Pular para o conteúdo principal

Vivo na Campus Party Brasil 2014

A Telefônica Vivo traz para a sétima edição da Campus Party Brasil o tema da Internet of Things, ou Internet das Coisas, além de ações de sustentabilidade e empreendedorismo. Responsável por toda a infraestrutura de telecomunicações do evento, a operadora oferecerá uma capacidade de conexão de 40 Gbps aos campuseiros e utilizará seu Site Sustentável – antena instalada em postes de iluminação com baixo impacto visual e menor consumo de energia - para oferecer tecnologia 3G e 4G.

Mais uma vez, a Telefônica Vivo é a principal patrocinadora do evento, que já é considerado o maior acontecimento de inovação, criatividade, entretenimento digital e tecnologia em todo o mundo. Neste ano, a Campus acontece entre os dias 27 de janeiro e 2 de fevereiro no Anhembi Parque, em São Paulo, e reunirá cerca de oito mil campuseiros. A empresa utilizará a comunicação do evento para reforçar que a Vivo é a patrocinadora oficial da conexão com a Seleção Brasileira de Futebol.

“A Telefônica Vivo está se transformando numa telco digital, o que nos aproxima ainda mais do público da Campus Party, ou seja, além de proporcionar conectividade de alta performance, vamos discutir e apresentar soluções digitais inovadoras que, cada vez mais, tornam-se parte da vida das pessoas”, afirma Antonio Carlos Valente, presidente do Grupo Telefônica no Brasil.



Entre outras novidades, a operadora vai dispor de aparelhos Moto X conectados com 4G para degustação do Vivo Música, além de uma Jukebox que também terá o aplicativo instalado. O novo serviço tem parceria com o Napster e permite escutar músicas por streaming no smartphone, tablet ou computador.

Também apresentará o Vivo Sync, uma nova opção para armazenar, sincronizar e compartilhar na nuvem todo conteúdo de dispositivos como smartphones, tablets, PCs e outros aparelhos. Sucesso na edição de 2013, a Vivo Machine (máquina de Vivinhos, onde a garra para pegá-los é controlada pelo celular) estará de volta no evento.

Os campuseiros ainda terão a oportunidade de degustar o Zuum Vivo MasterCard, primeiro serviço de pagamentos via celular do país vinculado a uma conta no celular. Lançado pela MFS – Mobile Financial Service, joint-venture formada pela Telefonica International e pela MasterCardWorlwide, o serviço disponibiliza aos clientes da Vivo o acesso a uma conta pré-paga no celular que permite a realização de transferência de valores, recargas para celular Vivo (próprio ou de terceiros) e pagamento de contas. Para os participantes do evento, a MFS irá oferecer um cartão Zuum gratuito, mediante uma recarga de R$ 20, valor que poderá ser utilizado em qualquer estabelecimento que aceite cartões Mastercard. Nesta recarga, o usuário também ganhará R$ 30 em bônus no celular Vivo (para realizar ligações e enviar SMS para celulares Vivo).

A inovação da Internet of Things

A Telefônica Viva irá destacar durante a Campus Party deste ano o conceito da “Internet of Things (IoT)” ou “Internet das Coisas”. Com o objetivo de popularizar o tema, o Centro de Inovação da empresa promove um hackathon – maratona de programação -, colocando à disposição dos campuseiros um ambiente completo para o desenvolvimento de aplicativos para Internet das Coisas. Este ambiente (kit de desenvolvimento) é composto por um hardware com sensores para captura de dados em tempo real, acesso à nuvem de IoT da Telefônica e um software para construção de aplicativos definidos pelo desenvolvedor, além de treinamento e suporte durante toda a Campus Party. O kit de desenvolvimento será distribuído gratuitamente para cada equipe inscrita no hackathon, que utilizará como temática principal a sustentabilidade

A disputa, que acontecerá durante todos os dias do evento, vai premiar no dia 1º de fevereiro os três melhores projetos de aplicativos. Além de ser uma forte tendência, Internet of Things é a área que apresenta o maior potencial de crescimento no mundo das comunicações e por esse motivo é uma das principais apostas de inovação da Telefônica.  



