O Telecurso - tecnologia educacional que oferece escolaridade básica de qualidade a quem precisa – ganha, a partir de amanhã, uma plataforma digital na globo.com . Iniciativa da Globo em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o novo portal (telecurso.globo.com) vai reunir teleaulas, organizadas por nível de ensino e disciplinas, material didático e orientações para quem deseja estudar em sala de aula ou por conta própria, além de outras novidades com atualização diária. A plataforma do Telecurso na Globo.com contará com acervo com mais de mil vídeos e suas sinopses e sistema de busca inteligente. A partir do lançamento da nova plataforma, o Telecurso migra da tela da Globo para a globo.com.
O Telecurso é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
“O portal representa um movimento de expansão do Telecurso, já que amplia as possibilidades de acesso, a qualquer hora e de qualquer lugar, às teleaulas e aos conteúdos do Telecurso – via computador, celular ou tablet”, afirma Hugo Barreto, secretário-geral da Fundação Roberto Marinho. “É um novo marco do programa que desde 1978 é utilizado na Educação de Jovens e Adultos, como alternativa ao ensino regular em municípios e comunidades dispersas nos territórios e hoje é política pública, adotada em parceria com o MEC, em dez estados para apoiar a solução de um dos mais graves desafios da Educação Básica brasileira: a adequação idade-ano”, conclui.
“Esta é mais uma demonstração do compromisso da Globo com a Educação. Acreditamos que a expansão para a internet vai oferecer ainda mais recursos e benefícios para o público, complementando a experiência que ele encontrava na TV. Por isso, vamos disponibilizar espaço ao longo de toda a programação para que as pessoas possam conhecer esta nova plataforma de distribuição das aulas”, reforça Sergio Valente, diretor de Comunicação da Globo.
“A globo.com tem uma das maiores audiências em Educação da web. E agora, com a criação da plataforma do Telecurso, vamos enriquecer ainda mais o nosso conteúdo, oferecendo comodidade e ainda mais possibilidades para milhares de estudantes e professores em todo o Brasil. Os usuários poderão contar com todas as vantagens de acesso a qualquer hora, de qualquer lugar, no dispositivo de sua preferência”, observa Juarez Queiroz, diretor geral da globo.com.
Campanha e expansão digital brasileira
Como parte de divulgação do Telecurso na globo.com a área de Comunicação da Globo desenvolveu uma campanha para TV e mídia impressa, que será amplamente divulgada em todo o Brasil, no dia 14 de novembro. As peças destacam o alcance do Telecurso em 36 anos de trajetória, contribuições do projeto para a Educação brasileira e o novo momento de expansão, marcado pela estreia naglobo.com.
A estreia da nova plataforma digital de educação acompanha a expansão digital brasileira. De acordo com pesquisa realizada em mais de 16 mil domicílios brasileiros, entre setembro de 2013 e fevereiro de 2014 (TIC Domicílios 2013), mais de 50% da população brasileira usa Internet, ou 85,9 milhões de brasileiros.
Em relação a 2012, o número de domicílios com computador cresceu três pontos percentuais e já representam 49% das residências brasileiras. Quanto ao uso da Internet no celular, a TIC Domicílios 2013 revelou que 31% dos brasileiros com 10 anos ou mais acessaram a rede pelo aparelho, o que representa 52,5 milhões de pessoas em números absolutos. Esse percentual mais que dobrou nos últimos dois anos: em 2011 era de 15% dos usuários e 20%, em 2012.
Sobre o Telecurso
O Telecurso é uma tecnologia educacional, reconhecida pelo MEC, que oferece escolaridade básica de qualidade a quem precisa. Uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), é utilizado como política pública em estados e municípios para a diminuição da defasagem idade-ano, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e como alternativa ao ensino regular em comunidades dispersas nos territórios. Desde 1995, a Fundação Roberto Marinho, por meio de parcerias com prefeituras, governos, instituições públicas e particulares, já implementou, em todo o Brasil, 32 mil salas de aula com a Metodologia Telessala, e formou mais de 40 mil professores e 7 milhões de estudantes. Com essa metodologia, o professor atua como mediador de aprendizagem, utilizando, em suas aulas, os livros do Telecurso, as teleaulas e material didático complementar.
Telecurso na TV
O Telecurso é transmitido para todo o Brasil, de segunda a domingo, pelo canal Futura e, de segunda a sábado, pela TV Cultura e TV Brasil. Outras quatro emissoras também transmitem sua programação: TV Brasil Internacional (ensino fundamental, ensino médio e profissionalizante), TV Aparecida (profissionalizante), TV Nazaré (ensino fundamental e ensino médio), TV Prove(profissionalizante) e Boa Vontade TV (ensino fundamental e ensino médio).
(Assessoria)
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