Pular para o conteúdo principal

Senai setentão

Uma solenidade comemorativa, no próximo dia 25 de novembro, às 19h, marcará a data, na sede da FIEC, com talk-show com o diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Rafael Lucchesi

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará (SENAI-CE) está completando 70 anos em 2013. No próximo dia 25 de novembro, uma solenidade comemorativa, às 19h, marcará a data, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Na oportunidade, serão homenageadas personalidades que construíram a história da instituição, considerada o maior complexo de educação profissional da América Latina e reconhecida como modelo pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Além das homenagens, o evento tem na sua pauta um talk show com o diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Rafael Lucchesi, que falará sobre inovação. Também como parte das comemorações, o SENAI inaugura, no dia 25, às 15h, o Instituto SENAI de Tecnologia (IST) de Energias Renováveis, com sede no Campus do Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Desde a sua fundação, o SENAI/CE cumpre um papel fundamental e histórico na formação do trabalhador cearense. Afinal, através dele, vários profissionais da indústria receberam formação qualificada. Nestes 70 anos de atuação no Ceará, o SENAI contabiliza cerca de 1,4 milhão de matrículas e mais de 1,2 milhão de alunos formados para atuar na indústria cearense, além de quase 14 mil atendimentos de serviços técnicos e tecnológicos às empresas industriais, totalizando cerca de 442 mil horas de serviços prestados.
Hoje, o SENAI mantém o papel protagonista na concepção de atividades que ampliem a geração de emprego e renda no estado, além de promover a inovação através de serviços técnicos e tecnológicos ofertados para as indústrias.
Sempre em sintonia com as necessidades do mercado, o SENAI/CE se prepara para atender à demanda dos próximos anos. Conforme o diretor regional do SENAI-CE, Fernando Nunes, até 2014, será ampliada a oferta de matrículas para 80 mil vagas por ano.
Dentro do Programa SENAI de Apoio à Competitividade da Indústria Brasileira, que tem como principais objetivos estimular a inovação e o desenvolvimento tecnológico da indústria e elevar a oferta de educação profissional, o SENAI/CE segue os desafios da modernização mediante a implantação de dois Institutos SENAI de Tecnologia (IST) e um SENAI de Inovação (ISI).
Na área da construção civil será implantado o Instituto SENAI de Inovação (ISI) em Tecnologias Construtivas, em Maracanaú, com previsão de atuação a partir de 2015.
Nas áreas de energias renováveis e metalmecânica, o SENAI implementa mais duas unidades - os Institutos SENAI de Tecnologia (IST) de Energias Renováveis e Metalmecânico, que vão atender as necessidades por serviços técnicos, tecnológicos e inovação das indústrias instaladas no país.
Na área de têxtil e vestuário também está em construção, no SENAI da Parangaba, o Centro de Tecnologia da Cadeia Têxtil, que vai prestar serviços em educação profissional e técnicos e tecnológicos para as indústrias do setor.
Histórico
O Ceará foi um dos primeiros estados a contar com um departamento regional do SENAI, criado em 27 de novembro de 1943, tendo as formações de torneiro mecânico, ajustador mecânico, carpinteiro e desenhista técnico como os primeiros cursos ministrados nas instalações do Centro Ferroviário Profissional da RVC.
Estrutura
O SENAI dispõe hoje de nove unidades, sendo quatro em Fortaleza (Parangaba, Mucuripe, Barra do Ceará e Jacarecanga), uma em Maracanaú, uma em São Gonçalo do Amarante, um Núcleo Integrado SESI/SENAI em Horizonte, um Centro Integrado SESI/SENAI em Sobral e uma unidade em Juazeiro no Norte.
Áreas de atuação
O SENAI-CE oferece cursos de Aprendizagem Industrial, Iniciação Profissional, Qualificação Profissional,Aperfeiçoamento Profissional e Habilitação Técnica nas seguintes áreas:
-Alimentos e Bebidas; Automação; Automotiva; Construção; Couros e Calçados; Eletroeletrônica; Energia; Gestão; Gráfica e Editorial; Logística; Meio Ambiente; Metal-mecânica; Metrologia; Polímeros; Refrigeração e Climatização; Segurança do Trabalho; Tecnologia da Informação; Telecomunicações; Têxtil e Vestuário; e Transporte.
Ocupação
No Ceará, a pesquisa realizada em 2012 mostrou que a taxa de ocupação de egressos de escolas do SENAI no mercado de trabalho cearenses atingiu 86,9% na Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio e 63% na Aprendizagem Industrial.
SERVIÇO: 70 anos do SENAI-CE
Data: 25/11/2013
Horário: 19h
Local: Auditório Waldyr Diogo, térreo da Casa da Indústria (Avenida Barão de Studart,1980)

