Pular para o conteúdo principal

Sarau Imperial

Um grupo de 78 jovens artistas da orquestra da Fundação Raimundo Fagner, sendo 41 de Canto Coral e 37 instrumentistas, sobe neste sábado (17), às 17 horas, no palco do Teatro Carlos Câmara (Rua Senador Pompeu, 454 - Centro), em Fortaleza, para mostrar o resultado de um amplos estudos sobre a música no império brasileiro, que resultou no espetáculo "Sarau Imperial". O recital traz canções de compositores brasileiros de um dos períodos mais efusivos da história da música brasileiras. no período do império no Brasil. O repertório da apresentação traz obras dos principais compositores da época, como Padre José Maurício Nunes Garcia (1767–1830) e Marcos Portugal (1762–1830). O recital Sarau Imperial tem entrada franca. Mais informações pelo fone (85) 3274.3726.
O espetáculo faz um resgate à revolução provocada no ambiente musical carioca depois da chegada da corte portuguesa. Com base no projeto D. João VI no Brasil - Música para o Príncipe, os alunos da Fundação Raimundo Fagner oferecem ao público presente um espetáculo que une música e história. O Recital é resultado do trabalho do projeto Aprendendo com Arte, que atende cerca de 400 crianças e adolescentes de Fortaleza e do município de Orós, no interior cearense. No projeto, eles participam de grupos de flautas, grupos vocais e grupos de violão que estudam a música brasileira, com direção musical do maestro David Castelo e orientação do maestro Ezequiel Moreira.
A vinda da família real para o Brasil consolidou o Rio de Janeiro como centro do poder colonial e mudou sensivelmente a fisionomia da cidade. A necessidade de criar-se uma estrutura administrativa que viabilizasse o governo do reino fez com que D. João VI criasse, imediatamente após sua chegado, todo um aparato burocrático. Ainda em sua estada na Bahia, decretou a abertura dos portos. Ato que punha fim aos 300 anos de sistema colonial. Nesse mesmo ano foi instalada, no Hospital da Ordem Terceira do Carmo, a Biblioteca Real, fundou-se a Impressão Régia do Rio de Janeiro, o Arquivo Nacional, foi permitida a instalação de fábricas e manufaturas no Brasil e foi criado o Banco do Brasil. No âmbito cultural, o período joanino foi marcado pelo acesso a livros e a uma relativa circulação de idéias. Em 1808, foi editado o primeiro jornal da colônia.
No tocante à música, era também necessário criar-se uma estrutura capaz de prover a devida gala para as solenidades oficiais e para a vida cotidiano da cidade onde estava sediada a monarquia portuguesa. Por essa razão, D. João VI criou, logo após sua chegada ao Rio de Janeiro, a Capela Real, cujo primeiro mestre foi o Padre José Maurício Nunes Garcia (1767 – 1830). Em 1813, foi inaugurado o Real Teatro São João e, por ordem do príncipe regente, músicos da Capela Real de Lisboa foram transferidos para o Rio de Janeiro. Assim, em 1811, chegou Marcos Portugal (1762 - 1830) ao Brasil, que substituiu o Pe José Maurício no mestrado da Capela Real do Rio de Janeiro. Outro importante fato que impactou a vida musical do Rio de Janeiro foi a chegada da Missão Artística Francesa, em 1816. Com ela chegou Sigismund Neukomm, compositor austríaco discípulo de Joseph Haydn. D. João VI mandou vir também cantores Castrati da Europa. Em 1819, estreou a primeira ópera de Rossini no Rio de Janeiro:Tancred. A partir de então foram suas óperas que passam a dominar a cena carioca. Verificou-se, ainda no período joanino, o desenvolvimento de uma prática de música instrumental de salão.
É, portanto, indiscutível a revolução provocada, no ambiente musical carioca, pela presença da corte portuguesa.
Repertório - Recital "Sarau Imperial"
Mater Divinae – Francisco Manuel da Silva
Beijo a mão que me condena – José Maurício Nunes Garcia
Quem me viu aflito e triste – Anônimo – Modinha do sec. XIX
Pelo amor de Deus ­ Anônimo – Modinha do sec. XIX
Eu nasci sem coração ­ Anônimo – Modinha do sec. XIX
Antífona para o Cântico Benedictus – José Maurício Nunes Garcia
Hino da Independência – D. Pedro I
Ganinha, minha Ganinha ­ Anônimo – Modinha do sec. XIX
Quem achou o qu’eu achei ­ Anônimo – Modinha do sec. XIX
Homens errados e loucos – Domingos Caldas Barbosa
Domine Jesu, ­ José Maurício Nunes Garcia
Cotilhão – Instrumental violão
Batuque ­ Instrumental violão
Miudinho ­ Instrumental violão
Contradança ­ Instrumental violão
Menuette Afandangado ­ Instrumental violão

