Seguindo a estratégia de expandir sua produção no Nordeste, a Ambev finalizou o processo de ampliação da sua fábrica em Aquiraz, que recebeu um investimento de R$ 415 milhões. A companhia inaugura hoje as novas instalações da unidade em evento com a presença do presidente da empresa, João Castro Neves, do governador do Ceará, Cid Gomes, e do prefeito de Aquiraz, Antonio Fernando Freitas Guimarães. Durante as obras de expansão, foram gerados mais de mil postos de trabalho temporários. Após a ampliação, mais 400 pessoas foram contratadas para trabalhar na unidade, que conta hoje com 780 funcionários.
Os investimentos da Ambev no Nordeste, a exemplo da recém-construída fábrica em Itapissuma (PE), visam atender ao crescimento do mercado nordestino e também à demanda durante a Copa do Mundo deste ano – já que a região abriga quatro cidades-sede do evento. “Faz mais de três anos que temos nos preparado para esse importante momento de Copa do Mundo. Mas os nossos investimentos, em especial no Nordeste, são crescentes não apenas por causa do Mundial. Eles são perenes porque acreditamos no Brasil e no desenvolvimento econômico do país”, afirma João Castro Neves, presidente da Ambev.
Com a ampliação, a capacidade de produção anual de bebidas de Aquiraz triplicou. Agora, a filial poderá produzir até sete milhões de hectolitros de bebidas por ano. Além disso, a fábrica passou a produzir a marca Antarctica Sub Zero. Para ser fabricada, essa cerveja passa por um moderno sistema de dupla filtragem a frio, realizada a uma temperatura de -2° Celsius. Durante o procedimento, a linha de produção fica coberta por uma fina camada de gelo e a cerveja chega quase a congelar. O líquido resultante tem como principais características o sabor e texturas leves, o amargor menos marcante e refrescância acentuada.
Com os investimentos, a fábrica de Aquiraz recebeu uma nova unidade de produção de cerveja e três novas linhas de envase: uma de latas, com capacidade de rodar 120 mil latas por hora; uma de PET, para envasar 24 mil garrafas por hora; e outra de garrafas de vidro retornáveis. Com a nova linha de PET, a fábrica dobrou sua capacidade de engarrafar refrigerantes. A expansão permitiu ainda a produção de bebidas em novos tipos de embalagens, como as latas de 269 ml, 350 ml e 473 ml, a garrafa de vidro retornável de 300 ml, e as garrafas PET de 2,25 litros.
Além da Antarctica Sub Zero, que acabou de chegar, o portfólio da fábrica de Aquiraz inclui ainda as marcas mais queridas de cerveja e refrigerantes do Brasil, como Brahma, Skol, Antarctica, Guaraná Antarctica, Guaraná Antarctica Zero, Pepsi, Sukita, Soda e H2OH!. A produção da unidade abastece os mercados do Nordeste, do Norte e do Centro Oeste do Brasil. São mais de 250 mil pontos de venda que recebem bebidas produzidas em Aquiraz.
Ambev no Ceará
A parceria da Ambev com o Ceará vem desde o início dos anos 1970. No Estado, a Ambev gera mais de mil empregos diretos e cerca de 29 mil postos de trabalho em toda sua cadeia produtiva. Além da fábrica em Aquiraz, a companhia mantém mais três centros de distribuição direta nas cidades de Fortaleza, Castelão e Aracati, e também cinco distribuidoras, nos municípios de Iguatu, Crato, Juazeiro do Norte, Sobral e Nova Russas.
A Ambev é ainda uma das maiores geradoras de impostos do Estado. Só em 2013, a companhia gerou R$ 432 milhões em tributos no Ceará, sendo R$ 308 milhões de ICMS. Pelo quarto ano consecutivo, a companhia recebeu a premiação concedida pelo Governo do Estado do Ceará, pela Secretaria da Fazenda e pelo Sistema Verde Mares para as empresas que mais arrecadaram ICMS e assim contribuem para o crescimento da economia cearense.
A empresa é também uma das principais apoiadoras dos eventos culturais do Estado. Nos últimos anos, as marcas Skol e Antarctica têm sido as anfitriãs do Carnaval de Fortaleza. A Skol é ainda a patrocinadora oficial do Ceará Junino, um dos circuitos de São João mais populares e animados do Nordeste.
