Pular para o conteúdo principal

No Dragão

Programação cultural da semana de 23 a 28 de junho de 2015, no Dragão do Mar

► Noite das Estrelas
O projeto NOITE DAS ESTRELAS funciona há oito anos no Planetário Rubens de Azevedo e já recebeu milhares de pessoas entre turistas e público local. Todos os meses, sempre nas noites de Quarto Crescente Lunar, o planetário disponibiliza telescópios ao público em geral para observação astronômica: Crateras da Lua, Planetas, Nebulosas, etc. A participação é gratuita, sempre a partir das 19h. Basta chegar no planetário e entrar na fila. Atenção: se o céu estiver nublado, não haverá observação astronômica, podendo haver também interrupção do programa, entre 19h e 21h, se as condições não estiverem favoráveis à continuação da atividade.
Dias 23 e 24 de junho, às 19h, em frente ao Planetário. Acesso gratuito.


► Espetáculo Cabaré das Travestidas
Coletivo Artísticos As Travestidas
Teatro-festa que, desde 2010, realiza-se com destaque na cena cearense e nacional. O projeto questiona o papel da arte transformista nas artes cênicas, sua saída dos guetos para palcos de teatro, lançando luz e valorizando essa expressão. Dublagem, humor, talk show e improviso em miscelânea de diversão e sensibilidade crítica.
Ficha Técnica
Direção Silvero Pereira
Produção: Lukas Nóbrega
Técnico de som e luz: Fabio Vieira
Elenco: Deydianne Piaf, Alícia Pieta, Yasmin Shirran, Gisele Almodóvar, Patríca Dawson, Mulher Barbada, Veronica Valentino e Karolaynne Carton
Dia 23 de junho, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia). Classificação: 16 anos. Duração: 60 minutos.
Contato: Lukas Nobrega (8832-5407 / lukasnobrega@gmail.com)


► Lançamento do livro “Condenados – no meu país, minha sexualidade é um crime” e ciclo de debates 
A ser lançado no dia 23 de junho, o livro reúne 50 autorretratos e depoimentos colhidos nos contatos e pesquisas sobre a discriminação sexual em 80 países, pelo fotógrafo e jornalista francês Philippe Castetbon. Em seguida, realiza-se o debate “Os Direitos Humanos e a homossexualidade no Brasil e no mundo”. Já no dia 30 de junho, será realizado ainda o debate "Saúde física e psíquica das minorias sexuais".
Dia 23, às 18h, no Auditório. E dia 30 de junho, às 19h, no Auditório. Acesso gratuito.
Assessoria de imprensa: Helena Félix - (85) 9993.4920 / e-mail pontualcomunicacao@gmail.com | Kiko Bloc Boris - (85) 8892.1195 / e-mailkikobb@gmail.com



► Dragão Blues
Com o objetivo de fortalecer o blues na cena local e formar plateias para apreciação do estilo, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e a Casa do Blues apresentam o Dragão Blues. A temporada do projeto, que segue até janeiro de 2016, traz apresentações mensais gratuitas do gênero musical, sempre com duas atrações, na última sexta-feira de cada mês. Os shows acontecem das 20h às 22h, no Espaço Rogaciano Leite Filho do Dragão do Mar. As atrações da terceira edição do Dragão Blues são as bandas Jardim de Ferro e Puro Malte.
+ Sobre a banda Jardim de Ferro
Jardim de Ferro é uma banda de blues-rock fortalezense fundada em 2004. O grupo busca inspiração nos grandes mestres do Blues e do Rock’n’ Roll, mas sempre com olho na atualidade, fazendo um som que flerta com o clássico e o moderno. O Jardim de Ferro se destaca, além disso, pelo conteúdo poético de suas letras, pelas performances espontâneas e envolventes, sempre com muita irreverência e energia.
Integrantes: Gabriel Yang: Voz, guitarra, harmônica e efeitos sonoros (kazoo e demais instrumentos artesanais). Lindemberg Saldanha: Baixo. Argeu Herbster: Teclados e vocais e André Marks: Bateria.
+ Sobre a banda Puro Malte
Como um bom uísque, a Puro Malte visa o deleite e a satisfação, unindo doses generosas do bom e velho blues curtido no vácuo de válvulas com a energia e a virilidade do rock’n’roll. Seja em interpretações de clássicos ou composições próprias, a banda adiciona um tempero genuinamente cearense para uma mistura deliciosa e contagiante.
Formada em 2006, a Puro Malte se orgulha de sua cearensidade “cabeça chata”, calcada no blues e com os dois pés no rock’ n’roll, tendo atuado nos principais espaços e eventos do estado e dividido o palco com grandes nomes do blues local e nacional. É uma das principais bandas de maior trajetória que integram a Associação Casa do Blues.
Em sua atual formação, assume a guitarra e voz do virtuoso bluesman Cláudio Oliveira, a bateria experiente de Aldo Machado (ex-integrante da banda baiana “Camisa de Vênus” um baluarte legítimo da história do rock nacional dos anos 80), o baixo marcante de Vitório Vieira e os teclados do multi-homem (compositor, cantor, produtor e presidente da Casa do Blues) Leonardo Vasconcelos.
Dia 26 de junho, às 20h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso gratuito.
Contato: Casa do Blues - Álvaro (9146/3781 / alvaro@casadoblues.com.br) / Roberto Lessa (8896-1334 /roberto@casadoblues.com.br)


