Pular para o conteúdo principal

Blog no #DFB2016

Cláudio Silveira, idealizado do #DFB
Em sua 17ª edição, o DFB (Dragão Fashion Brasil) transforma o evento de referência mundial em moda autoral numa vitrine para o potencial da América Latina na manutenção da identidade da moda e da cultura de seus múltiplos povos e etnias. Contemplando o tema “Sangue Latino”, o DFB 2016 destaca um país com consolidada indústria têxtil e de grande relevância para a economia mundial desse segmento: a Colômbia.
Com realização entre os dias quatro a sete de maio, o DFB 2016 repete o sucesso da megaestrutura montada no Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza, que recebeu 25 mil pessoas na edição passada.
Em 2016, o local recebe novos espaços para sediar uma programação nos três eixos de atuação do evento:
  • Moda e Design;
  • Moda, Cultura e Comércio;
  • Multicultural;

Além de projetos paralelos apoiados e promovidos pelo DFB.
Grande novidade desta edição, a conexão Brasil-Colômbia é responsável por trazer novidades exclusivas ao evento.
Entre elas, o “Mano a Mano”, projeto que traz ao DFB o I Seminário Internacional de Moda, Cultura e Desenvolvimento, dentro da programação do Dragão Pensando Moda (DPM); um desfile da marca colombiana Lenerd; e a exposição "Artesanías de Colombia", mostra com objetos de moda e design assinados por criadores colombianos.
Moda e Design
Ao longo de quatro dias, o DFB vai apresentar 32 desfiles autorais assinados por 22 criadores brasileiros e convidados de destaque nos países vizinhos, além dos coletivos que promovem fashion shows de projetos de referência apoiados pelo evento, como “Concurso dos Novos” e “Comunidade Moda”. No line up, revelações do meio e renomados estilistas comprometidos com a ideia de moda autoral:

 Almerinda Maia (CE)
 João Paulo Guedes (CAN)
 André Sampaio (CE)
 Kalil Nepomuceno (CE)
 Babado Coletivo (CE)
 Lenerd (COL)
 Bikini Society (CE)
 Lindeberg Fernandes (CE)
 David Lee (CE)
 Lizzi (PR)
 Doisélles (MG)
 Mark Greiner (CE)
 Gil Braga (CE)
 Pena Conceito (CE)
 Gisela Franck (CE)
 Rebeca Sampaio (CE)
 Iury Costa (CE)
 Rio de Jas (CE)
 Ivanildo Nunes (CE)
 Ronaldo Silvestre (MG)
 Jeferson Ribeiro (BA)
 Weider Silveiro (SP)

Concurso dos Novos

Realizado há mais de uma década pelo DFB, o concurso tem como objetivo dar visibilidade ao trabalho autoral de alunos de instituições de ensino técnico e superior de todo o Brasil. Sob a orientação de um corpo docente, cada grupo desenvolve uma minicoleção que será apresentada em desfile coletivo durante o evento. As três primeiras equipes colocadas ganham troféus e o primeiro lugar, um prêmio em dinheiro. Nesta edição, as instituições finalistas foram: C. UNIV. SENAC Santo Amaro (SP); IDECC (CE); IESB (DF); UFC (CE); UNAMA (PA); UNIFOR (CE); e UNIV. ESTADUAL DO MARINGÁ (PR).

Comunidade Moda

Realizado em parceria com a TV Cidade, o projeto traz um reality show pioneiro e mostra as diferentes etapas de criação e produção de uma coleção cápsula assinada por jovens talentos em comunidades da periferia de Fortaleza. Os finalistas produzem looks para serem apresentados em desfile coletivo no DFB. O vencedor é premiado com uma vaga no line up do evento no próximo ano com a produção das peças garantida pelo SENAC – CE.

Moda, Cultura e Comércio

Uma das novidades deste eixo é o I Seminário Latinoamericano de Moda, Cultura e Desenvolvimento e o I Encontro dos Cursos de Moda do Ceará. Os momentos acontecem dentro do Dragão Pensando Moda, principal espaço de formação do evento e que recebe nova estrutura nesta edição. O DFB também tem a participação de parceiros de iniciativas pública e privada que incentivam os talentos e as marcas locais.