Sobre a Fundação Raimundo Fagner
Para contribuir com o desenvolvimento humano e social das famílias do município de Orós, o cantor Raimundo Fagner, filho da cidade, criou em 3 de abril de 2000 a Fundação Social Raimundo Fagner, investindo em educação complementar para o desenvolvimento de crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 17 anos. Estes são em geral de famílias com renda inferior a um salário mínimo, em situação de risco social e matriculadas na rede pública de ensino.
A Fundação Raimundo Fagner desenvolve suas ações por meio do Projeto Aprendendo com Arte, uma proposta de educação em arte que visa promover o desenvolvimento humano, o pensamento artístico e a percepção estética, com oficinas de sensibilização nas diversas áreas artísticas, principalmente na música. São 400 alunos recebendo programas que trabalham o incentivo à educação, com aulas de literatura e informática, capoeira e esporte, atividades orientadas para o desenvolvimento da criatividade e relacionamento grupal, integração de atividades pedagógicas às ações de saúde, ações de cidadania e de fortalecimento das relações familiares.
Nas oficinas de música são desenvolvidas aulas de teoria musical, instrumentos musicais e de história da arte, visando compartilhar esse conhecimento com crianças e adolescentes, usando como temas de estudos os seguintes períodos musicais: ‘Momento Histórico: Renascença, Barroco, Clássico, Romântico, Moderno e Contemporâneo’; e ‘Desafio: Conhecer o modo como os artistas, na sua época, criavam sua arte’.
Projeto Aprendendo com Arte
O projeto Aprender com Arte oferece a 370 alunos programas que trabalham no incentivo à educação, à leitura, aulas de literatura e informática, capoeira e esporte, atividades orientadas para o desenvolvimento da criatividade e relacionamento grupal, integração de atividades pedagógicas às ações de saúde, ações de cidadania e de fortalecimento das relações familiares.
Nas oficinas de música são desenvolvidas aulas de teoria musical, instrumentos musicais e de história da arte, visando compartilhar este conhecimento para crianças e adolescentes, usando como temas de estudos os seguintes períodos musicais: ‘Momento Histórico: Renascença, Barroco, Clássico, Romântico, Moderno e Contemporâneo’; ‘Desafio: Conhecer o modo como os artistas, na sua época, criavam sua arte’.
Lá eles participam de atividades desenvolvidas nos grupos de flautas, grupos vocais e grupos de violão, grupos de capoeira e percussão. Deles, originaram os espetáculos: Bumba-Meu-Boi, da Fundação; Romeu e Julieta, de William Shakespeare; e o Recital trabalhado neste período, “Os Jesuítas e sua Música para a Catequese”.

• Recital “Sarau Imperial”
Alunos da Fundação Raimundo Fagner
Local: Teatro Carlos Câmara, Rua Senador Pompeu 454, Centro - Fortaleza
Data: 17 de maio (sábado)
Horário: 17 horas
Entrada Franca
Informações: (85) 3274.3726.

FICHA TECNICA
Direção Musical: David Castelo
Direção Artística: Tereza Tavares
Assistente de Direção Musical: Ezequiel Moreira
Arranjos: Ezequiel Moreira e Raimundo Nonato
Maestros: Ezequiel Moreira e Raimundo Nonato
Educadores de Flauta: Ezequiel Moreira, John de Souza e Átila Felix
Educador de Violão: Neuberjonhson
Educador de Canto Coral: Flaudeanno Gomes
Produção Executiva: Sandra Queiroz, Rebeca Lemos e Amanda Martins
Figurino e Adereços: Sandra Queiroz e Anderson Mendes
Cenografia: Anderson Mendes
Confecção de Figurino: Terezinha Florencio
Iluminação Cênica:
Som:
Direção de Palco:
Concepção Gráfica e Fotografia: Antonio Carlos Dias
Assessoria de Imprensa: : AD2M

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.