 Espetáculo O dia em que Sam morreu
Armazém Companhia de Teatro 
Mais de 100 apresentações depois de sua estreia, com prêmios conquistados nos principais festivais de teatro da Europa (Avignon e Edimburgo), o eletrizante drama O dia em que Sam Morreu, segue reafirmando o desejo de levar à cena impasses da sociedade contemporânea, como falta de ética, abuso de poder e crise moral, com a inconfundível assinatura do Armazém Companhia de Teatro, dirigido por Paulo de Moraes. 
Além da turnê europeia, O dia em que Sam Morreu já passou por Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Vitória e São Paulo, aonde foi sucesso de crítica e público no Sesc Consolação, sendo escolhido pelo jornal Folha de São Paulo como Melhor Estreia Teatral de 2014. Agora, a peça inicia um giro pelo Nordeste, passando por Fortaleza, João Pessoa, Recife, Maceió, Natal e Salvador. A turnê e a manutenção do grupo contam com o patrocínio da Petrobras, numa parceria que vem desde 2001. 
O Dia em que Sam Morreu se alicerça no questionamento dos limites do mundo atual. A trama flagra os acontecimentos que mudam a rotina do hospital onde o desgovernado cirurgião-chefe Benjamin (Otto Jr.) aplica métodos nada ortodoxos para subir na carreira, incluindo altas doses de fármacos para aplicar filtro próprio em sua realidade. Quem invade o lugar é o jovem Samuel (Jopa Moraes), armado com uma pistola e muito idealismo, acreditando que assim pode ajustar os ponteiros do sistema corroído por todas as partes. Uma espécie de duelo entre o "eu sou o que eu sou" e o "eu sou o que me constitui". 
"A estrutura da peça propõe uma sucessão de reinícios, com diferentes personagens adquirindo protagonismo a cada vez que a história é contada. O personagem central é esse "dia" onde cada um deles tem que se posicionar sobre o mundo e a época em que vivem. Como permanecer limpo num mundo onde tudo pode ser relativizado, ou quando a vida muda radicalmente num estalo?", completa Moraes. 
Na segunda parte da história, Patrícia Selonk é Samantha, uma juíza criminal tentando distinguir o que é correto no meio de uma situação traiçoeira e Ricardo Martins é Arthur, um talentoso cirurgião com uma moral bastante flexível. São eles que tratam dos caminhos percorridos da juventude à idade adulta, dos sonhos às decisões práticas do cotidiano, da dúvida e do sofrimento da dúvida. Na parte final, Sofia (uma garota de programa às voltas com o pai doente) é interpreta por Lisa Eiras e Samir (um velho palhaço convivendo com o Mal de Alzheimer) é interpretado por Marcos Martins. Ambos mostram o jogo de maneira mais poética, questionando o peso e a medida das coisas. 
Além deles, o diretor musical Ricco Viana executa ao vivo a trilha original do espetáculo; que conta ainda com iluminação de Maneco Quinderé, figurinos de Rita Murtinho e cenários concebidos em parceria por Paulo de Moraes e Carla Berri.  
"O Dia em que Sam Morreu dramatiza as escolhas éticas definidoras do destino de seis pessoas que se cruzam nos corredores de um hospital invadido por um jovem armado. São personagens que assumem efetivamente o poder sobre nós: médicos, juízes, artistas. Estamos falando de impasses contemporâneos da sociedade. E é nesse preciso sentido que o teatro é político, na medida em que ele provoca o debate e a divergência de ideias", define Paulo de Moraes.  
Uma das fontes de inspiração veio de "Macbeth", de Shakespeare. Em 2013, o Armazém Companhia de Teatro integrou o Festival de Edimburgo, na Escócia – quando também conquistou o First Fringe Award (por "A Marca da Água"), um dos principais prêmios daquele que é considerado o maior festival de teatro do mundo –, quando começou a delinear esta nova trama. "Pegamos o impulso, a inspiração inicial, de 'Macbeth', com toda a sua potência que provoca muitas reflexões. Uma singularidade dessa dramaturgia é que não queríamos metáforas. Criamos dessa vez uma estrutura de retorno à situação limite da trama: uma invasão de um hospital que resulta na morte de alguém. Esse acontecimento se repete mais duas vezes e nos ajuda a entender a trajetória de cada personagem cujo apelido é Sam e que morre nessa ação de um jovem que quer mudar tudo que acredita estar errado no sistema", destaca Maurício Arruda Mendonça.  
Breve histórico - A Companhia nasceu em Londrina (PR) e se instalou no Rio em 1998, fazendo espetáculos históricos, como Toda Nudez será Castigada, Inveja dos Anjos e Alice através do Espelho. Entre Mambembe, Shell, Cultura Inglesa, só para citar alguns, mais de 20 prêmios nacionais foram conquistados pelo Armazém Companhia de Teatro ao longo de sua trajetória. Sediado num galpão na Fundição Progresso, o Armazém ampliou seu território de linguagem com cenários surpreendentes em constante diálogo com a dramaturgia (na maior parte do tempo original) dando ênfase à arte do ator, na pesquisa do espaço cênico, na dramaturgia, na teatralidade pura e produziu espetáculos marcantes. Ancorando 27 anos de muito trabalho, o Projeto Memória surgiu como uma pequena contribuição da companhia à preservação da memória teatral do país; e que já lançou a versão em DVD de quatro espetáculos do Armazém (Da Arte de Subir em Telhados, Pessoas Invisíveis, Alice Através do Espelho, Inveja dos Anjos e Antes da Coisa Toda Começar), além dos livros Para Ver com Olhos Livres, Espirais, Inveja dos Anjos, Antes da Coisa Toda Começar, A Marca da Água e O Dia em que Sam Morreu. 
Ficha Técnica
Direção :: Paulo de Moraes | Dramaturgia :: Maurício Arruda Mendonça e Paulo de Moraes | Elenco :: Jopa Moraes, Lisa Eiras, Marcos Martins, Otto Jr., Patrícia Selonk e Ricardo Martins | Iluminação :: Maneco Quinderé | Cenografia :: Paulo de Moraes e Carla Berri | Figurinos :: Rita Murtinho | Direção Musical :: Ricco Viana | Cartaz: Jopa Moraes | Material Gráfico: Jopa Moraes e João Gabriel Monteiro | Produção de Vídeos :: José Luiz Jr., João Gabriel Monteiro e Ricco Viana | Assistente de Produção :: Iza Lanza | Técnico de Montagem :: Regivaldo Moraes | Produção Executiva :: Flávia Menezes | Produção: Armazém Companhia de Teatro |
A Petrobras é patrocinadora oficial do Armazém Companhia de Teatro desde 2001. 
Dias 26, 27 e 28 de junho, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia) - desconto de 50% no valor inteiro na compra de até 2 ingressos para a força de trabalho e clientes do Cartão Petrobras. Classificação: 14 anos.
Contato: Flávia Menezes. Telefone: (21) 96585.8290 | Iza Lanza. Email: izalanza@yahoo.com.br



