Pular para o conteúdo principal

Vai dar praia

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), através da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), informa nesta sexta-feira (13) a balneabilidade das praias de Fortaleza, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e litorais Leste e Oeste do Estado para o feriado do Carnaval 2015.

Na Capital, a orla marítima conta com 21 pontos próprios para banho, esportes aquáticos e atividades recreativas de contato primário. O monitoramento é realizado de acordo com os padrões da resolução 274, de 29 de novembro de 2000, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). As amostras são coletadas semanalmente pela equipe da Geamo.

RMF e litoral do Estado

O boletim de balneabilidade da RMF mostra que 100% dos pontos estão ideais para banho. Já os trechos do litoral do Estado, com exceção da área da Baleia, encontram-se ideais para atividades recreativas.

Contudo, a Semace alerta que os resultados podem ser modificados devido à ocorrência de chuvas, aumento da maré, presença de animais no entorno, disposição imprópria de resíduos sólidos e adensamento urbano nas proximidades das praias.

Além do portal da Semace, os pontos próprios e impróprios podem ser acessados nas redes sociais Twitter (@semace), Facebook (semace.gov), bem como o site do Governo do Estado.

Confira o resultado dos pontos monitorados:

SETOR LESTE
Posto 1 – Entre o Posto dos Bombeiros 08 e a foz do Rio Cocó
Posto 2 – Entre os postos 7 e 8 dos Bombeiros
Posto 3 – Entre os postos 6 e 7 dos Bombeiros
Posto 4 – Entre os Posto dos Bombeiros 6 até a Praça 31 de Março
Posto 5 – Entre a Praça 31 de Março até Posto dos Bombeiros 4
Posto 6 – Entre os postos 3 e 4 dos Bombeiros
Posto 7 – Entre os postos 2 e 3 dos Bombeiros
Posto 8 – Entre os postos 1 e 2 dos Bombeiros
Posto 9 – Entre a rua Ismael Pordeus até Posto dos Bombeiros 1
Posto 10– Entre o Farol até a Rua Ismael Pordeus

Posto 11 – Farol

SETOR CENTRO
Posto 12 – Entre a Praia dos Botes e o Farol
Posto 13 – Entre o Monumento do Jangadeiro até a Praia dos Botes
Posto 14 – Entre a foz do Riacho Maceió e o Monumento dos Jangadeiros

Posto 15 – Entre a Volta da Jurema até foz do Riacho Maceió
Posto 16 – Entre Espigão da Desembargador Moreira até a Volta da Jurema
Posto 17 – Entre a Rua José Vilar e o Espigão da Av. Desembargador Moreira
Posto 18 – Entre Espigão da Rui Barbosa até a Rua José Vilar e o Espigão
Posto 19 – Entre os Espigões da rua João Cordeiro e Av. Rui Barbosa
Posto 20 – Entre o Aquário até o Espigão da Rua João Cordeiro
Posto 21 – Entre o INACE (Ind. Naval do Ceará) até o Aquário

SETOR OESTEPosto 22 – Entre a Rua Padre Mororó até a Av. Alberto Nepomuceno
Posto 23 – Entre a Av. Philomeno Gomes até a Rua Padre Mororó
Posto 24– Entre a rua Jacinto Matos e a Av.Philomeno Gomes

Posto 25 – Entre a Av. Pasteur até a Rua Jacinto Matos
Posto 26 – Entre a Rua Francisco Calaça até a Av. Pasteur
Posto 27 – Entre a Rua Seis Companheiros até a Rua Francisco Calaça
Posto 28 – Entre a Rua Lagoa do Abaeté até a Rua Seis Companheiros

Posto 29– Entre a Rua das Goiabeiras até a Rua lagoa do Abaeté
Posto 30– Entre a foz do Rio Ceará até a Rua das Goiabeiras
Posto 31- Barra do Ceará


Confira o resultado das análises na RMF:
COFECO
Porto das Dunas
Prainha
Presídio
Iguape
Barro Preto
Batoque
Barra Nova
Icaraí
Tabuba
Cumbuco
Lagamar do Cauípe
Pecém
Taíba


Litoral cearense:

LESTETabubinha
Morro Branco Velho
Praia das Fontes
Canto Verde
Pontal de Maceió
Canoa Quebrada
Majorlândia
Quixaba
Redonda

OESTE
Paracuru
Lagoinha
Flecheiras
Mundaú
Baleia
Icaraí de Amontada
Almofala
Arpoeiras
Jericoacoara
Camocim
Bitupitá

*Verde: próprio
*Vermelho: impróprio

Comentários

Mais lidas da semana

Colégio Estadual Liceu do Ceará completa 173 anos de fundação

O Colégio Estadual Liceu do Ceará completa nesta sexta-feira (19), 173 anos de fundação.



