bussunda, Giane); Humberto Werneck (Chico Buarque: Tantas palavras – Todas as letras & reportagem biográfica de Humberto Werneck, O santo sujo: A vida de Jayme Ovalle); João Máximo(Gigantes do futebol brasileiro - com Marcos de Castro, Noel Rosa: Uma biografia - com Carlos Didier, João Saldanha: Sobre nuvens de fantasia); Josélia Aguiar (Jorge Amado: Uma biografia, a sair pela Editora Três Estrelas); Lira Neto (O poder e a peste: A vida de Rodolfo Teófilo, O inimigo do rei: Uma biografia de José de Alencar, Castello: A marcha para a ditadura, Maysa: Só numa multidão de amores, Padre Cícero: Poder, fé e guerra no sertão, Getúlio, tomos I e II); Lucas Figueiredo (biografia de Tiradentes, a sair pela Companhia das Letras, Morcegos negros: PC Farias, Collor, máfias e a história que o Brasil não conheceu, O operador: Como e a mando de quem Marcos Valério irrigou os cofres do PSDB e do PT); Luiz Fernando Vianna (Zeca Pagodinho, Aldir Blanc: Resposta ao tempo – Vida e letras, João Nogueira: Discobiografia); Paulo Cesar de Araújo (Roberto Carlos em detalhes); Regina Zappa (Hugo Carvana; Cancioneiro Chico Buarque, vols. 1, 2 e 3; Para seguir minha jornada: Chico Buarque; Gilberto bem perto - com Gilberto Gil); e Ruy Castro(O Anjo Pornográfico: A vida de Nelson Rodrigues; Estrela solitária: Um brasileiro chamado Garrincha; Ela é carioca: Uma enciclopédia de Ipanema; Carmem: Uma biografia).

Como um festival pensado também na relação livro x audiovisual, na MOSTRA DE CINEMA, além da cinebiografia de Guimarães Rosa, serão exibidos “Jards”,de Eryk Rocha, sobre a vida de Jard Macalé (debate com o diretor Eryk Rocha e o realizador Guto Parente), “Jorge Mautner - O filho do Holocausto”, de Pedro Bial e Heitor D’Allincourt (debate com o diretor Heitor D’Allincourt e o realizador Armando Praça) e “A arte do Renascimento – uma cinebiografia de Silvio Tendler”, de Noilton Nunes (debate com o diretor Noilton Nunes e o cineasta Sílvio Tendler. Mediador: Dellano Rios).

No calçadão do Estoril estará a FEIRA DO LIVRO, das 15h às 22h, composta, em sua maioria, por estandes de editoras nacionais e locais e livreiros. Entre os expositores: Armazém da Cultura, livraria Feira do Livro, livraria Lua Nova, Cia das Letras, La Selva, Saraiva, Sebo Gibiteca, Fundação Demócrito Rocha, Paulinas Livraria e Expressão Popular. Os principais livros dos autores convidados estarão à venda. 

À noite o FIB será musical, com SHOWS de artistas renomados na cena local e nacional, entre eles Jorge Mautner eJards Macalé, ambos já biogrados no cinema. No dia da abertura, a DJ Renatinha estará no lounge do FIB às 19 horas com seleção musical criada sobre a temática "Das veredas de Rosa ao nosso sertão Lugar do tamanho do mundo”. Cada dia a programação da DJ no lounge será com uma nova temática. Às 21 horas começam os shows, que no primeiro dia será do grupo Os Transacionais e o país do Carnaval, seguido do projeto Farra na Casa Alheia, dos DJs Guga de Castro e DJ Fuser e, para dançar, DJ Renatinha fecha a programação nas quatro noites.

SERVIÇO

I Festival Internacional de Biografias – FIB – De 14 a 17 de novembro no Estoril (Rua dos Tabajaras, 359 – Praia de Iracema. O acesso ao FIB é gratuito. Para participar do seminário, deve ser feita a inscrição por meio do site do FIB:www.festivaldebiografias.com.br. Informações: (85) 3235-4063. E-mail:contato@festivaldebiografias.com.br.