Dragão Pensando Moda

Maior ciclo de palestras, workshops e oficinas de moda do País, o DPM - Dragão Pensando Moda é uma parceria do DFB com o Senac/CE. Nesta edição, o DFB traz cursos, oficinas, palestras e uma mesa redonda com grandes nomes do trade no Brasil. Outra novidade é que o DPM transfere suas salas de aula e oficinas para o Pavilhão Senac, espaço multiúso no andar superior do Terminal Marítimo, proporcionando uma total imersão dos participantes no evento. Nesta edição, o DPM traz duas estreias e nomes de destaque:

- O I Seminário Latinoamericano de Moda, Cultura e Desenvolvimento vai reunir convidados do Brasil e de países-irmãos da América Latina para discutir os rumos do trade e as possibilidades de uma indústria com o DNA do nosso continente. Entre os nomes confirmados, Ana Maria Fries Martinez, diretora executiva do programa “Artesanías de Colombia”; Carlos Paiva, secretário de fomento e incentivo à cultura, do Ministério da Cultura; e Leonor Esguerra, assessora de cooperação e assuntos internacionais da Colômbia;

- Já o I Encontro dos Cursos de Moda do Ceará deve reunir 600 alunos de todas as faculdades e cursos técnicos de moda do Ceará para debater a inclusão do ensino das tipologias artesanais na grade curricular e o Projeto LAB, parceria entre o DFB e grandes empresas de varejo, com foco na capacitação e na inserção de jovens no mercado de trabalho;

- Na programação, o DPM destaca ainda as presenças do estilista mineiro Ronaldo Fraga em uma mesa redonda com os cearenses Lindebergue Fernandes e Celina Hissa, da marca Catarina Mina e do Projeto Fia. No encerramento, o público confere uma palestra com o especialista em mercado premium, Carlos Ferreirinha.

Feira de varejo e projeto Vós

DFB 2016 também vai promover uma feira de varejo e oportunidades, com designers e marcas participantes comercializando seus produtos em um espaço lúdico, que lembra street markets como Camden Town, em Londres. A proposta é gerar uma nova experiência de diálogo entre marcas de acesso restrito e o público qualificado que comparece ao evento.
Também no evento, o coletivo Vós lança mais uma edição da revista homônima e assina a curadoria da feira autoral Babado Coletivo, que apresenta uma coleção customizada e criada exclusivamente para o DFB, além de promover a exposição fotográfica “Dezesseis”, com rostos de 16 cearenses fotografados por Igor de Melo e ilustrados com textos de Mariana Marques.

Multicultural

Mais do que moda, indústria e mercado, o DFB é um festival multidisciplinar que agrega em sua programação atividades que movimentam diversas áreas do setor de serviços, como exposições, gastronomia, varejo de moda, artesanato e shows através de diversas ações abertas ao público. Entre os destaques da edição, o lançamento de uma obra sobre o mestre do Cariri, Espedito Seleiro; a Exposição Filigranas; e a exposição UMI.

Espedito Seleiro

Editado pelo Senac-CE, o livro “Meu Coração Coroado”, em homenagem à obra do mestre do artesanato e da cultura caririense Espedito Seleiro, será lançado na noite do dia 6 de maio. A obra foi escrita por Adriano Mota e o design do livro leva assinatura de Érico Gondim. Ambos marcam presença no lançamento, que acontecerá na livraria do Senac, dentro do DFB, e que contará com a presença do próprio Es​pedito Seleiro.

Filigranas e Casa Pena

Na Exposição Filigranas, o DFB traz esculturas tridimensionais em papel assinadas por Miguel Guiter, tradicional e renomado gráfico argentino radicado no Ceará. Na Casa Pena, o público confere um show-room exclusivo com lounge onde será apresentado o novo posicionamento da marca cearense, que também participa do 1º Encontro dos Cursos de Moda do Ceará.

'Artesanías de Colômbia' e “Artesanias do Ceará”

A mostra traz produtos artesanais do Brasil e da Colômbia, com material feito por fotógrafos convidados a revelarem suas visões artísticas das diversas etapas de criação e desenvolvimento dos talentos de ambos os países. Na exposição, estão peças de design, vestuário e joias contemporâneas e autorais.

Gastronomia e Varejo

No DFB Street Food, DFB apresenta um meeting point composto por restaurantes com foco na alta gastronomia, em formato informal, com todo o charme da comida de rua, megatrend de tendência nas principais cidades do mundo. Já o Food Square consiste em uma praça de alimentação alternativa composta pelos melhores food trucks de Fortaleza.
​ ​
O Espaço Costume Saudável também estará presente no evento. 

A KZA DO DRAGÃO, promovida em parceria com o projeto Energia Social da Coelce, é um empório do evento que reúne o trabalho autoral de designers de todo o Brasil, à venda durante todos os dias do DFB.

Festa Oficial

Na sexta-feira de DFB (seis de maio), o público será presenteado com a festa oficial do evento. Em grande estilo, a balada temática “Unique” acontece no próprio Terminal Marítimo do Passageiros, que será embalado por Djs de renome da música eletrônica que fazem parte do casting de grandes festivais do gênero, como o Tomorrowland, contando ainda com camarote VIP exclusivo do Balada In.

Serviço
DFB 2016

Data: quatro a sete de maio
Local: Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".