Pular para o conteúdo principal

Ferreira Gomes não se candidatam em 2014

Os irmãos Ferreira Gomes em 2014 não serão candidatos a nenhum cargo político. O governador do Ceará, Cid Gomes (PROS) pretende se candidatar a uma vaga de diretor mundial do Banco Interamericano de Desenvolvimento. O secretário de Saúde do Estado, Ciro Gomes, fica assim impossibilitado de concorrer a qualquer cargo, devido a incompatibilidade eleitoral do irmão que terminará o seu segundo mandato seguido de governador. O terceiro irmão Ferreira Gomes, o deputado estadual licenciado e secretário de Educação de Fortaleza, Ivo Gomes, também não se candidatará. Ele pretende somente em 2016 concorrer ao cargo de prefeito de Sobral, a 240 quilômetros de Fortaleza.
"Meu desejo é ir para o Banco Interamericano. Mas essa coisas a gente trabalha sempre com perspectivas. Então o meu planejamento prevê o seguinte: eu ficarei no Governo até trinta e um de dezembro de dois mil e quatorze", disse ao O Estado, Cid Gomes, na última quinta-feira (21), quando participava do anúncio dos números de outubro do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), realizado na Feira de Emprego do Ceará, no Centro de Eventos do Estado.
Cid disse entretanto que "isso depende de uma série de fatores. Saúde, por exemplo. Vida. Não o Ministério da Saúde, como estão especulando que eu vou. É Saúde mesmo. Se Deus quiser eu ter vida, se Deus quiser. E depois eu desejo ir para os Estados Unidos. Mas isso é uma coisa que depende fundamentalmente do Banco Interamericano. É ele quem vai decidir, filosofou.
O governador afirmou que "eu estou me oferecendo. Dizem que gente oferecida não tem preço. Mas, enfim, eu estou me oferecendo para ir para lá". Cid Gomes já esteve no Banco Interamericano em 2005, logo depois que concluiu o segundo mandato de prefeito de Sobral (1997-2004).
Dando sinais que realmente não será candidato a nada em 2014, nem assumirá um ministério de Dilma Rousseff, Cid Gomes entregou o cargo de presidente estadual do PROS para seu chefe de gabinete, Danilo Serpa.
Sobre Ciro Gomes, Cid é enfático: "A partir do momento que eu permaneço no Governo, o Ciro não pode ser candidato a nenhum mandato". Ciro dá dicas que pode se candidatar a presidente do Brasil em 2018 pelo PROS. Ele foi derrotado nas duas vezes (1998 e 2002) que disputou à Presidência da República. "Um gesto importante que o PROS lançou e que não descarto, mas primeira vamos reeleger Dilma Rousseff em 2014", prega.
Porém Cid Gomes coloca uma interrogação no futuro do deputado estadual licenciado e secretário municipal de Educação de Fortaleza, Ivo Gomes: "Só quem pode ser candidato parente meu até segundo grau é o Ivo, porque já é titular de um mandato de deputado estadual. E se ele desejar ser candidato só pode à reeleição. Ele só pode ser candidato a deputado estadual, porque já o é". Perguntado se Ivo tinha demonstrado o desejo de reeleição, Cid Gomes disse: "Não sei. Não sei. Só digo que o único dos irmãos que pode ser candidato é ele. Mas ele vai decidir na hora certa. Junho", apontou.
Ivo Gomes em entrevistas demonstrou que não tem interesse em se candidatar em 2014 e sim em 2016 a prefeito de Sobral, onde o pai (Euclides Ferreira Gomes) e o irmão (Cid Gomes) foram prefeitos.
Tem mais dois Ferreira Gomes: Lúcio e Lia. Ambos nunca de candidataram a nada e não acenam para essa possibilidade. Lia e Lúcio até são militantes políticos, mas sequer são filiados ao PROS.
Para disputar o cargo de deputada estadual está se cacifando a filha mais velha de Ciro Gomes com a deputada estadual Patrícia Saboya (PDT), Lívia Gomes (PROS). Ela demonstra interesse em seguir a carreira dos pais postulando uma das 46 vagas na Assembleia Legislativa. Em 2012 ensaiou uma candidatura a vereadora de Fortaleza, mas acabou desistindo devido ter engravido.
A mãe Patrícia Saboya informou que não vai para reeleição para deputada estadual. Patrícia cumpriu oito anos no Senado (2003-2010), depois de ter sido vereadora por Fortaleza (1997-1998) e deputada estadual (1999-2002 e 2011-2014). Ela, hoje é reitora da Universidade do Parlamento do Ceará (Unipace) e está cotada para ser conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) ano vem, renunciando ao mandato antes de terminar.
QUEIXA - Ciro Gomes tem uma queixa do criador dos Ferreira Gomes na Política estadual, o ex-governador Tasso Jereissati (1988-1990, 1995-1998 e 1999-2002). "O Tasso reclama, que não surgiram novas lideranças políticas no Estado; mas ele não se preocupou em fazer essas lideranças. Fez a mim depois eu fiz Cid, Ivo e agora estamos fazendo José Albuquerque (presidente da Assembleia Legislativa), Mauro Filho (deputado estadual), Izolda Cela (secretária de Educação), Leônidas Cristino (ex-ministro dos Portos), Acilon Rodrigues (ex-prefeito de Eusébio), Veveu Arruda (prefeito de Sobral) e Cláudio Pinho (prefeito de São Gonçalo do Amarante), assim como fizemos o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. Todos não são Ferreira Gomes, mas são lideranças que nós Ferreira Gomes nos preocupamos em formar; coisa que o Tasso nunca fez depois de mim", lamenta Ciro Gomes, hoje adversário político de Tasso, a partir do momento que o ex-governador passou a criticar a administração de Cid, dizendo no Horário Eleitoral Gratuito do PSDB, que "o Ceará não aceitar se querer brincar de política". Cid em resposta desafiou Tasso a mostrar "quem fez mais pelo Ceará". O desafio acabou não sendo aceito por Tasso. Cid disse que em sete anos e dez meses de mandato fez mais que Tasso em 12 anos.
Tasso está propenso a se candidatar novamente a governador em 2014. Primeiro para dar palanque ao presidenciável Aécio Neves (PSDB) no Estado. Segundo para tentar derrotar o candidato de Cid, que está entre José Albuquerque, Izolda Cela, Mauro Filho, Leônidas Cristino ou o vice-governador Domingos Filho, todos filiados ao PROS.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não