► Pôr do som – Música de Câmara no Dragão
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura apresenta ao público mais uma programação para encher de boas vibrações o fim de tarde por aqui. É o projeto semanal Pôr do Som – Música de Câmara no Dragão que, todos os sábados, às 17h, trará em apresentação gratuita um grupo de instrumentistas da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (Osuece), na Arena Dragão do Mar. Neste sábado, confira a Orquestra Popular do Nordeste (Quinteto Regional e Quinteto de Cordas). 
No Pôr do Som, os grupos de câmaras (música erudita composta para um pequeno grupo de instrumentos ou vozes) oriundos da OSUECE, com formações variadas, mostrarão um repertório variado de música de concerto de câmara de vários compositores cearenses, brasileiros e de outras nacionalidades. Serão apresentados até canções imortalizadas pelo cinema e músicas que compõem as trilhas de jogos de videogame, entre outras surpresas.  
+ Sobre a Orquestra Popular do Nordeste
A Orquestra Popular do Nordeste (OPN) é um grupo formado por duas linguagens da música instrumental brasileira: um quinteto de cordas, formação tipicamente erudita; e por um grupo de música popular brasileira (choro, frevo, baião etc), num total de 12 instrumentistas na OPN. Essa síntese cria uma estética original que permite a experimentação de diversas estruturas harmônicas, rítmicas e melódicas, aproveitando as características dos dois universos artísticos.
O projeto estreou no Theatro José de Alencar em julho de 2014, em parceria com a OSUECE, apresentando a Suíte Família, de Pedro Madeira, coordenador da OPN. A obra citada foi composta durante o curso de bacharelado em composição na UECE, com o professor Dr. Alfredo Barros. Misturando os aprendizados acadêmicos com as vivências de músico da noite, Pedro seguiu compondo e arranjando peças para essa formação.
A OPN está apresentando seu primeiro espetáculo, Minha Terra, com repertório de compositores cearenses. O objetivo é fazer uma pesquisa e divulgação desses trabalhos conterrâneos e catalogá-los em um livro de partituras, no qual também contará um pouco da história dos autores. Alguns desses são: Alberto Nepomuceno, Carlinhos Patriolino, Jorge Cardoso, Zé Menezes entre outros, como os compositores integrantes do grupo Iann Calíope e Samuel Rocha.
Dia 27 de junho, às 17h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.
Contato: Professor Alfredo Barros. Telefone: 9651-8563 / 8818-0120. Email: alfredo.barros@uece.br