PROGRAMAÇÃO

FEIRA DO LIVRO

Local: Calçadão do Estoril

15h às 22h - Lançamento de livros e expositores



EXPOSIÇÃO

Local: Espaço Multiuso - Estoril

15h às 22h - Exposição "Por Entre Biografias"



PROGRAMAÇÃO LITERÁRIA

Local: Espaço Biografias



Dia 14 (quinta-feira)

16h - A próxima biografia é sempre a melhor

Debatedor:Fernando Morais. Mediador: Paulo Cesar de Araújo



Dia 15 (sexta-feira)

16h - Ciência e arte da biografia

Debatedor:Ruy Castro. Mediador: Mário Magalhães



Dia 16 (sábado)

10h - No compasso da história: vidas de artistas

Debatedores: Regina Zappa e Humberto Werneck. Mediador: Lucas Figueiredo

16h - De Noel a Roberto: como biografar mitos

Debatedores: João Máximo e Paulo Cesar de Araújo. Mediador: Luiz Fernando Vianna



Dia 17 (domingo)

16h - De Maysa a Bussunda, de Getúlio a Giane: como escolher um personagem

Debatedores: Lira Neto e Guilherme Fiuza. Mediadora: Josélia Aguiar



MOSTRA DE CINEMA

Local: Espaço Biografias



Dia 14 (quinta-feira)

18h - Filme: Outro Sertão - uma biografia de Guimarães Rosa(Adriana Jacobsen e Soraia Vilela. 2013)

Debate com as diretoras Adriana Jacobsen, Soraia Vilela e o realizador e professor (UFC) Diego Hoefel



Dia 15 (sexta-feira)

18h - Filme:Jards (Eryk Rocha. 2013)

Debate com o diretor Eryk Rocha e o realizador Guto Parente



Dia 16 (sábado)

18h30 - Filme: Jorge Mautner - O filho do Holocausto (Pedro Bial e Heitor D’Allincourt. 2012)

Debate com o diretor Heitor D'Allincourt e o realizador Armando Praça



Dia 17 (domingo)

18h - Filme: A arte do Renascimento – uma cinebiografia de Silvio Tendler (Noilton Nunes. 2013)

Debate com o diretor Noilton Nunes e o cineasta Sílvio Tendler. Mediador: Dellano Rios



MÚSICA

Locais: Lounge (19h) e palco (A partir das 21h)



Dia 14 (quinta-feira)

19h - Das veredas de Rosa ao nosso sertão “Lugar do tamanho do mundo” - DJ Renatinha

21h - Transacionais e o país do Carnaval

22h - Farra na Casa Alheia - DJs Guga de Castro e DJ Fuser.

23h - Para Dançar - DJ Renatinha



Dia 15 (sexta-feira)

19h - “Chega de Saudade” Um aplauso à Bossa Nova e a Carmem Miranda - DJ Renatinha

21h - Leite de Rosas e os Alfazemas

22h - Waldick e Belchior Cover

23h - Para Dançar - DJ Renatinha



Dia 16 (sábado)

19h - Tropicalidades e Marginália -DJ Renatinha

21h - Jorge Mautner e Jards Macalé

23h - Para Dançar - DJ Renatinha



Dia 17 (domingo)

19h - Projeto Microsistem Música de Cabeceira - Homenagem a Maysa e outros finos da bossa -DJ Renatinha

21h - Natasha Farias canta Fausto Nilo

22h - Paula Tesser canta Rita Lee e Tutti Frutti

23h - Para Dançar - DJ Renatinha 



ASSESSORIA DE IMPRENSA

DÉGAGÉ

Jornalistas Responsáveis: Sônia Lage e Eugênia Nogueira

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".