Pular para o conteúdo principal

Na XI Bienal do Livro

Os gritos da platéia quando Paula Pimenta aparece no palco são ensurdecedores. A escritora, conhecida pela série “Fazendo meu Filme”, lotou o auditório de fãs durante a palestra “Estímulo à leitura”, na noite de ontem, na XI Bienal Internacional do Livro. Os romances são inspirados na adolescência da autora, atualmente com 39 anos. “Tem muita coisa que eu tiro da minha vida e ponho nos personagens. Eles também têm muito de mim”, detalha.
As obras são as favoritas das amigas Marta, Mariana e Karol, todas com 16 anos. Elas contam que a autora tem um jeito único de narrar cenas e sabe despertar as emoções exatas em cada momento dos romances. “Os detalhes que ela insere nos momentos específicos de alguns personagens são incríveis. É tudo pensado direitinho pra emocionar quem lê”, aponta Mariana Queiroz.
Paula fez questão de encurtar a palestra para ter mais tempo de responder perguntas dos fãs. Algumas confessavam ter iniciado o gosto pela leitura por meio dos livros que ela escreveu – o que considera o maior reconhecimento para um autor. “Fico muito feliz por saber que tem muita gente apreciando a leitura graças aos meus livros.”
Na ocasião, Paula também apresentou todos os planos para o ano de 2015. Ela pretende lançar o terceiro volume do “Minha Vida Fora de Série”, o segundo volume de quadrinhos do “Fazendo Meu Filme”, além de colaborar com o livro “O ano inesquecível”, que escreverá com Thalita Rebouças e Bruna Vieira. A escritora ainda contou como andam os preparativos da adaptação de “Fazendo Meu Filme” para o cinema. “Estamos em pré-produção e ano que vem iremos escolher os atores e atrizes de cada personagem. Queremos fazer uma chamada pública para que as fãs possam escolher os seus favoritos.” 
Folclore e literatura fantástica - Antes de Paula, a escritora Renata Ventura discutiu as inserções das lendas nas obras da autora e a valorização da produção literária brasileira. A autora de “A arma escarlate” reconheceu a riqueza de cenários e histórias que o Brasil oferece, mas destaca o forte preconceito sofrido por abordar esses temas em seus livros. “Assim como as pessoas têm preconceitos com narrativas que acontecem no Brasil, também têm com o folclore, acham ‘sem graça’, porque é tudo muito infantilizado, não há filmes ou livros que trabalhem uma estética mais elaborada.”
Segundo ela, o preconceito vem sendo vencido aos poucos, reflexo da crescente geração de escritores brasileiros que retratam o próprio País nas histórias. “Quem diria que teríamos vampiros em São Paulo? O André Vianco fez isso! E cada vez mais escritores devem trabalham nessa ideia”, pontua. Comparado à série britânica Harry Potter, o livro “A arma escarlate” ficou conhecido por retratar a vida de Hugo, um bruxo brasileiro, morador da favela de Santa Marta, no Rio de Janeiro. A escritora se orgulha pela comparação, pois também é fã da saga ambientada no mundo de Hogwarts, mas ressalta que as diferenças entre as obras são inúmeras. “O Hugo, diferente do Harry, é um pouco anti-herói.”
Vale Cultura - O diretor de Incentivo à Cultura da Secretaria de Fomento e Incentivo à cultura do Ministério da Cultura (Sefic – Minc), Raphael Valadares, apresentou os resultados do Vale-Cultura durante a tarde. O benefício, criado pelo Governo Federal, por meio da Lei nº 12.761, está em funcionamento há pouco mais de um ano no Brasil e já apresenta resultados positivos. De setembro de 2013 a setembro de 2014, foram emitidos 338 mil cartões, de acordo com os dados do Ministério da Cultura, e esses dados tendem a aumentar, como aponta Raphael. “É um dinheiro novo entrando no mercado e o crescimento dos números de empregadoras aderindo o beneficio é visível”.
Os números de consumo do benefício no nordeste representam 10,6% do total nacional, somando um valor de R$ 5 milhões já consumidos durante um ano. O dado que surpreende é que, dos R$ 47 milhões injetados nas cadeias produtivas de cultura, 74% é destinado à compra de livros, jornais e revistas.
Homenagem - Durante a manhã na programação infantil, o ator Roberto Bolaños (1929-2014) ganhou homenagem dos alunos da Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Rosário, do município de Groaíras, a 220 km de Fortaleza. Na sala 1 do Mezanino 1, Eliete de Paula, 15 anos, Talia Araújo, 16 anos, Joselan Mesquita, 15 anos, e Yuri Azevedo, 17 anos, trouxeram uma adaptação de um episódio da série Chapolin Colorado para encantar os olhos e provocar gargalhadas nas crianças que assistiram à peça “A Bruxa Baratucha”. Os quatro atores participaram do Programa Alfabetização na Idade Certa da Secretaria da Educação do Estado do Ceará.
Alguns passos à frente, a sala 3 preencheu-se com os acordes da sanfona, do baixo, da bateria e a animação de adultos e crianças empolgados com a apresentação “Dias de Brincadeira” da Cia do Batente de Sobral. O espetáculo lítero-musical envolveu o público com a desenvoltura de Taffa Teixeira e companheiros, Cicinho Rodrigues (bateria), Luhan de Castro (baixo) e Tchesco Oliveira (sanfona), que cantaram histórias dentro da perspectiva de interação constante com o público.
Sobre XI Bienal Internacional do Livro do Ceará - A Bienal acontece até domingo (14), no Pavilhão Oeste do Centro de Eventos do Ceará com o tema “Fortaleza de Moreira Campos”. Além do cearense, o escritor Milton Hatoum será homenageado. O evento terá ainda diversas atividades simultâneas, entre feira de livros, oficinas, palestras, mesas-redondas, lançamentos de livros, exposições, colóquios, apresentações ao vivo de podcasts, rodadas de RPG, convenções, debates e shows lítero-musicais. São esperados 600 mil visitantes ao longo do evento. O horário de funcionamento será das 9 às 22 horas.
O Ministério da Cultura, o Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a Petrobras, a Coelce e a Oi apresentam a XI Bienal Internacional do Livro do Ceará, cuja realização é do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) e do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC). O patrocínio é do Banco do Nordeste e do BNDES, com apoio institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), e Sesc/Ceará, bem como o apoio das principais entidades ligadas ao livro e à leitura no Brasil, a CBL – Câmara Brasileira do Livro, a ABDL – Associação Brasileira de Difusão do Livro, e a ANL – Associação Nacional de Livrarias.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.