Pular para o conteúdo principal

No Bom Jardim

A Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), por intermédio da Secretaria Regional V e das demais secretarias municipais, irá promover neste sábado (08/05), entre 8h e 12h, a 8ª edição do projeto “Abraça Fortaleza”. Serão prestados serviços gratuitos à comunidade residente no Bairro Bom Jardim.
Para o secretário da Regional V, Luiz Eduardo Matos Mendes, o “Abraça Fortaleza” vem fortalecendo o diálogo entre a população e a Prefeitura de Fortaleza. "Com o Abraça Fortaleza a população do Bom Jardim terá a oportunidade de conversar com o Prefeito Roberto Cláudio sobre as melhorias para a área, além de utilizar os diversos serviços que serão disponibilizados pelas secretarias no dia do evento".
Saúde
A equipe da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fará a vacinação gratuita contra Influenza (gripe), Hepatite B e Tríplice Viral. Para tanto, é necessário apresentar o cartão de vacinação. As mulheres também receberão orientações educativas e preventivas sobre doenças sexualmente transmissíveis. A SMS disponibilizará ainda orientações sobre saúde bucal. Também será realizado o serviço de controle de zoonoses (vacinação de gatos e cachorros e testes de raiva e calazar).
Meio ambiente e Limpeza Urbana
A Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma) promoverá ações de combate a poluição sonora, poluição visual, controle de efluentes, controle de resíduos e controle da poluição atmosférica. A população terá a oportunidade de fazer suas denúncias. Haverá ainda a promoção da educação ambiental com troca de mudas de plantas nativas e ornamentais por materiais recicláveis (latas, pet, papelão, dentre outros), baterias, pilhas e eletrônicos.
O movimento Limpa Brasil vai atuar em parceria com a Seuma, abordando as pessoas que irão entregar o material reciclável nos ponto de troca por mudas. A equipe do Limpa Brasil irá orientar sobre a importância da separação e descarte correto de materiais recicláveis. Tião Santos (protagonista do Documentário “Lixo Extraordinário”) estará presente interagindo com as crianças e sensibilizando-as sobre a importância do processo de reciclagem, destinação correta dentro da comunidade.
Cidadania e Direitos Humanos
A Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos (SCDH) levará para a ação os serviços do Escritório Itinerante de Direitos Humanos e Disque Direitos Humanos; atendimento e orientação para as mulheres de Fortaleza sobre a Lei Maria da Penha; apresentação de diretrizes e ações do projeto “Fortaleza, uma cidade acessível para todos”; atendimento e orientação às vitimas de preconceito racial e intolerância religiosa; à pessoa idosa e à população LGBT. Também estará disponível a Unidade Móvel de Atendimento ao Direito do Consumidor (Procon). Irá contar ainda, com a presença de agentes do Conselhos Tutelares e de Proteção da Infância e Juventude.
O Procon Fortaleza preparou atividades de orientação do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e também disponibilizará a Unidade Móvel, onde é possível realizar abertura de reclamações e denúncias e receber orientação jurídica e material educativo. O órgão alerta que, para registrar uma reclamação, é preciso ter em mãos os documentos (RG, CPF, comprovante de residência, cópia da fiscal, fatura ou recibo do produto).
Trabalho e Ação Social
Na área da Assistência Social, haverá atendimento do Cadastro Único, com orientações, consulta cadastral e informações sobre os serviços ofertados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS).
No eixo do Trabalho e da Qualificação Profissional, a Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra) disponibilizará o balcão da Qualificação Profissional, com inscrições para cursos, atendimento do Sine Municipal e emissão de documentação - RG e CPF. Os alunos do curso de cabeleireiro realizarão o corte de cabelo da população gratuitamente. 
Já na área da Segurança Alimentar, serão distribuídos materiais informativos com foco na alimentação saudável para reflexão sobre o seu papel na construção de vidas mais saudáveis.
AMC
Como nas outras edições, a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) estará no local com uma equipe, credenciando idosos e deficientes para vagas especiais de estacionamento. Além disso, estão programadas ações lúdicas e educativas visando estimular o respeito no trânsito, conscientizando, principalmente, sobre a importância de atravessar a via de modo seguro pela faixa de pedestres e sobre estacionamentos irregulares. Como parte das atividades, haverá ainda a presença de uma equipe da AMC nos bairros, que receberá solicitações da população relativas, por exemplo, à implantação de sinalização, instalação de redutores de velocidade e retirada de lombadas irregulares. Crianças da comunidade também contarão com jogos sobre educação de trânsito. 
