Pular para o conteúdo principal

Adelco

A Associação para Desenvolvimento Local Co-Produzido (Adelco ) é uma Organização Não Governamental (ONG), fundada em 2001 que atua na Região Metropolitana de Fortaleza. Tem por objetivo promover o desenvolvimento local participativo e a inclusão social de populações em situação de risco.
A Adelco atua a partir de cinco linhas de ação: a economia popular e solidária (turismo comunitário, trilhas ecológicas, artesanato, museologia etc.), habitabilidade (melhoria das condições de moradia, abastecimento 
d’água, esgoto e energia), meio ambiente e agroecologia (educação para o meio ambiente, implantação de mandalas e quintas produtivos, fossas ecológicas etc.), participação e organização política (formação e organização política, DIDO), e desenvolvimento institucional (gestão estratégica, comunicação, captação de recursos, gestão administrativa financeira).
A entidade desenvolve suas ações de maneira compartilhada com as comunidades envolvidas, respeitando suas características sócio-culturais e estimulando os processos de autonomia dos diferentes grupos sociais.
O projeto “Águas e matas da Encantada – Agroecologia e reflorestamento para recuperação e proteção da vegetação e dos ecossistemas aquáticos” – será desenvolvido na comunidade indígena Jenipapo Kanindé no município de Aquiraz, estabelecido em área do Complexo Vegetal da Zona Litorânea. Visa à adoção de práticas agroecológicas de uso da terra, bem como, de proteção e reflorestamento de matas nativas e de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e ações de saneamento e educação ambiental. Serão desenvolvidas diversas atividades como o estabelecimento de Sistemas de Produção Agroflorestais (SAF), manejo e conservação de área florestal, recomposição de mata ciliar, produção de mudas, produção de adubo orgânico, estabelecimento de quintais produtivos, monitoramento dos recursos hídricos etc.
Os trabalhos serão implementados com o envolvimento da comunidade, promovendo a consciência e práticas agroecológicas como alternativas sustentáveis de produção de bens e serviços para atender suas necessidades. 
A estruturação do projeto se baseia nos princípios do etnodesenvolvimento que dá prioridade: a) ao fortalecimento da cultura e da identidade étnica; b) à autodeterminação e a territorialidade; e c) à autogestão. 
Para integrar seu quadro de colaboradores, a ADELCO abre seleção para uma  vaga para coordenador/a de projeto e uma vaga para assessor/a ambiental. O regime de trabalho é CLT, com carga horária de 40 horas semanais.
Funções
- Formação teórica e prática;
- Ações de sensibilização; 
- Supervisão da elaboração de materiais educativos e manuais metodológicos;
- Participar e facilitar seminários e oficinas temáticas;
- Gestão de assessorias e consultorias externas;
-Visitar e acompanhar diagnósticos, formações e obras na comunidade;
- Elaboração de relatórios;
- Gestão do Projeto - implementação, monitoramento, avaliação e controle (PMA), junto à coordenação geral;
- Planejamento, monitoramento e controle dos recursos do projeto junto à coordenação financeira;
- Acompanhamento e orientação do plano de comunicação junto à coordenação de comunicação;
- Executar qualquer outra obrigação ligada à função que pode ser atribuído pela coordenação geral e/ou, para o/a assessor/a ambiental, pelo/a coordenador/a do projeto;
OBS: É imprescindível que haja uma estreita colaboração entre o/a coordenador/a e o/a assessor/a ambiental para o desenvolvimento das atividades do projeto, bem como entre o/a coordenador/a e o/a assessor/a ambiental e as equipes dos demais projetos dando suportes e apoios técnicos.
O/a coordenador/a do projeto assumirá a coordenação política do projeto, e será o ponto focal do(s) parceiro(s) técnicos e financiadores. 
Perfil desejado dos/as profissionais
- Formação superior em Ciências Agrárias (Agronomia, Agroecologia, Engenharia Florestal, Engenharia de Pesca, Zootecnia etc.) ou áreas afins;
- Experiência prévia nas temáticas: agroecologia, agricultura familiar educação popular e/ou atuação junto aos movimentos sociais;
- Conhecimento das questões relacionadas aos direitos humanos e questões indígenas;
- Identificação e sensibilização com a justiça social e os direitos dos povos indígenas;
- Capacidade de articulação e negociação;
- Conhecimento em informática;
- Facilidade de comunicação;
- Redação própria;
- Capacidade de liderança;
- Capacidade de trabalho em grupo;
- Rigor na organização;
- Dinâmica/o e criativa/o, sabendo exercer sua autonomia;
- Carteira de habilitação categoria B.
Os/as interessadas/os deverão enviar currículo e carta justificando o interesse pelo cargo (a carta é classificatória) até 10 de janeiro de 2014 para o email institucional adelco@adelco.org.br.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".