Juntamente com a Intel, a empresa também apresentará um kit IoT com a placa Intel Galileo, para degustação, e fará demonstração do Thinking Things, solução modular de baixo custo, que permite a qualquer cliente criar a solução que atenda as suas necessidades. Thinking Things permite, por exemplo, monitorar condições de ambiente (temperatura, umidade e exposição à luz), localizar objetos que estejam em movimento ou detectar presença em qualquer espaço para criar simples soluções inteligentes de segurança.

Um segundo hackathon irá abordar o tema da segurança na Internet. O objetivo do concurso é gerar novas aplicações ou implementações utilizando a API de LATCH, uma ferramenta gratuita da Eleven Path, empresa do Grupo Telefónica, que funciona como trava de aplicações que pode ser habilitada ou desabilitada pelo usuário. Entre outras funções, é possível controlar acesso a contas de serviços, ativar ou desativar a chave de ignição de um carro, fazer com que o carro não possa ser ligado durante um determinado intervalo de tempo e habilitar ou desabilitar funcionalidades de telefones ou tablets de outras pessoas. Os inscritos deverão desenvolver aplicações dentro do conceito de Cyber Security e, um júri especializado irá selecionar os três melhores aplicativos, que ganharão prêmios como tablet e smartphone.

Em outra iniciativa para estimular o desenvolvimento de projetos ligados à Internet das Coisas, a Telefônica Vivo vai aproveitar a Campus Party para anunciar uma parceria com o Centro Universitário da FEI, de São Bernardo do Campo --, uma das renomadas instituições de ensino de engenharia do país --, para a criação de um centro de pesquisas visando ao desenvolvimento de tecnologias digitais na área das telecomunicações. O objetivo é estimular estudantes a desenvolver projetos sobre Internet das Coisas, usabilidade de aplicativos, plataforma Firefox OS, interfaces adaptativas e estudos sobre perfis dos usuários.

Sustentabilidade movimenta a arena

A operadora pretende mobilizar os campuseiros por meio de uma ação interativa para mostrar o Vivo Clima, plataforma que utiliza a conexão 3G para medir a quantidade de chuva captada por pluviômetros instalados em áreas de risco em todo o país. O objetivo é que a ocorrência de eventos como cheias, inundações e deslizamentos de terra provocados pelas chuvas seja transmitida em tempo real para a plataforma de monitoramento do Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. Mil de um total de 1.500 pluviômetros já foram instalados pelo órgão em edifícios do governo federal e em ERBs - Estações Rádio Base (torres de celular).

Outra ação refere-se ao Reciclar Conecta, programa que a Vivo já possui em todas as suas lojas e revendas, desde 2006, para coleta de telefones celulares destinados à reciclagem, que será levado à Campus. Durante o evento, quem descartar um aparelho usado na urna da empresa poderá ganhar um brinde exclusivo ou uma impressão em 3D de seu rosto. A cada dia, dez pessoas serão premiadas com a impressão.

Além disso, a área de Sustentabilidade da Telefônica Vivo foi curadora das palestras Green Tech, que nesta edição da Campus irão debater temas como cidades inteligentes, apps cidadãos, tecnologia assistiva e tecnologias exponenciais, ou seja, aquelas que irão mudar a humanidade nos próximos 20 anos (veja programação em anexo).

Wayra revela campuseiro empreendedor

A aceleradora global de start-ups da Telefónica, a Wayra, estará presente no espaço Startup&Makers da Campus Party, na área Expo, reforçando as ações de empreendedorismo digital do evento, com uma extensa programação de palestras e debates (confira no texto em anexo). A Wayra já investiu em mais de 20 start-ups no Brasil e tem oferecido aceleração a dezenas de empreendedores em sua Academia de São Paulo, a maior da América Latina.
Um dos destaques da Wayra na Campus será a participação da Evernote, uma das startups mais importantes e inovadoras do Vale do Silício, em atividades que serão realizadas em seu espaço na área Startup&Makers. Além disso, o COO da Evernote, Ken Gullicksen, virá à Campus a convite da Telefônica Vivo e estará na sede da Wayra para um Meetup.