► Praça do Rock              
O projeto Praça do Rock é um programa do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura em parceria com a Associação Cultural Cearense do Rock (ACR), pensado para valorizar as diferentes matrizes do gênero em Fortaleza. Nesta segunda edição, confira os sons das bandas Agressive e Envoke.

+ Sobre a banda Agressive
Inconformados com a estética do som Emocore, recorrente na geração atual, quatro garotos resolveram montar uma banda agressiva e veloz, inspirados na velha escola do Thrash Metal. Distorção, riffs de guitarra, bumbo duplo, vocal rasgado e muito peso, resgatando toda fúria e energia juvenil. Com esta sonoridade, conseguiu o respeito da nova e da velha geração do rock em Fortaleza. Já dividiu palco com veteranos do Metal Cearense como Darkside, Obskure, Gestruds, entre outros. As letras retratam os anseios e mazelas sociais da periferia. Em 2009, a banda gravou sua primeira demo, Death and Chaos. Em 2013, lançou a segunda demo The Legacy Remains. Em 2013, participaram do Fesival Forcaos e, em 2014, do Dragão do Metal.

Contato: Camilo.mn@hotmail.com / (85) 8835-5383 e 8549-5498


+ Sobre a banda Envoke
Formada em janeiro de 2013 na cidade de Fortaleza, a banda foi fundada pelos irmãos Junior Falcão e Júlio Falcão que logo se juntam a Roberto Maia. A banda, no mesmo ano, entra em estúdio para gravar o primeiro material, o debut CD Unnatural Cancer of the Humanity, que teve boas críticas e foi bem aceito pelo público. Fizeram shows em Maranhão e Teresina. A banda atualmente está em processo de gravação do segundo CD, que tem lançamento no final de 2015.

Junior Falcão: Guitarra
Júlio Falcão: Baixo e Voz
Roberto Maia: Bateria

Youtube

ReverbNation

Soundcloud

Contato: 85-8738-1682 e juniorfalcaommxii@hotmail.com

Dia 27 de junho de 2015, às 18h, na Praça Almirante Saldanha. Acesso gratuito.