Além disso, os três maiores clubes de futebol do Estado participam do Movimento Por um Futebol Melhor, um sistema de benefícios aos sócio-torcedores. Ao mesmo tempo em que traz vantagens concretas para o torcedor – como bons descontos em produtos das empresas participantes –, também gera e aumenta a receita dos clubes de futebol. Lançado pela Ambev em 2013, o Movimento já gerou mais de R$ 100 milhões em receita adicional aos clubes brasileiros. No Estado, o time do Ceará possui mais de nove mil sócio-torcedores, seguido pelo Fortaleza, com cerca de seis mil sócios e pelo Ferroviário, com outros três mil associados.
Meio Ambiente
A fábrica de Aquiraz está localizada a aproximadamente 32 quilômetros de Fortaleza e está completamente alinhada à política de ecoeficiência das unidades fabris da Ambev. A filial segue as diretrizes do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), implantado há mais de 20 anos em toda a companhia. Com ele, todas as fábricas trabalham, ano a ano, para reduzir a captação e quantidade de água usada no processo produtivo, e também para diminuir o consumo de energia e de emissão de poluentes. Além disso, o SGA estabelece metas para aumentar o índice de reaproveitamento de subprodutos e reciclagem de resíduos sólidos.
A unidade de Aquiraz foi construída e ampliada com os equipamentos mais modernos para a obtenção dos melhores índices de ecoeficiência. A estação de tratamento de efluentes industriais da fábrica tem capacidade para tratar 2,6 milhões de metros cúbicos de água por ano. Isso equivale ao tratamento de esgoto de um município do tamanho de Aquiraz por mais de oito meses. O índice de reciclagem de subprodutos da fábrica também é muito alto. Praticamente não existe lixo na filial Aquiraz, que recicla 99% dos resíduos sólidos gerados no processo produtivo.
Sobre a Ambev
Ser a “Melhor Empresa de Bebidas do Mundo em um Mundo Melhor”. Esta é a missão da Ambev, empresa de capital aberto, sediada em São Paulo, no Brasil, com operações em 16 países das Américas (Argentina, Brasil, Bolívia, Canadá, Chile, El Salvador, Equador, Guatemala, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai, Dominica, Antigua e St. Vincent).
Dona de um portfólio de "estrelas" como Antarctica, Brahma, Bohemia, Budweiser, Skol, Original, Stella Artois; os refrigerantes Guaraná Antarctica, Soda, Pepsi, Sukita, Antarctica Citrus e H2OH!; o isotônico Gatorade e o chá Lipton, além do energético Fusion e da Brahma 0,0%, totalmente sem álcool, a Ambev é líder no ranking das cervejarias na América Latina.
Reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar, a Ambev tem em seus funcionários – 37 mil só no Brasil – sua maior fortaleza. Por isso, investe continuamente no desenvolvimento e sucesso de sua Gente, que é incentivada a se sentir dona da companhia e pensar grande.
Pioneira, a companhia desenvolve o Programa Ambev de Consumo Responsável desde 2003, fazendo campanhas de conscientização sobre os riscos do uso indevido do álcool, norteadas pelas premissas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Dentre seus principais projetos estão o Jovens de Responsa, o Bar de Responsa, o Supermercado de Responsa e o Papo em Família. Todos voltados a evitar o consumo de álcool por menores de idade.
Sua reconhecida excelência em gestão gera retorno aos seus acionistas e garante atuação sustentável. No ano de 2013, o volume de vendas da companhia chegou a quase 165 milhões de hectolitros de bebidas e a receita líquida foi de R$ 34,8 bilhões – crescimento de 6,4% em relação ao ano de 2012.
Referência em práticas ambientais, a Ambev criou o Movimento CYAN (www.movimentocyan.com.br), uma ampla iniciativa de mobilização e conscientização da sociedade para o uso racional da água. Um dos principais destaques de maior impacto do Movimento é o Projeto Bacias, que atua em conjunto com as ONGs WWF e The Nature Conservancy para preservar bacias hidrográficas do Brasil. E, para estimular a reciclagem de embalagens pós-consumo, a companhia desenvolve inúmeras ações por meio do programa Ambev Recicla.
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