A Telefónica têm uma parceria global com a Evernote que permite ofertar a seus clientes em todo o mundo contas Evernote Premium para dispositivos iOS e Android. Ao acessarwww.vivo.com.br/evernote, os clientes Vivo podem ter uma experiência mais completa com o aplicativo pelo período de um ano. Também a Wayra assinou, em 2013, acordo mundial com a Evernote, de apoio a programas para desenvolvedores, que inclui ‘hackatons’, mentoria e formação.

Além disso, mais uma vez, será promovido o Wayra Contest, principal desafio de empreendedorismo dirigido aos campuseiros, cujo objetivo é revelar ideias de negócios ou aplicativos tecnológicos inovadores. No dia 31 de janeiro, um corpo de jurados anunciará o vencedor da competição, que ganhará uma semana de mentoria na Academia Wayra Brasil e a oportunidade de participar da próxima convocatória global de startups para aceleração.













Agenda da Telefônica Vivo e da Wayra Brasil na Campus Party 2014

DIA
HORÁRIO
PALESTRA
LOCAL
28/01
10h às 11h
Carlos Domingo
Palco Principal
28/01
10h às 11h
Abertura do Concurso Internet of
Things
Palco Pitágoras
28/01
13h
O que é Wayra?
Espaço Wayra - Área Expo
28/01
15h
2014 é o ano de IoT?
Espaço Wayra - Área Expo
28/01
15h
Fórum no espaço Wayra com
parceiros convidados
Espaço Wayra - Área Expo
28/01
17h às 18h30
Thinking Things
Palco Galileu
28/01
20h30 às 22h
É hora de compreender e trabalhar
em Segurança Cibernética
Palco Cross Space
28/01
20h30 às 22h30
Workshop: kit de Desenvolvimento
 IoT Telefônica sobre Thinking Things
Área De Workshop
29/01
10h30 às 12h30
Workshop: kit de Desenvolvimento
 IoT Telefônica sobre Thinking Things
Área De Workshop
29/01
11h30
O papel do ensino à distância nas
 empresas
Espaço Wayra - Área Expo
29/01
15h
Perspectivas e oportunidades em IoT
Espaço Wayra - Área Expo
29/01
15h
Fórum no espaço Wayra com
parceiros convidados
Espaço Wayra - Área Expo
29/01
16h
Qraniando o mundo: experiência e aprendizado
Espaço Wayra - Área Expo
29/01
17h
Principais razões de morte das
startups, como identificar os
 sintomas e como trabalhá-los
Espaço Wayra - Área Expo
29/01
17h às 18h30
M2M, Smarticities e FI-WARE
Palco Galileu
29/01
19h
EvernoteMeetup
Espaço Wayra - Área Expo
29/01
21h45 às 22h45
APPS Cidadãos
Palco Galileu
30/01
11h15 às 12h30
Evernote – A startup de cem anos
Palco Principal
30/01
20h30 às 22h30
Workshop: Entendendoo a API da
 Evernote
Espaço De Workshop 2
31/01
11h
Don’t scale to scale
Espaço Wayra - Área Expo
31/01
11h
EvernoteTechnicalMeetup
Espaço Wayra - Área Expo
31/01
13h
Criando um Ecossistema de Startups
Espaço Wayra - Área Expo
31/01
14h
E se mudar o mundo fosse um bom negócio?
Espaço Wayra - Área Expo
31/01
15h
Quanto custa o dinheiro de um
 investidor?
Espaço Wayra - Área Expo
31/01
16h
Canais de venda para empresas
Espaço Wayra - Área Expo
31/01
16h
O que é preciso ter para receber um investimento inicial para sua startup
Espaço Wayra - Área Expo
31/01
17h
Como aproveitar as oportunidades do Marketing Digital
Espaço Wayra - Área Expo
31/01
17h
Campus Fórum – Nuvem de Livros
Palco Principal
31/01
17h
Premiação Wayra Contest
Espaço Wayra - Área Expo
31/01
11h às 12h30
Tecnologia Assistiva: Interface
 Interativa de Comunicação
Palco Galileu
01/02
14h30 às 15h30
Tecnologias exponenciais: quais as tecnologias irão mudar a humanidade
 nos próximos 20 anos?
Palco Galileu

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".