Pular para o conteúdo principal

José Dirceu

Fausto Macedo - O Estado de S.Paulo
O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, condenado a 10 anos e 10 meses como mentor do mensalão, recebeu nova proposta de trabalho, e aceitou - desta vez por um salário de R$ 2,1 mil, ou 10% do que o Saint Peter Hotel, de Brasília, lhe havia oferecido em novembro. Seu empregador, se a Justiça acolher requerimento apresentado ontem à Vara de Execuções do Distrito Federal, será o escritório José Gerardo Grossi de Advocacia, cujo titular foi ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e tem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG) entre os clientes.

O horário de trabalho é corrido, das 8 às 18 horas - Felipe Rau/Estadão
Felipe Rau/Estadão
O horário de trabalho é corrido, das 8 às 18 horas
A oferta de emprego foi apresentada por escrito pelo próprio Grossi, em carta ao criminalista José Luís Oliveira Lima, defensor de Dirceu. O veterano causídico, de 81 anos, matrícula 586 na Ordem dos Advogados/DF, informa que o ex-ministro "se encarregará da organização e manutenção da biblioteca jurídica, da eventual pesquisa de jurisprudência e de colaboração na parte administrativa".
O horário de trabalho é corrido, das 8 às 18 horas. Os funcionários dispõem de tempo para almoço entre o meio-dia e 14 horas, alternadamente.
Prestigiado. "O salário com o qual o nosso escritório pode remunerar José Dirceu de Oliveira e Silva é de R$ 2,1 mil mensais", assinala Grossi, reconhecido e prestigiado pelo êxito que alcança nas demandas mais intrincadas em que atua perante os tribunais superiores.
Se for aprovado o pedido, Dirceu dará expediente no Setor Bancário Sul (SBS), quadro 2, bloco S, 9.º andar. A correspondência de Grossi foi anexada à petição que Oliveira Lima entregou à Justiça, por meio da qual requer "autorização para exercício de trabalho externo" em favor de Dirceu.
Semiaberto. O argumento de Oliveira Lima e de seu colega, Rodrigo Dall'Acqua, é que o ex-ministro cumpre pena de 7 anos e 11 meses por corrupção ativa, quantidade de pena que garante ao réu regime semiaberto, segundo prevê o artigo 33 do Código Penal - a outra acusação que pesa contra Dirceu, pelo crime de quadrilha, é alvo de recurso ainda pendente de julgamento pelo Supremo Tribunal Federal.
Os advogados de Dirceu observam que já em 26 de novembro, quando foi comunicada existência da proposta do Saint Peter Hotel, ficou comprovado que o ex-ministro possui "sua documentação pessoal em ordem, como certidão de nascimento, registro geral e inscrição no cadastro de pessoas físicas". "As condições pessoais do requerente (Dirceu) já foram valoradas pelo STF quando de sua condenação e nenhum aspecto negativo foi vislumbrado", assinala a defesa.
A proposta para a função de gerente administrativo no Saint Peter naufragou no dia 5, depois de uma série de denúncias veiculadas na imprensa sobre a existência de um laranja residente no Panamá na constituição societária do hotel quatro estrelas. A defesa anunciou a desistência "tendo em vista o linchamento midiático instalado contra José Dirceu". Os advogados destacaram que a decisão tinha "o objetivo de diminuir o sofrimento dos empresários que fizeram a oferta e dos funcionários do grupo".
No requerimento de ontem à Justiça, Oliveira Lima e Dall'Acqua pedem que seja concedida prioridade no trâmite da execução penal do ex-ministro, "inclusive quanto aos estudos técnicos acerca da proposta de emprego a serem realizados pela Seção Psicossocial (da Vara de Execuções), em face do disposto no artigo 71 da Lei 10.741/2003, que prevê 'prioridade na tramitação dos processos e procedimentos e na execução dos atos e diligências judiciais'".

Comentários

Mais lidas da semana

Notas econômicas

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) divulga seu balanço financeiro referente ao primeiro semestre de 2019, nesta terça-feira (13), às cinco da tarde, no Passaré.

Na ocasião, o presidente do BNB, Romildo Rolim, concederá entrevista coletiva sobre o detalhamento dos resultados operacionais da empresa.

Meninas com câncer realizam hoje sonho da festa de 15 anos à beira mar

Nesta terça-feira, dia 15 de agosto, às 16h30, a barraca Gran Royal, na Praia do Futuro, em Fortaleza, será palco de uma festa especial. Jovens com câncer atendidas pela Associação Peter Pan comemorarão seus quinze anos com toda a pompa e circunstância que a ocasião requer. A ação voluntária é uma iniciativa da Liven Eventos, empresa especializada na realização de festas temáticas personalizadas, que por meio do Projeto Essência reúne dezenas de profissionais do mercado cearense para realizar o sonho das debutantes atendidas pela Associação Peter Pan.

Brusque é campeão brasileiro da Série D 2019

O Brusque é o grande campeão da Série D 2019. O capítulo final competição teve casa cheia, quatro gols no tempo normal, disputa de pênaltis e festa catarinense na Arena da Amazônia. Na tarde deste domingo (18), Manaus e Brusque mais uma vez ficaram no empate em 2 a 2 durante os 90 minutos. E nas penalidades, os visitantes foram perfeitos e, com 100% de aproveitamento, conquistaram o título com uma vitória por 6 a 5. 