Etufor
Durante a ação, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) manterá os serviços da unidade móvel do Bilhete Único e de cadastro da gratuidade para idosos.
Documentação necessária para o Bilhete Único: Documento de identidade, CPF e comprovante de residência com CEP. No caso de estudantes, a carteira estudantil também deve ser apresentada.
Documentação necessária para gratuidade de idosos: identidade e comprovante de residência. O cartão é entregue no mesmo dia.
Juventude
No estande da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas da Juventude, haverá panfletagem e divulgação dos projetos ligados à área; tira-dúvidas sobre o Edital “Nossa ação muda a cidade” e apresentação do grupo Fulerart (Grupo teatral do Cuca), com a atividade do abraço grátis. O público também poderá conferir amostra dos vídeos produzidos pelos alunos da Rede Cuca, além de atividades esportivas, como a prática do slackline.
Atrações musicais
A animação do evento ficará por conta das seguintes atrações: Goga da Rima; Preto Rap; Paródia – Cuidado com os Animais; Tiririca Cover; Grupo Parafolclórico Fulô do Sertão; Ana Célia (voz e violão); Luan Sorrane; TV Marmota e Bené Maior. Haverá ainda apresentações teatrais com temas educacionais.
Educação
Nesta edição do "Abraça Fortaleza", a Secretaria Municipal da Educação (SME) contribuirá com a exposição da nova sala de aula (carteiras de alunos e professores, além da exposição do novo fardamento). Quanto a serviços, serão levados  dois computadores "KidSmart" para o uso das crianças; o cantinho da beleza (manicure e maquiagem para crianças), mesas com atividades e pintura de rosto.
Serão apresentadas as principais ações da Prefeitura na área da Educação, como os novos equipamentos esportivos e instrumentos musicais adquiridos para as escolas. Haverá também uma apresentação de banda fanfarra formadas por alunos da rede pública municipal.
Além disso, estarão expostos o novo fardamento, o material didático individual e coletivo, o material pedagógico, o cardápio da alimentação escolar e os ônibus escolares.
Será montada uma sala de aula equipada com laboratório de informática que ficará disponível para a população durante todo o evento. 
Os moradores do bairro também terão acesso a um canal de diálogo com a SME através dos serviços de ouvidoria.
*O que é o KidSmart: O computador chamado de KidSmart é adaptado para uso de crianças e utilizado em algumas escolas da rede pública de ensino. A máquina chama atenção pelas cores e pode ser usada por dois alunos ao mesmo tempo. O software instalado no equipamento trabalha as áreas do conhecimento através de jogos  interativos.
Desenvolvimento Econômico
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE) atuará com ações que integram o Programa de Empreendedorismo Sustentável, oferecendo apoio aos micro e pequenos empreendedores nos eixos formalização, microcrédito, comercialização, além de inscrições para cursos de capacitação que abordam temas diversificados como: Gestão Financeira e Operação de Crédito, Despertando as Características do Empreendedor, Entendendo Custos, Despesas e Preço de Venda, Análise de Mercado e Plano de Marketing, avançando nas mídias sociais. As oficinas são ministradas nas seis Secretarias Regionais.
Os interessados em se formalizar como Empreendedor Individual devem apresentar o Título de Eleitor, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Documento de Identidade (RG) e comprovante de endereço. Para mais informações procurar a sede da SDE ou a Sala do Empreendedor, localizada na Regional mais próxima, além do Centro de Pequenos Negócios de Vendedores Ambulantes - CPNVA (antigo Beco da Poeira), ou ainda, entrar em contato pelo telefone: 0800 41 41 41.
Edições anteriores
O “Abraça Fortaleza” já foi realizado nos bairros Vila Velha (Regional I), Parque Genibaú (Regional V), Jangurussu (Regional VI), Demócrito Rocha (Regional IV), Vicente Pinzón (Regional II), Henrique Jorge (Regional III) e Floresta (Regional I).
Serviço:
8º Abraça Fortaleza

Data: 23/08/2014
Hora: 8h às 12h
Local: Campo Beira Rio (Rua Barra Vermelha com Rua 23 de Junho) – no Bairro Bom Jardim (Regional V)

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não