EDITORIAL 07/01/2014
O POVO: 86 anos
O nome O POVO está cada vez mais presente na cabeça e no coração dos cearenses
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Em um dia como este, no ano de 1928, circulava o primeiro número do O POVO. Fruto do sonho de um baiano que se fez cearense, o jornal nascia com uma característica que o acompanha até hoje: a intimidade com o leitor. Demócrito Rocha já havia anunciado, do alto de um banco da Praça do Ferreira, sua intenção de fundar um jornal. Redator de O Ceará, pediu ao proprietário e seu amigo, Júlio Ibiapina, autorização para pedir aos leitores que enviassem sugestões de nome à redação: assim foi feito.
Demócrito fixou-se em “O POVO”, de acordo com as ideias que defendia - crítico ferrenho da República Velha. Tanto é que o primeiro logotipo do jornal terminava em forma de chicote, para açoitar o lombo simbólico das oligarquias, obstáculos para o desenvolvimento democrático e social do país. A defesa das causas do povo cearense e nordestino, foi outra marca que nasceu com o jornal e permanece até hoje.
Apesar da linha demarcatória traçada, O POVO surge como um jornal de proposta nova, voltado ao noticioso, compromissado com a verdade factual - diferente do partidarismo predominantes na imprensa.
O editorial de seu primeiro número inicia-se com a frase: “Contrariamente ao pensamento de muitos, nunca será demais um novo jornal”. Por isso O POVO não se assustou com o surgimento da Internet, pelo contrário, viu nela novas oportunidades, pois sabia da confiança que os leitores depositavam em sua marca.
Se a importância do O POVO para os cearenses sempre foi percebida empiricamente, ela vem sendo reafirmada pela pesquisa Top of Mind, do Instituto Datafolha, o mais importante estudo quando se trata de mapear a preferência dos brasileiros em relação às marcas mais lembradas. “Qual a primeira marca lhe vem à cabeça quando se fala em jornal?” O POVO está em primeiro lugar na lembrança do público, no Ceará, desde o início da pesquisa, há nove anos.
E o nome O POVO está cada vez mais presente na cabeça (e no coração) dos cearenses: passou de 53,5%, em 2012, para 58,2%, em 2013. A segunda marca de jornal mais lembrada tinha 23,2% em 2012, e caiu para 19,2% em 2013. Portanto, os novos meios eletrônicos de comunicação são aliados do bom jornalismo produzido pelo O POVO, pois amplificam a sua marca de qualidade.
Fundado nessas tradições - porém sempre em dia com a contemporaneidade - O POVO atravessou 86 anos, preparado para outros tantos.
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