Pular para o conteúdo principal

Fala Henry Campos

Guilherme Soares Dias, especial para o Estado - Estadão.edu
Hospitais de ponta de São Paulo estão aumentando o investimento em educação. Diferentemente das instituições que implementam cursos nas áreas médicas e precisam abrir hospitais-escola, essas instituições já nascem com a infraestrutura completa. Profissionais da área, porém, temem que o acesso à profissão fique ainda mais restrito à elite.
A entrada do Hospital Israelita Albert Einstein na área educacional se deu nos anos 1990, com a criação de um curso técnico e de uma graduação em Enfermagem. Em 2004, o hospital lançou uma pós-graduação latu sensu e, neste ano, passou a oferecer mestrado profissional em Gestão de Tecnologia e Saúde.
"A área de educação vem crescendo e se tornando cada vez mais prioritária na instituição", afirma Felipe Spinelli de Carvalho, diretor de ensino do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa (IEP). "Tivemos aprovados dois mestrados para médicos, um acadêmico e outro profissional, além do doutorado, que devem ser abertos até o meio do ano."
Já o Hospital Sírio-Libanês começou a oferecer cursos de especialização em 2005 e hoje também tem mestrado e doutorado. As especializações se expandiram e, graças ao modelo a distância, chegam a todos os Estados – são 10 mil alunos em 40 polos. Entre as especializações presenciais estão algumas ofertadas apenas pelo Sírio, como em Neurointensivismo e em Videocirurgia.
"Temos um grau de especificidade que nos permite oferecer cursos exclusivos", afirma Roberto Padilha, diretor de ensino do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (foto).
O ingresso dos hospitais na capacitação de profissionais se deu, segundo as próprias instituições, para aumentar a qualidade do ensino e garantir o aprendizado de novas tecnologias para atendimentos específicos. "Se a universidade suprisse satisfatoriamente as necessidades do hospital dificilmente entraríamos nessa empreitada", afirma Padilha.
Para o diretor de ensino do instituto do Sírio-Libanês, as aulas oferecidas pela entidade se diferenciam das que há nas universidades em geral porque são mais críticas. "O diferencial é a metodologia. Há reflexão em cima da prática."
Carvalho destaca que o objetivo do Einstein é compartilhar o conhecimento da instituição com a comunidade. "Não queremos deixá-lo apenas aqui dentro. Queremos estar constantemente atualizados com práticas de ponta."
A enfermeira Juliana Roberta de Castro de Souza, de 28 anos, trabalha na área de oncologia do Sírio-Libanês e faz a especialização Educação na Saúde para Preceptores, no próprio Sírio. Esta é a quarta especialização de Juliana – três delas foram feitas em instituições ligadas a hospitais.
"Há ganhos, pois existe uma maior integração com o meu trabalho e o corpo docente, por estar ligado à prática profissional, é mais capacitado", afirma Juliana.
Mensalidade. Para o presidente do comitê especial do MEC para formação em saúde, Henry Campos, que é vice-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), é preciso que os hospitais tenham um "olhar social" e não sejam voltados apenas para a elite econômica, que tem condições de arcar com elevados valores.
"A universidade pública adota o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e tem sistema de cotas, que estão democratizando e mudando o perfil dos alunos. Esses novos cursos precisam ter um diferencial na oferta de vagas para não elitizar ainda mais o acesso à profissão", defende.
Além disso, Campos considera que a graduação precisa focar na melhoria da saúde da população. "Não sou contra a criação de cursos privados, mas é preciso o mesmo rigor que se tem com os públicos. É preciso analisar os processos, a estrutura, ter critérios de avaliação e indicadores de acompanhamento", afirma.
O diretor da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Antônio Carlos Lopes, defende a preocupação com a saúde pública e estímulo para que os futuros profissionais tenham educação e formação médica prática.
"Sou favorável à abertura de mais escolas públicas, não privadas. Não basta ser um hospital famoso, é necessário ter preocupação com a educação", afirma Lopes.
Expansão futura. O próximo passo do IEP será a criação de um curso de graduação de Medicina. Para isso, o instituto aguarda a divulgação de um edital do Ministério da Educação (MEC) para solicitar a abertura do curso.
"A expectativa é de que esse documento saia ainda neste semestre. O vestibular está previsto para o fim do ano e o curso deve começar em 2015", diz Carvalho. O MEC confirma que lançará um edital com foco nos hospitais que têm interesse em oferecer graduações, mas não informou quais serão os parâmetros adotados para selecioná-los.
O Sírio não pretende abrir graduação em Medicina nos próximos anos, mas destaca a parceria com universidades na promoção de estágios.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".