Pular para o conteúdo principal

Em Sobral

O Projeto “Longitudes – Programa de Formação e Expansão do Festival Ponto.CE” chega ao interior do Estado. De 16 a 18 de abril acontece, no município de Sobral, a segunda etapa da atividade. A programação faz parte das atividades da nona edição do Festival Ponto.CE que, em 2015, está sendo realizada durante todo o ano. Com patrocínio da Coelce e da Oi e apoio cultural do Governo do Estado e do Oi Futuro, desde o mês de dezembro de 2014 acontecem diversas atividades como shows, espetáculos de dança e exibição de vídeos das edições anteriores e cursos. Após Sobral, o projeto acontecerá em Quixeramobim e Pacajus. Específico para formação, o “Longitudes” contempla as três linguagens presentes no universo do festival: música, dança e audiovisual. Na “Princesa do Norte”, as oficinas serão realizadas na Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes (Ecoa) Sobral.

O “Longitudes” é uma ação de formação interdisciplinar entre essas quatro cidades cearenses. A primeira a receber o programa foi Fortaleza. A dinâmica coleção de tecnologias das mídias exige um profissional que entenda e transite por processos verificados na diversidade de plataformas, e em visibilidades e acessos simultâneos, como as web-tvs, web-rádios, os videoclipes, vídeo-dança, os softwares sociais e as demais opções que são disponibilizadas pelas ágeis conquistas do setor.  

O agente da cultura contemporânea está em processo contínuo de transformação, seja pelas diversas ações que desempenha - quando ao mesmo tempo é músico, produtor, roteirista, técnico de som, comunicador, dançarino, videomaker etc -, seja pela própria necessidade de sobrevivência dentro do mercado criativo. Dentro dessa necessidade de mercado e dos vastos ambientes tecnológicos ligados às linguagens artísticas, o “Longitudes” é uma valiosa fonte de aprendizado e de possibilidades de trocas.

Roteiro para documentário; Planejamento técnico em eventos para produtores; Vídeodança; e Produção cultural estão entre os temas que serão abordados nessa segunda etapa do programa de formação e expansão do Festival Ponto.CE. Os cursos serão ministrados por Vítor Grilo, Bebeco Baltaduonis, Alexandre Veras e Rafael Bandeira. Serão duas oficinas por turno.

Ementas dos cursos:  

Roteiro para documentário - A oficina tem a finalidade de introduzir os participantes ao mundo da roteirização para documentários, apresentando os principais conceitos a cerca do tema e métodos de elaboração.  

Planejamento técnico em eventos para produtores: Tem por objetivo introduzir conceitos de infraestrutura e elétrica para shows e espetáculos. Abordará tipos de palcos, tipos de sonorização, iluminação e planejamento elétrico. Elaborado de uma forma dinâmica para que os participantes possam entender e esclarecer dúvidas em relação ao assunto

Vídeodança: A oficina propõe um mergulho na linguagem da vídeo-dança abordando aspectos da construção da imagem e da composição coreográfica em aulas teóricas e práticas. O programa inclui tópicos como as representações do corpo através da imagem, o corpo como lugar de inscrição de imagens; cena, presença e ponto de vista; relações entre dança e imagem em movimento. No percurso serão exibidos e comentados trabalhos de vídeodança, vídeo-arte, vídeo-performance, cinema experimental, documentários poéticos, entre outros. Os participantes serão orientados a planejar e realizar seus próprios filmes.  

Produção cultural: A oficina apresentará as partes que compõem o mercado cultural e o trabalho de um produtor independente e polivalente, bem como as áreas em que o profissional pode atuar. Visando a busca da autonomia e da produção colaborativa no desenvolvimento cultural independente. Será focada predominantemente no setor da música, e mostrará os conceitos mais atuais do que é discutido no âmbito cultural, levando ao debate pontos sobre a cadeia produtiva independente do mercado da música.

PALESTRANTES

VÍTOR GRILO - Membro do coletivo de comunicadores 1Bando, coordenador adjunto da Escola de Cultura Digital da Vila das Artes e representante dos coletivos realizadores na Câmara Setorial do Audiovisual. Realiza filmes institucionais para diversos setores a mais de 4 anos.

BEBECO BALTADUONIS - Técnico em sonorização profissional com formação pelo IAV – Instituto de Áudio e Vídeo (Fundamentos de Áudio e Acústica) - São Paulo/SP e pelo CAM - Colégio de Artes Modernas. Sócio-Propietário da Balta Som & Luz, empresa com mais 8 anos de atuação no mercado. Diretor de palco de alguns dos principais festivais do país como FIFA FAN FEST, Ceará Music, Ponto.CE e Piauí POP (Teresina/PI).Trabalhou na direção técnica de vários shows internacionais em Fortaleza, como: Motorhead, Gamma Ray, Helloween, Nightwish, Groundation, Midnite, Bad Religion, etc. Alexandre Veras - Nascido no Ceará em 1969, o artista Alexandre Veras começou seu trabalho com vídeo aos 18 anos e desde então desenvolveu diversas atividades nessa área, atuando como professor, trabalhando com oficinas de vídeoarte e vídeodança e em documentários. Entre 1999 e 2012, Alexandre esteve envolvido com o Alpendre – Casa de Arte, Pesquisa e Produção, onde foi coordenador, desenvolvendo curadoria de mostras e organizando seminários e cursos. São notáveis na obra de Alexandre Veras diversas peculiaridades específicas que definem uma linha de personalidade estilística do artista.

ALEXANDRE VERAS - Nascido no Ceará em 1969, o artista Alexandre Veras começou seu trabalho com vídeo aos 18 anos e desde então desenvolveu diversas atividades nessa área, atuando como professor, trabalhando com oficinas de vídeoarte e vídeodança e em documentários. Entre 1999 e 2012, Alexandre esteve envolvido com o Alpendre – Casa de Arte, Pesquisa e Produção, onde foi coordenador, desenvolvendo curadoria de mostras e organizando seminários e cursos. São notáveis na obra de Alexandre Veras diversas peculiaridades específicas que definem uma linha de personalidade estilística do artista.

RAFAEL BANDEIRA - Proprietário do Hey Ho Rock Bar – casa de shows que teve mais de 7 anos de existência em Fortaleza. Um dos realizadores do Ponto.CE, um dos maiores festivais independentes do Ceará. Vice-presidente da CASAS ASSOCIADAS - Associação Brasileira de Casas de Shows Independentes, durante a primeira gestão da entidade. Diretor Administrativo da Balta Som & Luz, empresa com mais de 7 anos de atuação do mercado. Presidente da Associação dos Produtores Independentes do Ceará – APROINCE. Palestrante em alguns dos principais festivais do país como Goiânia Noise (GO), Feira da Música(CE), Abril Pro Rock(PE), Primeiro Campeonato Mineiro de Surfe(MG),Vaca Amarela (GO), Calango(MT) e Big Bands Festival (BA) e Feira do Empreendedor (CE).

SERVIÇO
Projeto “Longitudes – Programa de Formação e Expansão do Festival Ponto.CE”
Dias 16, 17 e 18 de abril de 2015
Local: Ecoa Sobral
Rua Dr. Carlito Pompeu, 160, Centro
Horário oficinas: 14 às 17 horas ou 19 às 22 horas

Informações: (85) 3021.7186

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não