Pular para o conteúdo principal

Ceará Natal de Luz 2013

(Assessoria de Imprensa) - A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), e a Fundação Educacional Silvestre Gomes (FUNDESG) realizam a 10ª edição do Ceará Natal de Luz 2013. O evento encerra o período de festas na capital cearense com apresentações de festejos natalinos nos dias 3, 4 e 5 de janeiro na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Nessa edição, a novidade é a homenagem a um dos Mestres da Cultura Tradicional Popular do Ceará. No caso, o mestre Zé Pio do Boi Ceará, por ser um dos primeiros diplomados no segmento de ciclos natalinos.
No palco do Dragão do Mar, irão se apresentar cinco grupos por dia. Além do grupo do mestre homenageado, se apresentarão também aqueles que se destacaram nas apresentações em 14 localidades nos festejos regionais. Esses são  até 28 de dezembro em sete bairros de Fortaleza e em mais sete municípios: Amontada, Canindé, Cascavel, Crato, Paracuru, Quixadá e Senador Pompeu.
A Mostra Final do Festejo Natalino oferecerá uma oportunidade à população para conhecer os mais significativos entre os 26 grupos contemplados com o X Edital Ceará Natal de Luz. Todos os grupos contemplados no edital farão apresentações em instituições públicas, como escolas, hospitais, centro culturais etc. Dessa forma, são valorizados os grupos que mantêm a tradição do ciclo natalino, composto pelas seguintes expressões da cultura popular: pastoril, boi e reisado, lapinha viva, presépio, fandango e dramistas.
Sobre Mestre Zé Pio- É o guardião da memória de vários grupos de Boi de Fortaleza, começou a brincar de boi aos três anos e, mais tarde, se torno o índio do Boi Reis de Ouro. Foi então que sua mãe se mudou para as proximidades da Barra do Ceará, onde brincou no Boi Garoto do Senhor Chico Preto, introduzindo toda a técnica de construção do arcabouço do Boi, que aprendeu no Reis de Ouro.
Em seguida, foi incentivado pela professora Francisquinha a formar outro Boi, que recebeu o nome de Boi Canário, do qual participou como brincante durante três anos. Após a morte do pai do Mestre Assis do Boi Ceará, fundado em 1943, Chico Preto recebeu o convite de ir fazer parte do Boi, levando o Mestre Zé Pio e os brincantes. Passou oito anos brincando no Boi Ceará, inspirou-se e aprendeu com ele as rimas e músicas do vaqueiro.
Casou-se aos vinte de idade e, incentivado pela esposa em criar e montar seu próprio Boi, recebeu dos amigos a sugestão de intitular de Boi Terra e Mar, pois Mestre Zé Pio passava seus dias no mar e as noites em terra. Ele aprovou o nome e assim batizou o novo Boi.
Mas com o surgimento da televisão, a comunidade e os brincantes foram perdendo o gosto pela manifestação e Mestre Zé Pio deixou de brincar. Após 10 anos, mais uma vez recebeu o incentivo de sua sobrinha para criar outro Boi. Em 2000, então, lançou o Boi Juventude, sendo que em 2005 ele repassou toda a brincadeira para seu irmão José Ciro.
Atualmente, o Mestre Zé Pio coordena o Boi Ceará, grupo fundado em 1943 pelo Mestre Assis, no Carlito Pamplona. Depois de anos parado, ele conseguiu autorização para levar à frente o Boi Ceará como o único representante legítimo capaz de manter viva a tradição desse famoso grupo.
Hoje, o bumba-meu-boi conta com 35 brincantes, sendo que estão presentes: Boi, Burrinha, Jaraguá, Ema, Bodinho, Vaqueiro, Vaqueirinho, Capitão, Rei, Rainha, Princesa, Vassalo, Baliza, Índios e Índias, Cordão Azul e o Vermelho e a figura hilária do Mateus. Entre os ritmos encontrados na brincadeira estão a valsa, o xote, o samba, a marcha e a ciranda.
Além disso, Mestre Zé Pio, o Mestre da Cultura Tradicional do Estado do Ceará desenvolve um trabalho social com crianças do Bairro das Goiabeiras, disseminando cultura do Bumba-Meu-Boi. A sua casa foi transformada numa escola para a transmissão dessa arte da tradição e agora se transformou em um Ponto de Cultura.


Programação – Prévias do Ceará Natal de Luz (até 28/12)


Fortaleza
Dias 27 e 28/12
III Natal de paz de alegria, da comunidade do Parque Nazaré
Proponente: Maria de Fátima Albuquerque Freitas
Informações: (85) 8529.5682

Dias 27 e 28/12
VIII Natal de paz, amor e luz
Proponente: Carlos Átila Melo de Paulo
Informações: (85) 8672.6362

Dias 27 e 28/12
Natal de paz e amor, trocando arma por flor
Proponente: José Ivan Ferreira Sobreira
Informações: (85) 9987.6350

Paracuru
Dias 26 e 27/12
Sopro de Luz
Proponente: Alexandro Leite Santiago
Informações: (85) 9646.6719

Senador Pompeu
Dias 27 e 28/12
IV Mostra de Festejos Natalinos: anúncios de luz revivendo as tradições natalinas no Sertão Central
Proponente: Fundação Santa Terezinha
Informações: (88) 9997.4669

Programação – Ceará Natal de Luz (de 3 a 5/1/2014): definição das atrações finais a partir da seleção em 30/12.

Serviço Ceará Natal de Luz

Data: 3, 4 e 5/1

Local: Praça Verde – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)

Horário: A partir das 19 horas

Entrada gratuita

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.