Comentários

Mais lidas da semana

Tomada de Contas Especial

Por unanimidade de votos, foi convertido em Tomada de Contas Especial o processo 00521/2010-1, referente à representação proposta pela empresa Fotossensores Tecnologia Eletrônica Ltda, sobre possíveis irregularidades na Cotação de Preços n.º 2010001 que culminou na contratação direta por dispensa de licitação da empresa Fast One Sistemas Tecnológicos S/A, por parte da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
A cotação tinha como objeto a aquisição de sistema de videomonitoramento embarcados destinados às viaturas operacionais do Programa Ronda do Quarteirão com monitores e equipamentos para gravação de áudio e vídeo, com backup programado e visualização de imagens em tempo real. De acordo com o processo, foi realizada pela SSPDS uma contratação direta por valor global maior do que o proposto em licitação, imediatamente anterior, majorada a princípio em R$ 1.190.200,00, para o mesmo objeto, o que vislumbrou indício de injustificado dano ao erário.
Todos os conselheiros…

Mulher Maravilha

A Rede UCI Cinemas já disponibilizou as vendas para as sessões da primeira semana de exibição (de 1 a 7/6) de “Mulher-Maravilha”. Os fãs, que aguardam ansiosamente pelas aventuras da super-heroína, poderão assistir ao filme em uma sessão de pré-estreia que a rede fará a partir das 20 horas do dia 31 de maio nas salas de todo país, incluindo salas IMAX e XPLUS. Os ingressos podem ser adquiridos na internet, em aplicativos de celular e nas máquinas de autoatendimento disponíveis no hall dos cinemas. Para informações de horários das sessões, basta acessar ucicinemas.com.br. Da diretora Patty Jenkins, o longa conta a história de Diana Prince (Gal Gadot), que foi treinada desde cedo para ser uma guerreira imbatível e nunca saiu da paradisíaca ilha em que é reconhecida como princesa das Amazonas. Quando o piloto Steve Trevor (Chris Pine) se acidenta e cai numa praia do local, ela descobre que uma guerra sem precedentes está se espalhando pelo mundo e decide deixar seu lar certa de que pode…

Carros 3

A terceira animação da série “Carros”, da Disney, estreia nesta quinta-feira, dia 13 de julho, nos cinemas da rede UCI de todo o país, incluindo exibição com toda a tecnologia das salas XPLUS, com som dolby atmos, e 4DX, com efeitos especiais, proporcionando uma experiência cinematográfica incomparável. A UCI também preparou combos especiais inspirados no filme e o público ainda vai poder aproveitar os descontos do “Ticket Família” para se divertir em grupo. Nas salas XPLUS, os fãs do Relâmpago McQueen vão acompanhar todos os detalhes dessa nova história através das telas gigantes e projetores definição 4K, com uma distribuição de canais que, graças ao posicionamento das caixas acústicas, torna a percepção do som, principalmente nesse caso, de corrida automobilística, a mais realista possível. Com mais de 54 auto-falantes e 128 streams de áudio, a tecnologia da sala XPLUS cria a ilusão de um campo de som infinito ao redor do espectador.
Além disso, o público do Rio de Janeiro poderá …

Meninas com câncer realizam hoje sonho da festa de 15 anos à beira mar

Nesta terça-feira, dia 15 de agosto, às 16h30, a barraca Gran Royal, na Praia do Futuro, em Fortaleza, será palco de uma festa especial. Jovens com câncer atendidas pela Associação Peter Pan comemorarão seus quinze anos com toda a pompa e circunstância que a ocasião requer. A ação voluntária é uma iniciativa da Liven Eventos, empresa especializada na realização de festas temáticas personalizadas, que por meio do Projeto Essência reúne dezenas de profissionais do mercado cearense para realizar o sonho das debutantes atendidas pela Associação Peter Pan.

Miss Ceará 2013

(www.al.ce.gov.br) - Após o primeiro expediente da sessão plenária desta quinta-feira, as 25 candidatas à Miss Ceará 2013 (foto Máximo Moura) oram apresentadas ao parlamentares no Plenário da Assembleia Legislativa. As jovens são representantes dos municípios de Aracati, Caucaia, Fortim, Fortaleza, Graça, Guaraciaba do Norte, Horizonte, Itapajé, Itapipoca, Crato, Maracanaú, Morada Nova, Pacajus, Paraipaba, Poranga, Russas, São Benedito, Sobral, Tamboril, Tianguá e Umirim; além do bairro Meirelles, de Fortaleza, e dos clubes Ceará  e Maguary. As candidatas foram recepcionadas pelo presidente da Casa, deputado José Albuquerque (PSB), que ressaltou a importância de apoiar esse tipo de atividade cultural. “É um concurso de beleza com representantes das nossas cidades, da nossa cultura”, disse. Os deputados Paulo Facó (PTdoB) e Fátima Leite (PRTB) também avaliaram que a realização do concurso “tem grande importância para a cultura do Estado”. A coordenadora do concurso, Jorlene Cordeiro, …