► Fuxico no Dragão
Atrações artísticas e uma feirinha de expositores de produtos criativos e gastronômicos agitam as tardes de domingo do Centro Dragão do Mar. O programa perfeito para jogar longe o marasmo dominical. Nesta edição, confira a música do DJ Matheuxxx.
Dançante, vibrante e curioso são os adjetivos para definir as apresentações do DJ Matheuxxx, que mistura a vanguarda e o clássico nos seus sets repletos de música contemporânea brasileira, clássicos do rock, hip-hop, funky, soul, afrobeat e samba marginal.
Dia 28 de junho, das 16h às 20h, na Arena Dragão do Mar. Acesso gratuito.
Contato: Soledad Brandão (9728-6576 / soledadbrandao@gmail.com)



► Quarteto Cearense [Circuito de Música Erudita]
O Quarteto Cearense é um dos grupos solos da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho e apresenta, todo mês, repertório que vai do barroco ao contemporâneo.  
Dia 28 de junho, às 18h, no Auditório. Ingressos R$ 4 e R$ 2 (meia).



► Ceará do Meu Orgulho – Semana da Diversidade Sexual do Estado do Ceará

A Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para LGBT’s do Estado do Ceará (COLGBT-CE) através das ações do Ceará de Cidadania contra a Homofobia, por meio da Lei Luiz Palhano Loiola lei nº 14.820, realiza a Semana da Diversidade Sexual do Ceará, de 22 a 28 de junho de 2015. A ação será marcada por palestras, seminários, rodas de conversa com o movimento LGBT, além de um grande evento cultural, que vai acontecer no domingo (28), na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
 As atividades se iniciam no dia 22 de junho, no município de Itatira, no interior do Estado, através de um Seminário com temática em Direitos Humanos e Diversidade Sexual para os servidores públicos bem como o movimento LGBT. Na programação, também se insere a Palestra em Direitos Humanos e Diversidade Sexual, ministrada pela Mulher Trans Bruna Lorrane, vice-presidente do Fórum Nacional de Gestores LGBT.
Ela palestrará para os servidores da Secretaria de Justiça, onde acontecerá a assinatura do termo de Cooperação Técnica entre a Coordenadoria LGBT e a Secretaria de Justiça e Cidadania do Governo do Estado para que a secretaria fique responsável pelo fluxo e o acompanhamento das denúncias de homofobia e violação dos Direitos LGBT, enviadas através do Disque 100 e da COLGBT, além da capacitação de agentes penitenciários em Diversidade Sexual, humanização do atendimento e tratamento dos presos LGBT.
Já no dia 27, no Estoril, com apoio da COLGBT do Estado e da CODIVERSIDADE da Prefeitura de Fortaleza e realização do gabinete do vereador Paulo Diógenes, será realizado o Casamento Coletivo Civil Homoafetivo com a expectativa de atender 50 casais.
As atividades da Semana da Diversidade Sexual serão finalizadas com a realização do Ceará do Meu Orgulho – Primeiro Festival do Orgulho LGBT do Estado Ceará. Trata-se de uma grande programação que será realizada no dia 28 de junho, na Praça Verde do Dragão do Mar, com o apoio da Coordenadoria Municipal de Políticas para LGBT’s de Fortaleza, dos artistas, cantores transformistas, dançarinos, bailarinos, atores do cenário LGBT, além do Fórum de Empresários Fortaleza Acolhedora. As atrações culturais acontecem das 16h às 23h.
O objetivo é reunir os artistas, talentos e o movimento LGBT para um momento, além de festivo, reflexivo para o fortalecimento e a união de todos na luta ao combate e enfrentamento da Homofobia e o respeito à Diversidade Sexual LGBT no Ceará. Há mobilização nas redes sociais para que todas as pessoas que forem ao evento usem camisas brancas, simbolizando a paz e o amor. A bandeira do arco-íris será o grande marco da união em meio a todo esse branco.
No line up do Ceará do Meu Orgulho, a música tem lugar de destaque. O festival de domingo inicia-se com as cantoras Mary Gomes e Lidiane Vaz e os DJ’s Gustavo Vibe e Ítalo Magno. O som dos DJ’s Fábio Ballack, Adrian Brasil, Kaio Bastos, Marcos BDR e Alice Dote vão trazer o melhor da cena pop, abrindo espaço para o show da Di Ferreira com a banda The Dillas.
O festival será um espaço para celebrar a pluralidade do universo LGBT e nada melhor para isso do que contar com shows e performances especiais dos coletivos As Travestidas e As Divas, além de um momento especial com a drag queen Lena Oxa, que preparou um show incrível com elenco de atores transformistas, balé e grupos de dança, entre outros convidados.
Para fechar as comemorações, o House Music toma conta da vibe nas mãos de Thiago Costta, Diego Baez, Lobinha, Leo Telles e Roberta Twiggy.
O ideal de afirmação e visibilidade do Evento também será um espaço para a Feirinha Mix com empreendedores LGBT e o Lançamento da Revista O Boca, direcionada a essa população, realizada pela agência de comunicação e publicidade Thawa Creative, que assina a comunicação visual e toda a divulgação do Ceará do Meu Orgulho.
O Festival ocupa um lugar importante no mês de junho, escolhido para simbolizar a Visibilidade do Orgulho LGBT no mundo inteiro e reafirma o compromisso do Governo do Estado do Ceará com as Políticas de Enfrentamento à Homofobia, bem como a valorização cultural do cenário LGBT no estado.

