Pular para o conteúdo principal

Vida de Professor

Um levantamento realizado pela companhia de tecnologias linguísticas ABBYYdescobriu um cenário inquietante na seara educacional brasileira. Segundo o estudo, se somado, o tempo gasto por todos os professores brasileiros corrigindo provas chega anualmente a pelo menos 21,4 milhões de horas – ou 894 mil dias completos – para verificar um calhamaço de 322 milhões de testes e exames. Em termos “per capita”, cada professor brasileiro investe mais de 23 horas – ou 3,9 dias de seis horas de trabalho – por ano na tarefa de corrigir provas.

“São estimativas muito conservadoras e ainda assim formidáveis”, considera Anastasiya Borozina, executiva da ABBYY responsável pela área do Brasil. “É difícil não supor que os professores estariam mais bem servidos usando esse tempo para algo mais nobre – ensinando em sala de aula, se aperfeiçoando ou simplesmente descansando, que é algo sábio em uma atividade exigente como o ensino.” 

Anastasiya porém não chega a se espantar com a descoberta. Números assim não são singularidades brasileiras. Ela e seus colegas na ABBYY, uma empresa sediada em Moscou que se notabilizou na criação de softwares baseados em inteligência artificial que leem imagens de textos e as transformam em textos editáveis, têm topado com histórias similares em vários cantos do mundo desde que começaram a trabalhar em um projeto voltado à área educacional. O que mais os surpreendeu foi perceber que, seja onde for, professor é sinônimo de estresse. “É inquietante notar que estamos levando à exaustão as pessoas às quais entregamos a educação de nossas crianças e adolescentes”, considera ela.

A pesquisa teve como objetivo dar à ABBYY condições de avaliar se seria interessante para o mercado brasileiro uma solução de automação de correção de testes e exames escolares. Os números obtidos falaram por si só. Como resultado, a companhia está trazendo ao Brasil o sistema ABBYY FlexiCapture for Education. O software é simples e roda em PC com Windows. Além do computador, só é necessário um escâner, desses normais comprados em papelarias, para utilizá-lo – e isso se for preciso processar provas impressas. No caso de exames aplicados via computador, o periférico é desnecessário. Para facilitar, a empresa está disponibilizando uma versão gratuita para testes do software. O professor interessado pode solicitar o programa na páginahttp://www.abbyy.com.br/educacao

Traduzido para o português, o software automatiza tanto a criação de provas quanto sua correção. O impacto mais aparente se dá nesta segunda fase – automatizado, o tempo de corrigir uma página de prova não passa de um segundo. É um impacto e tanto sobre o método tradicional: manualmente, um professor gasta cerca de 4 minutos para corrigir uma prova mista com 15 questões abertas e do tipo múltipla escolha. Se ele aplicar 10 provas com 15 perguntas cada para uma típica turma de 35 estudantes, ao final do ano terá acumulado 5,2 mil questões para corrigir. Na unha, são 23 horas de trabalho. Com o FlexiCapture, menos de uma hora – contando o tempo de escaneamento das provas, nem sempre necessário.

“Acho que poucas pessoas fora do meio didático podem entender o quão estafante é o trabalho educacional – tanto emocional quanto física e mentalmente”, diz Carlos Bello, doutor em Matemática e docente universitário. “Aprendi da pior forma possível, logo em meu primeiro ano de magistério, sacrificando noites de sono para corrigir trabalhos escolares – eu vivia em um perpétuo estado de doenças.”

Universidade de São Paulo
Embora o FlexiCapture for Education tenha sido criado especificamente para professores – isto é, para uso por uma pessoa física que não precisa ter grande familiaridade com o uso de computador – versões mais “encorpadas” dos programas da ABBYY já são bastante conhecidas em instituições de ensino. Na Fipe, fundação de pesquisas econômicas ligada à USP, softwares da empresa são utilizados regularmente e merecem boas notas por parte dos docentes. 

“Hoje em dia não há como sobreviver no ambiente de provas escolares sem uma solução de processamento de imagens eficiente”, pondera o economista Fernando Botelho, pesquisador nas áreas de Economia Internacional e Desenvolvimento da Fipe. Ele sabe do que fala: no caso da Fipe, um sistema usando o software FlexiCapture foi recentemente um dos grandes responsáveis pelo sucesso de um plano de avaliação de estudantes em muito larga escala. 

O projeto mediu a proficiência em matemática e língua portuguesa de milhares de alunos dos ensinos fundamental e médio, investigando como esses dois fatores se relacionam com as condições socioeconômicas e traços de personalidade. Provas das matérias foram aplicadas aos estudantes ao longo de um ano, período durante o qual seus pais foram também entrevistados. As provas e formulários, em letra cursiva, foram escaneados e o FlexiCapture fez o “reconhecimento” de cada documento – isto é, leu os conteúdos e os transformou em texto apto a ser editado em qualquer processador, banco de dados ou planilha. Esse processo, chamado Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), é a tecnologia chave embutida no sistema da ABBYY. Ela permite não só que qualquer documento se transforme em texto, mas ainda que as características originais de formatação sejam mantidas – e, no caso de provas escolares múltipla escolha, que os resultados sejam automaticamente conferidos.

Bullying na escola
A automação na captura de informações em larga escala foi o que levou a psicóloga Juliana Guilheri, doutoranda e pesquisadora na Universidade Federal de São Paulo e na Universidade Paris Oeste, na França, a usar o FlexiCapture como base tecnológica para um amplo estudo sobre bullying e influências externas no comportamento agressivo de crianças. 

O projeto de Juliana envolveu mais de mil alunos, de quatro estados do Brasil, que responderam a questionários de três páginas. Teria sido virtualmente impossível a ela fazer o trabalho manualmente. Usando o sistema da ABBYY, a pesquisadora levou apenas cinco horas para ter as três mil páginas manuscritas “reconhecidas” e seus dados capturados, além de ter os documentos digitais separados automaticamente por região – isto é, prontos para a análise estatística. “Entrada manual de dados, nunca mais!”, brinca a psicóloga, explicando que o uso da ferramenta foi fundamental para “a velocidade, eficiência e confiabilidade do projeto”.

Assessoria de Imprensa ABBYY para o Brasil

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.