Pular para o conteúdo principal

Na Mostra Tiradentes-I

Dois filmes de alunas da Vila das Artes estão na programação da 18ª Mostra de Cinema de Tiradentes que acontece de 23 a 31 de janeiro, na cidade de Tiradentes (MG). O Festival é considerado o mais importante do país, dentro do circuito do cinema contemporâneo autoral e independente. A programação é gratuita.

“Arianas", de Hylnara Anny Vidal e "Miragem" (foto), de Virgínia Pinho, alunas do Curso de Realização em Audiovisual da Escola Pública de Audiovisual (EAV) foram produzidos durante o Ateliê Imagem e Narrativa.
"Arianas" será exibido amanhã, às 19 horas, na Mostra Panorama/Sessão de Curtas. Já "Miragem" tem exibição no sábado, 31, às 17 horas, na Mostra Formação/ Sessão de Curtas.
"É importante que os filmes que são produzidos dentro da Escola circulem, produzam pensamentos, compartilhem sensações. Essa importância de exibi-los é a mesma responsabilidade de produzi-los, principalmente quando os filmes surgem de dentro de uma Escola de formação em audiovisual em que se pensa as formas colaborativas de trabalho e de criação. Portanto, a experiência de exibir os filmes em festivais, mostras e cineclubes é sim também um ato político de se fazer ver essas produções", afirma Rúbia Mércia Medeiros, coordenadora da Escola Pública de Audiovisual.
Festival - A seleção de longas apresenta 37 filmes, nas mostras Aurora, Homenagem, Transições, Autorias, Sui Generis, Praça, Bendita e Mostrinha, uma sessão Cine-Debate e a sessão de encerramento, com o mineiro “Ela Volta na Quinta”, de André Novais Oliveira. “A dinâmica dramática e narrativa do deslocamento de corpos tem sido recorrente no cinema brasileiro recente, em produções menos ou mais independentes, menos ou mais caras, menos ou mais convencionais”, destaca o curador Cléber Eduardo.
Duas das seções de longas terão caráter competitivo. Na Mostra Aurora, dedicada a filmes independentes de diretores com até três longas no currículo, disputam o prêmio do Júri da Crítica e o Prêmio Itamaraty de R$ 50 mil. O júri vai ser composto pela professora e pesquisadora da UFRJ Guiomar Ramos (RJ); pela professora e pesquisadora da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) Amaranta César (BA); pela professora da Universidade Anhembi Morumbi Bernadette Lyra; pelo crítico, pesquisador e curador Ewerton Belico (MG); e pelo crítico Enéas de Souza (RS). Eles vão avaliar os seguintes títulos: “A Casa de Cecília” (RJ), de Clarissa Appelt; "Mais do que eu Possa me Reconhecer" (RJ), de Allan Ribeiro; "Medo do Escuro" (CE), de Ivo Lopes Araújo; "O Signo das Tetas" (MA), de Frederico Machado; "Ressurgentes: Um Filme de Ação Direta" (DF), de Dácia Ibiapina; "Teobaldo Morto, Romeu Exilado" (ES), de Rodrigo de Oliveira; e "O Animal Sonhado" (CE), de Breno Baptista, Luciana Vieira, Rodrigo Fernandes, Samuel Brasileiro, Ticiana Augusto Lima, Victor Costa Lopes.
Às realizadoras, foram propostas duas perguntas. Confira as respostas.
PERGUNTAS:
1. Falar do processo do filme, as escolhas, a relação com a equipe, o produzir e suas respectivas pesquisas.
2. Como é essa relação de exibir o filme em festival e qual a experiência que se tem com isso?
RESPOSTAS
Virgínia Pinho
1. Falar do Miragem não é tarefa fácil. A própria natureza do material usado, um pequeno acervo de fotografias em diapositivo (slides) do qual não sabemos a origem, nos abria muitas possibilidades de abordagens. É um filme de vontades, muitas delas se efetivaram na tela. Toda a equipe que participou do filme ajudou também na pesquisa histórica, sonora e nas fabulações.
2. Ficamos muito felizes com a seleção do Miragem para a Mostra Formação. Será um momento interessante, vamos exibir nosso filme e ter contato com o público, com outros realizadores, com profissionais e críticos, isso nos possibilitará muitas trocas de experiências. Pra nós, que estamos num processo de formação em audiovisual, esse será também um momento de aprendizado.
Hylnara Anny Vidal
1. "Falar do processo do filme Arianas é falar da relação de trabalho em grupo, da entrega na realização e nos estudos para um fazer cinematográfico. Parti, enquanto realizadora, de um desejo urgente de ser vivido: falar daquilo que é inerente ao ser humano, suas dores, como fica seu corpo após uma violência, como algo pode afetar esse corpo da mulher e de que forma pode reverberar no fazer artístico.
Então, as escolhas de criação foram feitas com base em estudos em diversas referências do trabalho do ator no cinema brasileiro e mundial. Na literatura, tive como alicerce a obra Crime e Castigo de Fiódor Mikhailovich Dostoiévski, O teatro da crueldade do Antoine Artaud e Em busca do tempo perdido, de Marcel Proust. Assim, como também, tive forte influência dos estudos teóricos nesse processo, a relação com a equipe nas visitas de locação (Novo Oriente -400 km de Fortaleza), juntamente com as trocas nas aulas no Curso de Audiovisual da Vila das Artes foram proporcionando as escolhas de criação neste processo de colaboração, como também, e principalmente a relação do trabalho de preparação do elenco que envolveu a generosidade dos atores e a confiança no que estávamos produzindo.
Foram mais ou menos cinco meses de pré-produção, produção, realização e pós-produção que este projeto Arianas sinceramente ofereceu uma dedicação muito bonita e honesta de todos os participantes".
2. "Exibir o filme Arianas em festivais torna o desejo de criação do filme como algo instaurado na vida, ou seja, que é tão necessário que a sociedade traga de uma outra forma as questões sociais para falar de poesia, de cinema. De alguma forma proporcionar encontros, afetos e boas conversas em eventos tão importantes para a arte traz muita responsabilidade com os próximos projetos. A experiência que estou sentindo é de total felicidade, e em saber que nosso trabalho foi tão generoso e sincero que agora estamos tendo a oportunidade de compartilhar com outros brasileiros, ao longo do país a realização deste projeto. Participar de Festival é ter a real sensação de que vale sempre a pena sermos honestos com nossos desejos de filmes, com nossos desejos de um mundo melhor e mais cheios de boas experiências".
SERVIÇO
O que: 18ª Mostra de Cinema de Tiradentes – Exibição dos filmes "Arianas", no sábado, 24, às 19h, na Mostra Panorama/ Sessão de Curtas e “Miragem”, no sábado, 31, às 17h, na Mostra Formação/ Sessão de Curtas.
Onde: Tiradentes (MG)

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não