O duelo decisivo começou em ritmo alucinante na Arena da Amazônia. O juiz mal havia apitado o início da partida e já tinha torcedor comemorando. Aos dois minutos de jogo, Júnior Pirambu aproveitou uma sobra dentro da área para colocar o Brusque em vantagem. Mas o gol relâmpago dos visitantes não assustou Manaus, que precisou de apenas cinco minutos para empatar a partida. Panda cruzou na área, Derlan escorou e Sávio fez o desvio certeiro: 1 a 1. O duelo continuou lá e cá. Enquanto Ruan e Thiago Alagoano criaram boas chances para os catarinenses. Os donos da casa respondera…

IFCE cancela Semana dos Direitos Humanos

A pedido do deputado estadual mais votado no Ceará em 2018, André Fernandes (PSL) o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) cancelou a Semana de Direitos Humanos, que teria a presença do ex-presidenciável do Psol, Guilherme Boulos. A Semana seria aberta nesta terça-feira (20), quando os estudantes e professores protestaram.
"Alô Abraham Weintraub, olha só o Instituto Federal do Ceará, trazendo o Invasor de Terras, Guilherme Boulos, para palestrar em Sobral-CE, dia 22. Já entrei com uma representação e gostaria do seu apoio para impedir esse absurdo. Nos ajude", postou André Fernandes (foto) no que foi imediatamente atendido pela Reitoria do IFCE. 


A programação da Semana marcava para quinta (22), o debate 'Direitos Humanos no Brasil contemporâneo: perspectivas e desafios', no IFCE de Sobral, com a participação de Guilherme Boulos; e a vereadora do PT-Fortaleza, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Larissa Gaspar; e da presi…

Ferroviário só empata com o Imperatriz

O Ferroviário tem chances remotas de se classificar para a mata-mata do Brasileirão 2019 Série C. Na noite deste sábado (17) empatou sem gols com o Imperatriz (MA), no estádio Frei Epifânio.




Com isso o Ferroviário está com 24 pontos e espera para a última rodada da fase classificatória, tendo que ganhar do Confiança (SE), no sábado (24), no Presidente Vargas (PV) e torcer por tropeço do Imperatriz contra o Sampaio.

O Ferroviário empatou com Nicolas; Lucas Mendes, Da Silva, Luiz Fernando e Zeca; Leanderson, Hiltinho, Gleidson e Janeudo; Edson Cariús (Isaac Prado) e Léo Jaime (Jeferson Caxito) - Treinador: Marcelo Veiga. Cartão amarelo: Luiz Fernando, Hiltinho e Gleidson. Cartão vermelho: Da Silva.

17ª Rodada
Imperatriz (MA) 0x0 Ferroviário (CE).
ABC (RN) 1x1 Sampaio (MA).
Botafogo (PB) 0x1 Náutico (PE).
Confiança (SE) x Treze (PB).
Santa Cruz (PE) x Globo (RN).

Classificação Grupo A

Sampaio - 31 pontos.Náutico - 30.Imperatriz - 25.Confiança - 25.Ferroviário - 24.Botafogo - 24.Santa Cruz - 22.Glo…

.




.

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *


.


Notícias mais acessadas do mês

Meninas com câncer realizam hoje sonho da festa de 15 anos à beira mar

Nesta terça-feira, dia 15 de agosto, às 16h30, a barraca Gran Royal, na Praia do Futuro, em Fortaleza, será palco de uma festa especial. Jovens com câncer atendidas pela Associação Peter Pan comemorarão seus quinze anos com toda a pompa e circunstância que a ocasião requer. A ação voluntária é uma iniciativa da Liven Eventos, empresa especializada na realização de festas temáticas personalizadas, que por meio do Projeto Essência reúne dezenas de profissionais do mercado cearense para realizar o sonho das debutantes atendidas pela Associação Peter Pan.

Notas econômicas

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) divulga seu balanço financeiro referente ao primeiro semestre de 2019, nesta terça-feira (13), às cinco da tarde, no Passaré.

Na ocasião, o presidente do BNB, Romildo Rolim, concederá entrevista coletiva sobre o detalhamento dos resultados operacionais da empresa.

Futricas Cearenses

Eleita em sete de junho passado, a diretoria da Associação Cearense de Imprensa para o período 2019/2022, encabeçada pelo atual presidente Salomão de Castro, foi empossada  neste sábado (3), na Casa do Jornalista (Rua Floriano Peixoto, 735).


Entre as metas da nova gestão, estão a retomada dos prêmios de jornalismo, o projeto de criação de um Museu da Imprensa em Fortaleza e o estreitamento dos vínculos com a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e as associações de imprensa de outros estados, principalmente as do Nordeste (Pernambuco, Paraíba e Bahia).

Durante a atividade foi apresentado o novo modelo das redes sociais da entidade, bem como do site da ACI, cujo projeto segue em desenvolvimento.

Composição da nova Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Comissão de Ética

Diretoria Executiva: presidente: Salomão de Castro; vice-presidente: Gutemberg Figueredo; 1º secretário: Paulo Paiva; 2º secretário: Ademir Costa; 1º tesoureiro: Antonio Galdino; 2º tesoureiro: Antonio Edísio; diretora de…