Pular para o conteúdo principal

InfoBrasil 40

A 40º edição da InfoBrasil será realizada de 26 a 28 de agosto, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Anexo II). Com o tema “Todos Conectados na Rede de TIC”, o evento promove o intercâmbio científico, tecnológico e educacional.

Serão realizados workshops, palestras, apresentações de trabalhos, painéis, mesas redondas, lançamentos e exposição de produtos com a presença de renomados profissionais de todo país. A InfoBrasil 2014 ressalta a tecnologia, a criatividade, a inovação e os negócios entre profissionais e estudantes, compartilhando novidades do mercado, proporcionando novos contatos e grandes oportunidades. O acesso é gratuito, basta fazer a inscrição no sitewww.infobrasil.inf.br.

Com foco na inovação e difusão de novas tecnologias, o evento inclui a realização dos seguintes eixos: VII Congresso Tecnológico InfoBrasil; Políticas Públicas em TIC; Mobile & Games; Inovação Tecnológica na Área da Saúde; Gestão de Projetos e Processos; Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia; Tecnologias Assistivas e  Gestão da Segurança da Informação.

Além da programação de palestras, na InfoBrasil os visitantes poderão conferir nos três dias do evento uma Mostra Aplicada de Produtos, com exposição e lançamento de soluções, além de um momento de networking entre os participantes do evento. A programação conta ainda com uma Mostra de Inclusão Digital e Tecnologias Assistivas e uma Mostra de Startups.     

A Mostra de Inclusão Digital dará visibilidade a projetos que promovem a inclusão digital e social nas periferias de Fortaleza, como Pirambu Digital, Titanzinho Digital, Aracati Digital, Iteva, Teia Digital, Banco Palmas e Bom Jardim Conectado, mostrando experiências bem sucedidas e que mudaram a realidade das comunidades onde estão presentes. 

Na área de Tecnologias Assistivas, a mostra reunirá pesquisadores e desenvolvedores de soluções tecnológicas para facilitar o dia-a-dia de pessoas com deficiência motora, mental, visual e/ou auditiva. Um dos expositores será o Instituto Federal do Ceará – IFCE, instituição que tem desenvolvido diversos projetos bem sucedidos que oferecem alternativas para as pessoas com deficiência. No local, será instalado o "caminho digital", onde os visitantes poderão experienciar o uso da bengala digital, projeto desenvolvido no IFCE para facilitar a vida dos deficientes visuais.

O espaço dedicado às startups será montado no conceito de coworking, espaço de trabalho compartilhado e terá a participação das startups cearenses Ponks Toy, Agenda Kids, Bome, Washer, Minha Graduação, MakeUp Club, Fit Pro, Vitrola, Speakrs, Mobills Gerenciador Financeiro, Vibezone e Easy Beer.

O evento comemora seus 20 anos de realização ininterrupta, promovido pelo Instituto InfoBrasil de Inovação Digital – I3D, com o apoio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e da Comissão de Ciência, Tecnologia e Educação Superior da Assembleia Legislativa do Ceará (CCTES). 

Congresso Tecnológico

O VII Congresso Tecnológico InfoBrasil será realizado, gratuitamente, em Fortaleza, no período de 26 a 28 de Agosto. Nos três dias do evento, serão realizadas mais de 100 palestras e relatos técnicos, oferecendo uma oportunidade de intercâmbio de conhecimentos para pesquisadores e estudantes de todo o Brasil. 

Ao todo, foram submetidos cerca de 120 trabalhos em doze áreas temáticas da Tecnologia da Informação e Comunicação: Automação e Sistemas Embarcados; Engenharia de Software (Métodos, Técnicas e Ferramentas); Empreendedorismo; Gerenciamento de Dados (Banco de Dados, Big Data, etc.); Gestão de Projetos e Processos; Jogos e Mídias Digitais; Redes de Comunicação Digital; Segurança da Informação; Software Livre; Tecnologia Educacional; Tecnologias Web e Tecnologias Assistivas.
O Comitê Científico do Congresso é formado por representantes de diferentes instituições de ensino e pesquisa de todo o País. A participação garantida dos estudantes e pesquisadores, mediante a inscrição gratuita, promove a difusão do conhecimento na área. Os anais do VII Congresso serão publicados no site do evento, democratizando o acesso à informação. 

Políticas Públicas em TIC

A abertura do evento, dia 26 de agosto, às 15h, contará com o Seminário Políticas Públicas em TIC. O evento pretende fomentar um amplo debate sobre os impactos do Marco Civil e o novo Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Articulado pela Comissão de Ciência, Tecnologia e Educação Superior da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, presidida pela deputada Rachel Marques, o Seminário pretende formular um documento com as demandas do segmento. 

Inovação Tecnológica na Saúde

No dia 27 de agosto de 2014, das 8h30 às 19h, o II Seminário Inovação Tecnológica na Área da Saúde irá debater o conjunto de projetos e processos da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), do Ministério da Saúde, que visam envolver a sociedade na formulação, implementação e gestão das públicas do Sistema Único de Saúde.

Pela manhã, o evento contará com o I Encontro dos Gestores de TI da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. A abertura oficial do Seminário, às 14h, contará com a presença de Augusto César Gadelha, diretor do Departamento de Informática do SUS, que irá apresentar a palestra “Inovação Tecnológica na Área da Saúde”. Haverá ainda a palestra “Estratégias Nacionais em e-SAUDE: CADSUS 5.0, Portal do Cidadão e e-SUS A/B" e apresentação de cases.

Eventos paralelos

A vasta programação da InfoBrasil traz ainda outros três eventos paralelos. O Mobile & Games Day, dia 26, reunirá o mercado para falar sobre tendências e oportunidades na área de Mobilidade e o acelerado crescimento da indústria de aplicativos e games, com a participação do presidente da AciGamesBR, Moacyr Alves e do gerente executivo da Abragames, Gerson Sousa.

O Seminário Gestão Projetos e Processos, dia 27/08, contará com apresentação de casos consagrados, melhores práticas e inovações em Gestão de Projetos e Processos em TIC, com a participação de renomados palestrantes.

Já o Seminário Empreendedorismo, Inovação & Tecnologia, dia 28/08, irá fomentar o empreendedorismo de base tecnológica, apresentando tendências no mercado de startups e contará com a II Conferência Regional Anjos do Brasil.

Serviço: 
InfoBrasil TI&Telecom
Data: 26 a 28/08
Horário: das 14h às 21h
Assembleia Legislativa do Estado do Ceará – Anexo II
Informações e inscrições: www.infobrasil.inf.br / facebook.com/infobrasiltic
Telefones (85) 3279.7675 ou (85) 3047.2581

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".