Contato: Narciso Júnior, Coord. Especial de Políticas Públicas para LGBT – Gabinete do Governador. Telefones: (85) 98962.5033 / (85) 3133.3713 / (85) 3133.3714





EXPOSIÇÕES EM CARTAZ

► Ela
Ocupando todo o piso superior do MAC-CE, a exposição de Bruno Vilela – pela primeira vez em mostra individual em Fortaleza – apresenta treze obras das séries Animattack e Dia de festa é véspera de dia de luto, que fazem referência ao conceito da Anima, da psicologia junguiana, que é a personificação do inconsciente masculino na figura de uma Deusa.
“Essa entidade surge de várias maneiras nos meus quadros: nos olhos enigmáticos num fundo azul; em rostos femininos em que os outros elementos humanos como boca e nariz são suprimidos, reforçando esse olhar; em memórias de infância, através da desconstrução de fotos antigas de simples festas de aniversário”, exemplifica o artista.
A obra Ela, que dá nome à exposição, é fundamental para o entendimento da série. É o aparecimento de uma figura feminina fantasmagórica no meio da natureza. Sem cabeça, as mãos são levadas de modo desesperado ao local onde ela deveria existir. No meio da floresta o homem se funde com a mata e, então, finalmente, Ela, a consciência da existência, toma conta do ser humano que tem medo profundo do que não sabe explicar. “A Mãe Terra, La loba, A bruxa, A Santa, A deusa, Ela, são vários os nomes dados ao sentimento de integração com o cosmos ao longo das eras por diversos povos primitivos, em lendas escritas, tradição oral, pinturas e esculturas”, explica.
Entre as obras expostas, o público poderá conferir um trabalho inédito, feito exclusivamente para o Dragão do Mar: uma pintura na parede, feita com grafite e óleo, numa técnica nova descoberta pelo artista numa recente residência em Lisboa. Além disso, a exposição lança o filme Se Cria Assim, documentário dirigido pelo cineasta Beto Brant sobre o processo criativo de Bruno Vilela.
O filme mostra o processo do artista no ateliê, desde suas técnicas de pintura e desenho até referências de seus misteriosos cadernos – que estarão numa vitrine em exposição –, passando por um dia de fotografia na floresta. Entre entrevistas e depoimentos, o filme é um passeio pela obra e vida do artista pernambucano.
Piso superior do Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE). Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h; e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 21h. Gratuito.



► Interstícios
            A exposição Interstícios ocupará duas salas do andar inferior do MAC-CE, com obras dos artistas Célio Celestino, Cris Soares, Emanuel Oliveira, Haroldo Saboia, Filipe Acácio, Jared Domicio, Marcos Martins, Herbert Rolim e Milena Travassos. Todos trazem em comum as singularidades em torno da ideia de um corpo sensível, aberto à experimentação, a novas rupturas e aos abalos estruturais, desfazendo construções complexas e organizadas para a constituição de outras.
“Cada trabalho ressoa essa experiência por meio de fissuras, dobras, torções, sobreposições, rasgos e fendas. Interstícios que se estruturam tanto como uma espécie de memória do diálogo com o outro, mas também se mostram como zona de inventividade de qual se é possível pensar em outros caminhos poéticos para as obras em questão”, define a curadora da exposição, Ana Cecília Soares.
A jornalista e crítica de arte desenvolve ainda que os artistas entregam-se ao estranhamento de si próprios, deixando-nos índices em forma de fissuras, ranhuras, marcas, sobreposições e atritos de suas trocas sensíveis, afetações recíprocas e deslocamentos existenciais. “Todos, interstícios, configurados como zonas de inventividade que permitem ponderar uma relação particular entre o mundo percebido por cada artista e aquilo que não aparece normalmente no que é”.
Piso inferior do Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE). Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h; e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 21h. Gratuito.


