Pular para o conteúdo principal

Festival Choro Jazz

Em sua 6ª edição o Festival Choro Jazz chega consolidado aos palcos do circuito musical nacional e internacional, e novamente se apresenta em Fortaleza, pelo terceiro ano consecutivo, antes de seguir para a bela e paradisíaca praia de Jericoacoara com sua já tradicional semana musical, incluindo a presença de alguns dos mais renomados músicos do mundo. O Festival, é totalmente gratuito, acontece de hoje (27) a sábado (29), no Anfiteatro do Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza, e de dois a sete de dezembro, na Praça Principal de Jericoacoara.
Com direção artística do produtor musical Capucho, o Festival é uma realização da Capucho Produções. A edição deste ano foi contemplada na seleção pública do Petrobras Cultural e conta ainda com apoio cultural da Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara, Centro Cultural Dragão do Mar e Secretaria de Turismo do Ceará; patrocínio do Banco do Brasil e Banco do Nordeste. Virão ao Estado nomes consagrados da música brasileira, como João Donato, a parceria instrumental do Duo Fel; o talentoso quarteto de François de Lima; Márcio Bahia com seu exímio quinteto, e músicos prestigiados internacionalmente, a exemplo do Mario Liginha Trio; de Portugal. Serão ao todo mais de 20 atrações, uma programação* completa com espetáculos, exposições e oficinas, nas cidades de Fortaleza – Anfiteatro do Centro Cultural Dragão do Mar e Jijoca de Jericoacoara – Praça Principal.
O projeto proporciona um panorama que transita entre as diversas regiões do Brasil e suas origens musicais por meio de uma programação que contempla representantes de diferentes estados, além de promover o intercambio cultural com convidados internacionais que são referência no meio. Desta forma, o Festival Choro Jazz fomenta a composição de uma partitura rara e fecunda a ser percorrida pelo público durante intensos dias repletos dessa atmosfera musical. A aproximação dos gêneros musicais que batizam o festival provoca a troca entre músicos e estilos proporcionando a experimentação sonora da audácia, virtuosismo e improvisação, de forma graciosa e principalmente maliciosa. O público é presenteado com um panorama musical cheio de nuances, estilos e sotaques diversificados. Um repertório que raramente é incluído nas temporadas de shows tradicionais.
Após os shows na capital cearense, o festival atravessa as dunas e chega a Jericoacoara que será mais uma vez palco do Festival. Uma das mais famosas praias do mundo, esse pequeno paraíso está localizado a 300 km de Fortaleza. Jeri, como é carinhosamente chamada por seus admiradores, integra o Parque Nacional de Jericoacoara – IBAMA, repleta de dunas, belas formações rochosas, praias desertas e exuberantes lagoas de águas cristalinas. Destinos concorridos nos principais roteiros de turismo. As cidades de Fortaleza e Jijoca de Jericoacoara recebem anualmente milhares de turistas oriundos de todos os cantos do planeta, atraídos pela beleza natural.
Aliada às apresentações musicais, o Festival Choro Jazz oferece ainda, gratuitamente, uma consistente programação pedagógica com ênfase na música instrumental, sua riqueza e multiplicidade de formas.
O Festival compreende, portanto, um conjunto de vivências artísticas e um território propício para novas criações, em busca da extensão da produção de conhecimento e ambiência para o fluxo de informação, compromissado com a valorização e democratização da cultura.
Atividades extras
A partir de nove de dezembro, logo após o término da 6ª edição do Festival Choro Jazz em Jericoacoara, acontece o I Camp Choro Jazz Sambaíba. O evento promove cinco dias de imersão no aprendizado musical, na troca de experiências e no exercício da criatividade, tudo isso em um cenário paradisíaco e com a presença de alguns dos maiores nomes da nossa música.
A programação inclui oficinas de instrumento e prática de conjunto, sessões de apreciação audiovisual e acesso às jams que ocorrem durante todo o período. Os professores são reconhecidos e atuam nas mais diversas áreas da música: Cleber Almeida - Bateria e Ritmos do Nordeste; Alessandro Penezzi – Violão e Choro; Alexandre Ribeiro – Clarinete; Cacá Malaquias – Sopro e Prática de Conjunto; Pedro Amorim – Samba; Paula Santoro – Oficina de Canto.
Ao todo são 120 vagas, e o pacote que inclui: banheiros com chuveiro, cozinha comunitária com cozinheiro, 3 refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar), e espaço para acampar; custa R$ 950,00 até outubro/2014 e depois passa a R$1.050,00 a partir de novembro. O pagamento pode ser feito através do “paypal”.

Programação do 6° Festival Choro Jazz:
FORTALEZA
LOCAL: Anfiteatro do Centro Cultural Dragão do Mar
Endereço: Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema – Fortaleza – Ceará
Hoje (27)
10h – Workshop Duo Taufic
21h – Duo Taufic
22h30 – Jorge Cardoso
Amanhã (28)
10h – Workshop Duo Fel
21h – Duofel
22h30 – Quarteto Só Alegria
Sábado (29)
10h – Workshop Quarteto Só Alegria
21h – Miramari – Andre Mehmari e Gabriele Mirabassi
22h30 – Ricardo Silveira Quarteto

JERICOACOARA
LOCAL: Praça Central da Vila de Jericoacoara
02/12
21h – Duo Taufic
22h30 – Marcio Bahia Quinteto
03/12
21h – Duofel
22h30 – Água de Moringa (part. especial Joel Nascimento)
04/12
21h – Ricardo Silveira
22h30 – François de Lima Quarteto
05/12
21h – Miramari – Andre Mehmari e Gabriele Mirabassi
22h30 - Mario Laginha Trio
06/12
21h – Filarmônica Israel Gomes
22h30 – João Donato
Programação Infantil
18h30 – Escola Choro Jazz Sambaíba
19h – Show Infantil Aquático (Ana Cristina)
07/12
21h – Quarteto Só Alegria
22h30 – Bandão Choro Jazz


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".