As atividades do Liceu começaram em 19 de outubro de 1845, com 98 matrículas, sob direção de Thomaz Pompeu de Sousa Brasil (Senador Pompeu).
O curso secundário tinha duração de seis anos e as aulas eram ministradas nas próprias casas dos professores.
Somente em 1894, no governo do coronel Bezerril Fontenelle, foi inaugurada a primeira sede própria, na Praça dos Voluntários, no Centro de Fortaleza.
Desde 1937 a sede mudou para Praça Gustavo Barroso, na Jacarecanga.

No início foram ministradas aulas de Filosofia Racional e Moral, Retórica e Poética, Aritmética, Geometria, Trigonometria, Geografia, História, Latim, Francês e Inglês aos seus 98 alunos matriculados.

Leia também:
Bicentenário do Senador Pompeu, o senador do Império

Meninas com câncer realizam hoje sonho da festa de 15 anos à beira mar

Nesta terça-feira, dia 15 de agosto, às 16h30, a barraca Gran Royal, na Praia do Futuro, em Fortaleza, será palco de uma festa especial. Jovens com câncer atendidas pela Associação Peter Pan comemorarão seus quinze anos com toda a pompa e circunstância que a ocasião requer. A ação voluntária é uma iniciativa da Liven Eventos, empresa especializada na realização de festas temáticas personalizadas, que por meio do Projeto Essência reúne dezenas de profissionais do mercado cearense para realizar o sonho das debutantes atendidas pela Associação Peter Pan.

Morre radialista Marco Antônio Júnior

O radialista Elvis Marlon Dumbo informa a morte nesta segunda-feira (15) do radialista Marco Antônio Júnior (foto álbum de família), ex-Rádio Verdes Mares FM 93:

"O dia amanheceu mais triste, pela partida do meu amigo e colega, Marco Antonio Junior, (FM 93) um dos grandes comunicadores do rádio cearense e um dos mais queridos. O 'Marquinhos' como era chamado sofria de problemas cardíacos e chegou a sofrer um AVC há tempos atrás. Hoje pela madrugada o seu coração veio pregar essa peça na vida dessa família que esse ano já perdeu o 'Fonsequinha Porto'. Vá em paz meu querido. Fica aqui a lembrança de um amigo sincero e bom companheiro!".

Porto Iracema das Artes: cineasta João Moreira Salles realiza minicurso

Um dos mais reconhecidos diretores de não-ficção do Brasil, João Moreira Salles estará na escola Porto Iracema das Artes entre os dias 05 e 08 de novembro para ministrar o minicurso “O que é um documentário?”. A formação, que é inteiramente gratuita e contará com 60 vagas, acontecerá de 15h às 18h30min, no auditório da Escola. Entre os pré-requisitos, é preciso ter idade mínima de 18 anos e ser estudante de cinema ou realizador de audiovisual. As inscrições iniciam nesta quinta-feira (18) e seguem até 25 de outubro no site do Porto (http://www.portoiracemadasartes.org.br/inscricoes/).

Para tentar responder à pergunta “O que é um documentário?”, João Moeira Salles percorrerá parte da bibliografia sobre cinema não-ficcional para tratar das definições clássicas do gênero e explicar por que nenhuma delas satisfaz o diretor de No Intenso Agora (2017). A ideia é refletir junto com os participantes do curso o critério proposto por ele para identificar o que distingue o documentário do cinema …

Presidenciável do PT, Fernando Haddad leva uma multidão à Praça do Ferreira

"Fortaleza hoje! Muito obrigado a todos que estão com a gente lutando por um Brasil mais justo e solidário. Vamos desmontando as mentiras do lado de lá. Estamos no rumo pra virar esse jogo", escreveu em suas redes sociais, na tarde deste sábado (20), o presidenciável Fernando Haddad (PT) sobre a visita, que fez na manhã deste sábado (20) a Fortaleza (fotos de Ricardo Stuckert).


Haddad caminhou ao lado da esposa Ana Estela Haddad; do governador reeleito do Ceará, Camilo Santana (PT); da deputada federal reeleita, Luizianna Lins (PT-CE); do vereador e deputado estadual eleito, Acrísio Sena (PT); do ex-presidenciável Guilherme Boulos (Psol); da presidente do PT-Nacional, Gleisi Roffmann; e da militância petista da Praça da Bandeira até a Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza.


"A luta por um Brasil mais justo, mais tolerante e em defesa da plena democracia", destacou Camilo Santana (PT), em suas redes sociais sobre a visita de Fernando Haddad a Fortaleza.



Uma das asse…