► Sobrenaturezas Sobnaturezas
Com curadoria de Valéria Laena e Bitu Cassundé, “Sobre Naturezas Sob Naturezas” une os acervos do Museu da Cultura Cearense e do Museu de Arte Contemporânea para apresentar um recorte da arte popular cearense, marcada pela riqueza e diversidade do seu artesanato e forte expressão do imaginário social.
Entre 67 trabalhos de artistas como Racar, Antonio Bandeira, Nino, Manoel Graciano, Mestre Chico, Beto, Abraão Batista, Cícera Lira, Luiz Hermano, Mestre Alencar e Chico da Silva, constam obras esculpidas em madeira, modeladas no barro ou desenhadas em papelão, ex-votos, mamulengos e xilogravuras. Surgem curiosas figuras do Reisado de Congo, assombrantes máscaras dos Reis de Couro, orixás, sereias, bonecos de traços humanos perfeitos ou unidos à fantasia.
“A exposição apresenta um recorte que articula o acervo do MAC e MCC, evidenciando distintas naturezas que se aproximam por um viés mágico, por fabulações que habitam as lendas, o onírico e estão presentes na oralidade, na ficção, nas lendas, nos seres ou coisas, no sincretismo religioso. A exposição interliga diferentes acervos, une o popular com o contemporâneo numa estreita relação entre vida e a arte”, explica o curador Bitu Cassundé.
Piso intermediário do Museu da Cultura Cearense (MCC). Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h; e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 21h. Gratuito.


 Exposição A Palavra e o Traço
Com curadoria da historiadora Valéria Laena, a exposição promete levar o visitante a um passeio pela história pessoal e profissional do arquiteto, urbanista, poeta, cantor e letrista Fausto Nilo, que se tornou um dos nomes cearenses mais consagrados da cultura nacional. A partir de desenhos, fotos pessoais, fragmentos de composições, croquis, entre outros itens, a exposição abordará a trajetória do multitalentos, já homenageado em dezembro de 2014, no Dragão do Mar, por ocasião do seu septuagenário, quando lançou o seu último álbum, “Palavras Abandonadas”.
Ao longo de 40 anos de carreira, Fausto inseriu sua assinatura em grandes obras urbanas - como o projeto arquitetônico do Centro Dragão do Mar e da Praça do Ferreira - e em grandes obras musicais brasileiras. Foram mais de 400 letras registradas por mais de 100 parceiros, entre músicos e intérpretes do cancioneiro popular nacional, tais como Gal Costa, Maria Bethânia, Ney Matogrosso, Simone, Caetano Veloso, Nara Leão, Lulu Santos e Zeca Baleiro.
A exposição está dividida em dez seções. A primeira, QUIXERAMOBIM: 1944 – 1955, traz um breve histórico do lugar em que nascia o menino Fausto. Em FORTALEZA: 1956 – 1964 e PRAÇA DO FERREIRA: Década de 1960, o visitante fará um verdadeiro percurso pela cidade de Fortaleza às épocas. FACULDADE: 1965 – 1970 narra as memórias do período em que o artista inicia seu aprendizado como arquiteto. CONGRESSO DA UNE -1968 discorre sobre a turbulenta oposição ao regime militar e sua participação no movimento estudantil.
BRASÍLIA E SÃO PAULO: 1971 – 1975 aborda o tempo em que Fausto sai do Ceará e começa a trabalhar na profissão como urbanista. A seção RIO DE JANEIRO: 1976 – 1988 fala sobre a época da boemia, período em que Fausto inicia suas principais parcerias musicais e compõe as músicas mais consagradas da sua carreira. FORTALEZA E FAMÍLIA: 1988 trata sobre o retorno de Fausto a Fortaleza e a formação do seu núcleo familiar.
ARQUITETURA E URBANISMO: Década de 90 traz os principais projetos arquitetônicos e urbanísticos do artista, entre eles o Dragão do Mar, a Ponte dos Ingleses, a Praça do Ferreira e o Mercado São Sebastião. O passeio encerra com a seção FAUSTO NILO 70, onde poderá ser apreciado um apanhado da sua carreira musical, com mostra dos discos que ele gravou, fotos atuais, trechos de suas principais composições e áudios de suas canções mais conhecidas.

No Museu da Cultura Cearense. Acesso gratuito. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h; e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 21h. Gratuito.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".